Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU AMD Athlon X2 64 no limite?


João AMD 2011

Posts recomendados

Quase certeza que é fonte, porque mesmo essa fonte oferecendo potência para essa placa, não quer dizer que ela ofereça para o conjunto. Já ví muitos casos assim e 95% deles eram a fonte que em um determinado momento ofereciam uma queda no fornecimento de energia e depois voltavam (problema esse é que é ligado aos capacitores da fonte que já podem estar muito desgastados ou serem de péssima qualidade) e visto que essa fonte é uma "bomba" em todos os sentidos fica bem fácil definir.

Realmente acredito que seja a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou trocar a fonte mesmo, a atual tá com cara de que não vai aguentar o tranco por muito mais tempo. Vou ver se acho a citada Corsair CMPSU-430CX V2.

Não seja por isso: https://www.guerradigital.net/fontes/corsair/corsair-builder-series-cx430-v2-430w-atx12v-v2-3-80-plus-pfc-ativo.html

Eu já comprei nessa loja e te garanto que é super honesta.

Boa sorte. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora apareceu outro problema... :angry:

Fui ligar o PC agora a tarde e apareceu a mensagem "CPU Fan Error" e o PC iniciou extremamente lento. Depois de algumas tentativas de tentar ligar pelo "Modo de Segurança", abri a máquina pra dar uma olhada. Parecendo tudo normal, apenas troquei as memórias de lugar e despluguei e pluguei alguns conectores.

O cooler do CPU, pelo Everest, tá marcando entre 4 mil e 6 mil RPM e a temperatura dos núcleos é de 56º em média. Esses valores são normais?

O PC voltou a funcionar normalmente, mas agora tá aparecendo a mensagem "F1 to Resume", antes de iniciar. Parece que alguma coisa da BIOS tá errada mas não sei o que é. Data e hora estão corretos, assim como a ordem de "boot".

Infelizmente, não lembro como estava antes e por enquanto só consegui desabilitar a função "Wait for F1 if Error" pra o PC iniciar normalmente, mas ainda aparece - mesmo rapidamente - uma tela informando que tem alguma configuração errada.

Alguém sabe como resolve isso?

EDIT 01: Ativei a opção na BIOS "Carregar dados originais" e a msg continua "F1 to resume" continua aparecendo.

EDIT 02: Na mesma BIOS, informa que a velocidade do cooler do CPU é de aproximadamente 2500 RPM, o que parece mais dentro da realidade (estou com o PC aberto aqui e vendo as ventoinhas).

Pra essa mensagem "F1 to Resume" continuar aparecendo, deu algum pau sério na máquina ou é apenas alguma coisa da BIOS que tá desconfigurada?

EDIT 03: Vendo a BIOS, achei uma opção chamada "Q-Fan Smart", que parece controlar melhor a temperatura do CPU. Sem problema deixar o recurso ativado, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dados configuráveis na BIOS são voláteis, portanto se a bateria que mantem esses dados carregados perdeu a carga, é necessário trocá-la. Procure a bateria instalada dentro do gabinete e substitua ela por outra. Trata-se de bateria de lítio comum (se não me engano, CR2032). Seu formato é circular achatado. Tal bateria é bem baratinha, talvez a encontre a preço inferior a R$5,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dados configuráveis na BIOS são voláteis, portanto se a bateria que mantem esses dados carregados perdeu a carga, é necessário trocá-la. Procure a bateria instalada dentro do gabinete e substitua ela por outra. Trata-se de bateria de lítio comum (se não me engano, CR2032). Seu formato é circular achatado. Tal bateria é bem baratinha, talvez a encontre a preço inferior a R$5,00.

Bom, a BIOS continua marcando a data e a hora corretamente, mas vou ver esse lance da troca de bateria.

Mas vou ver logo essa troca de fonte, já tô com medo de ligar o PC com a genérica... :eek::P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que tá: eu não sei que outra coisa é essa. Não lembro como estava configurado originalmente - só que estava funcionando tudo direito (só aquela história do PC "lagar" em situações de pico de desempenho) - quando fui ligar a máquina apareceu uma msg "CPU FAN Error", o Windows iniciou extremamente lento e depois de algumas tentativas (como citei antes) o PC voltou a funcionar normalmente, mas ainda teve que fazer uma checagem geral de erros antes de chegar a área de trabalho.

Mesmo com tudo aparentemente funcionando normal, uma mensagem "F1 to Resume" começou a aparecer. Ativei a opção para "carregar os dados padrão" e mesmo assim a msg continua aparecendo.

Ou tem alguma opção fora desses dados padrão que esqueci de ajustar (e a BIOS não informa) ou tem outra bronca no PC (aí seria f...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se nao me engano, o limite para um athlon X2 5000 é uma 9600GT 512MB DDR3 ja um Athlon X2 5200 da conta sem sombra de duvidas, eu tenho uma maquina com um X2 4800 e uma 9600Gt e fico de boa, nem chga aos 80% de uso porém tem fases de certos jogos que ele gargala dando 100% mesmo se eu fizer um over basico elevando sua frequencia para 2750Mhz.

mas numa 9500GT duvido muito que seja problemas de gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de eu concordar com o gustavo que seu problema principal seja fonte (LeaderSHIT é complicado, troque-a o quanto antes) esses problemas no Setup não devem ser por causa dela, sem falar que voce postou que seu x2 5200 estava a 56º, isso em full load ou em idle? Se estiver em full load tudo bem, mas se for em idle, então está muito alta essa temperatura, ainda mais com esse "CPU Fan Error" aparecendo, abra seu PC e faça uma limpeza (no cooler do CPU principalmente), avalie se seu gabinete tem uma circulação de ar decente e, como já disseram, troque essa fonte o quanto antes (a Corsair citada pelo Pistigrilo é uma ótima opção, outras seriam Antec, OCZ, Seasonic, entre 400-500W)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse CPU Fan Error só apareceu uma vez. E tem outra coisa, no Everest marca uns dados, mas na BIOS marca outros. Não lembro em relação a temperatura mas é abaixo da marcada pelo Everest (assim como a velocidade do FAN).

De qualquer forma, o Everest marca essas temperaturas assim há um tempão e nunca tive problemas de aquecimento (o PC aqui nunca reiniciou mesmo quando exigido no talo). Quanto a fonte, já estou providenciando.

EDIT 01: Vendo a BIOS notei que as opções:

Primary Ide Master - Not Detected

Primery Ide Slave - Not Detected

É assim mesmo? Da próxima vez vou anotar essas configs pra não ficar pensando se é assim ou assado...

Apenas lembrando: a BIOS detecta os HDs (SATA) e a ordem do boot.

EDIT 02: Peguei um texto gigantesco sobre configurações da BIOS. Vamos ver se descubro nele alguma opção que deveria estar ativada e não está (ou o contrário).

Outra coisa, meu PC não tem drive de disquete, mas na BIOS aparece o "Floppy Disk". É assim mesmo ou ele só apareceu porque carreguei os dados "padrão"? Será que é esse "Floppy Disk" que a BIOS tá procurando e não tá achando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que tá: eu não sei que outra coisa é essa. Não lembro como estava configurado originalmente - só que estava funcionando tudo direito (só aquela história do PC "lagar" em situações de pico de desempenho) - quando fui ligar a máquina apareceu uma msg "CPU FAN Error", o Windows iniciou extremamente lento e depois de algumas tentativas (como citei antes) o PC voltou a funcionar normalmente, mas ainda teve que fazer uma checagem geral de erros antes de chegar a área de trabalho.

Mesmo com tudo aparentemente funcionando normal, uma mensagem "F1 to Resume" começou a aparecer. Ativei a opção para "carregar os dados padrão" e mesmo assim a msg continua aparecendo.

Ou tem alguma opção fora desses dados padrão que esqueci de ajustar (e a BIOS não informa) ou tem outra bronca no PC (aí seria f...).

Esse "CPU Fan Error" provavelmente é aviso de problema no cooler do processador. Já que a temperatura está alta e o processador vai a 100% sem mais nem menos, isso é provável. Tente limpar o cooler do processador. Se não resolver, talvez seja necessário trocar o cooler dele. Me lembro que meu antigo Sempron 2200+ (que é um processador fraco, que nem esquenta tanto assim) já passou por isso. O PC reiniciava sozinho e travava sem mais nem menos. E ele ia a 100% sem mais nem menos. Tive que trocar o cooler dele. Nunca mais aconteceu isso. Agora, se a hora e data não estão erradas, duvido que seja problema na bateria da placa-mãe. A troca da fonte é a melhor coisa que você vai fazer também, mas esse "CPU Fan Error" não é culpa da sua "Leaderlixo".

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CPU só vai a 100% quando é exigido com aplicativos de alto desempenho (jogos recentes, programas de conversão de vídeo - e nesse caso só se eu tiver fazendo outras coisa no PC, como ver YT, etc.).

Vamos atualizar a situação:

Fonte: Trocada. Não achei a Corsair que tinham citado, fiquei com uma FONTE 500W REAL ST-500BAZ - SEVENTEAM. O importante é que resolveu o problema de queda aleatória de desempenho. Ou seja, a LS 600W nominais não estava mais dando conta do recado (agora se era por ser limitada mesmo ou por algum defeito, não sei).

CPUs: Segundo o Everest, mesmo em situações em que exigem um maior desempenho (neste momento estou rodando um aplicativo que puxa entre 70 e 80% do processador) ele esta marcando a média de 62º e a rotação do FAN está em 1800/1900 RPM (mas na BIOS detecta um valor mais alto: 2400 RPM em média). Vendo as ventoinhas girarem, a do CPU parece tão rápida quanto os outros coolers que tenho no PC.

Mas quando ele está em Idle (ou seja, apenas o SO está ativo ou um outro programa leve, como um navegador), ele fica marcando uns 55º graus em média. Pelo menos não chega nos perigosos 70º.

BIOS: Ainda tô tentando descobrir porque ele está perguntando pelo "F1 to Resume". Acho que é o Floppt Disk que ele fica procurando e não acha. Mais tarde testo isso aí.

Por enquanto é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CPU só vai a 100% quando é exigido com aplicativos de alto desempenho (jogos recentes, programas de conversão de vídeo - e nesse caso só se eu tiver fazendo outras coisa no PC, como ver YT, etc.).

Vamos atualizar a situação:

Fonte: Trocada. Não achei a Corsair que tinham citado, fiquei com uma FONTE 500W REAL ST-500BAZ - SEVENTEAM. O importante é que resolveu o problema de queda aleatória de desempenho. Ou seja, a LS 600W nominais não estava mais dando conta do recado (agora se era por ser limitada mesmo ou por algum defeito, não sei).

CPUs: Segundo o Everest, mesmo em situações em que exigem um maior desempenho (neste momento estou rodando um aplicativo que puxa entre 70 e 80% do processador) ele esta marcando a média de 62º e a rotação do FAN está em 1800/1900 RPM (mas na BIOS detecta um valor mais alto: 2400 RPM em média). Vendo as ventoinhas girarem, a do CPU parece tão rápida quanto os outros coolers que tenho no PC.

Mas quando ele está em Idle (ou seja, apenas o SO está ativo ou um outro programa leve, como um navegador), ele fica marcando uns 55º graus em média. Pelo menos não chega nos perigosos 70º.

BIOS: Ainda tô tentando descobrir porque ele está perguntando pelo "F1 to Resume". Acho que é o Floppt Disk que ele fica procurando e não acha. Mais tarde testo isso aí.

Por enquanto é isso.

Colega... Deveria ter consultado a gente antes de comprar essa fonte. A Seventeam tem alguns modelos bons de fonte, mas essa aí é uma bomba: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1866 Aquela Corsair CMPSU-430CX V2 ( https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-CX430-V2/2273 ) que te falei tinha na Guerra Digital ( https://www.guerradigital.net/fontes/corsair/corsair-builder-series-cx430-v2-430w-atx12v-v2-3-80-plus-pfc-ativo.html ), loja idônea, onde já comprei várias peças para meu PC. O lado bom é que já é menos ruim que sua antiga "Leaderlixo".

Já o caso do Floppy, procura a opção no SETUP para desabilitá-lo. Parou de aparecer a mensagem do "FAN ERROR" também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o caso do Floppy, procura a opção no SETUP para desabilitá-lo. Parou de aparecer a mensagem do "FAN ERROR" também?

A msg FAN ERROR não apareceu mais. Carreguei os dados originais da BIOS e desativei a opção do Floppy Disk na hora do boot. Acho que funcionou. Quando reiniciar o PC aqui, vejo como ficou.

E a fonte é bomba? :huh: Putz... Pelo menos o conjunto não é top de linha, então não deve exigir muito dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A msg FAN ERROR não apareceu mais. Carreguei os dados originais da BIOS e desativei a opção do Floppy Disk na hora do boot. Acho que funcionou. Quando reiniciar o PC aqui, vejo como ficou.

E a fonte é bomba? :huh: Putz... Pelo menos o conjunto não é top de linha, então não deve exigir muito dela.

Que bom que resolveu o problema. Quanto a fonte, ela é uma bomba sim, basta dar uma olhada no teste do Clube do Hardware no link que mandei no post acima, mas te garanto que a outra da "Leaderlixo" era bem pior, então você não deixou de fazer um "upgrade". =S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente descobri o que a BIOS queria que fosse corrigido. Teclando DEL (com a opção "F1 to resume" ativada) no boot, aparece uma espécie de log informando o status dos componentes do PC.

Na parte do HD SATA 1 aparecia a info "Ultra DMA Mode 6 Capable but Command Failed".

Pelo que entendi, das duas uma: ou a função SMART (que monitora o HD) endoidou ou o HD SATA 1 tá indo dessa pra melhor (bate na madeira...).

Só dá pra dizer que estou usando o PC normalmente e o HD não está dando sinais de falha. Mas é melhor ficar de olho.

Por enquanto, desativei a monitoração SMART do HD 01 pra ele parar de ficar perguntando o que está desconfigurado.

Aí a pergunta que fica é: isso é problema da BIOS ou o meu HD tá indo pro espaço?

Putz, meu PC nem é tão velho assim e o HD 01 (onde fica o Windows) é um SAMSUNG HD250HJ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um HD portátil de 640GB Samsung 5400rpm de 2,5" (HD de notebook, dentro do gabinete).

Com alguns meses de uso já tive que formatá-lo por falha (não conseguia acessar mais nada nele).

Fiquei escabreado com HDs Samsung. Pior é que é uma empresa que gera empregos no Brasil, pois possui fábrica no País.

Tente configurar o HD manualmente para o modo DMA5 e reabilite a função SMART; então verifique se o erro persiste. Observe que o modo de acesso DMA5 possui um tráfego de dados mais estreito. Isso, todavia, não representa um grande gargalo para os HDs, pois há outras variáveis envolvidas mais importantes, como nível de fragmentação, velocidade rotacional, tempos de acesso, densidade e quantidade de pratos etc. A velocidade sustentada é mais importante que acessos de pico, afinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João

Alguns podem achar uma tremenda besteira o que eu irei falar agora,mas você já tentou desfragmentar o Hd?

Eu já tive um problema parecido com este e eu simplesmente desfragmentei o Hd e todos os jogo voltaram a funcionar perfeitamente

Enquanto a fonte,eu acredito que ela deve aguentar o tranco,pois eu tinha uma geforce 8600gt e um dual core e5200 2.5ghz,com overclock para 3ghz,e uma fonte de 230 watts reais,aguentava sem nenhum problema

E nós sabemos que a 9500gt não é uma placa que necessita de muita "energia"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!