Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador que faz barulho


Mr.Rikintosh

Posts recomendados

Ae pessoal, queria saber quem mais ja teve a experiencia de pegar um processador que faz barulho ao computar os dados...

Quero deixar bem claro, NÃO SOU iniciante, o barulho nao vem do hd, ou de fans, vem do PROCESSADOR, outras pessoas ja tiveram a rara sorte de ter um processador barulhento...

Como é o barulho: Parecido com o de um Commodore 64 ao carregar ou fazer calculos (som um pouco baixo)

Porque ele faz isso: So Deus é que sabe...

Meu teste...

A uns 4 anos, tive um Celeron que fazia isso, primeiro desconfiei que era placa de som, desconectei as caixinhas e o barulho continuou, depois arranquei a placa de som, e continuou, porém nao fiz mais testes.

A alguns meses, meu amigo me disse que o pc dele fazia um sonzinho irritante quando ele estava compilando algum filme, quando fui ver, era o dito cujo do barulho. Semana passada peguei um Pentium (processador ceramico) com o mesmo barulho, então decidi ir ate o fim e encontrar o barulho....

Tirei todos os FANs dele, inclusive o da fonte, deixei apenas a placa de video, e 2 pentes de 16mb, e botei o ouvido para ver deonde vinha aquele sonzinho... O processador nao faz barulho se o computador estiver ocioso, então coloquei um disquete com um programa que gera um calculo enorme para observar (detalhe, liguei sem hd, cdrom, e qq outro tipo de coisa que fizesse barulho). Pensei que vinha da fonte, mas troque 3x a fonte. E não era o dito cujo do processador que faz barulho mesmo?

OBS: como nao me tinha serventia esse velhote, ele estava sem cooler em cima do processador e sem cooler na fonte, deixei ele ligado por 8h, e não pifou! Fiquei abismado, tava um calor do inferno dentro do quarto, mas o dito cujo nao desligou nem travou, mas estava leeeentoooo, quando deu 13h de teste saiu uma fumacinha da fonte e o pc morreu, ai joguei ele fora =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da pra conviver porque com o tempo o celebro para de prestar atenção, porque agente se distrai, mais quando estou fazendo algum dowload muito pesado q nao posso ficar no youtube, nem nada, e so ficar olhando o down terminar, isso ajuda a irritar...

Parece barulho de infravermelho (quem ja teve laptop com infravermelho sabe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ruído é como se fosse uma oscilação em alta frequência (e é realmente isso que está acontecendo).

Já vi (ouvi) fonte fazendo isso, placa de vídeo, monitor (fly-back). Vários aparelhos e/ou componentes podem produzir tal ruído, uns mais, outros menos perceptíveis e também depende de pessoa para pessoa para ouvir o tal ruído.

Processadores mais novos com núcleo menor devem sofrer bem menos com esse "problema".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho isso meu caro amigo, geralmente processadores não fazem barulho a não ser pela fonte ou pelas caixas de som que transmitem ruído do CPU. você já experimentou aterrar bem a placa-mãe com parafusos decentes invés daquelas peças plásticas que vem junto com a placa:::

Isso tá com cara de problema de aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser aterramento sim, para ser sincero nao entendo muito de aterramento.

Vi isso acontecer em um STI (computador das casas bahia) que nunca foi aberto, sera que ja vem mal aterrado de fabrica? Tambem gostaria de saber como ele faz para sair o som, queria que alguem me explicasse como isso ocorre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um Sempron 2300+ (Socket A), que fazia um ruído igual ao que você descreveu, só que era situação inversa! Na circunstância onde o CPU estava folgado, ficava com esse "assovio" que só parava quando o uso de CPU estava beirando os 100%.

Na época , cheguei a postar um tópico aqui no fórum pedindo ajuda, mas acabei descobrindo sozinho que na verdade o barulho não vinha do processador exatamente, mas sim do circuito regulador de tensão na placa-mãe ao lado do socket, pena que não consegui identificar exatamente qual componente era o responsável pelo zumbido que, no meu caso era bem audível e chegava a incomodar (pois o som era mais "alto" quando o PC ficava em Idle, a maior parte do tempo).

A solução que eu adotei foi baixar o clock do processador e diminuir o VCore consideravelmente. Resultado: Silêncio e lerdeza absoluta! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, ja vi C.I. com problema, que faz um ruido do tipo "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii" bem fino, nao muito alto...

Mas o que ouço na cpu, é algo tipo, um tli tli pipi pi pi pi rhs rhs rhs" ou seja, é variavel tão qto um modem antigo se conectando a internet...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive um Sempron 2300+ (Socket A), que fazia um ruído igual ao que você descreveu, só que era situação inversa! Na circunstância onde o CPU estava folgado, ficava com esse "assovio" que só parava quando o uso de CPU estava beirando os 100%.

Na época , cheguei a postar um tópico aqui no fórum pedindo ajuda, mas acabei descobrindo sozinho que na verdade o barulho não vinha do processador exatamente, mas sim do circuito regulador de tensão na placa-mãe ao lado do socket, pena que não consegui identificar exatamente qual componente era o responsável pelo zumbido que, no meu caso era bem audível e chegava a incomodar (pois o som era mais "alto" quando o PC ficava em Idle, a maior parte do tempo).

A solução que eu adotei foi baixar o clock do processador e diminuir o VCore consideravelmente. Resultado: Silêncio e lerdeza absoluta! :D

Estranho caro amigo, apitar com o cpu em idle, geralmente deveria apitar com força total e fornecimento alto de energia dos reguladores de tensão, vai ver que com o cpu em IDLE ele tinha que dissipar energia não gasta da CPU.

E mosfets que apitam indicam que estão com fuga de gate, estão entrando em curto, tente identificar o bendito cujo e tente trocar, em casas de eletrônica se vende todo tipo de mosfet e se achar na net um equivalente você resolve esse problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu notebook compaq lte 5400 (16 anos) faz algum barulho do genero as vezes, um barulhinho ele sempre fez, pois ele tem infravermelho, e não sei se vocês ja viram, mas notebook com infravermelho da pra ouvir cada vez que ele lança o sinal pra fora para tentar achar algo a frente...

Meu Compaq faz este barulho quando esta sobrecarregado, tipo 100% de cpu (nao tenho certez porque o win98 q ta nele nao tem o taskmonitor)...

Este mosfet é um troço que parece um CI so que com 3 dentinho de um lado só né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi casos assim, e quem assoviava era a memória RAM (ou algo muuito perto dela), e numa fonte, que quando mete enrgia assovia (e bem alto, por sinal). é genérica, tenho jogada num canto, mas possivelmente dá pra rrumar (só trocar o componente chato).

Enfim, se tu já jogou o PC fora nem tem stress, nao vai ter que se incomodar.. Mas te digo, nem todo mundo escuta, nem sempre o assovio é numa frequência ou volume que a gente ouça, mas quando a gente escuta é chato pacarai! :D

Quem tem esse problema, é descobrir qual o componente e trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando é um apito (piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii) sei que geralmente é algum ci ou mosfet, e pessoas de maior idade não escutam algumas frequencias muito altas pela idade (fiz o teste com minha mae, hehehe...) aquele troço que dizem que mata inseto, sai um sonzinho fino, meu cachorro odeia, eu escuto um sonzinho, minha mae nao...

Mas o som que ouço não é um apito, e sim ruido (variavel) parece som de tv antiga ligada, so que fica variando as frequencias para mais alta ou mais baixa, bem rápido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, ja vi C.I. com problema, que faz um ruido do tipo "piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiii" bem fino, nao muito alto...

Mas o que ouço na cpu, é algo tipo, um tli tli pipi pi pi pi rhs rhs rhs" ou seja, é variavel tão qto um modem antigo se conectando a internet...

O que minha velha placa fazia era um piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito fino mesmo...

Agora o barulho que você descreveu é muito interessante e curioso! Nem imagino que componente eletrônico seria capaz de produzir um som deste tipo!

Estranho caro amigo, apitar com o cpu em idle, geralmente deveria apitar com força total e fornecimento alto de energia dos reguladores de tensão, vai ver que com o cpu em IDLE ele tinha que dissipar energia não gasta da CPU.

E mosfets que apitam indicam que estão com fuga de gate, estão entrando em curto, tente identificar o bendito cujo e tente trocar, em casas de eletrônica se vende todo tipo de mosfet e se achar na net um equivalente você resolve esse problema..

Era muito estranho mesmo, concordo plenamente que o mais lógico seria o contrário. Isso agora não me preocupa mais, pois já não tenho mais aquela placa-mãe comigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este mosfet é um troço que parece um CI so que com 3 dentinho de um lado só né?

Sim, é um mosfet (vulgo transistor de potência) que tem três gates ou pernas mas que muitas vezes não usam a perna do meio, só as das pontas, e muitas vezes com overclock eles acabam por saturando e arriando, começa fuga de gate entre emissor e coletor e isso causa curto e superaquecimento, esse ruído (que no osciloscópio aparece como frequência bem estérica) causa instabilidade e muitas vezes resets e tudo mais.

Eu tenho uma A7V8X-X onde eu abusei do overclock, coloquei o meu Athlon XP 2500+ a operar a 3200+ com um overvolt da cpu animalesco, mas eu tinha um cooler de cobre para XP 3200+, mas mesmo assim ele esquentou um bocado até começar a resetar direto. Desconfio que seja os mosfets, mas como não tive saco para trocar os mosfets eu comprei uma A7N8X-X e estou amplamente satisfeito, ótima placa, tem até dual channel.

Quem sabe no futuro não me aventure a arrumar essa outra placa para vender no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!