Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Características técnicas de modelos de Fone de Ouvido


Posts recomendados

Gente, o que vocês acham do fone da Corsair Raptor HS40??  Estou querendo um fone na faixa de preço deste (R$250) e quero comprar em lojas do brasil.

Já vi gente falando pra usar Headphone + Mic de lapela ...mas faz tanta diferença assim no microfone??

Se tiverem alguma outra sugestão de headset (ou Headphone + mic) que não ultrapasse R$ 250, eu estou aberto.

Ahh, minha ideia é utilizar o fone pra games (fps de preferência)

 

Abraços e obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, viewtiful disse:

Gente, o que vocês acham do fone da Corsair Raptor HS40??  Estou querendo um fone na faixa de preço deste (R$250) e quero comprar em lojas do brasil.

Já vi gente falando pra usar Headphone + Mic de lapela ...mas faz tanta diferença assim no microfone??

Se tiverem alguma outra sugestão de headset (ou Headphone + mic) que não ultrapasse R$ 250, eu estou aberto.

Ahh, minha ideia é utilizar o fone pra games (fps de preferência)

 

Abraços e obrigado desde já

Sim. Não somente o microfone é superior, como também o fone em si. Geralmente fone gamer tem a mania de deixar o grave bem forte, para que tenha uma explosão mais violenta, com mais vida e tal.

Entretanto, essa característica acaba atrapalhando no palco sonoro, que é muito importante em jogos de FPS como CS.

Nessa faixa de preço o combo fone+mic de lapela é muito superior aos headsets. Entretanto, eu gostei bastante do Siberia V2 (R$ 300), mas ele falou no teste de durabilidade, pois parou de funcionar com 1 ano e meio de uso.

Se tiver um pouco mais de grana, tem o Hyperx Cloud Core e o Corsair Vengeance 1500, ambos bem recomendados pela comunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, miyagialex disse:

Sim. Não somente o microfone é superior, como também o fone em si. Geralmente fone gamer tem a mania de deixar o grave bem forte, para que tenha uma explosão mais violenta, com mais vida e tal.

Entretanto, essa característica acaba atrapalhando no palco sonoro, que é muito importante em jogos de FPS como CS.

Nessa faixa de preço o combo fone+mic de lapela é muito superior aos headsets. Entretanto, eu gostei bastante do Siberia V2 (R$ 300), mas ele falou no teste de durabilidade, pois parou de funcionar com 1 ano e meio de uso.

Se tiver um pouco mais de grana, tem o Hyperx Cloud Core e o Corsair Vengeance 1500, ambos bem recomendados pela comunidade.

Obrigado pelas dicas... então, esse da hyperX eu já vi muita gente falar...mas fica meio fora do orçamento... outro q vi bastante gente comentando é o Arcano SHP300... e ele está na faixa de R$ 200 tb....mas estou com uma duvida, eu terei que investir em uma placa de som tb?? ou você acha q a onboard da minha placa-mãe já da conta do recado?? (tenho uma Asus M4a785 TD-v EVO)

 

obrigado por td desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viewtifulPrecisar uma olhada, pois existe o SHP300 e o SHP30. Um deles tem qualidade bem baixa e não vale o preço cobrado, mas eu sempre me confundo em qual deles.

O pessoal recomenda, e inclusive eu também tenho, o SHP80, fone muito bom.

Com relação a placa de som, eu não tenho muita experiência com placas, dacs, etc. O que posso dizer é que o SHP80 está funcionando direto na minha placa onboard (placa-mãe bem vagabunda por sinal), mas pelos relatos do pessoal o rendimento do fone melhora bem com equipamento dedicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, miyagialex disse:

@viewtifulPrecisar uma olhada, pois existe o SHP300 e o SHP30. Um deles tem qualidade bem baixa e não vale o preço cobrado, mas eu sempre me confundo em qual deles.

O pessoal recomenda, e inclusive eu também tenho, o SHP80, fone muito bom.

Com relação a placa de som, eu não tenho muita experiência com placas, dacs, etc. O que posso dizer é que o SHP80 está funcionando direto na minha placa onboard (placa-mãe bem vagabunda por sinal), mas pelos relatos do pessoal o rendimento do fone melhora bem com equipamento dedicado.

@miyagialex Pelo que eu andei lendo, esse SHP300 é o mesmo q o SHP80 (ou parecido...algo assim) mas o SHP80 é aberto né?? 

Então...apesar de eu ter lido q o SHP80 é melhor em fps, eu queria um q fosse fechado, porque aqui em casa é uma barulheira do inferno e eu quero algo que me isole bem do ambiente sabe....por isso tava vendo esse SHP300... mas eu acabo caindo no mesmo problema q os outros q você me recomendou, será q eu terei q comprar uma placa de som??? porque se eu tiver q comprar, ai estoura meu orçamento...

Esse HiperX Cloud q você recomendou eu tb li muito bem sobre ele... só n sei ql a diferença (na prática) do Cloud I pro Cloud Core, você sabe?? tp..sabe se vale a pena investir mais em um do q em outro, ou se muda pouca coisa?

valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2016 às 23:24, Jea Carlos disse:

Olá pessoal,gostaria de uma recomendação de vocês de um fone de ouvido para ouvir musicas,podcasts e filmes,quero algo para ter imersão e uma boa qualidade!

Algo em torno dos 100 reais.

Por pouco mais de R$100 tem o JVC HA-S400, ou então você pode importar um KZ ATE-S

adicionado 2 minutos depois

@viewtiful Esqueça Razer, Corsair, Steelseries, Turttlebeach ou qualquer outra marca gamer. O único que vale a pena é o Cloud Core, por ser remarcação de um fone de estúdio. Ou então você pode importar um SUperlux HD668b na e comprar um Arcano AR-LA500 aqui no Brasil. Mas se precisa de um fine fechado, recomendo o SHP300. Sobre as diferenças entre o Cloud I e o Cloud Core, o Core vem com menos acessórios e usa conector p3, mas vem com adaptador pra 2x p2. Já o Cloud II é a mesma coisa que o CLoud I, mas com uma placa de som de péssima qualidade.

adicionado 7 minutos depois

@miyagialex A Arcano não copiou o design, ela remarcou o Takstar HI2050. É o mesmo fone, mas com um nome diferente.

adicionado 14 minutos depois

@Lordkruell Se compar o CLoud II, não use a placa de som dele, a qualidade é péssima e estraga o som do fone e do mic. E esqueça essa mentira do "7.1", isso não existe em fones. Quanto ao fato de do Cloud Core não ter placa de som, isso é um pró e não um contra, visto que você pode ligá-lo a uma placa de melhor qualidade, e a maioria dos fones USB tem placas bem ruins, podendo até ser piores que as onboard.

adicionado 30 minutos depois

@KritzBR Pega uma KZ ATE-S ou um Rock Zircon no AliExpress

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, viewtiful disse:

@miyagialex Pelo que eu andei lendo, esse SHP300 é o mesmo q o SHP80 (ou parecido...algo assim) mas o SHP80 é aberto né?? 

Então...apesar de eu ter lido q o SHP80 é melhor em fps, eu queria um q fosse fechado, porque aqui em casa é uma barulheira do inferno e eu quero algo que me isole bem do ambiente sabe....por isso tava vendo esse SHP300... mas eu acabo caindo no mesmo problema q os outros q você me recomendou, será q eu terei q comprar uma placa de som??? porque se eu tiver q comprar, ai estoura meu orçamento...

Esse HiperX Cloud q você recomendou eu tb li muito bem sobre ele... só n sei ql a diferença (na prática) do Cloud I pro Cloud Core, você sabe?? tp..sabe se vale a pena investir mais em um do q em outro, ou se muda pouca coisa?

valeu pela ajuda

O modelo de sua placa-mãe possuí um chip de áudio VIA VT1708s, esse codec é o mesmo utilizado em placas de som dedicadas como Asus Xonar, não podemos comparar a construção de uma paca de som dedicada com uma onboard, porém o codec de áudio presente em sua placa-mãe não é um codec ruim. Acredito que se você não é um audiófilo ou faça gravações para Youtube, por exemplo, não há porque investir pesado numa placa de som, pois o ganho na qualidade de som nao deverá ser tão significativo. Não será uma placa de som dedicada que antecipará os passos do inimigo ou fará você ouvir sons inaudíveis. 

Invista em um bom fone, como a galera está te recomendando, se mesmo assim você quiser uma placa de som invista em uma mais a frente, mas não acredito que seja prioridade, seu som onboard muito provavelmente irá suprir sua necessidade.

Uso um HyperX Revolver numa placa onboard com codec VIA, um pouco mais recente que o seu se não me engano, e sinceramente, não me deixa nem um pouco a desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuhRubinato Muito obrigado pelas dicas e explicações ehehehehe .... na verdade eu não gostaria de ter que comprar uma placa de som. Justamente por isso perguntei se minha placa era boa. O que eu gostaria de saber é se caso eu compre uma Arcano SHP300 (por exemplo), ou qualquer outra dessas que me recomendaram, eu não terei esses problemas que o povo comenta, de som baixo, ou de não sentir diferença entre esses fones que vocês me indicam e outros mais simples, pelo fato da placa de som não ser dedicada. Você acha que com a placa de som que eu tenho, já sentirei diferença entre esses fones mais 'tops' e fones mais simples? Principalmente no caso de jogos competitivos, onde ouvir os passos dos inimigos é importante.

Obrigado desde já pela ajuda galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, viewtiful disse:

@GuhRubinato Muito obrigado pelas dicas e explicações ehehehehe .... na verdade eu não gostaria de ter que comprar uma placa de som. Justamente por isso perguntei se minha placa era boa. O que eu gostaria de saber é se caso eu compre uma Arcano SHP300 (por exemplo), ou qualquer outra dessas que me recomendaram, eu não terei esses problemas que o povo comenta, de som baixo, ou de não sentir diferença entre esses fones que vocês me indicam e outros mais simples, pelo fato da placa de som não ser dedicada. Você acha que com a placa de som que eu tenho, já sentirei diferença entre esses fones mais 'tops' e fones mais simples? Principalmente no caso de jogos competitivos, onde ouvir os passos dos inimigos é importante.

Obrigado desde já pela ajuda galera

Com certeza sentirá diferença de um fone simples para um de qualidade. Eu por exemplo usava um headset bem mais simples que na época paguei, se não me engano, uns R$75,00. Tal fone supria minhas expectativas, porém um dos lados parou de funcionar e aproveitei a deixa para adquirir um fone descente, foi então que peguei o HyperX Revolver. Mesmo sem trocar de placa nem nada, apenas o fone já deu pra sentir uma boa diferença na qualidade sonora, podendo ser ouvido sons com muito mais facilidade do que com o antigo headset.

Quanto ao som baixo, não acredito que a troca de fone trará esse tipo de problema, pelo contrário, se você já possui um fone barato esse fone já está te impedindo de extrair o que seu som onborad tem á oferecer.

O pessoal fala de uma placa de som dedicada não tanto pelo volume de saída, mas sim porque uma placa de som dedicada possuí um melhor isolamento entre seus componentes e alguns caprichos a mais para que não haja interferência, o que prejudica a qualidade de gravação e reprodução de som, causando alguns "chiados".

Você tem a opção de baixar algum software que simule Surround. Eu uso um software para simulação de Surround, no me caso o Razer Surround Pro que peguei de graça na época e gosto muito do resultado quando jogo, mas ai é algo totalmente opcional, porém não deixa de ser uma alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viewtiful a sua onboard vai levar qualquer desses fones tranquilamente, e sim, você notará entre eles e fones comuns. Uma placa de dedicado é um bom upgrade, mas é melhor investir no fone primeiro. De nada adianta ter uma placa top mas o fone ser ruim, porque você ficará limitado pelo fone. Agora com um fone bom você já vai ter um bom ganho na qualidade, e depois você pode comprar uma placa de som para extrair o máximo dele. Quanto a questão de ficar com o volume baixo, isso só acontece quando a placa não tem potência suficiente para o fone, mas normalmente só acontece com fones que tenham impedância superior a 64 ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuhRubinato entendi....então, pra mim, compensaria pegar um fone desses melhores q me indicaram, mesmo q eu não tenha uma placa de som dedicada, do que comprar por exemplo um desses ditos 'gamer' ?

Meu maior medo na verdade é gastar 200 reais num fone, e descobrir que pra ele ser TUDO ISSO que dizem eu preciso comprar uma placa de som, e ter q gastar mais 100 reais (o que não está nos meus planos). Eu não estou afim de comprar placa dedicada pra isso, por mim um fone bom e confortável, que me permita ouvir sons distintos (eu digo em caso de jogos, saber onde a pessoa está e tal) já é o suficiente.

Por falar em conforto, é muito difícil dizer se o fone é confortável ou não, acho que isso deve variar de pessoa pra pessoa, mas eu lembro que fui na FNAC uma vez, e experimentei os fones que estavam abertos lá, e um que eu achei absurdamente confortável, e q por muito tempo eu quis ter, era o Philips SHL9560 (vou colocar uma foto dele).....mas nunca comprei porque não sei se o som dele é bom ou não...alguem conhece ou já teve? Acredito que o som dele seja normal....mas o conforto dele eu lembro que era fenomenal (além do isolamento)...se alguem tiver algo a falar desse fone da philips eu agradeço ehehehe

 

@João Paulo Almeida sim eu concordo com você, e é justamente por isso que não pretendo investir em placa de som agora.... Eu estava vendo aquele da Arcano (SHP300) ele tem impedancia de 32 ohms, não terei problemas com ele, caso eu opte por ele né? alias, ele é um bom fone? Muitos dizem bem dele.... (se possivel, leia o que eu disse aqui em cima sobre o fone da Philips SHL9560..gostaria de saber se ele vale a pena? porque em relação a conforto eu sei que vale)

 

Obrigado por tudo desde já galera

philips.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, viewtiful disse:

@GuhRubinato

entendi....então, pra mim, compensaria pegar um fone desses melhores q me indicaram, mesmo q eu não tenha uma placa de som dedicada, do que comprar por exemplo um desses ditos 'gamer' ?

Meu maior medo na verdade é gastar 200 reais num fone, e descobrir que pra ele ser TUDO ISSO que dizem eu preciso comprar uma placa de som, e ter q gastar mais 100 reais (o que não está nos meus planos). Eu não estou afim de comprar placa dedicada pra isso, por mim um fone bom e confortável, que me permita ouvir sons distintos (eu digo em caso de jogos, saber onde a pessoa está e tal) já é o suficiente.

Por falar em conforto, é muito difícil dizer se o fone é confortável ou não, acho que isso deve variar de pessoa pra pessoa, mas eu lembro que fui na FNAC uma vez, e experimentei os fones que estavam abertos lá, e um que eu achei absurdamente confortável, e q por muito tempo eu quis ter, era o Philips SHL9560 (vou colocar uma foto dele).....mas nunca comprei porque não sei se o som dele é bom ou não...alguem conhece ou já teve? Acredito que o som dele seja normal....mas o conforto dele eu lembro que era fenomenal (além do isolamento)...se alguem tiver algo a falar desse fone da philips eu agradeço ehehehe

 

Não é uma placa de som que salva um fone barato, isso é um grade equivoco. Compre um fone de qualidade e você já terá além de um som de maior qualidade por conta do fone, também extrairá muito mais o que sua placa onboard tem à lhe oferecer.

Fique longe de fones "gamers" é roubada! E cuidado com placas de som barata, placas de som de 100 reais podem não ser tão diferentes do seu som onboard.

Quanto ao conforto o Arcano shp 300 me parece ser mais confortável e com uma construção superior.

 

adicionado 6 minutos depois

Um detalhe que para mim conta muito em relação ao conforto é o tamanho do fone por conta da acomodação das orelhas. Se você usa por longos períodos o fone, a orelha começa a doer por conta da pressão das almofadas, então um fone maior pode lhe garantir maior conforto ao usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, GuhRubinato disse:

cuidado com placas de som barata, placas de som de 100 reais podem não ser tão diferentes do seu som onboard.

@GuhRubinato você disse basicamente o que eu queria ler hehehehe sabendo q minha placa de som onboard vai dar conta do recado me deixa mais confortável pra gastar 200 reais em um fone.

com relação ao conforto, eu concordo com você, fones maiores, que não pegam na orelha, garantem maior conforto. Por esse motivo o fone da Philips que eu mencionei (SHL9560) foi estão confortável pra mim. Ele englobava toda a orelha, sem pegar ela, n sei se da pra entender ahahah.... ele nao chegava a encostar na orelha, por isso era estão confortavel... Gostaria de saber se o som dele é bom, porque daí dava pra pensar em comprar ele...mas não faço ideia se o som é bom ou nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, viewtiful disse:

@GuhRubinato você disse basicamente o que eu queria ler hehehehe sabendo q minha placa de som onboard vai dar conta do recado me deixa mais confortável pra gastar 200 reais em um fone.

com relação ao conforto, eu concordo com você, fones maiores, que não pegam na orelha, garantem maior conforto. Por esse motivo o fone da Philips que eu mencionei (SHL9560) foi estão confortável pra mim. Ele englobava toda a orelha, sem pegar ela, n sei se da pra entender ahahah.... ele nao chegava a encostar na orelha, por isso era estão confortavel... Gostaria de saber se o som dele é bom, porque daí dava pra pensar em comprar ele...mas não faço ideia se o som é bom ou nao.

Infelizmente não sei lhe dizer, mas eu particularmente preferiria o Arcano SHP300, me parece superior ao SHL9560 tanto em construção como em qualidade de áudio, já que o Arcano se trata de um fone profissional remarcado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuhRubinato entendi... é, eu acho que vou acabar ficando com esse Arcano SHP300 mesmo. Ele está na faixa de R$200, você sabe me dizer se nessa faixa tem alguma escolha q seja melhor que este arcano??

E alguem sabe dizer se esse preço é o preço normal dele? Ou se está muito acima ou abaixo do normal? Como só tem um site que vende, não tenho nenhuma referencia.

valeu galera

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Qual o valor máximo que pretendo gastar? 260 reais

- Qual o tipo de fone - circunaural

- Gosto de um som com ênfase em? GRAVES

- Que tipos de música você costuma escutar. Rock POP ETC... Mas na grande maior parte do tempo uso musicas para estudar como INSTRUMENTAL

- Prefere um fone fechado? SIM pois uso para estudo 

- Pode importar ou quer comprar no Brasil? Pretendo comprar no Brasil

 

OBS. Eventualmente (bem raramente)  costumo fazer conferencia no skype ou jogar algum jogo com amigos porém pelo que estou percebendo aqui seria melhor comprar separado Headset e Microfone,

Andei pesquisando também sobre os microfones com sistema 7.1 e achei muito interessante gostaria de saber por que não encontro Headset sem microfone com esse sistema 7.1 ou se vale mesmo a pena ja que nunca tive apenas li sobre.

 

 

antes de perceber isso tinha pesquisado os 2 em conjunto e achei esses 2 abaixo 

 

Headset Gamer PC Steel Python 7.1 com Vibração - Dazz - 260 reais( detalhe nao e o modelo rock que no caso e superior e mais caro, é modelo steel mesmo pouco mais complicado achar porque sempre que procura aparece o rock.
porém nunca ouvi falar da marca e nem sei o que seria esse tal de sistema de vibração so achei interessante o  sistema 7.1)

 

Headset Corsair Raptor Hs40 - Ca-9011122-Na - 265 reais (mesma coisa o que me interessou foi o sistema 7.1)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, viewtiful disse:

Esqueci de perguntar uma coisa galera: Esse fone da arcano da pra ser usado em notebook e em celular normal?? ou vai ficar baixo devido a impedancia dele??

Quanto ao notebook acredito que não, já o celular não sei te dizer, nunca me atentei à eles, pois sempre usei fones intra auricular por serem mais discretos.

 

adicionado 19 minutos depois
4 horas atrás, Ricardo Luis Rocha disse:

- Qual o valor máximo que pretendo gastar? 260 reais

- Qual o tipo de fone - circunaural

- Gosto de um som com ênfase em? GRAVES

- Que tipos de música você costuma escutar. Rock POP ETC... Mas na grande maior parte do tempo uso musicas para estudar como INSTRUMENTAL

- Prefere um fone fechado? SIM pois uso para estudo 

- Pode importar ou quer comprar no Brasil? Pretendo comprar no Brasil

 

OBS. Eventualmente (bem raramente)  costumo fazer conferencia no skype ou jogar algum jogo com amigos porém pelo que estou percebendo aqui seria melhor comprar separado Headset e Microfone,

Andei pesquisando também sobre os microfones com sistema 7.1 e achei muito interessante gostaria de saber por que não encontro Headset sem microfone com esse sistema 7.1 ou se vale mesmo a pena ja que nunca tive apenas li sobre.

 

 

antes de perceber isso tinha pesquisado os 2 em conjunto e achei esses 2 abaixo 

 

Headset Gamer PC Steel Python 7.1 com Vibração - Dazz - 260 reais( detalhe nao e o modelo rock que no caso e superior e mais caro, é modelo steel mesmo pouco mais complicado achar porque sempre que procura aparece o rock.
porém nunca ouvi falar da marca e nem sei o que seria esse tal de sistema de vibração so achei interessante o  sistema 7.1)

 

Headset Corsair Raptor Hs40 - Ca-9011122-Na - 265 reais (mesma coisa o que me interessou foi o sistema 7.1)

 

 

 

Amigo, fuja desses fones "gamers 7.1" é roubada! Fones 7.1 gamers são apenas jogo de markting, o que acontece nos fones é uma simulação de sistema surround através de software. Fique longe deles! São fones com péssima qualidade de construção e qualidade sonora. Se você se interessa pelo efeito 7.1 você mesmo pode simular baixando algum programa como, por exemplo, o Razer Surround ou até mesmo você pode já ter essa opção em seu drivers de som instalado ai em seu micro.

Um fone fechado, bom e sem fugir desse valor é o que já comentei a pouco com o usuário viewtiful: Arcano SHP300.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Luis Rocha Olha amigo, pelo que eu andei lendo nessas ultimas semanas, ninguem em forum vai te indicar fones 7.1. Como o próprio GuhRubinato disse, esses fones emulam o 7.1, mas a construção do fone em si não é das melhores, o que torna eles uma péssima escolha. O que muitos (muitos mesmo) me aconselharam é partir pro conjunto Headphone + mic lapela, que o resultado vai ser melhor.

@GuhRubinato Eu acabei optando por escolher esse da Arcano (SHP300), acabei de comprar e chega ate semana que vem, acredito eu. Assim que receber eu dou o meu parecer sobre ele, e confesso que estou ansioso pra ouvir seu som.

De qualquer modo, muito obrigado desde já pela ajuda que todos vocês me deram.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Will xD olha, não sou especialista no assunto, mas vou falar o que ME recomendaram (Lembrando que não possuo nenhum desses fones ainda, então estou só passando o que me foi passado).

Pelo que a galera fala, pra jogos FPS é aconselhavem o Arcano SHP80 em vez do SHP300, por ele ser aberto, dando maior imersão no jogo. Porém no MEU caso, eu optei pelo SHP300 porque aqui em casa é uma barulheira dos infernos ahahhaha. Outra coisa que vale ressaltar e que eu notei, é que o SHP80 possui impedância de 60 ohms e o SHP300 impedancia de 32 ohms.. então se você não possui uma placa de audio dedicada, pode acabar se decepcionando com o SHP80. Agora resta a você pesar o que é mais interessante pra você.

Entre o Arcano e o Superlux, acredito que o Arcano ganhe, mas não tenho certeza absoluta disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!