Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler no Teto Vale a Pena?


Posts recomendados

Criei a pouco um tópico sobre a posição da fonte em meu novo gabinete Thermaltake V4, e já foi resolvida esta dúvida, agora é outra em específico também.

O gabinete tem duas entradas para coolers, vale a pena instalar os coolers nelas ou colocar apenas uma tela protetora de poeira em ambas? tenho uma configuração básico, sem necessidade de grande refrigeração, e tenho cooler frontal e traseiro ( um jogando ar e outro tirado, como exaustor). Qual e experiência de vocês com relação a cooler na parte superior? A questão da poeira, acumulo de ar quente e tal?

Aguardando as respostas que irão chegar ;).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi configurações bem parrudas mantendo boas temperaturas apenas com um ventilador frontal e um exaustor traseiro...

A princípio, não há a necessidade de colocar exaustores no teto! ...Mas quem vai dizer se realmente necessita ou não, é você mesmo... Conforme for a tua avaliação sobre as temperaturas que tu obteve.

Primeiro verifique as tuas temperaturas... Se estiverem boas, não haverá necessidade de melhorar a ventilação... será um aumento de ruído desnecessário!

Só uma pequena confusão... cooler é o conjunto do ventilador + dissipador térmico. Quando você se refere ao ventilador como cooler fica meio confuso de entender... chame apenas de ventilador, ventoinha, fan...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, se você puder deslocar esse fan da traseira para o "teto" ficaria melhor a sua refrigeração, eu aconnselharia, quanto melhor a refrigeração melhor é o desempenho da máquina e maior a sua durabilidade.

se seu gabinete tem essa opção seria bom aproveitar, por experiência própria um exaustor no "teto" do gabinete refrigera muito mais que na traseira, mas não acho necessário por um fan adicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal! Então, estou com 3 fans em minha maquina, e as temperaturas estão boas, eles são... 1 traseiro exaustor, 1 teto exaustor, 1 frontal jogando ar, e a outra entrada de teto esta com um filtro de poeira.

A minha dúvida é se tem mesmo uma necessidade deste fan do teto, ele ajuda mesmo a melhorar a temperatura ou apenas 2 bastam? todos são de 120mm.

A minha principal dúvida é com questão da poeira. Se eu tirar o que está no teto e colocar o filtro de poeira (não é possível colocar a fan e o filtro, o tamanho não permite) no lugar da fan, vai ser bom!? daí vão ficar dois filtros de poeira.

LeonardoF.S, o que você disse tá certo, vou chamar estes "coolers" de fan ou ventoinha agora para não confundir :P. Já li mesmo que cooler é junção de fan e dissipador, ou que acopla a uma placa, algo assim, e fan é o que fica no gabinete.

Pois bem, quem aqui usa fans no teto em seus gabinetes? o que fazem para evitar o acúmulo de sujeira no interior do gabinete?

Obrigado até o momento. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, uma coisa que também me intriga, já que n fui eu quem colocou os fans. Qual é diferença dele ser "instalado" em 3v...5v e 12v?? O que é molex, adaptador molex? Qual a diferença em instalar fan na fonte e placa mãe?

Essas são dúvidas leigas, eu sei. Porém preciso aprender essas coisas básicas para entender melhor o que pessoal fala aqui e também para eu não opinar de forma errada para algum outro usuário pedindo ajuda. valeu! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos fans funciona com 12 volts. Se ligá-lo nos 5V irá girar mais devagar. Em 3V, talvez não funcione.

Molex é um dos tipos de conectores da fonte de alimentação:

http://attachments.techguy.org/attachments/56596d1117309503/molex1.jpg

Fan ligado direto na fonte>> irá sempre girar no máximo, a menos que você disponha de um controlador de rotação (ex: o Spire já vem com um)

Fan conectado na placa-mãe >> Se for de 3 pinos, será possivel monitorar sua velocidade de rotação.

Fans com recurso PWM (4 pinos) >> Ligado no conector PWM, a mobo também poderá controlar sua velocidade de rotação (ex: Akasa Apache)

Obs: aqui eu coloquei um fan de 80 mm na parte superior do gabinete, tive que abrir um buraco em cima:

2pql0kz.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, já ví que sua maior procupção é o acumulo de poeira, enquanto à isso, fique tranquilo. O máximo que você pode fazer é colocar um filtro no fan que joga o ar dentro do case, pois é por ele que entra toda esta poeira, e também tampar o buraco do fan é bom, como você fez no buraco não utilizado.

Aliás, não é recomendado colocar um filtro "na frente" do fan, de modo que ele empurre o ar contra o filtro, pois além de fazer o fan perder muito sua eficiencia, ele vai prender a poeira dentro do case, pois você estará empedindo que a poeira saia do case com o filtro.

Acho também que não seja mais que nescessário um fan fontral e outro atràs, não para um config básica :]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm, muito bom saber!!!

E também estou perdendo a preocupação quanto a poeira, já que parece que ela entra mesmo é pela frontal! mr5... você falou que pode se colocar um protetor atras do cooler frontal para evitar entrar poeira? Mas será que issó é legal?

E também quero saber mais desse negócio de 3 pinos, 4 pinos...achei interessante, afinal, vocês usam o cooler na velocidade máxima ou nesse tal de pwm??

Enfim, vai aqui as fotos prometidas, quero comentários, e também se eu posso modificar algo para melhorar a ventilação e tal.

valeu ^_^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm, muito bom saber!!!

E também estou perdendo a preocupação quanto a poeira, já que parece que ela entra mesmo é pela frontal! mr5... você falou que pode se colocar um protetor atras do cooler frontal para evitar entrar poeira? Mas será que issó é legal?

E também quero saber mais desse negócio de 3 pinos, 4 pinos...achei interessante, afinal, vocês usam o cooler na velocidade máxima ou nesse tal de pwm??

Enfim, vai aqui as fotos prometidas, quero comentários, e também se eu posso modificar algo para melhorar a ventilação e tal.

valeu ^_^.

Claro que é legal colocar filtro na frente do fan, é o recomendado aliàs. Tendo fans que retirem o ar quente, já basta. O filtro interfere um pouco sim na eficiência do fan, porém nada preocupando.

Pode sim colocar o filtro no fan :]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você falou que pode se colocar um protetor atrás do cooler frontal para evitar entrar poeira? Mas será que issó é legal?

Depende do teu ponto de vista!! Para mim... algo totalmente desnecessário!! O prejuízo que ele causa na eficiência do fan não vale a pena!! Fora o trabalho de desparafusar os fans, tirar filtro a filtro, lavar, parafusar de novo... Muito ruim!

Estas temperaturas são com o PC em idle certo?! ...Poste com ele em full também!

Sugestão... arrume melhor os cabos da tua fonte, tire da frente deste ventilador frontal! Assim melhorará a circulação de ar no gabinete!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei mesmo que o filtro no frontal seria problemático,rsrs.

Exato LeonardoF.S, estão em idle, depois farei o teste em full e colocarei aqui ;). Como é que posso organizar melhor os cabos da fonte? Tenho um pouco de medo de mexer e dar algum problema, e também não sei onde posso colocar os cabos da fonte.

Quem quiser me explicar detalhadamente esse negócio dos fans, os pinos, sobre o molex, rotação, etc, vou achar bom :). E também falarem como posso organizar melhor os cabos dessa fonte. vlwww!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei mesmo que o filtro no frontal seria problemático,rsrs.

Exato LeonardoF.S, estão em idle, depois farei o teste em full e colocarei aqui ;). Como é que posso organizar melhor os cabos da fonte? Tenho um pouco de medo de mexer e dar algum problema, e também não sei onde posso colocar os cabos da fonte.

Quem quiser me explicar detalhadamente esse negócio dos fans, os pinos, sobre o molex, rotação, etc, vou achar bom :). E também falarem como posso organizar melhor os cabos dessa fonte. vlwww!

Para organizar, passe os cabos por tras da bandeja de ferro da placa-mãe (nem todos os gabinetes tem esse espaço) ou esconda os cabos não utilizados atras das baias de DVDs e HDs.

Exemplo:

PICT0005.jpg

Que deve resultar em um visual assim:

cm690pc.jpg

s5032975.jpg

No mais, use sua imaginação ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelas fotos e a resp Jorno! :).

então, olha só, como sou meio cabrero de mexer com isso eu mesmo, levei em uma loja de info da cidade e falaram que não era possível deixar mais organizado do q está, porque senaum pode pegar na placa mãe, ou outro componente do pc q n é legal. então...como a temperatura na minha opinião está legal...deixarei assim mesmo!

Outra coisa que perguntei foi sobre os pinos dos coolers, de 3 e 4pinos, vários técnicos não sabiam e só um soube falar mais ou menos, mas nem sabia desse negócio de velocidade do cooler, pwn e tal. então até agora não consegui uma luz a respeito desse assunto.

De todo modo valeu ae galera que respondeu até agora, a dúvida mesmo foi sanada. Quem quiser me falar sobre a questão dos pinos ficarei feliz :D, hehe. vlwww ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACFaria, conectores de 3 pinos possuem um um cabo amarelo que entregam o sinal de rotação à placa mãe... A placa mãe recebe esse sinal de rotações por minuto da ventoinha, o vulgo "rpm" e a mesma consegue controlar a velocidade entrando pela BIOS ou aplicativo que controle as fans do teu pc, permitindo acertos MANUAIS de controle, ou seja, você vai e dita as regras: Quero que a fan rode a + ou - 1200 rpm, a 2400 rpm e assim vai. A rotação da ventoinha ficará FIXA ou PRÓXIMA desse valor....

Nos conectores de 4 pinos, há um quarto cabo, geralmente laranja ou azul, que é chamado de PWM (Pulse-Width Modulation - Modulação por Largura de Pulso). Esse cabo permite controlar a ventoinha captando o sinal do cabo amarelo (rpm) e por largura de pulsos, oferecer um controle TOTALMENTE AUTOMÁTICO pela placa mãe, ou seja, você vai na BIOS ou aplicativo, seleciona o modo que quer (Silêncio, Normal, Turbo, etc.) e a ventoinha vai girar de acordo com a TEMPERATURA do sistema. A própria placa mãe irá controlar a ventoinha fazendo aumentar ou diminuir a rotação dela, de acordo com a necessidade.

Bem, AC, nem ia postar, mas postei nesse tópico justamente por causa disso:

então, olha só, como sou meio cabrero de mexer com isso eu mesmo, levei em uma loja de info da cidade

Cara, só precisa perder o medo! Imagina que em abril do ano passado era tão leigo ou até pior que você, pois só tive computador mesmo a partir dessa data. Sempre preferia video-game. Não sabia absolutamente nada, tinha muito medo... Daí comecei a mexer aos poucos e lendo muitos tutoriais na net, vídeos no you tube e hoje, como o Jorno, sou o técnico da família... Primeira coisa: Não tenha medo! Segunda: A tecnologia de hoje é avançada demais para permitir queimar de vez ou acabar com o hardware. Como exemplo, vendi minha P7P55D-PRO para um amigo que forçou um cooler 775 e encaixou só duas travas na placa, retirou os cabos de 4 pinos que ficam ao lado do 24 pinos (o maior e mais grosso) da fonte, afastou pra direita, ligou e ficou reiniciando que nem louco, mas não queimou... Pra você ter uma ideia...

Vamos lá, rapaz! Coragem e você mesmo faz manutenção no seu pc!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

levei em uma loja de info da cidade e falaram que não era possível deixar mais organizado do q está, porque senaum pode pegar na placa mãe, ou outro componente do pc q n é legal!

Mas que desculpa mais furada... isso se chama má vontade!!

Outra coisa que perguntei foi sobre os pinos dos coolers, de 3 e 4pinos, vários técnicos não sabiam e só um soube falar mais ou menos, mas nem sabia desse negócio de velocidade do cooler, pwn e tal. então até agora não consegui uma luz a respeito desse assunto.

Isto é uma informação básica para um técnico... Seria natural se ele te desse uma "aula" sobre o assunto!

...pelo menos agora sabe o nível de conhecimento das pessoas que estão cuidando do teu PC! ;)

Tenha cuidado com estes "fundos de quintais" aí!!!

Primeira coisa: Não tenha medo! Segunda: A tecnologia de hoje é avançada demais para permitir queimar de vez ou acabar com o hardware.

acfaria

Também não é bem assim... Com eletricidade não se brinca!

Saiba o que está fazendo, verifique, certifique-se, tenha calma... não saia por aí metendo a mão onde não deve!

Não dá para acelerar as coisas... tudo a seu tempo! Conhecimento não se adquire em um dia! Não atropele as coisas... Daqui a pouco tu ta dando aula! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que desculpa mais furada... isso se chama má vontade!!

Não é má vontade, não Leonardo! Geralmente o cara não sabe fazer... Quando postei a foto do meu V3 no tópico oficial, a galera havia dito que dava pra melhorar e eu havia dito que não dava! Quando vi as fotos do pessoal, aí sim, fiz igual...

acfaria

Também não é bem assim... Com eletricidade não se brinca!

Saiba o que está fazendo, verifique, certifique-se, tenha calma... não saia por aí metendo a mão onde não deve!

Não dá para acelerar as coisas... tudo a seu tempo! Conhecimento não se adquire em um dia! Não atropele as coisas... Daqui a pouco tu ta dando aula! ;)

Aí eu discordo... O que eu estava fazendo era dar um ânimo pra ele começar a aprender e não sair metendo a mão que nem louco fazendo experiências bisonhas... O que ele pode começar a fazer é desconectar cabos, prestar atenção, conectá-los de novo no mesmo lugar... Assim que eu comecei aprender... Se não tomar iniciativa, jamais vai aprender e vai ficar pagando para terceiros.

Eu não sei fazer arroz, mas se eu não tomar iniciativa para aprender e começar a fazer, pensando que estou mexendo com fogo e temperaturas altas e tomar cuidado e tudo mais, jamais vou aprender como fazer...

O segredo é observar bem e depois fazer... Começar a agir, com calma como disse, ele jamais vai estragar algo, ou se machucar... O fato é: algum momento precisa agir... Se não souber, pergunte! Esse é o lema do meu serviço, sendo que trabalho numa siderúrgica.

Três membros do fórum montaram um pc do início comigo por MP, foi uma tempestade de fotos e perguntas! No término, ficaram satisfeitos: "-Cara, o pc tá funcionando e ok!" Obrigadão pela força!" E um tinha o mesmo conhecimento do ACFaria.... Mas aprendeu!

Como disse, não falei para inverter os pés pelas mãos, mas para ter iniciativa de aprender...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehehe, realmente valeu pela força Eagleye, tentei mexer aqui e ficou um pouco mais organizado, não tanto mas um pouco melhor...:D

LeornardoF.S, realmente você tá certo quanto a má vontade, mas não acho que é apenas isso. Os caras no começo se desinteressaram em me atender (levei em uma loja diferente do que estou acostumado a ir), parece que acharam que era uma coisa banal, no fim levaram p parte técnica, esperei, voltaram e falaram que não tinha como melhorar.

O grande problema é que, além disso, parecem sofrer mesmo de uma incompetência atroz, alem de n conseguirem arrumar, fui perguntar sobre os conectores e levei o que tenho aqui "adaptador 3-4pin", e quando viram, parecia que estavam olhando para um objeto alienígena.

Eu levei nesta outra loja porque ia ter que passar num lugar ali perto também, e não ia dar uma volta grande na cidade só p levar o pc p fazer isso. A loja que estou acostumado a levar os caras entendem melhor, mas ainda sim não são lá graaaande coisa não. Então, quando perguntei disso, do adaptador, eles nem sabiam para que servia, não me explicaram completamente nada, só ficaram boiando, nesse caso nem foi eles, mas eu que acabei sentido vergonha (_(.

Ainda não entendi como se conecta esse adaptador nas fans, e para que exatamente eles servem, são tres lugares para se conectar, um tem tres buracos, outro tres pinos, e mais outro maior e 2 pinos grandes. Não entendi a ordem que eu tenho que por isso lá para ter o controle de pwn!?? E também queria saber se vocês fazem isso com suas fans e se tem benefício realizar o mesmo :).

valeu pela grande ajuda pessoal, principalmente vocês, Eagleye e LeonardoF.S. grande abraço! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os fans com PWM tem esse plug, com quatro furinhos:

http://www.acousticpc.com/images/a_pwm_connector_white_backround_md_pic.jpg

Para que a placa-mãe possa controlar sua rotação, o fan deve ser ligado no conector PWM, igual a esse:

http://www.guiadohardware.net/imagens/img-58f3f892.jpg

Fans com plugs de três pinos podem ser ligados ali normalmente, porém não haverá controle de rotação (o fan vai sempre trabalhar no máximo).

Esse adaptador a qual você se referiu serve pra ligar um fan comum (plug com três furinhos) diretamente na fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACFaria, adaptador de fans para ligar direto na fonte tem um conector molex para ligar direto na fonte (chamado cabo periférico) e um conector macho para encaixar no conector de 3 ou 4 pinos da fan. Veja:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:12,familia_id:77/cabo-adaptador-molex-4-pinos-para-3-pinos

Agora sobre organização, perceba o antes e depois dessa foto e vai entender:

TTV3-AntesDepois.jpg

Infelizmente, esse tipo de arrumação requer tempo e paciência... Tem de passar os cabos da fonte todos por baixo (perceba na foto atrás do fan da base ("piso" do gabinete) e entrarem por trás da bandeja da placa mãe. Alguns você vai ocultá-los atrás da bandeja da placa mãe e a grande maioria (no V3/4 não há muito espaço) vai ficar atrás das baias dos HD's... Depois só distribuir aonde for necessário. Esse cabo "voando" era o de quatro pinos de energia da CPU, que dava para passar por baixo da placa mãe, desmontando-a. Mas fiquei com preguiça e não quis fazer... Pode tentar AC, só ter o cuidado de reincaixar os cabos nos mesmos lugares...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, uma coisa que eu fiquei em dúvida aqui com relação aos seu fan no teto foi: tem um como exaustor e outro jogando para dentro? cara se tá assim eu acho que você deveria mudar, a tendencia do ar quente é subir então no teto geralmente se usa apenas exaustor. e como exaustor só joga para fora não precisa de filtro pois ele vai movimentar e retirar a poeira de dentro se não estiver com filtro.

quanto a arrumação, técnicos de informática geralmente não gostam de fazer, por vários motivos, é um processo demorado então eles deixam de qualquer jeito, nem todo gabinete dá pra ficar perfeito... mas todo gabinete dá pra você arrumar direitinho.

No meu caso eu tenho um new drive que n tem como passar nada por traz da chapa da placa mãe... então eu passei ele pro lado das baias, ficou legal... consumiu muito tempo, um pouco de fita isolante, 6 abracadeiras pretas (comprei por 5 cents cada) e um monte de paciencia. meus cabos sata não tem como fazer aquele negocio bonitinho em espiral... são da intel e são blindados, muito duro pra fazer qualquer arte, rsrsrsrs

mas ai, como eu te disse ficou legal e só me custou tempo e uns 3 reais no maximo, as fotos vão ai:

http://img812.imageshack.us/img812/743/55898741.jpg

a segunda foto é do esquema do meu cooler e os dissipadores traseiro e do teto.

http://img151.imageshack.us/img151/4703/88927034.jpg

pretendo trocar o do teto por um viper e por um outro viper como dissipador no fundo onde está o everycool aluminio, e descer o ele pro lado da fonte que fica embaixo... mas eu sou meio maniaco com essas coisas de refrigeração.

quanto a mexer cara, eu tenho uma técnica pra te passar que é a coisa mais incrivel do mundo pra quem ta começando (como eu)

Queria trocar o gabinete eu mesmo e tive essa brilhante ideia, peguei a maquina digital e tirei foto de tudo, assim eu sabia exatamente como ficaria onde ficaria e o que eu poderia fazer... isso da primeira vez que montei um pc (foi esse ano e este mesmo pc) até então não tinha coragem, dai montei tudo certinho como tava na foto, mas o cara que tinha montado antes tinha montado umas coisas erradas e o som não tava funcionando, dai eu peguei o diagrama que veio com a placa e fui verificar, pronto achei no diagrama e consertei, de lá pra cá toda semana eu monto e desmonto (exagero) assimeu limpo aprendo mais ... em fim se tu tá com medo de ligar algo errado tira foto que n vai ter erro! mas é sempre bom ter cuidado... principalmente com os cabos da fonte. rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria trocar o gabinete eu mesmo e tive essa brilhante ideia, peguei a maquina digital e tirei foto de tudo, assim eu sabia exatamente como ficaria onde ficaria e o que eu poderia fazer... isso da primeira vez que montei um pc (foi esse ano e este mesmo pc) até então não tinha coragem, dai montei tudo certinho como tava na foto, mas o cara que tinha montado antes tinha montado umas coisas erradas e o som não tava funcionando, dai eu peguei o diagrama que veio com a placa e fui verificar, pronto achei no diagrama e consertei, de lá pra cá toda semana eu monto e desmonto (exagero) assimeu limpo aprendo mais ... em fim se tu tá com medo de ligar algo errado tira foto que n vai ter erro! mas é sempre bom ter cuidado... principalmente com os cabos da fonte. rsrsrsrs

É disso que eu estava falando! Vontade de aprender e motivação gera atitude, e atitude gera conhecimento! É isso aí, Uhtred! Excelente aprendizado registrando tudo em fotos!

Fica aí a ideia pra que quiser aprender...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é má vontade, não Leonardo! Geralmente o cara não sabe fazer...

Se não sabe fazer... então não deveria ter aberto uma loja de computadores! ...Muito menos prestar serviço de manutenção! ;)

Vamos, você e eu, abrir uma clínica para tratar o câncer infantil???:P

Parece absurdo não é???!!

Eu não sei fazer arroz, mas se eu não tomar iniciativa para aprender e começar a fazer, pensando que estou mexendo com fogo e temperaturas altas e tomar cuidado e tudo mais, jamais vou aprender como fazer...

Não disse para não mexer, fuçar, bisbilhotar, perguntar... a proposta não é essa! Disse apenas para tomar cuidado e saber o que está fazendo antes de sair mexendo, pois eletricidade não é igual a fazer arroz!

Eletricidade não se vê, não se cheira e não se escuta!

Esses dias encostei em um inocente dissipador de uma fonte ATX12V... Não sei como descrever o tamanho coice que levei daquela fonte de 12V!

Eu já fiz muita bobagem por irresponsabilidade... sair fuçando sem pedir licença...

Acho que o melhor jeito de exemplificar o que queria dizer é o teu próprio post:

Três membros do fórum montaram um pc do início comigo por MP, foi uma tempestade de fotos e perguntas!

Pelo visto tu não saiu encaixando peça feito louco... primeiro teve certeza do que iria fazer, depois fez! não foi?!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora em responder pessoal, essa semana estava meio corrido p mim...

Olha, sobre essa questão dos técnicos, até não queria falar por ser absurdo d+, eu mesmo estava com vergonha de falar, mas vou dizer.. Quando foram abrir o gabinete, a tampa lateral, vocês acreditam que os caras não estavam dando conta!?? Tiraram os parafusos e estavam puxando a tampa para trás, e persistiam nisso, e todos sabem que a tampa do V4 dá só um toque para frente que ela desencaixa. Tudo bem que a maioria dos gabinetes, suponho eu, se abre a tampa puxando para trás, mas poxa, os caras são técnicos.

Olha, eu não trabalho com isso, não ganho dinheiro com isso, mas poxa, se eu tivesse no lugar dos caras ficaria corado de vergonha, o que eu fiz na situação para abrirem foi colocar a mão disfarçadamente para puxar da forma correta e falei "ahh, olha, acho que abri sem querer", e fiquei nessa. Sinceramente não sabia o que fazer, a minha única conclusão para isso foi que os caras nunca deviam ter tocado num gabinete desse tipo, coisa absurda para que é do ramo, pois até onde sei estes gabinetes da Thermaltake são bem conhecidos e vendidos.

Então, mudando o assunto rapidamente com algo que veio como nova dúvida. Reparei que o fan do teto está "vibrando" muito, quando coloco a mão na parte de cima da lataria do gabinete sinto ele tremer, isso é prejudicial de alguma forma para o PC? Tem como eu evitar isso?

Abraços pessoal!! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!