Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Philco de luxe 12 esquema


Cibahaukan

Posts recomendados

Olá bom dia.

As tensões da fonte estão boas ja que ela trabalha com 12V.e é esta tensão que chega no transistor BU407D,que parece que o horizontal desta TV.

Mas encontrei o resistor R 418A totalmente torrado,e não consigo saber que resistor é este.Mas teria como consegui este esquema?Jha vi em alguns aparelhos antigos vim com esquema,ou tempo bom!:)

Agradecido e fica com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde.

Agradecido pela ajuda, é este esquema mesmo,so fiquei na dúvida porque umas das cores que da pra ver e azul,e 22 Ohms não bate com esta cor.E se foce esta cor ja começaria com o nº 6,mais no esquema esta 22 ohms então e este mesmo.

Agradecido e fica com Deus.

Olá boa tarde.

Bom troquei este resistor,e o mesmo torrou de novo saiu ate fumaça.

Estou verificando se em sua trilha tem algum outro componente em curto,ate agora não obtive sucesso,este diodos como o D403,ele e um zener?eu testei na escala de x10K mede nos dois sentidos mais na escala de X100 so no sentido que tem que medir.e no circuito ele mede nos dois sentido na escala de X1.E o esquema do tv mesmo,mais alguns componentes não bate com o esquema como este resistor R418A,como eu disse, em seu corpo uma parte que não esta torrada tem uma faixa azul.

Agradecido fica com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite.

Agradecido pela respostas.

mais o porque deste resistor estar torrando qual seria o defeito.

Bom eu tirei o diodo D403 do circuito para ver se o resistor torrava,não torrou, e nas duas extremidades do resistor Ha 20V.este diodo e um zener?e so tem como testa-los fora do circuito qualquer diodo?porque vi que na escala de X1 faz este teste no circuito,mais alguns diodos ha medição nos dois sentidos.

Agradecido e fiquem com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite.

Agradecido pela respostas.

mais o porque deste resistor estar torrando qual seria o defeito.

Bom eu tirei o diodo D403 do circuito para ver se o resistor torrava,não torrou, e nas duas extremidades do resistor Ha 20V.este diodo e um zener?e so tem como testa-los fora do circuito qualquer diodo?porque vi que na escala de X1 faz este teste no circuito,mais alguns diodos ha medição nos dois sentidos.

Agradecido e fiquem com Deus.

Talvez seja esse diodo em curto (quase certo) pelo diagrama ele não é zenner, os diodos zenners tem uma diferença na ilustração, dependendo do desenho, geralmente é marcado com um traço na junção. Por esse diagrama tu verás que os Zenners estão marcados por ZD, como neste setor tem o ZD805. Pra falar a verdade esse diagrama tá muito mal desenhado. Mas, diodos qualquer que seja só vai passar em um sentido, do anodo pro catodo e teste fora da placa.

Espero que tu resolvas esta TV, Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia.

Então,testei fora da placa,nas escalas de X1 e X100 a medição e do anodo pro catodo esta certo ate na esacala mais altas mede so do anodo para o catodo.

Achei que era zener pelo sua construção ele e vermelho transparente.

Outra dúvida,o R416 de 6K8,fora do circuito ele esta com os 6K8 mais no circuito ele vai pra quase 0,e certo isso?

Agradecido fica com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A R416 esta em paralelo com a L401 (bobina), então na placa ela vai medir um curto-circuito mesmo...

O D403 é um diodo retificador comum, você pode colocar até um 1N4007 no lugar dele...

Teste os transistores T402 T403 e T405 (saida), se um deles não estiver em curto-circuito, o flyback deste Tv estará ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde.

por isso que o resistor R418A torra,um destes componentes pode estar em curto,sem o diodo D403, o resistor não super aquece,trabalha normal,mais sem este diodo deixa de alimentar esta parte do circuito, e se for o fly? como testo este, e diferente dos modernos

e se for o fly vai ser difícil achar outro igual?eu tenho um de um monitor,mais não sei se serviria.

testei todos os componentes responsável por esta parte do circuito,testei os transistor também a frio pelo que sei estão normais pelo menos no circuito,so este T405 que parece que e responsável pelo horizontal que estou em duvida.tiro ele pra ver se o resistor não torra?

Vou fazer o teste aqui inte.

Olá boa tarde.

por isso que o resistor R418A torra,um destes componentes pode estar em curto,sem o diodo D403, o resistor não super aquece,trabalha normal,mais sem este diodo deixa de alimentar esta parte do circuito, e se for o fly? como testo este, e diferente dos modernos

e se for o fly vai ser difícil achar outro igual?eu tenho um de um monitor,mais não sei se serviria.

testei todos os componentes responsável por esta parte do circuito,testei os transistor também a frio pelo que sei estão normais pelo menos no circuito,so este T405 que parece que e responsável pelo horizontal que estou em duvida.tiro ele pra ver se o resistor não torra?

Vou fazer o teste aqui inte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O flyback não tem como ser testado, e só serve o próprio deste Tv não tem como usar um de outro tipo de aparelho...

Sobre o T405, deixe-o desligado até você sanar esta falha no circuito de driver...

Você pode estar com um dos capacitores em curto C415 e C417.

Os transistores T402 e T403 eu sugiro que teste eles fora da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia.

Bom, resolvido o problema do curto do R418A,era o capacitor C415 em curto.

Mas agora ela tem som,mais não tem imagem,ate esta sintonizando os canais.

Testei as tensões no T405 em sua base esta com 0,03V,e o que esta no esquema,mas no seu coletor não tem os 21V mais esta com 14V e no emissor não tem tensão.

Mais não tem imagem,e os filamentos do canhão de elétrons não acende.

Inte e fica com com Deus.

Ta quase........................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Cibahaukan, meio caminho já fio andado!..., será muiiiita sorte sua haver só mais alguns capacitores eletrolíticos em curto!..., um capacitor extremamente crítico neste horizontal é o C426, ele é um capacitor a óleo e não funciona um de poliester e nem um eletrolítico no local!..., Um outro é o capacitor C425 que esta no pino 4 do flyback e ligado ao R418, (Lado oposto ao diodo)

Este capacitor em curto "Mata" o flyback...

Outra verificação é no pino 5 do flyback, ele alimenta o filamento do tubo de imagem através da R439, estando elas OK, é muito provável do flayback estar ruim!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá bom dia.

Bom seguindo as sugestões,verifiquei o C426,pra falar a verdade foi o primeiro que eu ia substituir quando peguei esta TV,mais na minha cidade a loja que vende componentes não tinha este,só que tenho uma dúvida, como faço para testa-lo?

Quanto ao C425 ele esta bom, carregando e descarregando,mas vou substitui-lo por via das dúvidas.

Quanto ao pino 5 do fly, o resistor e o R439A de 6,8 mas no teste com o multímetro esta com 10 Ohms.

E também o +B de 130V vindo do pino 7 do fly não esta com esta tensão,encontrei o capacitor C437 em curto,e ao invés de ter 130 esta tendo 15V.

Inte e fica com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

E depois da substituição deste C437 o Tv funcionou?, Verifique se a R442 (22 Ohms) não ficoualterada pelo curto do capacitor...

O teste do capacitor a óleo é igual para um capacitor eletrolítico comum, o problema que o valor dele é baixo e nem sempre percebemos variação do ponteiro do multiteste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite.

Bom substitui os componentes sugeridos,não resolveu.

A linha de +B de 130V ainda esta com 15V.

Fiquei entre o capacitor a óleo,o transistor BU407D e o fly.

Infelizmente na minha cidade não tem e nem vai ter estes.

Tem algum equivalente deste transistor?vou substitui-lo pra ver.

Inte e fica com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa tarde.

Bom consegui fazer a imagem aparecer,tinha posto o T402 com as pernas invertidas.

Mas a imagem esta sem brilho e não ta estável fica aparecendo e desaparecendo,e o horizontal ta um pouco fechado do lado direito.

E a linha de +B de 130 V que sai do pino 7 do fly ta com 90V.

Mais já foi um progresso graças a Deus.

Agora vou verificar o circuito responsável por este sintoma.

Agradecido e fica com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essa instabilidade e falta de largura, quem é o principal responsável é o capacitor a óleo C426 22nf/400V, sei que não fica bom mas se você não encontrar o de óleo experimente o de poliester, mas coloque um de isolação de 1600V...

Mesmo assim não sei se surtirá efeito!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Cibahaukan, só mais essa dica!...

Procure em oficinas mais antigas de sua cidade por sucatas de Tvs PB (preto/branco), pois praticamente TODAS usavam capacitores a óleo como cap de largura!...

Talvez você encontra um capacitor ainda bom!...

Boa sorte!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!