Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
!@n

[Resolvido] Mais memória no meu notebook, vai aumentar o desempenho?

Recommended Posts

Eai pessoal, tudo bem?

Infelizmente ainda não vou poder trocar de notebook, tenho uma Dell Vostro 1014 com Celeron 900 2.20Ghz e 2 giga de ram.

Então, estava pensando em colocar mais um pente de 2 gigas para rodar em dual channel, mas gostaria de saber se vou ter um ganho de desempenho, ou se por causa do processador vai dar gargalo?

Não sei se compensa em investir em mais um pente de memória ou não, achei aqui na minha cidade por 100 reais um pente de 2 giga, da mesma frequência que o meu.

Gostaria da opinião de vocês, vale a pena ou não?

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, siceramente qualquer ganho já será significante para o seu sistema. Se o amigo tem um notebook com uma configuração fraca é há a possibilidade de ativar o Dual Channel, faça isso! Muito provavelmente o Celeron vai dar algum gargalo, mas com certeza perceberá alguma melhora de desempenho, até por que o seu Windows 7 irá rodar mais folgado. Não espere milagres, mas sim melhoras!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, por esse valor está muito caro o upgrade, pra ter um up decente com esses 100, eu compraria via ebay um processador melhor, mas sem ter o note na mão não saberia dizer qual processador tu poderia pegar, eles tem dois sockets que podem confundir sem abrir e olhar, programas não são precisos na identificação, eu mesmo estou pra receber dois processadores para upgrade de um celeron, mas o problema que vendi o note antes deles aterrizarem aqui, hehe, vão sobrar aqui até pintar nova oportunidade.

Procurando pelo modelo do teu note vi que dá pra colocar um baita processador no lugar desse celeron, um dual core com FSB de 800MHz tranquilamente, só confirmar o socket que deve ser 479 ao invés do 478, aí é só ir no site da intel e procurar os processadores para notebook com FSB de 800MHz com esse socket e ir no ebay caçar algum, esse note é muito fácil de trocar o processador é só tirar uma tampa atrás e o cooler, pode até adicionar memória depois mas com certeza pagará metade do preço pelo ebay nas memórias.

Na real já testei um note desses com um T3400, ficou bala, mas o t3400 não é FSB 800 é 667 se não me engano.

Editado por Sambaquy

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, não vai ter melhora significante na performance.

O fator limitante (gargalo) no seu notebook é o processador fraco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ganho + significativo viria com a troca do processador ao pular de um single para dual core; memória deixa pra depois.

Já comentaram ai, dá uma garimpada pelo eBay ou até Mercado Livre talvez ache algum Core 2 Duo bem em conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho bem difícil que tenha alguma ganho, o gargalo, como já dito anteriormente, será no processador...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você sente que o notebook fica muito lento na medida que vai abrindo várias coisas?

Nesse caso pode ser que esteja faltando RAM mesmo, 2 GB não é nada folgado hoje em dia.

Dá uma olhada no gerenciador de tarefas, se a memória disponível está se esgotando...

Se o sistema está usando um arquivo de paginação (no HD) porque está faltando memória com certeza isso é gargalo no uso.

Se não é o caso, só pelo dual channel não vale a pena (com esse processador).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá pessoal!

    Consegui com um conhecido meu, um pente emprestado do mesmo tamanho e frequência do meu, e habilitei o dual channel.

    Com 2 giga de ram, ficava cerca de 67% de uso da memória, e com 4 giga ficou em 35% de uso.

    Notei que o desempenho do sistema ficou um pouco mais "ligeiro", mas nada de muita diferença.

    Também aproveitei e troquei o windows 7 por um de 64 bits.

    Os programas que eu uso ficaram um pouco mais rápido, abrem em torno de 2 ou 3 segundos, antes demoravam uns 6 segundos. (Chrome, firefox, thunderbird, o corel draw leva uns 8 segundos para abrir... etc)

    Também notei diferença em alguns jogos leves, como por exemplo 18 Wheels of Steel Across America, que antes dava umas pequenas travadinhas, agora não trava mais.

    Mas realmente o processador está fazendo falta, embora esse celeron aguente bem o tranco, em jogos ele deixa a desejar.

    Vou ver se consigo um processador novo, o problema é que aqui em minha cidade eu não confio em nenhuma loja de manutenção de maquinas, o pessoal faz tudo de qualquer jeito...

    Bom, obrigado a todos que me ajudaram, vou deixar a memória mais pra frente mesmo...

    valeu!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×