Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Da pra criar um site sabendo só uma linguagem de programação?


Kaue Gibelli

Posts recomendados

  • Moderador

só complementando... acho um pouco difícil nao usar css, pelo fato de ele te dar liberdade de controlar praticamente todos os elementos. e como lucas disse... javascript é um adicional muito bom de se usar.. em específico eu gosto muito usar jquery que é uma biblioteca javascript muito interessante. de uma garimpada no tio google. abraço amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O bom resultado dependerá unica e exclusivamente de você. Não adianta fazer uma mistureba de bibliotecas/tecnicas/tecnologias e o site ficar ruim.

Se você souber desenvolver, HTML + CSS + PHP de início é suficiente.. JavaScript poderá trazer bons frutos posteriormente :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

o javascript nao tem integração direta com o banco de dados.

você tem que usar uma linguagem de programaçao específica como php ou asp... ou ate java(JSP).

lu.nandinho, e como fica a questao do banco de dados na sua pagina? o flash nao tem integraçao com o banco de dados.. por tanto seria necessário uso do php para interagir com o BD e voltar uma resposta ao flash.

nisso chegamos a uma conclusao lógica de que é necessário pelo menos 1 linguagem de programação(PHP) interagindo junto com pelo menos 1 linguagem de marcação(HTML).

o CSS é necessário para o controle dos elementos. o javascript em si não é necessário mas é importante lembrar que tem certas coisas que é melhor com o javascript/ Jquery que php nao faz por exemplo, efeitos em divs, efeitos em imagens e textos..o php tem alguns efeitos mas nao sao melhores do que em jquery.

O (X)HTML é uma evolução do proprio HTML, ele contem tags a mais como por exemplo... UL, LI, OL, dentre outras. geralmente usamos o (X)HTML indiretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

div

Eu vou precisar do PHP de qualquer forma então né?

Porque eu ainda não comecei a estudar nenhuma das linguagens (só o HTML mesmo) e estou na duvida de quais estudar mais profundamente e quais correr atras só do basico, qual a sua opinião? Eu estava dando uma olhada no Ruby On Rails, o que você acha dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom, sobre o ruby on rails... ele é um framework para ruby.. e ainda esta em estágio embrionário na minha opinião não é muito aconselhavel estudar a fundo.. tendo em vista seus objetivos que sao web. acho mais vantajoso você estudar afundo PHP, banco de dados, HTML + CSS. e se quer dar um agrado no visual.. passe um pouco por javascript e se aperfeiçoe em Jquery(biblioteca Javascript). digo que um site bem planejado, você pode fazer tranquilamente com estas linguagens que te citei.

vou te dar uma dica provavelmente você ainda nao sabe... mas faça no word mesmo.. uma estrutura analítica de projeto de seu site(EAP) que consistem em divisao de pacotes contendo cada atividade que você fará para ter um planejamento eficiente.

por exemplo:



Site
--------------------|----------------------------------------
| | | |
Levantamento Planejamento Execução Finalização
de requisitos -------|------- -------|--- ------|------
-----|-------- |--- Layout |---Layout |---Envio para servidor
|-- Pesquisa |--- Menus |---Menus |--- Site no ar
|--- Conteudo |--- Conteudo
|--- BD |--- Conexao BD

isto por exemplo é uma estrutura analítica de um projeto. serve para você ter um planejamento e um controle mais a fundo quando estiver trabalhando em uma empresa.. com ele você pode também determinar o tempo e custo do seu projeto que nao é o caso no momento.. o que interessa é o planejamento! bom isso só foi uma dica de como planejar seu site.

oxi.. nao ficou do jeito que eu queria... mas da pra ter uma noção... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, é muita coisa pra aprender hein?

Bem legal a estrutura de projeto, acho que é bem legal pra todos que estão começando.

Uma ultima pergunta, não acha que o mercado de PHP está muito saturado? Se eu resolver programar pra web profissionalmente saber uma linguagem nova ou menos "comum" não será um diferencial e ajudará a entrar no mercado de trabalho mais fácilmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha.. pode não ser em todas as empresas.. mas o que eu vejo na empresa onde eu trabalho é o seguinte: quem é bom fica.

Conseguir emprego na area de web a galera consegue (até porque tem empresas horrivies por ai).. agora, ficar, é diferente.

Eu diria que 70% da galera que é contratada diz que sabe isso e aquilo e não sabe absolutamente nada.

Isso de "requisitado pelo mercado de trabalho" não existe.. faltam profissionais qualificados em todas as areas (exatamente pelo motivo dito acima: galera fala que sabe mas não sabe de nada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tombando pro lado do Ruby on Rails amigos. Principalmente depois de ouvir esse PodCast (http://www.guanabara.info/2009/02/guanacast-53-linguagem-ruby/) e ler esse artigo (http://andreferraro.wordpress.com/2009/12/25/15-dias-on-rails-dia-2-por-que-ruby-on-rails/). Recomendo a vocês darem uma olhada nos links, mesmo que não gostem da linguagem, informação é sempre bom né? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

isso é verdade...

mas digo que php nao esta saturado no mercado.. pelo contrario.. as liguagens que estão crescendo cadavez mais... sao java e php. digo que a maioria das empresas procuram profissionais qualificados que "tenham" conhecimento em php e java orientada a objetos, banco de dados...

hj e dia é bem difícil achar uma empresa procurando programador delphi, cobol, c/c++ tendo em vista que o mercado de trabalho esta migrando para java e php. claro que sempre haverá uma empresa que procure um programador delphi.. o outra linguagem.. mas pelo q eu vejo pelo mens aqui na minha regiao.. é que 70% das empresas trabalham com orientaçao a objetos em java e php.

sobre o ruby on rails, eu acho ainda um pouco cedo demais pra se "atirar de cabeça", com certeza daqui uns anos ela estara bem forte no mercado.. mas agora no inicio será umpouco difícil... pelo menos esta éa minha visao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

de fato sim, mas nao podemos prever se realmente será o augi daqui a 3 a 4 anos... em 4 anos uma linguagem pode mudar e muito... vide o php.. em 6 anos praticamente mudou muita coisa..desde o php ao php5.

recomendo que estude o ruby, mas nao se limite apenas ele.. estude o php também. pois será a sua saida.. caso o ruby nao seja muito requisitado pelo mercado.. acho q um bom programador nao pode se limitar apenas uma linguagem. de fato eu tenho muita curiosidade em aprender ruby e ruby on rails porque eu vi uma palestra sobre isso em uma das minhas semanas academicas... e o que eu vi eu gostei muito, porém nao tenho tempo de estudar outra linguagem... pois estou no meio do meu TCC que esta tomando conta.. mas como você provavelmente terá tempo... estude o ruby a seu gosto mas nao esqueça do resto,.. (php, javascript,...etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

sim, rails é um framework de ruby.

bom a diferença é que php é a linguagem, e cakePHP é um framework da linguagem. ou seja, frameworks sao criados para automatizar certas coisas.. acaba sendo uma ferramenta que todos usam por dar facilidade etal.. mas eu digo q nao pode só depender de frameworks apesar de serem uma "mao na roda".. o bom mesmo é aprender a linguagem.

por exemplo muitas vezes eu usei um Framework CSS desenvolvido por um colega meu de faculdade, HJ eu nao utilizo mais.. porque aprendi a utilizar o CSS. o framework me facilitava criar layouts de paginas baseadas em grids então era muito fácil criar um topo, menu, conteudo e um rodapé com meia duzia de tags. depois que eu aprendi a usar o CSS melhor.. passei a nao utilizar mais o framwork.

por exemplo outro framework de php... o Code Inigter(nao sei como se escreve o nome) ele permite fazer formularios com muita facilidade.. com apenas alguns codigos ja faz e valida...

acho que antes de você aprender o rails, tem que aprender pelo menos o básico/intermediário de ruby.

sinceramente, cotinuo achando que ruby, ruby on rails ainda vai demorar um pouco mais para se integrar ao mercado de trabalho de forma consolidada. tendo em vista que java e php, ambos em orientada a objetos sao o "futuro" do mercado de trabalho pelo menos uns 5 anos claro q isso tudo que eu to afirmando é baseado em pesquisas que fiz em meu curso da faculdade, pois em uma das cadeiras eu tive linguagens de programaçao e tive que pesquisar sobre o mercado de trabalho.. mas como tudo muda... vá saber o que vai acontecer daqui a 5 anos. rsrs

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que não pode acontecer é "fãzisse" com linguagens. Nenhuma linguagem é melhor que a outra e, repito: Nenhuma linguagem será predominante no mercado de trabalho.

Que nem "fã-boy" de C++ que vive dizendo que c/c++ é isso e aquilo, superior a Delphi. Depois disso vem os fãs de Java que acham Java a unica verdade do mundo.

Não seja fã! Escolha a linguagem que mais lhe agradar e seja bom nela. Se você for bom, terá emprego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

a verdade é que as coisas sempre estão mudando... ja teve tempos que pelo menos aqui na minha regiao as empresas tinham olhos para quem programasse em delphi e c++.. depois de uns anos.. apareceu o tal do java... e muitas empresas aderiram ao java.. com certeza daqui um tempo.. vão ta querendo outra linguagem.. sempre se adaptando ao.. com isso dao pode dizer que uma linguagem é melhor do que a outra como disse o lucas, porque cada uma tem seus pros e contras.. e como programadores sao diferentes, com diferentes visoes e facilidades de aprendizado... acaba se tornando algo pessoal a escolha da linguagem. a nao ser você você por exemplo seja contratada por uma empresa X, e a mesma usa uma linguagem q você nunca viu na vida, mas um dos criterios deles que acredito que tenha na maioria das empresas: vontade de aprender. todas as oportunidades que recebo em meu email pela minha faculdade.. nao deixei de notar o critério " vontade de aprender" porque nem sempre sabemos tudo.. sempre terá algo novo a se aprender.

hj o mercado a maioria ta focada em java e php orientada a objetos dependendo do foco empresarial. te dou exemplo de duas empresas aqui na minha cidade a Gestum e a AG2. ambas sao empresas de TI baseada em soluçoes web. qual a linguagem que els usam? praticamente as duas usam java orientada a objetos com hibernate e php orientada a objetos.

mas por outro lado tem uma empresa aqui que só trabalha com delphi. ( minha cidade apenas esta) o resto todas sao com java ou php ou ambas. poder se que amanha ou depois surge uma empresa que trabalhe com ouyra linguagem.

estou falando isso porque quero chegar na questao que um dos amigos aqui o killandyou abriu em outra sessao de qual liguagem predominante no momento. a resposta é: atualmente é java e php. isso é fato. mas só porque elas sao "predominante do momento" nao quer dizer q nao possa aprender outra. eaí é só procurar uma empresa que tenha a linguagem q você aprendeu ou entrar em uma que você possa aprender. então ai nesse meio é que entra a questao levantada pelo lucas que o profissional contratado é aquele q tem qualificaçao... quando eu digo qualificaçao nao quer dizer diplomas.. e certificados.. mas que tem uma visao abrangente, um pensamento lateral para solucionar problemas.. úm profissional de iniciativa... é esse profissional que vai prevalecer numa seleçao de emprego.

então nada depende da linguagem em si aprendida..mas sim de ti mesmo, você pode aprnder qtas linguagens você quiser... no meu ponto de vista qto mais melhor... porque tem melhores chances de adaptaçao no mercado.. bom isto é apenas a minha visao do assunto. com certeza terá pessoas discordando de mim.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou ser curto: faz o que você gosta.

Pra saber o que gosta, passe por algumas. Depois de pegar o "bonde" na primeira, as próximas geralmente tem uma curva de aprendizado menor.

Quem gosta pesquisa, se aprofunda, estuda e, principalmente, nunca se dá por satisfeito (eu programo PHP há 9 anos e me considero um nada). E tudo isso você vai fazer por livre e espontânea vontade. Pra gente assim não falta mercado.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive essa "filosofia" de ir no que gosta, não no que é "melhor".

Mas pensei que na programação fosse diferente exatamente por causa da exigência do mercado de trabalho e como está dando pra perceber, o mercado na área de web está bem mais pro PHP o que me desanima a estudar Ruby, mas ao mesmo tempo, quando começo a estudar PHP não sinto motivação pois não "gostei" da linguagem e gostei muito do Ruby.

E agora estou naquela duvida clássica: estudo o que gosto ou o que o mercado de trabalho pede?

(OBS: Fala se não dá vontade de largar tudo e correr atrás disso, é show de bola, chega a ser lindo: http://ideiasonrails.com/05/01/2011/porque-aprender-e-usar-ruby/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

dessa vez vou ser um pouco mais franco e ir direto ao ponto.. rsrs como diz meu professor.. estude os dois. aprenda php para mercado atual e estude o ruby por gosto. assim você sai no lucro. porque quando o ruby se consolidadar.. você ja terá a experiencia.

um fator que nao mencionei aaqui é que o profissional que é contratado é aquele que tem mais experiencia. ou seja se você tiver 3 anos de experiencia em programaçao ruby e entrar numa seleçao onde tem pessoas recem formadas com diploma de um tecnologo de 3 anos... quem será empregado será você. pela experiencia atuante. então deixo minha dica.. estude os dois. agora particularmente nao troco php por nada.. rsrs estou estudando a orientaçao a objetos.. que estou empregando no meu tcc. difícil tá..mas como sou brasileiro nao desisto nunca :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!