Ir ao conteúdo

Relogio com ds1307, termometro com lm35, display lcd, e pic 16f877a

janascimento

Posts recomendados

Postado

Boa noite Matheus,

Amigo, antes do backlight não ocorria esta variação.

Vamos por partes:

-O código agora está perfeito, sem problema.

- Quanto a variação da temperatura no display já descobri.

Não tem nada a ver com o software e sim com o hardware.

Quando acionava a luz do back, minha fonte não suportava, ou melhor como a luz consome uma corrente significativa dava esta variação.

Testei com minha fonte regulável de 10A (retirada do PC e reaproveitada na bancada), o circuito comportou-se normalmente.

Acionei o back e não houve variação da temperatura.

Gostaria de mais uma vez te agradecer pela ajuda e por todos que contribuiram com o tópico.

Depois de montar posto as fotos, ok.

Um grande abraço, e até a próxima.

José Antonio.

PS.: Sr. Moderador, por gentileza, satisfeito com a resolução e por favor pode fechar o tópico.

Postado

Bem, antes do fechamento do tópico, quero deixar aqui minhas percepções.

Este final de semana sequer cheguei perto do micro, muita correria, mas fiz algumas modificações de hardware, pois o LM35, que deverá sensorear a temperatura do meu aquário, deverá obrigatoriamente ficar um tanto afastado do PCB.

Assim, o que fiz foi colocar um cabo coaxial estéreo (usado em fones de ouvido) usando a malha como GND, o vermelho como V+ e o branco como o retorno.

A princípio não funcionou, ficava oscilando demais.

Coloquei um capacitor de 10uF entre o retorno e o GND (na protoboard) e ficou estável.

Outra coisa que fiz foi colocar um relé, que será acionado caso a temperatura baixe de determinado valor, toda vez que era acionado bagunçava tudo, o display ficava com a linha de cima totalmente cheia, como em um auto-teste.

Coloquei um capacitor cerâmico em paralelo (2K2) com o diodo e tudo resolvido.

Depois disso fui descansar.

Uma coisa que me intriga é na parte da montagem em uma caixa.

Como colocar o display? abro um buraco onde o LCD e a sua estrutura metálica entrem nele? ou coloco uma abertura do tamanho do LCD e um acrílico por fora?

Já perceberam que todo projeto que existe na internet (youtube) mostra a operação do bicho, mas em nenhuma está montadinho?

Abraços

Postado

Fala diretor Rick_DF,

Legal camarada, pelo que percebi você usará o código postado pelo nosso amigo Matheus e mais alguma coisa para setar a temperatura desejada. A uns tempos atrás o Jorgeletronico havia feito um parecido só não havia o DS1307. Acredito que também devo ter este projeto guardado.

Eu optarei por enquanto em "achar um acrílico" em forma de L e deixando tudo a amostra, fazer uma placa através do método transferência de calor e inserir o display sem recortar o acrílico (tem de ter as manhas e ferramentas senão ele trinca e quebra).

Bem só tenho a dizer que aqui está funcional.

Se caso encontre o circuito postarei aqui no fórum na página "Postem aqui os seus circuitos" Ok.

Tenham uma excelente semana.

JA

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!