Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enganando o medidor de potência analógico residencilal, é possivel?


albert_emule

Posts recomendados

Olá a todos!

Considerando que os medidores de potência resisdenciais analógicos (aqueles eletromecanicos) não são TRUE RMS justamente por serem analógicos, quais alternativas destas na foto abaixo conseguiria enganar-lo?

enganandoocontador.png

Tive estas ideia depois de observar que o meu multímetro não é TRUE RMS, mensurava uma tensão em onda quadrada (PWM ) que tina valor RMS de 115V, e ele mostrava 85V.

Fiz testes com mais 3 multímetros:

Um outro multímetro sem ser TRUE RMS, deu os mesmos 85Vac

Um multímetro analógico que para minha surpresa também deu 85V aproximadamente, o que me levou a crer que este erro poderia ocorrer nos meditores de potencia analógicos também.

e Por fim um multímetro TRUE RMS que mensurou a tensão corretamente.

Eu estava medindo na saída de um no-break da SMS que tem saida de 115Vac

Depois disso fui estudar como é feito as medidas TRUE RMS onde descobri que é bem complexo pois analiza sa formas de onda.

Isso reforçou a minha ideia, pois pelo que ví sobre as medidas TRUE RMS não haveria jeito de um equipamento de medição eletromecânico fazer medidas TRUE RMS.

O que penso é de fato verdade? ou estou equivocado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em qualquer que fosse sua ideia de puxar a energia, de um modo que seu contador de energia não a percebesse ou pelo menos a percebesse a menor, armazená-la, e devolver a mesma para seu uso, terias duas conversões ai envolvidas.

Uma delas para "pescar" a energia e outra para devolvê-la, sob a forma de onda senoidal, pura, para que seus equipamentos a usassem... e lembre-se, com a potência que sua casa exige...

Se cada uma dessas conversões tivesse uma eficiência de 80%, só para exemplificar, o seu medidor de entrada teria de ser enganado em pelo menos um terço da real medida que deveria ter feito.. É muito desvio, penso ser inviável, além da tralha cara que seriam esses dois conversores citados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo em vista que os medidores de potência eletromecânico, esses residenciais, não pasam de motores assíncronos, e que estes motores funciônam com corrente alternada, irei fazer os seguintes testes:

Vou montar um retificador de meia onda e colocar um bom banco de capacitores, coisa para uns 10000uF, acho que para retificar 127V já está bom para acionar uma carga pequena.

Logo após eu vou calcular uma carga resistiva adeguada e colocar neste retificador e verificar a velocidade do medidor.

Uma vez registrada o RPM dele, eu vou colocar a carga novamente, só que desta véz com retificador de onda completa.

o grande detalhe aí é que o medidor irá recerber pulsos DC de 30Hz , quando eu estiver usando o retficador de meia onda.

O que acontesse com um motor assíncrono quando recebe pulsos DC de meia onda em 30Hz? ele chega a girar? ou gira mais devagar por causa da frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tópico bloqueado!

Esse tipo de questão não é o que norteia o fórum do CDH.

Para realizar seus testes ou experimentos não há problemas, mas para postar e discutir sobre isso, terá de entrar em contato com a moderação do fórum.

Obrigado.

Meiraneto

Moderador Global

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!