Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Da pra criar um site sabendo só uma linguagem de programação?


Kaue Gibelli

Posts recomendados

  • Moderador

bom.. eu nao tenho preconceitos contra frameworks. algumas ate ajudam. vou citar um exemplo.. nao sou webdesigner. então um colega meu de faculdade me passou um framework CSS que ele desenvolveu que permite que eu faça um layout simples basado em grids. ai te pergunto.. o que há de mal nisso? nada pelo contrario me facilitou a vida.. então nao precisei gastar tempo no meu trabalho fazendo o layout no css coisa por coisa... um framework css me foi muito útil... com ele eu posso fazer coisas do tipo.. arredondar cantos com uma tag, aplicar uma formataçao rápida com uma tag.. por exemplo se eu quero que uma div dado como class grid5 fique a 10px ma margem superior... com apenas o canto direito superior arredondado com um radius de 10px o framework me permite fazer assim:

<div class="grid5 m-t10 b-t-r10"> ...

nao que o programador q use um framework nao saiba programar... a unica coisa que vejo sobre um framework é a seguinte definiçao: "ferramenta utilizada para agilizar o processo de desenvolvimento"

muitas vezes nao temos muito tempo para desenvolver.. então ai o framework é útil... pois tudo aquilo que você faria em 400 linhas em 2 dias... você faria em uma tarde. isso agiliza... agora.. defendo a ideia de NÂO ficar dependendo sempe de frameworks... ai sim... sinceramente se frameworks nao fossem uteis.. ninguem usava o rails... ninguem usava hibernate que é um framework para o mapeamento objeto-relacional escrito na linguagem Java, ninguem usava Prototype que é um framework javascript, ninguem usava Zend que é um framework php, abro um parentese aqui no Zend so para ficarem sabendo... algumas organizaçoes que usam o framework Zend: (IBM, Nokia, Microsoft, Nasa, Apple, Samsung.. ), ninguem usava Symfony que é um framework php que segue o paradigma MVC que tem como objetivo construir aplicações robustas em contexto empresarial.. enfim...

nao podemos descartar a utilidade dos frameworks, e também nao podemos dizer que... quem usa framework nao sabe programar.. ate existe aqueles q nao sabem.. e aprende usando um framework... mas digo que muitos desenvolvedores e programadores utilizam frameworks com intuito de ganhar tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu particulamente gosto de alguns frameworks (comecei a usar o Yii a +/- 2 meses), e na minha opnião o MVC faz do website muito mais organizado.

Na minha opnião um framework flexível não vai te impedir de programar, vai apenas te ajudar quando você precisar e estiver sem tempo para "pensar", então se você já sabe programar direito, essa facilidade vai multiplicar muito o seu potencial. porém para quem está iniciando, iniciar direto em um framework eu acho absurdo uma vez que você não domina a linguagem em si.

"Diga Sim ao Frameworks, Não aos CMS" lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!