Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na velocidade RPM do cooler do processador e temperatura


TrayX

Posts recomendados

Olá Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida sobre a velocidado do cooler do processador, possuo um Processador da AMD X6 3.2GHZ Black Edition usando o cooler que veio junto a ele, minha dúvida é que segundo CPUID Hardware Monitor a velocidade do cooler é 4600 RPM nao esta muito alta? isso é sem estar jogando, só com o pc ligado normal, e a temperatura ta 27º, agora jogando fica 6400 RPM e fica um barulho mais alto girando muito rápido e temperatura do processador fica 39° 40° é normal isso ou tenho que trocar de cooler? detalhes: o smartfan esta desligado e um cooler extra 120mm quase de frente pra ele, pra falar a verdade esta bem mais perto da vga, e quando jogo battlefield bad company 2 o barulho fica bem alto, gostaria de saber se esta normal a velocidade de rpm, Agradeço.

postando a configuração:

Processador da AMD X6 3.2GHZ Black Edition

Placa Mãe Asus

Radeon 6870 Sapphire

Fonte Corsair 750W

Gabinete Coolermaster Elite

post-520820-13884958963456_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um X4 e ficava em torno de 2200RPM (agora com um cooler fica em torno de 1600RPM). Tenta colocar essa ventoinha extra no modo exaustor (tirando o ar quente de dentro do gabinete). Talvez da maneira que está, você esteja criando um "colchão" de ar quente dentro do gabinete. E este ar não consegue sair rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso um X4 e ficava em torno de 2200RPM (agora com um cooler fica em torno de 1600RPM). Tenta colocar essa ventoinha extra no modo exaustor (tirando o ar quente de dentro do gabinete). Talvez da maneira que está, você esteja criando um "colchão" de ar quente dentro do gabinete. E este ar não consegue sair rapidamente.

no gabinete da coolermaster que eu tenho ele ja ja veio com um cooler traseiro que retira o ar quente, ele nao gira tão rápido quanto o outro que jogar o ar frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim é normal esta velocidade e barulho pois o cooler padrão não possui um sistema de dissipação elaborado, logo para ser efetivo ele utiliza-se da vazão de ar (variando a velocidade)

O que você pode fazer é utilizar o speedfan para controlar a velocidade, deixando o ventilador em uma velocidade intermediária para que tenha a vazão necessária para resfriamento sem provocar muito ruído. Algumas placas-mãe possuem programas específicos ou mesmo como configurar esta opção na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é normal esta velocidade e barulho pois o cooler padrão não possui um sistema de dissipação elaborado, logo para ser efetivo ele utiliza-se da vazão de ar (variando a velocidade)

O que você pode fazer é utilizar o speedfan para controlar a velocidade, deixando o ventilador em uma velocidade intermediária para que tenha a vazão necessária para resfriamento sem provocar muito ruído. Algumas placas-mãe possuem programas específicos ou mesmo como configurar esta opção na BIOS.

então é normal mesmo? posso deixar do jeito que esta? nao tem nenhum problema de estragar? estou querendo mais pra frente comprar um cooler melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no gabinete da coolermaster que eu tenho ele ja ja veio com um cooler traseiro que retira o ar quente, ele nao gira tão rápido quanto o outro que jogar o ar frio.

então pode ter certeza que o ar quente fica dentro do gabinete. Tente colocar o fan como exaustor. Com certeza o silencio aumentara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!