Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Agitador magnético de Solução para corrosão de PCI's


victormantuaneli

Posts recomendados

Bom dia pessoal. Como sempre, venho com mais uma dúvida. :rolleyes:

Trabalho com fabricação "artesanal" de PCI's. Porém, ainda não encontrei um método eficaz de corrosão, já que a tradicional, utilizando Percloreto de Ferro, demora um tanto pra corroer. Costumo ir de tempo em tempo e dar uma "chacoalhada" na solução com a placa. Mas sempre estive pensando em um modo mais rápido e automático de agitar a solução, acelerando o processo.

Foi aí que tive a ideia de utilizar agitador magnético, onde a cápsula, isolada do sistema irá agitar a solução. Vi este projeto e me interessei:

http://www.diybrasil.com.br/projetos/stir-plate-agitador-magnetico

Esse agitador é para água, porém, se a cápsula tiver o imã isolado, não vejo nenhum problema. Será que dá certo? O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não aconselhava muito a usar o íman, não se esqueçam que o perclorato de ferro, tem moléculas de ferro que são atraídas pelo íman, não sei se atrasa..

já agora, uma pequena dica, o perclorato de ferro na roupa nao sai, mas com um tira nodulas de ferrugem, sai que é uma maravilha (:

um pequeno truque..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem precisa ser percloreto de ferro.

Utilizem um solução de acido muriatico com agua oxigenada volume 20, na proporçao de 2:1 ou sejapara cada medida de acido ponha duas de agua oxigenada.

sem agitar esse treco corroi rápido imagina agitando, claro que essa solução tem uma desvantagem so pode ser usada uma vez, em compensaçaõ cm uma pequena medida você consegue corroer de tres a quatro placas de uma vez.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom foi mais ou menos, o íma viro um Nugget:p mas da para limpar fácil foi até rápido agora se colocar uma resistencia de 20ohms de 5W a 10W pintada com spray de alta temperatura para que a solução não corroa e fique na superficie temos um aquecedor de solução;) creio que assim é mais rápido. Como era de esperar paraceu liquidificador colocando PCB dentro e bateu umas parte na PCB portando eu amarrei em uma linha de nylon para que não rodase junto e claro uttilizei em baixa rotação o pedaço de placa de cobre era de 7cm por 8cm e corroeu tudo em 10 a 12 minutos a solução que tenho aqui ja esta bem velha, acho que vou fazer corrosão dessa forma agora:D

Não da para filmar a camera do cel é $%*¨@

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a brecha uma pergunta que não me sai da cabeça.

Já tentei aquecer no microondas (claro sem a dona Maria saber, senão dá BO), mais não vi resultados significativos, será que não aqueci o suficiente ?

Outra coisa será que, quanto maior a quantidade de percloreto mais rápida a corrosão ?

E a última, se colocar a placa com a face para baixo ou para cima da na mesma ?

Des culpe-me ai victormantuaneli, mais acho que não teria necessidade de abrir um novo tópico sendo que estas dúvidas podem estar na cabeça dos membros e visitantes aqui do CDH..

Valeu

JA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei aquecer no microondas (claro sem a dona Maria saber, senão dá BO), mais não vi resultados significativos, será que não aqueci o suficiente ?

tipo, tente aquecer mais, mas como ja tinha dito, perclorato de ferro tem moléculas de ferro e as microondas podem nao gostar muito disso

Outra coisa será que, quanto maior a quantidade de percloreto mais rápida a corrosão ?

Não, não porque o que interessa é que a placa esteja toda mergulhada na solução, agora se tem um litro ou quarenta, a quantidade que envolve a placa é a mesma

E a última, se colocar a placa com a face para baixo ou para cima da na mesma ?

sim, da a mesma coisa, porque como disse assim, o que interessa é que a placa esteja totalmente coberta pelo solução, agora se estiver pousada num tabuleiro com apenas uma face para cima a outra mesmo colada no tabuleiro o liquido não consegue trabalhar e corroer o cobre, tem que estar tudo completamente banhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma duvida tenho um motorzinho de hd sai tres perninhas dele mais ja tentei colocar amesma logica de motor de passo com um 4017 ja inverti as pernas ja fiz de tudo mais ele ameaça a rodar mais não roda sera que existe outra forma de colocar ele para foncionar acredito que ele pode ser o inicio do meu agitador rsrsrs boa noite pra todos

outra pergunta sera que 4 espiras ou selenoides fazendo a função de eletro imã sem o núcleo de ferrite ele vira um agitador magnético eles fariam a função do motor desta forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caroline, motor de HD assim como motor de cabeças de video e também motor de ventoinha (conhecido também como fan) usados em resfriadores de CPU's ( o famoso cooler) são motores sem escovas ou drumless brushless. Eles funcionam usando o sensor de efeito Hall. O sensor sente quando o rotor, que tem magnetos(Imãs), muda a posição dos polos e com isso muda o sentido do campo magnético nas bobinas para poder fazer a atração dos polos dos imãs que tem no rotor. Dá uma pesquisada sobre esse tipo de motor (brushless ou BLDC) pois tem bons links na rede explicando com mais detalhes como a coisa funciona. Motor de HD parece motor de passo mas não é.

Veja esse link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Brushless_motor

Esse:

http://www.osmtec.com/brushless_dc_%28bldc%29_motor_basics.htm

E esse:

http://home.clear.net.nz/pages/joecolquitt/0hdd.html

Pesquise mais links pois é imensa a quantidade de links com funcionamento, idéias, aplicações, etc.

PS - Eu não sei onde tava a minha cabeça quando escrevi drumless. Afff. O correto é brushless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei percloreto pronto novo que( eu achei solução muito fraco mas da 'pro' gasto) foi bem mais rápido, deixei ela no maximo 2 minutos utilizei também um resistencia 10w ligada direta tomada logo:D o pecloreto parecia oleo quente corroeu tudo (não desenhei nela eram vairos peçados por tanto pode ser mais rápido.) vou ter que procurar uma base de metal pois pode derreter o plastico em baixo gostei desse projeto do cara 40 segundos O.o a solução tava concentrada mesmo:D

e não vai ficar corroendo dentro do motor? Ele foi feito para bombear água....

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, interessante. Se conseguir, vou testar hoje.

Quanto ao amigo janascimento, não sei ao que se refere. Se estamos aqui no fórum, é pra ajudarmos uns aos outros... não é esse o intuito?:wacko:

O método do resistor eu nunca tentei, mas acho que é mais objetivo o do imã. Afinal, não tenho tanta pressa assim. O cara do vídeo usa bomba de água? Vai corroê-la inteira...:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...