Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação Entre Pmpo X Rms?


AGK

Posts recomendados

daí

Muitos se preocupao com a potencia mas esquecem a qualidade...

Prefiro mil vezes um amplificador de 100 Watts RMS de baixa distorcao doque um de 500 Watts RMS com alta distorcao... potencia não é nada THD é tudo... qualidade é tudo...

E para lembrar PMPO é muito importante como potencia de programa musical... PMPO serve como de base em muitos progetos...

A varios fatores que modificao totalmente um amplificador desde a alimentacao até a entrada de sinal entre outros...

Por isso RMS e PMPO não sao nada perto do THD (Total Harmonic Distorcion) Distorcao harmonica total...

falou...

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Magaiver®@29 abr 2004, 01:08

daí

   Muitos se preocupao com a potencia mas esquecem a qualidade...

Prefiro mil vezes um amplificador de 100 Watts RMS de baixa distorcao doque um de 500 Watts RMS com alta distorcao... potencia não é nada THD é tudo... qualidade é tudo...

   E para lembrar PMPO é muito importante como potencia de programa musical... PMPO serve como de base em muitos progetos...

   A varios fatores que modificao totalmente um amplificador desde a alimentacao até a entrada de sinal entre outros...

   Por isso RMS e PMPO não sao nada perto do THD (Total Harmonic Distorcion) Distorcao harmonica total...

   falou...

:bandeira:

"Agora o senhor enxergou a verdade" (como diria o personagem taxista do ex-sobrinhos do ataíde Felipe Xavier). Concordo em gênero, número e grau com todas as suas palavras.

:-BEER:-BEER:-BEER:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um aparelho da Philips aqui q diz ter 3500w PMPO e 280w de RMS, apesar da ter uma caixas pequenas (30x25cm) e q so tem um woofer e um tweter quando coloco o volume no 10 (0-40) ele já faz um bom ventinho na saida de ar, esse aparelho é bom?

quanto ao q o Magaiver® falo concordo plenamente, pois to vendo as especificações do meu apareclho ele tem um SNR de apenas 75 db, até a minha SB live tem mais: 98 db!

já vi q quando for comprar um aparelho novo vou ter q olhar o manual de todos :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

até onde eu sei. PMPO e RMS sao medidas da mesma forma a diferenca é q PMPO é o máximo, extremo, limite. e RMS é até onde o aparelho vai sem causar distorção. por isso q tem tanta diferenca.

por exemplo. s AIWA lanca um aparelho 5000 PMPO e 500RMS, depois lança outro igual, só q com 700RMS. é óbvio q a proporçao muda, mas considerando o q eu disse acima isso faz sentido. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade THD é tudo pois já tive amplificadores automotivos de 700W RMS, mas devido a baixa qualidade não podia se utilizar nem 60% dessa potência!

Agora com amplificador de alta qualidade e baixo THD é outra conversa! tinha uma "potência automotiva" Rockfordfosgate de 160W RMS, tinha muito + som que a Roadstar de 700RMS! podem acreditar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois to vendo as especificações do meu apareclho ele tem um SNR de apenas 75 db, até a minha SB live tem mais: 98 db!

NOSSA! q lixo! Se esse for aquele modelo preto com detalhes amarelos(ou laranja) de 3500PMPO me escapei de uma boa comprando... hehehe....Ia comprar um desses e desisti na última hora!

Cara... pra você ter uma ideia o AIWA de 3200PMPO (520RMS) 5.1 q eu tenho aqui é

101db de signal-to-noise ratio.(nossa! será verdade mesmo? achei MUITO ALTO esse valor.. mas é o q indica o manual) e a THD é 0,01%

No de 1000PMPO e 100RMS são respectivamente: S-N-R:89db e THD = 0.05

esses valores são BONS?

Ps: esse de 100RMS tem um grave MUITO FORTE pra potência dele...seria pela alta sensibilidade das caixas?

Uma outra coisa que eu noto é q nesse (talvez pela menor potÊncia) o posicionamento das caixas importa MUITO...principalmente na pressão sonora...parece q dependendo da posição os graves ficam muito acentuados, ou muito fracos. O mesmo com os agudos. podeira ser pelo reduzido tamanho das caixas acústicas?

(240x324x250mm)

L A P

E o que é WOW/FLUTTER?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membro VIP

Creio que quer dizer 5x5 Watts.

Não existe fórmula para transformar potência RMS em PMPO e vice-versa.

Depende das condições em que ela é medida.

Na maioria dos aparelhos com aquele selo na frente indicando xxxx W PMPO, acho que significa

PMPO = Potência Mentirosa Para Otários..

Veja o que diz na wikipédia:

Tecnicamente, a medida PMPO é inexistente, ou seja, não deve ser utilizada como referência pois surgiu apenas para iludir o consumidor com números elevados.

http://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_(%C3%A1udio)

Tem muito material sobre isto na net. Exemplos:

http://www.audiorama.com.br/arquivoconfidencial/RMSxPMPO.htm

http://guia.mercadolivre.com.br/potncia-rms-x-pmpo-porque-diferencas-to-grandes-valores-9245-VGP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa temos um receiver da sony (str k1500 - vulgo Muteki). A potencia indicada no manual é de 140w por canal e 165w para cada um dos subs (tem 2). No total da 1510w... no site diz ser rms.

Sei que o aparelho é MUITO forte... o volume dele vai de 0-75, mas nunca consegui passar de 55, fica muito forte o som mesmo. Nele da pra perceber claramente a diferença de um mp3 de 128 kbps de um com 320 kbps, a diferença fica muito grande. (isso usando a saida de audio coaxial do aparelho de dvd).

Só o receiver é muito pesado, as caixas frontais pesam mais de 10 kg cada, a central é pesadinha também... até as acusticas de trás pesam mais de 2 kg. Todas as caixas são de madeira e tem espaço pra circulação de ar. Os subs possuem amplificador proprio (tem que ligar eles na tomada também), o grave deles é muito bom. O deslocamente de ar do sub consegue levantar um tepete fino com facilidade aqui em casa (o volume não está no maximo).

A qualidade do som é boa também, consegue definição desde os sons mais graves até os mais agudos.

Apesar do tamanho dele e da dificuldade de instalação (é MUITO fio mesmo) é um aparelho barato pra som que oferece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio PMPO = Potência Mentirosa Para Otários.. olha, é isso mesmo !!!!

Vou dar uma ideia que sigo desde o tempo em que trabalhava na Quasar :

Olhem sempre o fusível do aparelho !!!!!! :)

Essa dica sempre funciona bem para amplificadores de som mesmo, pode não dar certo nesses tipos 3 em 1, home theaters baratinhos, etc.

O truque se baseia no fato de a grande maioria dos amplificadores que usam transístores tipo bipolar são projetados para funcionar em classe AB, ou semelhante, então tem um rendimento aproximado de 60% se utilizar componentes de boa qualidade.

Basta fazer esta conta para ter uma ideia da potência RMS, ( mas só Deus sabe com qual qualidade.... lembre-se disso !!! ) :

Fusível x 0,6 * 110 volts = potência máxima em RMS que poderia ser fornecida pelo aparelho, já somando todos os canais que ele tiver !!! ( senão queimaria o fusível heheheheheheh )

Esta é uma regrinha prática, mas sempre se aproxima bem da realidade.

No ano passado, fui ver alguns aparelhos na Santa Ifigênia, e cheguei a ver isto :

Potência anunciada em PMPO = 1500 Watts.

Olhei atrás do aparelho, tinha a inscrição 3 Amperes.....

Ou seja, mais ou menos 200 Watts RMS. Quanta enganação !!!!

Porisso que até hoje eu não me desfaço do meu velho e bom Cignus PA 5.0 ( modelo antigo E ORIGINAL com 20 anos de idade.... )

Para dar uma ideia melhor sobre medições :

Existem 3 maneiras de falar sobre potência de aparelhos de som :

RMS ( a realmente mais correta ), IHF ( pequeno truque para aumentar o número ) e a PMPO ( até hoje nunca achei essa norma.... é pura invenção ! ).

Mesmo assim, no RMS existem truques :

1 - por exemplo, apenas um único canal excitado sempre dá mais potência do que os 2 canais ligados ao mesmo tempo devido à fonte não manter a tensão.

2 - não citar a distorção !!!! Por exemplo, um amplificador de 200 watts RMS com distorção de 10% pode dar apenas 100 Watts com distorção de 0,1 % .

3 - Fazer a medição apenas em frequência média e alta... vários amplificadores comerciais não conseguem sustentar a potência nos graves, por exemplo, um amplificador que mantém 100 watts a 0,1% em 1Khz pode não conseguir 50 Watts a 0,1% em 40 Hz !!!! Eu mesmo já ví vários ... isso é o que acontece quando a fonte não é corretamente dimensionada e capacitores e transformador ficam a desejar ( isso custa $$$$$$$ !!!! )

Enfim, bom senso e lembre-se : qualidade de som custa caro !!!!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Soschip!!!!

PMPO = Potência Mentirosa Para Otários..
Só você mesmo para desifrar estas siglas!!!... KKKKK!!!, e eu que sempre imaginei que era Potência Máxima de Pico em Overload!!!.....

gostei muito de sua tradução!...hehehe!, vou usa-la daqui em diante!...heheh!!!

Grande Abraço...

PS:ainda estou rolando de rir!....KKKKK! GRANDE SOSCHIP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!