Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Achei interessante essa notícia. A startup Adapteva Inc. está usando o 28nm da GF para amostrar coprocessador RISC com 64 núcleos que supostamente tem a maior performance FP/watt até agora. Antes ela fazia 16 núcleos em 65nm (ou seja, ela certamente era cliente da Chartered).

The fourth generation of the Epiphany multicore architecture IP is a 28-nm design with 64 independent RISC cores, each with 32-kbytes of memory on an 8.2 square millimeter die, which the company claims offers the highest energy efficiency of any floating point processor to date, at 70 GFLOPS/watt.

Com um investimento de apenas 2M ela já está na quarta geração de seu chip e deve finalmente ter lucros iguais aos gastos. Tudo graças aos "Multiproject Wafer (MPW) Runs" onde uma empresa usa apenas parte do wafer, pagando de acordo.

With mask sets costing millions of dollars how is that possible? The answer is simple – multiproject wafer (MPW) runs, which mean mask costs are divided amongst multiple foundry customers. Olofsson said that Adapteva has deliberately targeted low volume, high value applications where it can meet demand from a small part of the area of a few wafers but for which the company can charge up to $1,000 per chip.

Eu dei valor principalmente porque é exatamente por essa técnica que eu acredito que as startups conseguem fazer alguma coisa hoje em dia. Inclusive eu tenho conhecimento de um pessoal da universidade federal daqui que utilizou algo parecido, mas só para conhecimento mesmo. E eu n sei a litografia utilizada, imagino que tenha sido uma beem antiga.

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4238221/Adapteva-close-to-sampling

Oi, sou interessado nesta área (Microeletrônica, Foundries) e queria saber quais universidades lá fora tem um trabalho legal nesta área.

Perguntei pra alguns professores meus, mas me disseram que o que tem aqui no Brasil não é muita coisa, já ouvi falar umas vezes da Freescale, alguém tem noção do trabalho que é feito lá? Quero ter uma ideia.

Espera alguém com mais conhecimento sobre isso. Eu realmente não tenho conhecimento sobre a situação da "Academia" nessas áreas. Mas eu sei que de vez em quando surge algumas notícias sobre uma startup ou outra brasileira, todas fabless (é o caminho hj, olha até a notícia ai em cima).

Se você está interessado no lado "foundry", a grande chance é lá fora. Apesar de poder existir uma fabless brasileira grande o suficiente para ter uma equipe própria para o processo de fabricação (fazendo o DFM, mencionado em um post meu nessa mesma página), eu não tenho conhecimento de nenhuma assim (mas também eu nunca procurei sobre isso).

Postado

Wafer 14nm (FinFETs + SOI?) da IBM:

IBM_14nm_wafer.jpg

http://semiaccurate.com/2012/03/19/ibm-shows-off-14nm-wafer/

Slide da Common Platform mostrando o crescimento de custos a cada nova litografia:

GF_Fab_costs.jpg

Slide mostrando o ramp-up dos nodos, com design e tape-outs:

GF_Tapeouts_slowing.jpg

Está ficando mais devagar o tape-out, mas tem o detalhe que Charlie apontou, que já tem projetos em 14nm rolando na indústria.

Ele termina falando como as coisas vão melhorar para a GF e o quanto ele está ouvindo que o 28nm da GF está entusiasmando alguns clientes, a Qualcomm supostamente pode até ter a maioria de seus chips em 28nm feitos na GF até o fim do ano.

http://semiaccurate.com/2012/03/19/global-foundries-shares-the-cost-of-doing-business/

Postado

Micron supostamente ofereceu 1.5B pela Elpida. Outros interessados (supostamente) seriam Toshiba, Globalfoundries, Intel, Taiwan Semiconductor e Formosa Plastics Group. Deve sair alguma coisa em maio.

http://www.forbes.com/sites/ericsavitz/2012/03/21/micron-reportedly-bids-1-5b-for-japans-elpida-memory/

IHS faz uma análise mostrando que o terremoto no japão só mostrou o quanto a manufatura japonesa está em declínio e absolutamente defasada (a maioria das fábricas seriam de 6 polegadas contra os 300mm que a gente está acostumado a ver e que já deve ser substituído por 450mm). Dá mais credibilidade ao rumor da fusão de Renesas, Fujitsu e Panasonic e consequente spin-off das fábricas, mas analisa que na realidade isso é um plano para uma "significante redução da manufatura de semicondutores", pois dificilmente conseguirá revitalizar a manufatura japonesa. A lógica para isso é a falta de experiência, se o Japão não tem acesso a processos avançados como 28nm dificilmente avançará dai.

http://www.digitimes.com/news/a20120321PR200.html

GF: Nosso FinFET é melhor que o da Intel, melhor otimizado para SoC mobile.

http://www.xbitlabs.com/news/other/display/20120320222933_Globalfoundries_We_Have_Better_FinFETs_Than_Intel.html

Postado

Altera (fabrica FPGA) vai usar o CoWoS (Chip-on-Wafer-on-Substrate) da TSMC. Basicamente é juntar dois chips através de TSVs (through-silicon vias) em um interposer que fica no meio de tudo.

http://semimd.com/blog/2012/03/22/altera-jumps-on-tsmcs-cowos-process-offering/

Só achei meio confusa a explicação... e a imagem final:

CoWoS is an integrated process technology that attaches device silicon chips to a wafer through a chip on wafer (CoW) bonding process. The CoW chip is attached to the substrate (CoW-On-Substrate) to form the final component. By attaching the device silicon to the original thick wafer silicon before it finishes the fabrication process, manufacturing-induced warping is avoided. TSMC has said it plans to offer CoWoS as a turnkey manufacturing service.

AlteraInterposer600.jpg

Samsung vai construir uma fábrica de NAND 20nm em Xi’an na China, construção começa esse ano e a fabricação já começa no ano que vem. Investimento de no mínimo $3,5B. Samsung deve gastar $13,39B no mercao de semicondutores esse ano.

http://semimd.com/blog/2012/03/22/samsung-selects-city-for-china-nand-flash-fab/

Um artigo falando das 5 dificuldades do mercado de semicondutores nos 20nm para baixo, é interessante para os curiosos passarem o olho.

http://semimd.com/blog/2012/03/21/top-five-design-and-manufacturing-challenges-at-20nm/

Red Micro Wire apresenta um novo tipo de fio de cobre, agora revestido de vidro. Supostamente escala até 4nm. Isso quando a indústria está deixando de usar ouro e partindo para o cobre porque o ouro tá caro.

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4369813/Red-Micro-Wire-encapulates-wire-bonding-in-glass

http://semimd.com/blog/2012/03/26/red-micro-wire-claims-a-better-copper-wire/

  • Curtir 1
Postado

Eita! Isso quase me escapou!

Sabe quem mais está começando a usar o "cheat do petróleo", vulgo "Mudabala"?

Eike Batista.

Mudabala está adquirindo 5,63% da holding offshore que controla todas as empresas de Eike por 2B doletas.

----

A universidade de Berkeley parece ter dado os primeiros passos para um modelo padronizado de FinFETs para a indústria.

http://semimd.com/blog/2012/03/28/berkeley’s-hu-tips-industry-standard-model-for-finfets/

Infelizmente ainda n parei para ver direito a notícia, mas fica ai. =)

  • Curtir 1
Postado

Toshiba deve oferecer uma proposta pela Elpida também.

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4370117/Report--Toshiba-will-join-Elpida-bidding

Renesas agora é fabless, as sua fábricas foram transferidas para uma subsidiária, a Fuji Electric.

http://am.renesas.com/press/news/2012/news20120328.jsp

http://am.renesas.com/press/news/2012/news20120328_s.jsp

Será que isso é uma parte da Grand Fusion (:D) da Indústria de Semicondutores japonesa que teve rumores uns tempos atrás?

  • Curtir 1
Postado
Toshiba deve oferecer uma proposta pela Elpida também.

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4370117/Report--Toshiba-will-join-Elpida-bidding

Renesas agora é fabless, as sua fábricas foram transferidas para uma subsidiária, a Fuji Electric.

http://am.renesas.com/press/news/2012/news20120328.jsp

http://am.renesas.com/press/news/2012/news20120328_s.jsp

Será que isso é uma parte da Grand Fusion (:D) da Indústria de Semicondutores japonesa que teve rumores uns tempos atrás?

Ou será medo de um suposto monopólio sul-coreano?

Postado

Pat Patla da divisão server vai para a Samsung trabalhar com server ARM: http://www.forbes.com/sites/briancaulfield/2012/04/02/samsung-hires-another-amd-veteran-positioning-itself-as-intel-rival/

Godfrey Cheng, que era diretor da "Client Technology Unit", segundo o fuad o cara que tratava do marketing da divisão de GPU: http://www.fudzilla.com/home/item/26606-godfrey-cheng-leaves-amd-after-12-years e http://semiaccurate.com/2012/04/02/godfrey-cheng-leaves-amd/

--- EDIT

AMD contrata Darrell Ford para senior vice president e chief human resources officer, ele veio da Shell o_o.

http://www.techpowerup.com/163488/AMD-Appoints-Darrell-Ford-as-Senior-Vice-President-and-Chief-Human-Resources-Officer.html

  • Curtir 1
Postado

TSMC começa a expandir sua FAB 14 "gigafab": http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4370605/TSMC-begins-building-next-phase-of-Fab-14-gigafab

Também deve aumentar seu CAPEX (capital expending, investimentos) para 2012, supostamente vai sair de $6B para $6,8B: http://www.digitimes.com/news/a20120409PD217.html

(isso depois de ter diminuido o CAPEX no fim do ano passado ou no começo desse, se lembro bem... u.u')

---

UMC deve começar a construção de uma nova fábrica mês que vem, focando no 28nm, e tem resultados melhores que esperado no Q1 2012: http://www.digitimes.com/news/a20120409PD218.html

(Mas qd essa fábrica sair o 28nm já vai estar velho, hein? u.u)

---

Pessoal do eetimes pergunta a analistas QUEM vai comprar a Elpida e PORQUE: http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4370749/Who-wants-Elpida-and-why--Analysts-weigh-in

No final parece que quem tem mais a ganhar é a Micron, mas tem um cara lá que é curto e grosso: ninguém quer as fábricas da Elpida porque são velhas e o yen tá caro, se querem é pelo grande catálogo de IP que a Elpida tem.

Por sinal, aqui temos um comentário de que o desafio das fabricantes de RAM é diversificação, por exemplo para NAND, mas outra saída é oferecer serviços de foundry como a Powerchip ("LCD driver ICs, CMOS sensors and power management chips") e a ProMOS já fizeram, além da Samsung que tá servindo a Apple. A SK Hynix já apresentou um plano exatamente para isso: http://www.digitimes.com/news/a20120405PD211.html

(lembram que havia rumores de que a GF ia adquirir a ProMOS? Vamos ver se isso rola mesmo)

---

E já que estou aqui, (mais) uma matéria sobre as dificuldades dos 20nm/14nm: http://semimd.com/blog/2012/04/09/new-dfm-and-verification-hurdles-seen-at-2014nm/

---

E um cara falando que a gente PRECISA de um novo tipo de memória, que escale melhor que a DRAM: http://semimd.com/blog/2012/04/09/wanted-new-memory-type-for-supercomputing/

---

E ainda, com o anúncio da Netronome como cliente, fica mais claro que a Intel está entrando mesmo no mercado foundry: http://semimd.com/blog/2012/04/04/intel-turns-up-heat-in-silicon-foundry-business/

Charlie aproveita e dá uma analisada nisso também: http://semiaccurate.com/2012/04/03/netronome-is-a-22nm-intel-foundry-customer-too/

Postado

Ué cara, porque você desconsiderou o lance do novo tipo de memória? Se a memória não escala bem, daqui a pouco vai ter gente fazendo usina pra rodar um supercomputador somente, não tem condição! Desconsiderar a abundância de energia (e ausência de supermáquinas) brasileira, aqui a galera tá começando a falar em energia enquanto o resto do mundo depende muito de petróleo pra rodar!

Mas quando o lance bate com negócios e fabricantes fica complicado. Se eles conseguirem uma memo melhor é óbvio que todo mundo vai jogar DRAM fora em questão de tempo.

Este tópico é uma discussão ou um newsletter importado? Às vezes tem tanta coisa que não dá tempo de ler tudo, quem dirá discutir..

Postado
Ué cara, porque você desconsiderou o lance do novo tipo de memória? Se a memória não escala bem, daqui a pouco vai ter gente fazendo usina pra rodar um supercomputador somente, não tem condição! Desconsiderar a abundância de energia (e ausência de supermáquinas) brasileira, aqui a galera tá começando a falar em energia enquanto o resto do mundo depende muito de petróleo pra rodar!

Mas quando o lance bate com negócios e fabricantes fica complicado. Se eles conseguirem uma memo melhor é óbvio que todo mundo vai jogar DRAM fora em questão de tempo.

Este tópico é uma discussão ou um newsletter importado? Às vezes tem tanta coisa que não dá tempo de ler tudo, quem dirá discutir..

Rapaz, esse tópico é para "discutir sobre as notícias", mas tem muita coisa que o pessoal não comenta porque às vezes não tem muito o que discutir. Por outro lado tem casos como o da Elpida em que funcionar como "newsletter" é interessante porque a gente tem que "ver o que vai rolar".

Como eu tava acumulando coisa para postar aqui ficou meio desorganizado (e eu nem li tudo, confesso), acho que pareceu que eu estava desconsiderando por causa disso ^^. O da memória é verdade, só que é algo tão distante ou complexo que dificilmente vai influenciar a gente no futuro próximo. Então...

Se a Intel inventar de comprar a nvidia ai esse tópico pegaria fogo, até lá fica nessa fulerage. xD

Postado
MIPS à venda? lol

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4370934/MIPS-up-for-sale-says-report

Por uns 2 mim eu pensei "Opa! E se a AMD ou a nvidia comprar?" mas acredito que não dá certo não (talvez para a nvidia, que tem gosto por fazer coisa proprietária). =/

Para a AMD seria um negorcião, acredito eu....

Com ISA proprietária, poderia propor um novo caminho, além de MIPS serem ultra LoW-Power, possuem tecnologia semelhante a SMT da Intel.

Postado
Para a AMD seria um negorcião, acredito eu....

Com ISA proprietária, poderia propor um novo caminho, além de MIPS serem ultra LoW-Power, possuem tecnologia semelhante a SMT da Intel.

Eu até pensei exatamente nisso, mas a AMD vai ter cacife para carregar o MIPS, peitando a ARM?

Tipo, o novo CEO parece preferir parcerias ao invés de partir para um risco desse.

---

Curiosidade: A AMD está lançando HOJE a plataforma VISION Llano aqui no Brasil. Parceria com a Ricardo Eletro (mas n tem laptop acho, mas tem PC com A8 3850).

http://e.ricardoeletro.com/preview_htm.php?id_cmp=434253&idem=1222223&iu=109

Postado
Eu até pensei exatamente nisso, mas a AMD vai ter cacife para carregar o MIPS, peitando a ARM?

pelo tento que a MIPS ta defasada, ela consegue peitar um ARM de mesmo portfólio, eu creio que com alguns ajustes sim.

Tipo, o novo CEO parece preferir parcerias ao invés de partir para um risco desse.

Sem armas nas mãos é melhor aliar-se pra se manter vivo.

---

Curiosidade: A AMD está lançando HOJE a plataforma VISION Llano aqui no Brasil. Parceria com a Ricardo Eletro (mas n tem laptop acho, mas tem PC com A8 3850).

http://e.ricardoeletro.com/preview_htm.php?id_cmp=434253&idem=1222223&iu=109

Eu achei que já haviam feito isso, pelo menos aqui onde moro, 'fui conferir pessoalmente', ele promoveram um recha, o ingresso era um kg de alimento não perecível e o vencedor de cada batera levava um case pra casa.

O Objetivo real mesmo era matar a marca Fusion e lançar a marca Vision.

"The future is now, the future is Vision"

foto_2.jpg

Postado
pelo tento que a MIPS ta defasada, ela consegue peitar um ARM de mesmo portfólio, eu creio que com alguns ajustes sim.

Sem armas nas mãos é melhor aliar-se pra se manter vivo.

Sob esse ponto de vista é verdade. Mas é algo que tem que ser visto com muuito cuidado: a AMD parece bastante focada no x86 e agora está "tentando se abrir" para outras ISAs através da estratégia de "ambidestria" e de "nós fazemos o que o consumidor quer". Essa ambidestria serve para ser "disruptivo" no mercado, fugindo do peso da Intel.

Se a AMD comprar a MIPS, ai ELA vai ser a "Intel do MIPS", saca?

O risco de comprar a MIPS é então ficar fechada no x86 E no MIPS, tendo que bater de frente com a Intel E com a ARM. Porque se depois ela tiver que licenciar ARM para um produto para um client... o MIPS vai ser peso morto. Ai fica toda a diferença.

Agora... se a AMD comprasse a MIPS seria uma mudança enorme no mercado, viu?

Eu achei que já haviam feito isso, pelo menos aqui onde moro, 'fui conferir pessoalmente', ele promoveram um recha, o ingresso era um kg de alimento não perecível e o vencedor de cada batera levava um case pra casa.

O Objetivo real mesmo era matar a marca Fusion e lançar a marca Vision.

"The future is now, the future is Vision"

foto_2.jpg

Para você ver como a AMD ainda é desorientada. Acredito que essa parceria com a Ricardo seja o "lançamento retail". Talvez a AMD finalmente esteja mandando mais chips para o Brasil.

Tomara que isso seja uma guinada de verdade no marketing da AMD. Tá precisando, hein?

  • Curtir 1
Postado

Godfrey Cheng vai para Synaptics:

http://semiaccurate.com/2012/04/16/godfrey-cheng-turns-up-at-synaptics/

http://www.anandtech.com/show/5757/amds-godfrey-cheng-joins-rick-bergman-at-synaptics

Depois que ouviu que a GF ia comprar a ProMOS, a TSMC tá fazendo uma oferta também: http://www.digitimes.com/news/a20120416PD201.html

ATIC (dona da GF, parte da Mudabala) faz um acordo de pesquisa conjunta em circuitos 3D (empilhamento de chips) com o "estado da Saxônia" da Alemanha, investimento de $2,4M: http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4370941/Abu-Dhabi-Saxony-twin-labs-3-D-IC-project

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...