Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVIDIA Kepler - GTX 680, 6xx


Posts recomendados

Li alguns reviews e devo dizer, a nvidia fez um excelente trabalho. Pegou todo mundo de surpresa e lançou uma placa mais eficiente e um pouco mais barata que a da concorrência.

Uma pena que overclock nela seja complicado, porque o gpu boost acaba abaixando os clocks em algumas ocasiões, ou seja, pelo visto não tem como desabilitá-lo (pelo menos por meios normais).

Não curti a perda de desempenho dela em resolução mais altas ou com AA ligado. Ela também perde muito mais performance que a GTX 580 em tesselation.

Bom, creio que vou esperar a GK110, isso se sair até o fim do ano. Essa deve vir com um desempenho cerca de 50% maior que o da GTX 680.

Sobre a performance em gpgpu, eu até acho legal focarem mais em games, já que esse é o intuito da placa, mas limitar artificialmente a performance em double precision é algo que eu não engulo. Sei que é para não criar concorrência interna, mas acho uma atitude desleal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só eu que notei que houve uma diferença de performance por stream processor enorme em relação as Fermis? Na maioria dos testes ela perdeu para a GTX590, que tem 512 SPs a menos e um clock de quase 400Mhz menor, sem considerar o GPU boost. Pra ser sincero eu esperava que pelo menos a GTX590 ela batesse. Gostei do desempenho dela, mas achei que seria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi das especificações, essa era para ser a GTX 660 (GK 104), mas ficou com tanta performance que lançaram como GTX 680 (que era para ser a GK 100/110).

Ela mesmo tendo menor largura de banda que a GTX 580, ganha dela em todos os testes por uma margem mais que considerável em todas as resoluções.

Quero ver como serão as 670 e 660, pelo que percebo, vão ser versões capadas da 680.

Acho que poderia ser criado um tópico específico para a GTX 680 agora que foi lançada. Colocando todos os reviews no 1º post.

Atualizei o OP com as informações dos reviews.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda está 2000, creio que nosso colega viu algum outro modelo ou adicionou duas ao carrinho, na gana de ver o que um SLI deste pequeno monstro poderia fazer.

Perdi os últimos 95 minutos lendo reviews deste lançamento para poder dizer que:

- istáile;

- animal;

- sacanagem!!

Como só a última precisa de explicação, lá vai: realmente, eles se superaram e acabaram lançando um produto que seria mid-range como uma placa entusiasta federal, com price tag de USD500. Quem entende um pouco mais sobre essa indústria sabe que esse preço só se sustenta hj por duas razões: preço da HD 7970 (que por sua vez é praticamente um preço tabelado para single-chip flagships, coisa de cartel...) e as limitações de se produzir TODA litografia 28nm em um mesmo fabricante, que começou uma expansão massiva mês passado e que só deve aumentar sua capacidade produtiva depois de abril.

Lá vai minha opinião sobre a price tag adequada deste modelo: USD350

A NVIDIA vai lucrar HORRORES se o fabricante der conta de abastecer o mercado... quem brinca de comprar ações pode correr pra tirar o dinheiro do cofrinho e colocar uns trocos na (NASDAQ:NVDA)!

Hehehe, não levem a sério, por favor, embora eu vá fazer exatamente isso...

Entretanto, vou colocar para mim a meta de comprar uma destas só na Black Friday deste ano, minha primeira GPU high end!

Abs

EDIT: Não farei, porque investir na NASDAQ daqui seria um inferno, muita burocracia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se pode, mas vai la:

http://adrenaline.uol.com.br/biblioteca/analise/526/nvidia-geforce-gtx-680.html?pg=1

Estranhei bastante as resoluções usadas nos testes. Principalmente no benchmark do 3dmark2011. Deveria ter feito o teste em fullHD e em resoluções ainda maiores. Creio que a HD7970 se sairia melhor.

Essa gtx680 me decepcionou bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se pode, mas vai la:

http://adrenaline.uol.com.br/biblioteca/analise/526/nvidia-geforce-gtx-680.html?pg=1

Estranhei bastante as resoluções usadas nos testes. Principalmente no benchmark do 3dmark2011. Deveria ter feito o teste em fullHD e em resoluções ainda maiores. Creio que a HD7970 se sairia melhor.

Essa gtx680 me decepcionou bastante.

Decepcionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum site fez testes com conversões de video, como o Clube do Hardware tem feito utilizando o media expresso? Quem será que se sai melhor nesse quesito? Gtx 680 ou radeon 7970?

Não vi também, mas ainda não sei se o MediaEspresso já suporta o tal do "NVENC", novo algorítimo da nvidia de conversão (http://geforce.com/whats-new/articles/nvidia-geforce-gtx-680-R300-drivers-released/). Lá no site diz que o suporte ao NVENC seria incluído hoje (não sei se saíram versões novas do programa:unsure:. Na verdade, nunca usei ele :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi também, mas ainda não sei se o MediaEspresso já suporta o tal do "NVENC", novo algorítimo da nvidia de conversão (http://geforce.com/whats-new/articles/nvidia-geforce-gtx-680-R300-drivers-released/). Lá no site diz que o suporte ao NVENC seria incluído hoje (não sei se saíram versões novas do programa:unsure:. Na verdade, nunca usei ele :P)

http://www.guru3d.com/article/geforce-gtx-680-review/6

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li alguns reviews e devo dizer, a nvidia fez um excelente trabalho. Pegou todo mundo de surpresa e lançou uma placa mais eficiente e um pouco mais barata que a da concorrência.

Uma pena que overclock nela seja complicado, porque o gpu boost acaba abaixando os clocks em algumas ocasiões, ou seja, pelo visto não tem como desabilitá-lo (pelo menos por meios normais).

Não curti a perda de desempenho dela em resolução mais altas ou com AA ligado. Ela também perde muito mais performance que a GTX 580 em tesselation.

Bom, creio que vou esperar a GK110, isso se sair até o fim do ano. Essa deve vir com um desempenho cerca de 50% maior que o da GTX 680.

Sobre a performance em gpgpu, eu até acho legal focarem mais em games, já que esse é o intuito da placa, mas limitar artificialmente a performance em double precision é algo que eu não engulo. Sei que é para não criar concorrência interna, mas acho uma atitude desleal.

Eu posso estar me confundindo, mas acho que a GK104 n está sendo artificialmente limitada em DP não, hein? Ela já trabalha em 1:1 DP! O problema é que ela tem MENOS unidades capazes de fazer isso (em cada SMX apenas 8 são capazes disso, e só servem para isso mesmo).

Foi por isso que eu postei, surpreso, o negócio de que o GK110 vai vir com FULL DP (1:1 em comparação com Single Precision). Se a GK104 está ótima no consumo em jogos, a GK110 deve ser horrível. =/

Só eu que notei que houve uma diferença de performance por stream processor enorme em relação as Fermis? Na maioria dos testes ela perdeu para a GTX590, que tem 512 SPs a menos e um clock de quase 400Mhz menor, sem considerar o GPU boost. Pra ser sincero eu esperava que pelo menos a GTX590 ela batesse. Gostei do desempenho dela, mas achei que seria melhor.

Essa diferença é porque a nvidia desistiu dos hot-clocks, então se antes cada SM trabalhava duas vezes mais rápido, eles agora precisam colocar 2x mais SMs (de novo, trabalhando na metade da velocidade) para conseguir fazer a mesma coisa que antes. O resto que eles colocaram foi bônus. O GK104 é essencialmente o dobro do GF104.

Ainda está 2000, creio que nosso colega viu algum outro modelo ou adicionou duas ao carrinho, na gana de ver o que um SLI deste pequeno monstro poderia fazer.

Perdi os últimos 95 minutos lendo reviews deste lançamento para poder dizer que:

- istáile;

- animal;

- sacanagem!!

Como só a última precisa de explicação, lá vai: realmente, eles se superaram e acabaram lançando um produto que seria mid-range como uma placa entusiasta federal, com price tag de USD500. Quem entende um pouco mais sobre essa indústria sabe que esse preço só se sustenta hj por duas razões: preço da HD 7970 (que por sua vez é praticamente um preço tabelado para single-chip flagships, coisa de cartel...) e as limitações de se produzir TODA litografia 28nm em um mesmo fabricante, que começou uma expansão massiva mês passado e que só deve aumentar sua capacidade produtiva depois de abril.

Lá vai minha opinião sobre a price tag adequada deste modelo: USD350

A NVIDIA vai lucrar HORRORES se o fabricante der conta de abastecer o mercado... quem brinca de comprar ações pode correr pra tirar o dinheiro do cofrinho e colocar uns trocos na (NASDAQ:NVDA)!

Hehehe, não levem a sério, por favor, embora eu vá fazer exatamente isso...

Entretanto, vou colocar para mim a meta de comprar uma destas só na Black Friday deste ano, minha primeira GPU high end!

Abs

EDIT: Não farei, porque investir na NASDAQ daqui seria um inferno, muita burocracia!

E a nvidia não parece estar recebendo lá muitos privilégios da TSMC dessa vez, vai faltar wafer.

Não vi também, mas ainda não sei se o MediaEspresso já suporta o tal do "NVENC", novo algorítimo da nvidia de conversão (http://geforce.com/whats-new/articles/nvidia-geforce-gtx-680-R300-drivers-released/). Lá no site diz que o suporte ao NVENC seria incluído hoje (não sei se saíram versões novas do programa:unsure:. Na verdade, nunca usei ele :P)

Por sinal, acho que até agora n tem nenhum review usando o VCE das HD7000. Queria ver a comparação deles.

quando o pessoal aqui do clube vai receber uma GTX680 para fazer uns testes?para vermos uma comparação direta dessa criança com a outra criança (radeon 7970):D

Acho que o GT vai ter que comprar as placas, a nvidia tá de mal do Clube já faz um tempão... (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso estar me confundindo, mas acho que a GK104 n está sendo artificialmente limitada em DP não, hein? Ela já trabalha em 1:1 DP! O problema é que ela tem MENOS unidades capazes de fazer isso (em cada SMX apenas 8 são capazes disso, e só servem para isso mesmo).

Foi por isso que eu postei, surpreso, o negócio de que o GK110 vai vir com FULL DP (1:1 em comparação com Single Precision). Se a GK104 está ótima no consumo em jogos, a GK110 deve ser horrível. =/

Dê uma olhada nos benchmarks no Sandra 2012: http://www.tomshardware.com/reviews/geforce-gtx-680-review-benchmark,3161-14.html

Olhe a diferença de performance entre single e double comparada a todas as outras placas.

Last generation, Nvidia made compute performance and gaming equally important on its flagship GPU—the same piece of silicon that went into high-end Quadro cards and the GeForce GTX 480.

This time around, at the event introducing GeForce GTX 680 to press from around the world, the company refused to discuss compute, joking that it took a lot of heat for pushing the subject with Fermi and didn’t want to go there again.

The more complete story is that it doesn’t want to go there…yet. Sandra 2012 just showed us that the GeForce GTX 680 trails AMD’s Radeon HD 7900 cards in 32-bit math. And it gets absolutely decimated in 64-bit floating-point operations, as Nvidia purposely protects its profitable professional graphics business by artificially capping perfrmance.

Olhe aqui também:

http://www.brightsideofnews.com/news/2012/3/22/nvidia-gtx-680-reviewed-a-new-hope.aspx?pageid=4

São só suposições, mas não duvido que sejam verdadeiras.

Algo que a nvidia capou mesmo foi a performance em OpenGL das Geforces a partir da arquitetura fermi, pra que elas não roubem mercado das quadros. Dê uma pesquisada no google sobre isso que você achará vários resultados. A GTX 285 parece ter uma performance muito maior que as flagships posteriores da nvidia em OpenGL.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso estar me confundindo, mas acho que a GK104 n está sendo artificialmente limitada em DP não, hein? Ela já trabalha em 1:1 DP! O problema é que ela tem MENOS unidades capazes de fazer isso (em cada SMX apenas 8 são capazes disso, e só servem para isso mesmo).

Ou seja, é limitada em DP, já que o que importa é o conjunto todo. Não dá para chamar de 1:1 mas só para uma pequena parte.

Pelo visto é limitada a 1/24 em relação a SP.

EDIT: Ops, mas não artificialmente limitada, isso é fato. É o normal da GK104, e um dos motivos dela ser mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, que a arquitetura não é otimizada para DP já se sabe, mas mesmo assim a performance em DP está muito abaixo da esperada.

Muito abaixo do esperado porquê?

É 1/24 numa gtx680 contra 1/4 numa HD7970, e com menor largura de banda na gtx680.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!