Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta Termica


Du_Balaco_Bako

Posts recomendados

ala galera, to com um problema:

como eu devo aplicar e remover a "Pasta Termica" do Proc.

de Pentium 4 e Athlon XP...

O cara que montou o meu P4 atolou de pasta, e eu ouvi falar que muita pasta zoa, é verdade?????

e tambem ouvi falar que é só no meio do Proc....

O que é correto fazer, me ajudem :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pasta termica serve somente para preecher as imperfeições do DIE e da base do cooler pois essa substancia tem uma condução de calor menor que a do aluminio!

Aplicações

No P4

você deve colocar uma fina camada sobre a parte metalica, sem excessos.

Nos Athlons e Durons

Você deve aplicar uma fina camada somente sobre o DIE (aquele retangulono centro do processdor) Também sem excessos!

Por que não se deve colocar muita pasta sobre o processador?

Quando colocamos muita pasta sobre o processador, ela se torna um isolante termico, causando o superaquecimento.

Muitos tecnicos de esquina botam muita pasta sobre o processado (principalmente nos AMD), pura burrice, pois até parece que eles passam pasta termica com uma faca de manteiga.

:ahh::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pegue seu cooler e coloque de ponta-cabeça, em seguinda ponha se processador também de ponta-cabeça sobre a base do dissipador e observe quais locais do cooler fazem contato com o dissipador e quais não fazem, e assim você somente adicionará posta térmica nos locais do processador que façam contato com o dissipador. Logicamente nos AMDs Duron e XP você não adicionará pasta térmica sobre as "borrachinhas" pretas, pois estas simplesmente servem para proteger o die (núcleo) do processador, dividindo a pressão exercida pelo cooler em 5 pontos.

A quantidade não pode ser exagerada logicamente devido ao fato da pasta poder escorrer, pois devido ao calor constante ela tender a perder sua pigmentação, ocorrer mais ou menos como ocorre com óleo de motor dos carros que com o tempo vão ficando mais finos, mais "aguados".

A respeito do calor, nunca soube que simplesmente pelo excesso de pasta térmica ela torna-se isolante térmico, mas sei que devido ao poder de conduzir o calor, ao escorrer para partes mais baixas do processador, as quais não estão tocando na base do cooler, elas transmitem calor para estas partes isoladas e este calor não tem como ser retirado, assim esquentando mais o processador desnecessáriamente.

Também é importante ressaltar que pastas térmicas também tendem a conduzir eletricidade, sendo assim, principalmente nos AMDs Duron e XP que tem as pontes expostas e outros contatos das demais peças, caso a pasta escorra para estes locais há a possibilidade de ocorrer um curto devido a ligação das pontes ou das demais peças de forma incorreta.

A retirada da pasta térmica é muito simples, utizando-se de um pano macio, cotonete ou um algodão enrolado a um palito de dentes ou fósforo você retira facilmente a pasta térmica existente sobre o processador, mas verifique se não ficou nenhum fiapo do pano ou do algodão do cotonete, caso exista retire-os.

Sua aplicação também poder ser feita com um cotonete retirando-se o algodão de um de seus lados e aplicando com a parte plástica, ou qualquer material similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!