Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre Compatibilidade com Memórias, Consulte.


jonny_br

Posts recomendados

Antes de partirmos para compatiblidade vamos dar uma passadinha em alguns pontos.

O que é Memória RAM?

Resposta....

Na atualidade temos um tipo predominante de RAM, DDR.

Tudo que você precisa saber sobre DDR (1,2,3) consulte aqui.

Não confunda SDR, DDR e DIMM, veja as diferenças.

Unbuffered => Sem registradores, ou seja, as comuns, ao contrário seria as especiais de Servidores, geralmente mais lentas.

Non-ECC => Sem Correção de Erros, ao contrário também se manteve restrito aos servidores, pois são recursos que deixam Memória e controlador mais caros, consequentemente a Placa-Mãe.

Presume-se que os módulos hoje comercializados par usauário doméstico são Unbuffered e Non-ECC.

Continua com dúvida em relação a Compatibilidade??

1ª - Tecnologia diferente, incompatibilidade assegurada, memórias diferentes não são compatíves.

Vamos falar da SDRAM que são as atuais.

220px-RAM_n.jpg

Podem ser do Tipo SDR, DDR, DDR2, DDR3 ....

O que as torna incompatível?

A quantidade do buffer, ou seja, a quantidade de bits por pulso de clock, temporização, alimentação, pinagem, etc... e para assegurar isso houve mudanças no PCB para que desavisados não coloquem um módulos de tecnologia atual em slots para tecnologia anterior, confira:

250px-DDR_Memory_Comparison.svg.png

Bom já li tudo e ainda tenho dúvida sobre freqüência e tensão.

Como podemos ver acima, a JEDEC estipula um padrão para os fabricantes desenvolverem Módulos. Por que Padrão? Isso significa que todos deve ter um mínimo de funcionalidade, portanto todo Módulo que encaixar no slot vai funcionar. Ufá, que bom. Ah, porém, dentro dos padrões pré fixados, ou seja, Módulo DDR2 800MHz funciona numa placa-mãe para no máximo 533MHz em velocidade reduzida e vice versa.

A compatibilidade está entre o Slot e o Módulo assegurada pela suas diferenças físicas.

Por que freqüências diferentes não geram incompatibilidade?

Pelo simples fato de que uma Célula de maior freqüência pode operar com clock reduzido, como isso freqüência do sistema será sempre a do módulo de freqüência inferior.

Veja quantos se falou sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-favor-compatibilidade/919338?p=4947915

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-intel-dg41wv/886946

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-compatibilidade-memoria/750782

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-asus-pv5d2/833374

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-memoria-nova/886952

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-problemas-memoria/667138

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-toda-placa/854081

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-placa-mãe/894299?p=4809983

Você numa breve consulta verá muitos outro casos. ;)

Perguntas e Respostas:

Pergunta:

Vi essa informação num site de venda de hardwareS.

"De acordo com a Intel, módulos de memória DDR3 com mais de 1,65V poderão danificar permanentemente o processador."

Adquiri dois módulos de memórias Corsair DDR3 - 2Gb (cada) e na etiqueta da memória mostra 1.8V. De acordo com a informação acima, vou ter problema? (Minha Placa-Mãe é um Gigabyte e processador Core i7)

Será que não tem nada a ver esse 1.8V na etiqueta da minha memória!

Resposta

"Não existe DDR3 de 1,8V. Como fora observado, para fabricar um módulo de DDR3 os fabricantes devem observar ao padrão estipulado pelo órgão responsável pela regulamentação, todo módulo deve atender a este padrão.

DDR3 funciona por padrão a 1.5V, CL6 para células de 100MHz [100x8bits => 800MHz], CL7 para células de 133MHz [133x8=1066MHz], CL9 para células de 166 e 200MHz [1333 e 1600MHz respectivamente]

Toda variante neste padrão fica por conta do usuário ou por conta de uma extensão acrescentado ao SPD [Chip de identificação do módulo] chamado XMP. Como é um perfil de Overclock, os fabricantes de módulo devem atender às especificações da Intel, uma dela é 1,65V. O XMP é ativado mediante opção no setup das placas compatível com a tecnologia, vale frisar que XMP não é compatível com placa-mãe para processadores não Intel."

Respondendo a pergunta num sentido mais ao-pé-da-letra, 1,8V não danifica o processador Intel. Porém isso acho mais cabível para o fórum de Overclock, pois deve-se obedecer a uma regrinha entre a tensão para o módulo e para o Uncore. Como é conta do usuário em risco, melhor quem quiser praticar conheça técnicas de Overclock.

Não não terá problemas, pois o módulo funcionará dentro do padrão, exceto que você venha a inserir manualmente esta tensão no setup da placa-mãe.

1,8V é só se você quiser que o módulo trabalhe na Freqüência Nominal, ajustando-o manualmente, porém como ficou claro, caso não tenha conhecimento em Overclock, não sete tensão superior a 1,65V para módulos em sistema Intel baseado em Core i, Pentium e Celeron baseados no mesmo núcleo.

Achei conveniente falar um pouco da tecnologia de duplicação de canais, Dual Channel / Triplo Cannel e Quad Channel

1º - O Que é Dual Channel.

Resposta, clique aqui.

2º - Dual Channel aumenta o desempenho?

Resposta, Clique aqui.

3º - O que é preciso para ativar Dual Channel?

Resposta aqui.

4º - Módulos diferentes são capazes de habilitar o Dual Channel?

Sim, contando que ambos tenha a mesma capacidade, as controladoras hoje em dia são bem flexíveis quanto a isso e Dual Channel ativa normalmente com Módulos de freqüência padrão diferente, modelo diferente, chip diferente, mas capacidade igual.

Semana passada comprei uma Asus Rampage III extreme + i7 950. Pedi ao meu irmão (que foi ao py) para comprar 3x4Gb DDR3 para fazer o triple channel. Ele acabou comprando 3 pentes de Corsair Dominator (CMP8GX3M2A1600C9). Enfim, estas memórias foram feitas para sistemas dual channel, terei algum problema de compatibilidade ou perda de desempenho utilizando os pentes em triple channel? seria mais vantajoso vende-los e comprar outra memória?

obs.: Essa memória não está presente na tabela (qualified vendors lists) do manual da rampage.

Feitoria

Obrigado

Não existe módulos feitos para X canais, o que existe é a forma de venda: Kit Dual Channel = Dois módulos iguais, Kit Triplo Channel = Três módulo iguais, ETC.

Se mesmo assim permanecer na dúvida se os módulos podem habilitar o Dual Channel, ai só lhe resta testar.

Ex: Módulos diferentes trabalhando em Dual Channel.

2º) Jonny_br => 29,13% [166,66@215,2MHz]

Nanya / PC-2700 Value 3-3-3-9 / 2.5V / Elixir N2DS25680BT-6K / M2U25664DS88B3G-6K (1x256MB) + Blitz / PC-3200 Value 3-3-3-9 / 2.5V / Blitz BLD8608A8-5C / Unknown (1x256MB).

Triplo Channel de módulos diferentes:

5º)Ribeiro => 20,27%[666,66@801,8MHz]

GSkill / PC3-10700 F3 9-9-9-24 / 1.5v ~ 1.65v / F310600CL9D-2GBNQ (2x1GB) + Kingston / PC3-10700 9-9-9-24 / 1.5v ~ ? / KVR10600CL9 (2GB).

Há placa-mãe que posso usar duas tecnologias SDRAM diferentes?

Sim, mas não ao mesmo tempo, ora uma, ora outra.

Estas placas-mães são comumente chamadas de Combo.

Mas usuário registrando compatibilidade entre módulos diferentes, este mais ainda, módulos de capacidade diferentes:

http://forum.clubedohardware.com.br/memorias-diferentes-trabalhando/942390

Se fala tanto em Controlador de Memórias...

Inicialmente era um sub-sistema dentro das atribuições do Chipset[Ponte Norte], como o próprio nome diz ele era quem geria o sistema de RAM na placa-mãe, este "chip" é quem define a quantidade de Canais, tipo de tecnologia, capacidade máxima "exceto quando o limitante seja a quantidade de slots".

Em 2003 a AMD introduziu ao mercado a tecnologia x86-64[AMD64] e com ela muita inovações nos seu chips também vieram juntas, uma delas foi a transição do Controlador de Memórias para o die do Processador e com isso acabou para a AMD o FSB [barramento Frontal], o Controlador de Memórias passou a contar com um Barramento exclusivo de acesso à RAM e um outro Barramento fora atribuído para a ponte entre Chipset e Processador, o HT-Link ou simplesmente HT. Com isso reduziu-se drásticamente o acúmulo de dados pendente de transferência assim como também a velocidade de acesso aumentou substancialmente. Outro grande avanço com isso foi a quantidade de RAM que o controlador pode gerenciar, que é gigante, geralmente fica preso ao barramento do Processa e a quantidade de Slot existentes na Placa-Mãe.

A partir do K10 os Processadores AMD passaram a ter 2 Controladores de Memórias e com isso ganhou-se bastante com possíveis instabilidades entre módulos diferentes, com isso se diz, mas não com base real que o modo de operação do Dual Channel nestes processadores seria mais interessantes se operando em Ungnaged, ou seja, dois canais de 64 bits, modo Ganged, um canal de 128 bits.

Abaixo diagrama de como era e como ficou a disposição na placa-mãe.

Antes

imageview.php?image=14269

Depois

imageview.php?image=14270

A Intel bem que resistiu, mas a partir de 2008 com o Core i, passou a aderir o mesmo diagrama, então podemos afirmar que Placa-Mãe anterior as soquete 939 da AMD e soquete 775 da Intel, a função de controlar a memória era atribuída ao Chipset, então Capacidade, tecnologia... e até instabilidade, não chamaremos de compatibilidade pois como disse antes, quem garante é o Slot.

Essas instabilidade geralmente eram e são corrigidos pelos fabricantes de placa-mãe mediante uma atualização de Bios, por isso acho muito importante caso seja vítima desse problema, antes certifique-se que sua Bios está atualizada, basta consultar o site do fabricante da placa-mãe, geralmente eles mantém uma página para cada placa ou Série.

Preciso inserir outro módulo ao meu sistema.

1ª - Certifique-se que o módulo é compatível com a tecnologia usada na sua placa-mãe, identifique o Slot.

Como são inseridos o módulo no slot.

tech-sdram.gif

As diferenças de voltagens com a evolução [ SDR = 3.3V, DDR = 2.5V, DDR2 = 1.8V, DDR3 = 1.5V, DDR4 = 1.2V ...]

DRAM%20Slot%20Voltages%201.8%202.5%203.3.jpg

......................SDR.................................

800px-3SDRAM-DIMMs.jpg

DDR "Amarelo" e DDR2 "Azul e o Preto"

DDR2%20and%20DDR%20RAM%20Keying.jpg

DDR2 "Amarelo e Laranja" e DDR3 "Verde"

58258-intel_html_m11648eac.jpg.optimized.jpg

2º - Zere quais quer ajustes já antes feitos.

Procedimento a fazer:

Indicado - Acesse o satup de sua placa, vá às opções de ajustes referentes à RAM e ponha todos em [auto], salve [F-10] introduza o Módulo e reinicie o sistema.

Meio termo - Acesse o setup de sua placa, acione a opção de Carregar as Configurações Padrão geralmenente vem escrito em Inglês, salve [F-10] introduza o Módulo e reinicie o sistema.

Medidas drásticas - Mova o Jumper CMOS para a posição Clean, espere alguns segundos, salve [F-10] introduza o Módulo e reinicie o sistema. Obs, em alguns casos é preciso a remoção por completo da bateria.

3º - Caso o Módulo adquirido seja de freqüência inferior ao já existente, o mesmo reduzirá a freqüência do seu sistema para a freqüência máxima por ele suportada. Caso seja superior, o sistema continuará na freqüência anterior e mo Módulo trabalhará nesta freqüência.

Não confunda SDR com SDRAM.

SDR => Simples Taxa de Transferência.

SDRAM => Memória de Acesso Aliatório "RAM" Síncrona e Dinâmica. Este padrão de memórias podem ser do tipo SDR [Taxa de Transferência Simples] ou DDR [Taxa de Transferência Dobrada]

Curiosidades sobre funcionalidades, tensão de alimentação, consumo, desempenho entro outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Beleza, era isso que faltava. Foi boa essa ideia de criar um tópico desse tipo, já que é muito comum esse tipo de dúvida.

Logo, já que está com tempo (eu não tenho, infelizmente), temos que explicar quais placas mães não possuem um controlador de memória e tentar informar o motivo de tanta incompatibilidade em juntar duas memórias nessas placas mães, apesar do controlador não ser mais no chipset.

Pegou a ideia ?

Obs.: Essa mensagem será apagada assim que o Jonny pegar a idéa.

Obs.2: Esse tópico não é para tirar dúvidas, é somente para leitura e , caso queira ajudar, contribua com seu conhecimento ou tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...