Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Da pra criar um site sabendo só uma linguagem de programação?


Kaue Gibelli

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu acho assim, se você não estudou nenhuma delas, não sabe se gosta. Linguagem é igual anúncio de carro, todos parecem ótimos e feitos exatamente para você na teoria. A realidade ás vezes é diferente, bem diferente.

Fala mal de MVC não hein Mog aaahahahah. Dae a coisa vai degringolar :chicote:

Zuera :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

netofire

Já estudei o básico do PHP e não gostei mesmo, o Ruby on Rails eu realmente não estudei ainda mas já pesquisei bastante e parece que faz mais meu gosto.

Estava dando uma olhada no TIOBE Programming Community Index e o PHP caiu 1ª colocação e o Ruby subiu 1ª no ano passado. Isso quer dizer alguma coisa? (http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala mal de MVC não hein Mog aaahahahah. Dae a coisa vai degringolar :chicote:

auahuhauhuhauhuha ^_^ mas eu acho realmente muito ruim MVC.. também não sou fã de orientação a objetos mas eu até aceito.. :P

Comentário de um professor de programação que eu lí em um fórum, esse tipo de coisa me anima pra caramba.

Quem sabe faz, quem não sabe ensina ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava procurando um tópico desse pra ler e participar, que bom que achei!

Bom, vou tentar compartilhar o que eu sei sobre web, depois de 2 anos e meio de experiência em atividade no mercado.

Primeiro vou tentar responder alguns dados técnicos levantados no começo do tópico:

Pra criar um site dinâmico (contando que seja só um 'site', e não um sistema, e o que caracteriza esse nome é não ter o lado "servidor", apenas o lado "cliente" da aplicação) não é preciso nenhuma linguagem de programação(esse termo é dado às que rodam no lado servidor [Java, PHP, Ruby, C#, C++, Phyton, Groovy, Scala ...], e javascript deixou de ser linguagem exclusiva de web a pouco tempo, com o surgimento de http://nodejs.org/).

Nenhuma mesmo, além de HTML e CSS. Se considerar que HTML5 e CSS3 ainda não são padrões e portanto não serão usados, ai sim será necessário um javascriptzinho pra dar dinamismo (o mundo não é feito apenas de jQuery, ok? dá uma procurada por 'prototype', 'scriptaculous', 'dojo', e 'frameworks javascript' no google).

Aaagooora, se o termo banco de dados entra na história, então "será necessária uma linguagem de servidor".

Disse entre aspas, pois existe uma alternativa, muito interessante por sinal: A alguns anos surgiu o conceito de NoSQL no ramo de banco de dados (não vou entrar em detalhes aqui) e junto com ele, surgiu uma implementação de nome CouchDB. Esse banco de dados nasceu na web, pra web, e é feito grande parte usando Javascript. Por esse motivo, uma feature nativa dele é responder diretamente por requisições HTTP, sem a necessidade de um driver (por isso é preciso Java, PHP, ou Ruby).

Com um banco CouchDB rodando em alguma máquina, e um conhecimento um pouco mais avançado de Javascript, eu posso criar um site todo em HTML+CSS+JS e conectar a um banco de dados, suprindo todas as necessidades de um webapp modestamente complexo hoje.

Tirando essa alternativa, que pra quem tem medo de coisa nova é um perigo, vem a grande briga sobre qual linguagem escolher...

Particularmente eu discordo em partes com o amigo dif, em que PHP é o futuro e RubyOnRails ainda não é coisa certa no mercado. Vou tentar provar o porque...

Php surgiu com uma finalidade, preencher o imenso vazio que existia entre as linguagens de servidor da época, e a camada web. Por isso, é uma linguagem um tanto quanto "feia", e despreparada se o código que for rodar no servidor alcançar um nivel de complexidade extrema. Com certeza o surgimento de frameworks como o Cake, ou o Noku, entre outros, trouxe mais organização e estrutura a projetos PHP que alcançaram níveis grandes de complexidade. É a linguagem dos blogs, e portais, com certeza a mais utilizada hoje(em termos de conteúdo já produzido).

Mas, ao contrário do que o amigo dif diz, PHP não está em ascenção mais. Ruby on Rails sim está. Porque eu digo isso? Não vejo oportunidades pra PHP aumentarem, mas presenciei um estouro de procura por Rubyistas no último ano. O Twitter começou Ruby on Rails em todas as camadas, e ainda hoje é responsável por toda a camada de apresentação do site. Se um webapp do tamanho do twitter escolheu um framework/linguagem em 2006, e ainda está com ele hoje, sendo um dos 5 sites mais acessados do mundo, é o suuficiente pra provar pra mim que Rails tem poder.

Eu por exemplo, passei pelo seguinte:

Comecei a trabalhar com JavaEE, e achei que estava no paraíso. Fiquei um ano em Java, até que mudei de estágio. Conheci RoR por um amigo de trabalho nesse primeiro estágio. Fiquei 2 meses trabalhando com Ruby e Java depois. Depois disso, conheci Groovy on Grails. Ainda hoje trabalho com GoG, e agora sim eu sei que estou no paraíso. Isso é, até eu descobrir outra maravilha...

Resumindo, minha sugestão é estudar tudo! Estude PHP, LAMP/WAMP, Javascript(estude bastante, eu apostaria todas as minhas fichas nesse nome pro futuro da web!), estude Java(será útil em qualquer outra linguagem/framework que rode na JVM), estude Ruby, estude Groovy, estude Python, estude Scala, estude Clojure, ................... e pronto. Pelo menos é isso que eu faço ^^, sou viciado em estudar.

Só pra deixar claro, não sou o dono da verdade. Postei o que acho que aprendi ao longo de muito estudo, diário, pesado, e prazeroso. Qualquer dúvida ou erro meu, POR FAVOR, me diga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem sabe faz, quem não sabe ensina ;)

Não concordo cara, acho que quem é realmente bom no que faz tem o "poder" de ensinar.

Concordo e discordo de ambos...

Eu estudo em um centro autorizado da Adobe (não desmerecendo nenhum outro local de ensino), e não tem como alguém que não manja ensinar em um local como esse. :lol:

Já o caso de alguém ensinar... Bem, aprendo muito fácil, mas sou horrível para transmitir. :D

Pretendo entrar de cabeça nos estudos da área, já dominei realtivamente o padrão tabless, edição de imagem para interface e começo a dar meus pitacos em java.

Alguma recomendação para um "iniciante" em web?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

kikoalemao, parabens pela grande visao que você postou de suas experiencias.

como havia falado anteriormente... tudo aquilo que afirmei, foram baseadas em minhas pesquisas e visoes no mercado de minha regiao. o mercado pode sim variar de regiao para regiao ... para mim é uma novidade a existencia dessa tal groovy on rails vou ate pesquisar mais sobre isso.

Todos tem visoes diferentes para o mesmo assunto. estou gostando dessa discussão ate porque estou em constante aprendizado!

quando disse que o php ainda esta em ascençao é porque aqui na minha cidade todas onde tentei estágio eram ou php ou java.

penso que php ainda estará no mercado por muito tempo ate tendo uma certa competiçao com ruby. quando disse que ruby ainda nao esta pronto, digo em relaçao a uma palestra que assisti em ano passado, que ruby estava ainda num estagio embrionário que daqui uns anos estaria quase que tomando conta. e eu acredito nisso.. acredito que ruby também seja uma linguagem muito boa e com certeza terá muito mercado para ela. claro ja existe lugares que trabalham com ela, inclusive a palestra que assisti o palestrante apresentou desenvolvimento dos programas de sua empresa em ruby on rails que permitia um monitoramento web de maquinário e plantaçoes da area da agropecuária. eu achei isso maravilhoso... os exemplos que ele mostrou da simplicidade de programaçao do ruby. e isso digo qiue ainda vai chegar a vez do ruby se consolidar da forma que o php e java estão. porisso acho o que eu disse nao esta errado. mas como disse todos temos visoes diferentes!

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que eu continuo achando é o seguinte: quem gosta tá sempre correndo atrás, portanto, normalmente são os que se destacam. Quem não gosta estuda o suficiente pra receber o pagamento.

Não gostou do PHP? Parte pra Java ou ASP, sei lá. Cria códigos. Não gostou? Pula de novo. Se você se destaca dentro da sua linguagem, não importa, SEMPRE vai ter mercado, por isso eu acho uma baita tolice programar em algo e o motivo ser o mercado se dá pra unir o que eu gosto COM o mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se você se destaca dentro da sua linguagem, não importa, SEMPRE vai ter mercado, por isso eu acho uma baita tolice programar em algo e o motivo ser o mercado se dá pra unir o que eu gosto COM o mercado.

Disse tudo!

Gostei muito do post do kikoalemao também mas acho que minha participação nesse tópico já deu! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra lembrar que Ruby por si só é tão antiga quanto Java! É do começo da década de 90... .

Se ela é embrionária, a única linguagem que chegou na adolescencia seria Mumps ou Cobol!

Minha sugestão pro mundo web, é totalmente Javascript e bancos de dados não-relacionais (NoSQL) com HTML5 e CSS bem feito. Pras linguagens de servidor, eu apostaria bastante em Python e Scala, talvez JRuby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para especificar melhor.

Receitinha de bolo de sistema/site da internet (aprendi com o meu professor)

Você precisa de:

Uma linguagem para interagir com o servidor : PHP

Uma linguagem para interagir com o usuário : HTML

Uma linguagem para utilizar como banco de dados : MySql

CSS e Javascript a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente veja qual o seu problema, e faça o escopo de como seria um banco de dados relacionado para que supra as suas necessidades.

Crie com a linguagem de programação as tabelas e relacionamentos do banco de dados.

Deixe-a a massa descansar.

Pegue a linguagem de interação com usuário e faça as páginas para que o usuário possa navegar tranquilamente pelo seu sistema/site.

Agora junte o banco de dados com as páginas para o usuário navegar com a linguagem de relacionamento com o servidor.

Pronto, o bolo simples está pronto.

Agora só enfeitá-lo com dinamismo on-the-fly com javascript e aparência com CSS.

------

Falando mais tecnicamente...

Use o Mysql para fazer as tabelas e relacionamentos com o banco de dados.

Utilize o HTML para fazer as páginas que o usuário terá acesso.

Com o PHP faça o relacionamento entre essas páginas e o banco de dados.

Utilize o Javasrcipt (discordando como sempre do nosso amigo Dif, sem a utilização do jQuery) para dar mais dinamismo ao seu site, sem necessitar requisição com o servidor.

Trabalhe com o CSS para deixar a página mais bonita visualmente (existe bonita sem ser visual? )

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

só retrucando nosso amigo roberto, rsrs ta virando praxe isso.. hahah :)

defendo o uso do jquery, mais fácil de fazer, efeitos mais refinados. faz tudo que o javascript puro faz e algo a mais. é como sempre digo, preferes pegar um atalho para chegar no horario ou fazer a volta na quadra e chegar e chegar no mesmo horario? rsrs( analogia tosca minha :P, moral: dá no mesmo, usar javascript puro ou jquery. a diferença é que jquery é o atalho e o javascript puro é a volta na quadra!! )

grande abraço roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, tópico acabou ficando bem útil e parece que não só pra mim. Obrigado por todas as respostas. Gostei muito do post do kikoalemao.

Voltando ao assunto: eu dei uma boa estudada no Ruby on Rails e gostei muito do que vi e acho que vai ser a minha linguagem "principal". Agora volto a pergunta principal: da pra fazer um site de qualidade com HTML+CSS/RoR/JS?

Outra duvida: o Ruby on Rails tem uma integração boa com o JS e com o MySQL?

Parece que quanto mais esclarecem minhas duvidas com mais duvidas eu fico. :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, tópico acabou ficando bem útil e parece que não só pra mim. Obrigado por todas as respostas. Gostei muito do post do kikoalemao.

Voltando ao assunto: eu dei uma boa estudada no Ruby on Rails e gostei muito do que vi e acho que vai ser a minha linguagem "principal". Agora volto a pergunta principal: da pra fazer um site de qualidade com HTML+CSS/RoR/JS?

Outra duvida: o Ruby on Rails tem uma integração boa com o JS e com o MySQL?

Parece que quanto mais esclarecem minhas duvidas com mais duvidas eu fico. :confused:

Que bom que ajudei!

Quanto à sua pergunta:

Um site do tamanho do Twitter é um exemplo suficiente de site de qualidade?

Se for, então tá respondido. O Twitter foi criado todo em Ruby on Rails, e ainda hoje tem toda sua camada visual e parte da sua camada de controle justamente feita com essas 4 tecnologias citadas: RoR+HTML+CSS+JAVASCRIPT.

Qualquer dúvida, pergunte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kikoalemao

Estou gostando bastante do Ruby on Rails, até eu conhecer o Python.

Muitos estão me dizendo que o futuro das empresa grandes é Python e eu gostei muito do que eu vi sobre a linguagem.

Qual é sua opinião sobre o futuro da web em relação ao Python? Ele tem futuro? Ele se sobressai sobre o Ruby?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

vejo que cada um diz uma coisa diferente... eu acredito que o "futuro" seria competiçao entre php e ruby on rails... mas tem outros que dizem que é python... mesmo sendo uma linguagem um tanto "antiga" ja ta ai desde 91.. ou seja esse ano completa ou ja completou 20 anos de existencia de python. sendo que vem sendo utilizado em projetos web a 15 anos, a partir de 96.

tirando como base.. de minhas afirmaçoes, pesquisas, afirmaçoes de outros colegas daqui, e de meus professores de faculdade na qual perguntei... cheguei numa simples conclusao... nao existe linmguagem "futura" mas sim a linguagem do momento. se agora é php... amanha poder ruby on rails.. depois de amanha pode voltar a ser python.. enfim.. é isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que uma briga entre ruby on rails e python contra o php seja um limite tendendo ao infinito.

Porque vejam só, ela é mais nova que estas outras linguagens, e está fazendo o sucesso que ela faz hoje, onde mais de 70% dos sites utilizam-na em seus códigos.

É muito difícil dizer que estas linguagens competiram de igual a igual com o php.

Acho que elas terão sempre o seu espaço na internet e na programação mas só. Seria como linguagens como cobol e afins, estão ai no mercado, mas são em um nicho pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que uma briga entre ruby on rails e python contra o php seja um limite tendendo ao infinito.

Porque vejam só, ela é mais nova que estas outras linguagens, e está fazendo o sucesso que ela faz hoje, onde mais de 70% dos sites utilizam-na em seus códigos.

É muito difícil dizer que estas linguagens competiram de igual a igual com o php.

Acho que elas terão sempre o seu espaço na internet e na programação mas só. Seria como linguagens como cobol e afins, estão ai no mercado, mas são em um nicho pequeno.

Ok, mas não digo RoR e Python contra o PHP, digo RoR contra o Python.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom... constantemente estou mudando meus conceitos.. por aprender mais com essa nossa discussão.. então com base nisso.. estou começando a achar mesmo, como varios aqui ja falaram.. nao existe linguagem melhor que outra. o que existe é "fanzisse" de uma linguagem específica.. ou seja quem é super mega hyper ultra fã de asp por exemplo vai dizer que é melhor que php ou qualquer outra... porque ele ja domina e tem muita facilidade.

acho q então é questao de adaptaçao de cada indivíduo.. que faz tornar ela "melhor" ou seja.. se eu tenho mais facilidade para php.. logo, php será melhor(para mim), agora você.. estuda RoR se adapta a ela com facilidade então pra você ror é melhor(para você). o que faz tornar ela determinada linguagem boa é aque você mais domina.. e juntando isso com o gostar de programar.. aí o bonde anda... cheguei nesta conclusao... isso no sentido pessoal claro.. agora como profissional acredito que você nao deve se contentar com pouco ou seja... deve sempre procurar mais.. coisas novas( que você ainda nao conhece) qto mais conhecimento melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom ver que tem muita gente aceitando o "poliglotismo" da computação!

Concordo com os ultimos posts, quanto ao fato de que não é uma linguagem que faz um profissional. Um amigo citou Cobol ai, e eu vou além. Tem gente mestre em Mumps por ai, Smalltalk, e etc, que ainda trabalha pra caramba. E só estão lá porque gostam do que fazem.

Eu acho que vou sempre querer aprender de tudo um pouco, e ainda me especializar no que estiver trabalhando no momento. Por enquanto to estudando BASTANTE Groovy on Grails, mas não deixo de ler muito sobre Javascript, RubyOnRails, Flex, Python com Django, Php com Nooku ou Cake, Scala , Lua, JRuby e etc... E por vício eu ainda "tenho" que aprender hardware! (Culpa do CdH!)

Quanto ao Python, eu não tenho dúvida do seu sucesso como linguagem em si, e só pode ter dúvida quem nunca usou Linux na vida. Eu diria que 70% de todas as bibliotecas auxiliares e pequenos programas de Linux são feitos com Python, ou usam alguma. É conhecida, junto com Pearl, como o top das linguagens de manipulação de regular expression, que é extremamente importante em computação, e muito mais. Entretanto, eu não conheço os valores que os frameworks web que encapsulam py adotam, por isso não sei dizer o que Py representa na web. Só sei que não é dos mais usados...

Py vs Ruby ... Não consigo apostar em nada pensando a longo prazo aqui...

Python pode ser velhona, de 91, mas as nightly builds de Ruby apareceram em 94, apenas 3 anos depois. Logo, a idade não decide esse empasse.

Py é usada violentamente no ramo científico da computação, junto com Erlang, C, EcmaScript, Pearl, e nesse ramo Ruby ainda é jovem. Mas por outro lado, Ruby tem os 3 pés na web, onde py já não é tão bem vindo. São focos diferentes, com uma observação: as 2 linguagens estão recentemente invadindo o nicho da outra. Python tem Django, e Ruby (principalmente projetos ligados a shell e bash ou como lib de baixo nível) tá se infiltrando no ramo científico com força. Estava vendo esses dias a comparação das shell programming languages e vi a surra que irb(interactive ruby shell) tá dando em muita shell antiga.

Então, como linguagem, eu acho as 2 extremamente *****. Conheci bastante de Ruby, e participei de alguns dojôs de py na Campus Party esse ano...

----------------

Concluíndo meu raciocínio, experimente muitas, faça exemplos básicos de cada uma, dê uma procurada em fóruns, listas de discussões, blogs, sobre cada uma. Uma hora você vai chegar em uma e falar "puts, como eu sobrevivi sem esse método até hoje?" ou "que tempos difíceis eu passei sem essa sintaxe perfeita". Nessa hora, você tem que dar prioridade pra ela, mas eu não recomendo parar de estudar as outras não...

Só não pode é querer aprender Smalltalk, ou Pascal, porque você muito provavelmente não vai ser nem feliz e nem rico com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pro cliente não importa a tecnologia usada no site. Dizer que o PHP pode morrer daqui uns anos é um absurdo.. (se nem cobol morreu :P - pelo contrário, é importante e dá muito dinheiro)

Agora.. vocês pensarem que "CakePHP" ou qualquer outro framework (até o Yii que é muito superior) significa programar em PHP, tá de brincadeira né :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro cliente não importa a tecnologia usada no site. Dizer que o PHP pode morrer daqui uns anos é um absurdo.. (se nem cobol morreu :P - pelo contrário, é importante e dá muito dinheiro)

Agora.. vocês pensarem que "CakePHP" ou qualquer outro framework (até o Yii que é muito superior) significa programar em PHP, tá de brincadeira né :(

com certeza CakePHP ou Nooku não é programar. É justamente o contrário: Construir coisas funcionais, padronizadas, entendíveis, manuteníveis, maleáveis. Com o que? Com pouco código. O objetivo dos frameworks que se prezem é justamente esse, ajudar o desenvolvedor (não o programador) a passar mais tempo criando funcionalidade, "melhorando o mundo", do que apanhando pra uma api ou pra uma extrutura de configuração.

Se quer programar apenas, vá brincar com Python puro, Pearl, ou Mumps (esse último é uma técnica infalível de suicídio a longo prazo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que como uma lingua qualquer, a linguagem de programação nunca morre...

Pode se ver por exemplo, o latim, não é mais utilizado em 99.9% do mundo, mas grandes linguas como a nossa, se basearam nele, sem contar que a religião católica o utiliza muito.

O que eu estou querendo dizer é que nenhuma linguagem de programação irá morrer, seja daqui a 1 dia ou 100 anos. Sempre terá um louco que saberá tudo sobre uma linguagem e uma empresa precisando deste louco.

PS: Usar framework para programar em php é brincadeira. Na empresa onde trabalho tiraram o Code Igniter, e agora será tudo estrutural. Dou graças a deus, demorei mais de 10 horas para saber os locais onde deveria mudar para pegar o sistema que estava no ar e colocar na minha máquina local. A culpa? Do programador estúpido que não sabe programar e fez classes como db_connect, db_pconnect.

Como sempre digo, coisas boas ou ruins, não podem ser aplicadas no framework ou ainda no modo de programar, e sim nos programadores. Se um programador é bom programando de um modo, aquele modo é ótimo para a empresa, se um programador é ruim, bom... ai só jesus, e as vezes nem ele, salva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!