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Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador


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Faller, eu vi o desenho para 220v e 127v, teria algum jeito de colocar a entrada bi volt e saída só 127v ? mudaria o que?

 

E qual seria o preço médio de todos os componentes do 220v?

 

Qual significado das linhas tracejadas no desenho?

 

Qual bitola dos fios internos?

 

E por fim, como minha casa não tem terra, caso eu use sem terra eu estaria protegido também contra surtos de tempestades e tudo mais?

 

1) Faller, eu vi o desenho para 220v e 127v, teria algum jeito de colocar a entrada bi volt e saída só 127v ? mudaria o que?

R: Proteções são dispositivos passivos e desse modo elas não necessitam de alimentação (salvo para acender um ou outro led). Desse modo o que define a tensão máxima da proteção (veja que não se trata de tensão de operação mas sim de tensão máxima, acima da qual a proteção vai atuar) é o valor de disparo de seus varistores e/ou a tensão de ruptura de seus centelhadores a gás.. Usualmente, se pintar a necessidade de operar em 127 Volts AC bem como, em outro momento, operar em 220 Volts AC, se usa uma proteção adequada para operar em 220 Volts e, se necessário, se usa a mesma em 110 ou 127 Volts...

Para alterar ou transformar a tensão de 220 Volts em 127 Volts será necessário colocar um autotransformador. Entretanto não vejo nenhuma vantagem aparente de operar em 127 Volts quando se tem disponível a tensão de 220 Volts na tomada.. A não ser que, por erro de especificação se tenha adquirido produtos que só operam em 127 Volts tendo tomada na casa somente de 220 Volts. Nesse caso, se tens essa necessidade, adote um pequeno transformador somente para essa exceção dai..

Leia isso para entender melhor: Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???       

 

2) E qual seria o preço médio de todos os componentes do 220v?

R: É fácil de saber.. Colete o preço de cada um deles e depois, pasme, some todos. Se eu, ou você ou o Papa tivermos de saber disso dai, todos nós teremos de passar pelo mesmo exato procedimento. Portanto, se realmente desejares saber, tome um comprimido de SEVIROL e "Vire-se". Não vais encontrar em lugar nenhum algum trabalho citando o preço médio de todos os componentes para uma proteção 110/220 Volts..

Eu não tenho a menor curiosidade sobre o tema..

 

3) Qual significado das linhas tracejadas no desenho?

Essas linhas indicam acoplamento mecânico mas não elétrico. São fusíveis térmicos, por exemplo, que no circuito elétrico estão em série com a alimentação mas na prática, na montagem, estão fisicamente justapostos aos varistores a quem protegem.. Geralmente até se usa um pingo de pasta térmica entre o varistor e o fusível para aumentar o acoplamento térmico entre eles..

 

4) Qual bitola dos fios internos?

Uma boa bitola para se fazer a montagem seria do fio antigo AWG 16, flexível (cabinho) ou o novo 1,3 mm de diâmetro, isso nos caminhos de alta corrente e fio 22 AWG ou mais fino até, nas ligações de led por exemplo..

 

5) E por fim, como minha casa não tem terra, caso eu use sem terra eu estaria protegido também contra surtos de tempestades e tudo mais?

Sem a menor dúvida a função primeira do aterramento é a de dar fuga, de drenar, de absorver surtos que possam adentrar as linhas de energia ou de sinal, seja por raios ou por ação do Homem..

Na ausência do mesmo (do aterramento) o fio Neutro oferece uma alternativa menos eficiente mas não desprezível.. O fio Neutro nas instalações bem feitas aqui no Brasil, é aterrado na entrada dessa instalação, lá debaixo do relógio medidor.. Ele com certeza apresenta um potencial de terra e, embora sua função não seja a mesma do terra de proteção ele acaba emprestando essa função se necessário for..

A Clamper usa desse recurso e mercadologicamente até deu um nome para ele, chamou de SISTEMA SLFP PATENTEADO.. Nada mais é do que o uso do referencial de neutro para fuga a massa..

Procure no site da Clamper, referência sobre o SLFP e leia sobre o assunto..

Como falei...  O fio Neutro não substitui com a mesma eficiência ou eficácia um bom aterramento, mas não se pode descartar sua preciosa colaboração na hora de ter de escoar a massa alguma energia.. Na hora em que a energia derivada ou induzida a partir da queda de um raio tentar desesperadamente buscar a massa essa fuga via fio Neutro é muito bem vinda..

Em vez de tentar o caminho para a massa via paredes, concreto, madeira ou através de um nada mesmo, do ar, cuja impedância é com certeza muito maior do que aquela apresentada pelo fio neutro, essa energia acaba se dissipando via circuito do fio Neutro, nem tem como evitar, afinal é um Terra paralelo ao do aterramento de proteção..

Um terra operacional enquanto aquele do aterramento de fato é um terra referencial, sem corrente, sem diferença de potencial, sem circulação de energia..

Isso absolutamente não significa fazer aquela ponte do neutro para o lugar de ligar o fio de aterramento, em uma tomada. Isso nunca se deve fazer, pois numa eventual perda de neutro poderá ter seus equipamentos danificados sem que haja surto ou o que valha..

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Faller, mandei uma MP e tenho algumas dúvidas aqui, TUDO PARA 220V :

 

- Esse sistema protege de qualquer raio ou problema de sobrecarga na linha? Ou seja, meus equipamento serão protegidos independente do que ocorra?

 

- Fusível de ação rápida citado é o famoso fusível de vidro comum?

 

- Na minha cidade achei os varistores "FNR 14k391" e o "MYG 14D471K", algum deles servem no projeto?

 

- Fusível térmico tem que ser obrigatoriamente até quantos graus Celsius? Achei o mínimo de 100ºC, serve?

 

- Sobre os indutores citados na imagem dois de 2mH e 2 de 140mH, eu poderia comprar? Isso não seria as duas bobinas da sua imagem? Posso retirar de alguma fonte de computador? 

 

- Os capacitores de 150nF devem ser apenas 630V? Só achei 250V, serve?

 

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 natan_filtro_e_prote_o_220v.jpg

 
 

 

- Na imagem que eu estou mostrando, poderia me explicar melhor o que é a parte em vermelho? É mesmo 110 corrente continua (cc)?

 

- O capacitor em verde que foi citado X2 seria os dois em série?

 

- O capacitor destacado em azul seria 250V ou 2500V igual está lá?

 

Por fim, tem algum site que tenha tudo que precisa no projeto para que eu possa fazer uma compra só com tudo?

Se tiver alguma parte do projeto desnecessária me avise, porque quanto mais básico melhor já que é meu primeiro projeto.

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Faller, mandei uma MP e tenho algumas dúvidas aqui, TUDO PARA 220V :

 

- Esse sistema protege de qualquer raio ou problema de sobrecarga na linha? Ou seja, meus equipamento serão protegidos independente do que ocorra?

R: Se descobrires ou inventares esse dispositivo, que proteja seu equipamento independentemente do que ocorra, estarás rico..  Esse dai protege contra surtos de tensão, que são estreitisimas, de curta duração, alguns mili segundos, elevações da tensão AC, sobrepostas e que danificam equipamentos.. E sim, tem uma limitação de potencia absorvida.. Nao e capaz de segurar um raio de modo direto mas sim protege contra indução, com menor energia, derivadas desses raios..

 

- Fusível de ação rápida citado é o famoso fusível de vidro comum?

R: O tempo de ação de um fusível vai depender de seu tipo.. e isso independe do formato do fusível. podes ter fusíveis rápidos e dezenas de diferentes invólucros, inclusive aqueles de vidro...

Leia mais ai sobre o Tipo de Fusível: http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/caracteristica-escolha-fusivel/

 

- Na minha cidade achei os varistores "FNR 14k391" e o "MYG 14D471K", algum deles servem no projeto?

R: Esse 14k391 é um varistor de 250 VAC e de 14 mm de diâmetro. Prefiro aqueles com 20 mm de diâmetro por ser capaz de absorver mais energia

 

- Fusível térmico tem que ser obrigatoriamente até quantos graus Celsius? Achei o mínimo de 100ºC, serve?

R: pode sim..

 

- Sobre os indutores citados na imagem dois de 2mH e 2 de 140mH, eu poderia comprar? Isso não seria as duas bobinas da sua imagem? Posso retirar de alguma fonte de computador? 

R: Não vais conseguir comprar o mesmo.. Terás de construir.. O tópico fala sobre isso em algum lugar.. Leitura em ti..

 

- Os capacitores de 150nF devem ser apenas 630V? Só achei 250V, serve?

R: 630 VDC pode.. Ou 250 VAC..

 

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 natan_filtro_e_prote_o_220v.jpg

 
 

 

- Na imagem que eu estou mostrando, poderia me explicar melhor o que é a parte em vermelho? É mesmo 110 corrente continua (cc)?

R: Aquilo ali perfaz a função de relé de selo, ou seja, um circuito que se alimentado auto sustenta essa alimentação em sua saída. Na primeira interrupção da energia ele se desalimenta, desalimentando a saída, requerendo ação manual para voltar a alimentar a saída. Evita com isso repiques de entra e sai da energia..  Sim o relé, no caso, é de 110 Volts CC pois esse o tinha em mãos (repare que tem um resistor em série)... Pode ser um relé de 220 Volts direto, sem resistor..

 

- O capacitor em verde que foi citado X2 seria os dois em série?

R: X2 é uma classe especial de capacitor, especial para uso em AC..

 

- O capacitor destacado em azul seria 250V ou 2500V igual está lá?

R: Esse também, foi o de 2.500 Volts pois o tinha. Pode ser de 630 VCC..

 

Por fim, tem algum site que tenha tudo que precisa no projeto para que eu possa fazer uma compra só com tudo?

Se tiver alguma parte do projeto desnecessária me avise, porque quanto mais básico melhor já que é meu primeiro projeto.

O problema é esse dai, que afugenta muita gente de montar o seu próprio protetor contra surtos. Com certeza, para encontrares tudo isso dai certo que vais ter de procurar muito e talvez comprar em diferentes sites..

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Por fim, tem algum site que tenha tudo que precisa no projeto para que eu possa fazer uma compra só com tudo?

Se tiver alguma parte do projeto desnecessária me avise, porque quanto mais básico melhor já que é meu primeiro projeto.

 

Acredito que a parte desnecessária do projeto seria o circulado em vermelho, que pode ser substituído por um relé (que não vou arriscar as especificações, pois não lembro)

 

Eu comprei praticamente todo meu material na proesi, mas infelizmente não consegui montar todo circuito com a largura de trilha necessária no espaço de placa que eu possuo: minha falta de prática faz com que eu não saiba o que posso ou não fazer para simplificar o mesmo e diminuir o número de trilhas diferentes  :mellow:

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  • 4 semanas depois...

Esse filtro faz a filtragem eletromagnética, certo? <br />

<br />

você pode me dar um exemplo de fusivel ultra rápido citado, com essas especificações para 250v? Não sei qual modelo a venda é o tal ultra rápido citado. Não encontrei diazed com essas especificações na internet.<br />

<br />

Tem uma medida minima para ser utilizada na trilha do circuito? <br />

<br />

Por fim, esse é o melhor projeto de filtro de linha e proteção que você fez na Internet ou tem algum melhor?<br />

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  • Membro VIP

Esse filtro faz a filtragem eletromagnética, certo? <br />

<br />

você pode me dar um exemplo de fusivel ultra rápido citado, com essas especificações para 250v? Não sei qual modelo a venda é o tal ultra rápido citado. Não encontrei diazed com essas especificações na internet.<br />

<br />

Tem uma medida minima para ser utilizada na trilha do circuito? <br />

<br />

Por fim, esse é o melhor projeto de filtro de linha e proteção que você fez na Internet ou tem algum melhor?<br />

Sim filtra ruídos eletromagneticamente induzidos na rede AC.

 

Use fusíveis comuns, de vidro, só tome o cuidado de não usar aqueles que recebem a categoria de retardados

 

Tem, e vai depender da espessura da deposição de cobre, da temperatura permitida para subir e da corrente circulante. Tem na Internet inúmeras calculadoras para largura de trilha de cobre. Use-as..

Algumas como exemplo:

http://www.4pcb.com/trace-width-calculator.html

http://www.pcbco.com.au/tracecalc.html

http://www.desmith.net/NMdS/Electronics/TraceWidth.html

 

Esse dai é a melhor topologia que construi até hoje..

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TUDO em 220v:

-Eu usei a calculadora, não sei se usei certo mas ela me indicou trila de 9mm. Isso quer dizer que na linha fase, neutro e terra eu devo ter 9mm de espessura em cada trilha? Não é muito não?

 

-Sobre os indutores, vi que no circuito de 220v tem 4 indutores. Mas na sua montagem, eu vejo apenas 2. Me explica melhor sobre isso? 

você usou apenas 2 e ligou como eles? na mesma "perna" você ligou fase e neutro? Não entendi o que fez, por que não tenho experiencia. 

 

-É melhor usar varistores de 250VAC ou 275VAC?

 

-Varistor de 40mm não acha em lugar nenhum? Se eu não encontrar, posso colocar um de 20mm no lugar do de 40mm? (assim seria dois varistores na fase, mudando apenas o tamanho em relação ao seu). Usar apenas esse no circuito pode? http://proesi.com.br/varistor-s20k-275v-20d431k.html

 

- Esse centelhador a gás já estaria bom? Conhece algum lugar mais barato? http://www.tmgeletronica.com.br/Produto-CENTELHADOR-A-GAS-Centelhador-a-Gas-CENTELHADOR-A-GAS-400V-3PINOS-versao-3534-3536.aspx

 

- Fusível térmico de 85º graus é melhor que o de 100 graus, certo? Para essa finalidade.

 

- Esse capacitor não informa x2, mas posso usa-lo no lugar ?http://proesi.com.br/capacitor-poliester-100nf-100k-250v.html

 

- Para o capacitor de 2nF, precisa ser 250VAC ou 630 VAC? Esse serve? http://www.soldafria.com.br/capacitor-ceramico-x1y2-22nf-x-250vac-azul-2k222kpf222-p-3079.html

 

Esse pode ser o disjuntor? http://proesi.com.br/catalog/product/view/_ignore_category/1/id/5946/s/chave-disjuntor-st-001-10a-250v-3t-vermelho-com-led/

 

 

Por fim, eu ainda não entendi sobre o circuito de alimentação que controla o botão memorize, que é o que destaquei em vermelho em uma postagem mais acima. Aquilo é um capacitor e um relé, mas o que é aquilo com + - ~ ? Não entendi o suficiente para implementar. 

Pode explicar passo a passo essa parte? Ainda estou confuso. 

 

E muito obrigado por tudo;

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TUDO em 220v:

-Eu usei a calculadora, não sei se usei certo mas ela me indicou trilha de 9mm. Isso quer dizer que na linha fase, neutro e terra eu devo ter 9mm de espessura em cada trilha? Não é muito não?

R: Vai depender das variáveis que inseristes (temperatura, espessura da camada de cobre, etc e tal) mas não me parece estranho não. Maneiras de estreitar a pista:

- Usar placa impressa com maior deposição de cobre;

- Usar placa dupla face e de cara já poder reduzir pela metade a largura da trilha, fazendo-a de ambos os lados;

- Reforçar a trilha com fio cabinho 22 nu.

Assim (desculpe a qualidade ruim da foto):

Visaoladocobreadoplacadecapacitores_zps5

 

 

 

 

 

 

-Sobre os indutores, vi que no circuito de 220v tem 4 indutores. Mas na sua montagem, eu vejo apenas 2. Me explica melhor sobre isso? 

você usou apenas 2 e ligou como eles? na mesma "perna" você ligou fase e neutro? Não entendi o que fez, por que não tenho experiencia. 

R: Veja ai, cada indutor, montado sobre um único núcleo de ferrite, vai ter dois bobinados, um de cada cor de fio. Uma cor de fio vai atender o fio fase e outra o fio neutro. Não tem ligação de fase com neutro não..

PICT0041_zpsc88d5062.jpg

 

 

-É melhor usar varistores de 250VAC ou 275VAC?

R: O de 250 Volts já está de bom tamanho..

 

-Varistor de 40mm não acha em lugar nenhum? Se eu não encontrar, posso colocar um de 20mm no lugar do de 40mm? (assim seria dois varistores na fase, mudando apenas o tamanho em relação ao seu). Usar apenas esse no circuito pode? http://proesi.com.br/varistor-s20k-275v-20d431k.html

R: Eu tenho varistores de 40 mm por tê-los comprado direto do fabricante, em caixa com um bom volume de peças. É um varistor relativamente caro (coisa de R$ 30 a 40) e por isso difícil de se encontrar no comércio..

Podes sim usar varistores de 20 mm. Esses de 40 mm são varistores usados em DPS de quadro de energia..

 

- Esse centelhador a gás já estaria bom? Conhece algum lugar mais barato? http://www.tmgeletronica.com.br/Produto-CENTELHADOR-A-GAS-Centelhador-a-Gas-CENTELHADOR-A-GAS-400V-3PINOS-versao-3534-3536.aspx

R:Pode ser esse sim. Centelhadores são peças relativamente caras..

 

- Fusível térmico de 85º graus é melhor que o de 100 graus, certo? Para essa finalidade.

R: melhor no sentido de que vai abrir com menor temperatura mas pior, muito pior se tiveres de soldar o mesmo. Eu mesmo, com anos de experiência, já queimei  (abri) vários deles ao soldar. Lembre-se de que a solda, para derreter e soldar, tem de superar os 240 graus Celsius.. Use o de 100 graus mesmo e cuide muito ao soldar. Deixe o lide o mais comprido possível e coloque, pince, esse lide com um alicate universal, para dissipar o calor..

 

- Esse capacitor não informa x2, mas posso usa-lo no lugar ?http://proesi.com.br/capacitor-poliester-100nf-100k-250v.html

R: Esse capacitor, sem nenhuma referência específica, tem seu limite de tensão em 250 Volts CC. A tensão alternada de sua tomada, se de 220 Volts AC, vai ter picos de 220 Volts x raíz de 2 ou seja 220 Volts x 1,4142 = 311 Volts,  superior portanto aos 250 Volts que o capacitor aguenta e com isso ele explodirá na hora. Se não usares capacitores especiais para AC (Classe x2 onde a tensão é expressa em  Volts AC, geralmente 250 Volts AC ou 275 Volts AC) e tiveres de usar capacitores comuns, especificados em CC do ponto de vista da tensão de isolação, use com tensão de 400 ou 630 Volts CC.. Mas dá de encontrar os capacitores da série X2 se procurar. Veja ai: http://www.soldafria.com.br/cap-poliester-classe-x2-c-234_329.html

 

- Para o capacitor de 2nF, precisa ser 250VAC ou 630 VAC? Esse serve? http://www.soldafria.com.br/capacitor-ceramico-x1y2-22nf-x-250vac-azul-2k222kpf222-p-3079.html

R: Mesma resposta acima. Use de 400 Volts ou 630 Volts..

 

Esse pode ser o disjuntor? http://proesi.com.br/catalog/product/view/_ignore_category/1/id/5946/s/chave-disjuntor-st-001-10a-250v-3t-vermelho-com-led/

R: Sim, exatamente essa dai..

 

 

Por fim, eu ainda não entendi sobre o circuito de alimentação que controla o botão memorize, que é o que destaquei em vermelho em uma postagem mais acima. Aquilo é um capacitor e um relé, mas o que é aquilo com + - ~ ? Não entendi o suficiente para implementar. 

Pode explicar passo a passo essa parte? Ainda estou confuso. 

 

E muito obrigado por tudo;

Acho que nesse mesmo tópico, algumas páginas atrás, foi travada uma discussão sobre o assunto. Dê uma olhada se acha isso dai.. Inclusive tinha diferentes alternativas de elaboração do circuito..

A discussão começa por ai: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/874612-proteção-e-filtro-de-linha-v2011-by-faller-montado-num-gabinete-de-estabilizador/?p=5625244

e se desenrola em uma série de postagens subsequentes. Acho que tá te faltando leitura do tópico inteiro, pois muitas dessas tuas dúvidas já foram debatidas nele..

Aquele componente com + e - escrito nele se trata de uma ponte retificadora, ou quatro diodos ligados em ponte.Veja ai ponte retificadora: http://proesi.com.br/2w10-ponte-retificadora-monof-sica-2a-1000v.html

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Faller, resolvi retomar o projeto (que tinha ido atrás na metade do ano passado e parei por não ter conseguido fazer o desenho e depois por não ter tempo) e tenho algumas dúvidas:

 

 

Posso furar a PCB com furadeira, desde que a broca seja fina o suficiente?

 

Quais seriam os dados para a calculadora de trilha? Acredito que a corrente seja no maximo 15A, mas e o aumento de temperatura ou o comprimento de cada trilha?

 

Seria essa a adaptação para um relé 220v? Quais devem ser suas especificações?

https://imagizer.imageshack.us/v2/1375x719q90/834/jb53.png

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Faller, resolvi retomar o projeto (que tinha ido atrás na metade do ano passado e parei por não ter conseguido fazer o desenho e depois por não ter tempo) e tenho algumas dúvidas:

 

 

Posso furar a PCB com furadeira, desde que a broca seja fina o suficiente?

R: Evidente. Furo é furo..

 

Quais seriam os dados para a calculadora de trilha? Acredito que a corrente seja no maximo 15A, mas e o aumento de temperatura ou o comprimento de cada trilha?

R: Ai depende dos demais parâmetros dos componentes série, por exemplo. A corrente do fusível principal, a corrente dos fusíveis térmicos, etc.. Geralmente 10 Amperes..

 

Seria essa a adaptação para um relé 220v? Quais devem ser suas especificações?

https://imagizer.imageshack.us/v2/1375x719q90/834/jb53.png

R: Esse é uma das muitas substituições possíveis e, nesse caso, a bobina do relé deve ser para AC e na tensão da rede dai..

Tá faltando leitura do próprio tópico..

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Faller, vamos em partes:

Sem querer ser rude, mas li o tópico todo sim. Minha maior dúvida no esquema ali eram as conexões do relé.

 

Tenho duas opções de montagem: 

  1. Usando ponte e dois relés 12vcc (dos quais possuo todos componentes) - https://imagizer.imageshack.us/v2/1375x510q90/843/qf1o.png
  2. Usando um relé 220vac (teria de comprar) - https://imagizer.imageshack.us/v2/1375x719q90/834/jb53.png
    O problema que obtive com o número um é: fui incapaz de organizar o circuito dentro do espaço ao qual sou limitado. Vou tentar fazer isso novamente no futuro

 

Tenho algumas dúvidas sobre componentes que estão incertos:

  1. A chave geral que eu tenho é 10A - 250V. Se passar uma tensão ou corrente maior, o que acontece com ela? (Pois pelo esquemático, ela vem antes do fusível)
  2. Tenho um disjuntor KUOYUH 88 series de 12A - 250V. É uma opção muito ruim? Esses 2A a mais que ele suporta pode estourar os outros componentes de 10A, certo?
  3. Comprei também uma chave s/ trava bem *****, deve ter 1A (não sei porque raios tenho ela) e uma chave de 16A, mas ela tem trava. A chave do relé deve aguentar os 12A do relé e não possuir trava, correto? (Foi o q entendi do tópico)
  4. Tenho um capacitor x2 (B32922) de 0,1uF, mas 305V (em vez de 250V). Prejudica muito?
  5. Centelhador irei procurar de 500V pra cima, como indicado no tópico.
  6. Sobre as calculadoras da grossura dos traços: Tenho os fusíveis térmicos com 10A e o geral com 15A. Qual deve ser o temperature rise adequado? Realmente não faço ideia sobre essa escolha, podes me ajudar?

Obrigado

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Faller, vamos em partes:

Sem querer ser rude, mas li o tópico todo sim. Minha maior dúvida no esquema ali eram as conexões do relé.

 

Tenho duas opções de montagem: 

  1. Usando ponte e dois relés 12vcc (dos quais possuo todos componentes) - https://imagizer.imageshack.us/v2/1375x510q90/843/qf1o.png
  2. Usando um relé 220vac (teria de comprar) - https://imagizer.imageshack.us/v2/1375x719q90/834/jb53.png

    O problema que obtive com o número um é: fui incapaz de organizar o circuito dentro do espaço ao qual sou limitado. Vou tentar fazer isso novamente no futuro

 

Tenho algumas dúvidas sobre componentes que estão incertos:

  1. A chave geral que eu tenho é 10A - 250V. Se passar uma tensão ou corrente maior, o que acontece com ela? (Pois pelo esquemático, ela vem antes do fusível)
  2. Tenho um disjuntor KUOYUH 88 series de 12A - 250V. É uma opção muito ruim? Esses 2A a mais que ele suporta pode estourar os outros componentes de 10A, certo?
  3. Comprei também uma chave s/ trava bem *****, deve ter 1A (não sei porque raios tenho ela) e uma chave de 16A, mas ela tem trava. A chave do relé deve aguentar os 12A do relé e não possuir trava, correto? (Foi o q entendi do tópico)
  4. Tenho um capacitor x2 (B32922) de 0,1uF, mas 305V (em vez de 250V). Prejudica muito?
  5. Centelhador irei procurar de 500V pra cima, como indicado no tópico.
  6. Sobre as calculadoras da grossura dos traços: Tenho os fusíveis térmicos com 10A e o geral com 15A. Qual deve ser o temperature rise adequado? Realmente não faço ideia sobre essa escolha, podes me ajudar?

Obrigado

 

 

1. Vai ocorrer aquecimento dentro da chave ao exceder o limite de corrente tolerável.

2. Disjuntor tem que ser dimensionado a necessidade do circuito. Não vejo problema em utilizar 12A em vez de 10A. Se você tem um fusível na linha de alimentação até 10A por exemplo esse fusível vai proteger o circuito caso a corrente exceda o limite do mesmo.

4. Capacitores X2 suportão picos de 2500V e são projetados inicialmente para o uso em corrente alternada.

5. Centelhadores pelo que me recordo devem ser de 350V até 600V.   "220 * raiz 2 = ~ 311VAC"  variação normal, então use de 350V até 600V.

6. Até uns 100 ºC são os desejáveis. Quanto maior a temperatura pior, visto que o fusível só "rompe" ao atingir a temperatura de sua proteção. É por isso que na hora de soldar se NÃO pinçar a perna do componente, você perde o fusível térmico devido o mesmo ter aquecido demais.

 

 

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  • 2 meses depois...

Boa noite Faller,

 

Estou com dificuldades em concluir o filtro. Estou com algumas dúvidas:

 

Onde ligo os 5 terminais inserido nos furos mais grossos da placa, localizados na parte superior da mesma?

Em um post você comentou que o terra não deveria ser interrompido. Considerando que na placa postada por você no post #50 o terra entra no segundo furo do lado direito [de baixo para cima], observei que não há continuidade da trilha do terra para a parte superior da placa. você poderia me explicar por qual motivo.

Onde ligo o comum de um rele 220v no esquema postado?

você poderia me explicar como ligo este rele [em anexo] na placa?

Como posso identificar em cada furo da(s) trilha(s) o que é fase, terra e neutro, tendo em vista que a mesma é interrompida? (sei que onde há fusível, indutor ou resistor há continuidade da(s) trilha(s), mas onde há varistor e capacitor, constatei no multímetro que não há continuidade. 

Me perdoe pedir novamente sua ajuda, mas ainda não consegui ligar o rele, apesar de muita leitura e tentativas.

Se você puder ajudar eu agradeço.

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Boa noite Faller,

 

Estou com dificuldades em concluir o filtro. Estou com algumas dúvidas:

 

Onde ligo os 5 terminais inserido nos furos mais grossos da placa, localizados na parte superior da mesma?

 

Em um post você comentou que o terra não deveria ser interrompido. Considerando que na placa postada por você no post #50 o terra entra no segundo furo do lado direito [de baixo para cima], observei que não há continuidade da trilha do terra para a parte superior da placa. você poderia me explicar por qual motivo.

Por ser completamente desnecessário.. Experimente contar, no esquemático, quantas ligações ao terra existem. Agora conte nessa trilha do furo por você citado, quantas tem???? Para que teria de subir para a parte de cima???

Onde ligo o comum de um rele 220v no esquema postado?

você poderia me explicar como ligo este rele [em anexo] na placa?

Como posso identificar em cada furo da(s) trilha(s) o que é fase, terra e neutro, tendo em vista que a mesma é interrompida? (sei que onde há fusível, indutor ou resistor há continuidade da(s) trilha(s), mas onde há varistor e capacitor, constatei no multímetro que não há continuidade. 

Me perdoe pedir novamente sua ajuda, mas ainda não consegui ligar o rele, apesar de muita leitura e tentativas.

Se você puder ajudar eu agradeço.

Só te respondi uma das perguntas acima pois tenho de lhe dizer que o circuito só deve ser montado por quem saiba ler e interpretar um esquemático.. Caso contrário será muito difícil que consigas acertar e perigoso até...

Por exemplo, relé não se explica como é ligado e sim se olha, se lê, num esquemático, e se faz...  Simples..

A identificação dos furos se dá pela leitura do esquemático e aplicação do mesmo ao impresso...  Não tem segredo, mas é necessário que se possa entender o esquemático..

 Imagine uma costureira tentando te ensinar a coser uma camisa por exemplo sem que nunca tivesses feito nenhuma delas e nem sequer ter lidado com a máquina de costura!!!  Você acha que daria para acertar???

 

Para isso existe uma linguagem internacional que independe do nível de conhecimento eletrônico de cada um desde que conhecida essa linguagem..  Posso montar um computador, um controlador sem nunca ter sequer estudado o funcionamento do mesmo, desde que souber essa linguagem eletrônica.. O que me parece é que queres pular essa parte...  Estou certo???  Não sei como te ajudar.. Queres comprar o meu filtro de linha, esse dai??? Serve para 120 Volts somente. Não opera em 220 Volts.. Me parece que isso é o máximo que estaria a meu alcance, com toda a boa vontade...

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Boa noite Faller,

 

Já comprei todos os componentes para o filtro, assim como busquei em lojas de informática uma carcaça de estabilizador igual a sua, justamente para facilitar a montagem.

Sei que um trabalho destes não tem preço, pois é mais pelo prazer do que por qualquer outra coisa, motivo pelo qual tentei montar um igual ao seu, mesmo sem ter conhecimento técnico para tanto.

Minhas únicas dúvidas são as que postei, pois montar o filtro sem o rele é fácil [por você ter disponibilizado o esquemático]

 

Se você quiser vender seu filtro, você pode me enviar uma mp com o valor. Desta forma, poderei sanar minha dúvida para terminar o meu.

Obrigado.

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220 bifásico tem o mesmo tratamento de 220 fase-neutro? ou não ?

Sim!

A única diferença que consigo ver e que em um circuito 220Vac fase-fase, o certo seria colocar um fusível em cada fase, e um circuito 220Vac fase-neutro, o fusível e colocado somente na fase.

 

Talvez os MOV's seriam diferentes para cada caso, mas não acho que seria critico.

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  • 3 meses depois...
Boa noitr Faller, eu construi aquele seu filtro de linha a um tempo, até hoje ele funciona perfeitamente, as vezes aqui em casa aenergia fica oscilando bem rápido e o filtro de linha nem chega a se desligar de tão rápido, então gostaria de montar um circuito mais rápido utilizando componentes sem utilizar rele, teria como montar um filtro de linha que ao pulsar um botao mantenha energizado as tomadas ate a energia cair sem utilizar reles, eu pensei em utilizar triac mas n tenho conhecimento necessario para montar o circuito, poderia me ajudar ?

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  • 3 meses depois...

Decidi montar meu 1° filtro de linha, com as experiencias, projetos de muitos membros, visualizando os grandes fabricantes, os de “fundo de quintal” e pegando o que ha de melhor em todos.

 

 

 

Fiz a mesma ideia de nosso amigo Faller peguei um gabinete de estabilizador desativado, sem toda parte interma (mesmo querendo ,mais que tudo utilizar, o estabilizador em estado solido), um ótimo filtro de linha para minha sala.

 

 

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Características:

- Dispositivo de simples execução;
- 3 Tomadas na parte traseira, obedecendo a chave frontal;

 

- 6 Tomadas na parte superior do equipamento, que serve para ligar o Modem, Roteador e Relogio que irão ficar sempre alimentados, obedecemdo a propria chave;
- No painel frontal uma chave liga desliga que ativa as 3 tomadas do painel traseiro, ao sair de casa para trabalhar, desliga os equipamentos nessas tomadas;

- Indicação frontal com 5 led´s, leds bicolor –
verde e verelho (verde sempre OK);

 

  • Led 01: Quando vermelho indica  fusível principal aberto (de areia);

     

  • Led 02: Quando vermelho disjuntor desarmado;

     

  • Led 03: Quando vermelho fusivel termico entre F-T aberto;

     

  • Led 04: Quando vermelho fusivel termico entre F-N aberto;
  • Led 05: Vazio (aguardando alguma ideia).

 

- Filtragem de ruídos de 4ª ordem, com bobinas toroidais e capacitores apropriados;

- Frequência de corte do filtro passa-baixas, menor ou igual a 5kHz e atenuação maior que 45 dB a 100 kHz;

- Proteção entre fase-terra, com varistores de 20 mm, com fusíveis térmicos de proteção, normalmente 100ºC;

- Proteção principal, entre fase-neutro, com dois varistores em paralelo de 20mm e dois fusíveis térmicos de 100ºC acoplado;

- Varistores com tensão de ruptura de 150 Volts rms minimizando a possibilidade da tensão de trabalho nominal, mesmo que elevada mas dentro da tolerância, ativar a proteção;

 

 

 

- Proteção de extrema capacidade com centelhador tripolar a gás, para segurar algum surto de tensão tipo um raio caindo na rede.

 

 

 

Obs: O varistor VR2, que interliga Neutro e Terra, foi substituído por um com a menor tensão de serviço possível, em torno de 15 a 30 Volts. Porém terá que ter certeza da polarização da entrada, pois se a mesma for invertida, provocará um curto rompendo o fusível, e possivelmente destruindo o varistor. 

 

 

MOTIVOS PARA UTILIZAR A PROTEÇÃO/FILTRO

 

 

 

Surtos de Tensão
Os surtos de tensão podem ter duas origens distintas: interna ou externa.

 

 

Os surtos de tensão internos, geralmente, têm as seguintes causas:
• Comutação de cargas indutivas;
• Faiscamento (“Flashover”);
• Interferências causadas por acoplamentos capacitivos ou indutivos com outros componentes (por exemplo, comutação de banco de capacitores para correção do fator de potência);
• Descargas eletrostáticas (ESD).

 

 

 Já as causas externas para surtos são:
• Acoplamento elétrico a potenciais mais altos;
• Comutações na rede de alimentação;
• Descargas atmosféricas;
• Interferência indutiva (se um curto-circuito ocorrer numa linha de força, particularmente onde o neutro é aterrado, tensões muito altas podem ser induzidas em linhas adjacentes);
• Interferência causada por campo magnético interno (provocada, por exemplo, pela queda de um raio em área próxima ao equipamento).

 

 

 

COMPONENTES DE PROTEÇÃO

 

 

 

Varistores
Os varistores são resistências não lineares dependentes da tensão, com características logarítmicas definidas de tensão e corrente. A elevação de tensão reduz a resistência e, consequentemente, aumenta a corrente.

Na ausência de sobretensão, a resistência do varistor é bastante elevada, como um circuito aberto. Entretanto, na ocorrência de um transiente, sua resistência cai drasticamente, mantendo a tensão entre os terminais em valores baixos. O “excesso” de tensão é dissipado em forma de calor.

 


Instalação
O varistor deve ser instalado em paralelo com a carga a ser protegida. Para redes monofásicas o processo é muito simples conforme utilizamos em nosso circuito, tanto a sobretensão entre fases, como a sobretensão entre fase e terra / neutro devem ser contempladas.

 

 

 

 

Centelhadores a Gás
São dispositivos formados por dois ou três eletrodos internalizados em um tubo de cerâmica ou vidro e separados por uma distância pré-determinada. Os centelhadores podem conduzir correntes de fuga, dependendo da tecnologia que o fabricante usa na manufatura do invólucro.

 

Além do mais, a tensão disruptiva característica de um centelhador depende do meio ambiente no interior dos eletrodos. Se o interior do invólucro é preenchido com gás, a tensão disruptiva é função de sua pressão. Se o centelhador é do tipo aberto (ar), a tensão disruptiva pode variar com a umidade e com grau de poluentes no local de instalação.

 

Os centelhadores a gás consistem de um tubo contendo gás inerte, o qual sob condições normais de operação apresenta características de um circuito aberto. Contudo, na ocorrência de um transiente, o gás se ioniza permitindo a passagem de corrente. O gás permanece ionizado até que a corrente caia a um valor denominado “holding current” especificado para cada tipo de centelhador.

 

Devido à sua característica de operação, os centelhadores são extensivamente usados nas redes telefônicas para proteção contra descargas atmosféricas. Eles não necessitam de manutenções e possuem um tempo de vida útil em torno de 30 anos.

 

Se comparados a outros dispositivos, os centelhadores são um tanto insensíveis, já que são necessários aproximadamente 700 V para provocar a ionização do gás interno do tubo.

 

 

 

 D

epois de todas as caracteristicas segue o esquemático que pode ser visto ai abaixo:

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Detalhe dos fusiveis termicos com ponto de fusão em 100º C, deve-se ter cuidado em soldar seus terminais, senão pode danificalos no processo de soldagem por super-aquecimento.

Diagrama e placa de indicação de fusivel queimado

 

5686680ed6815_SCHIndicadordeFusivel1.5.j

 

Uma visão da placa que sustenta a proteção e filtro, já com todas as peças montadas.

 

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Note que cada fusível térmico é acoplado ao seu varistor com pasta térmica para melhorar o acoplamento térmico entre ambos. E todos com termo retratil.

 

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Note o processo adotado para manter os terminais dos fusíveis térmicos longos, para dissipar o calor na hora da soldagem (mesmo assim é recomendado usar um alicate pinçando esse terminal, para não arriscar a queima do componente no processo de soldagem.)

 

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OBRIGADO A TODOS!

CRITICAS E SUGESTÕES SÓ POSTAR! 

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  • 9 meses depois...
  • Membro VIP
3 horas atrás, Alessandro Guimaroes disse:

 

adicionado 20 minutos depois

@faller o que e aquele dispersor 600v e para que serve?

O colega que construiu o filtro se preocupou em declarar os elementos de proteção usados e dentre eles tem o dispersor a gás ou centelhador a gás, ai acima, nessa mesma página, descrito num parágrafo chamado COMPONENTES DE PROTEÇÃO.

Faltou leitura de sua parte...

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  • 5 meses depois...

Olá para todos!

Esta é a minha primeira postagem no fórum. 

Procurando por um projeto de protetor e filtro de linha encontrei esse excelente circuito projetado pelo Faller. Estou terminando de reunir as peças para a montagem do mesmo. Só tem uma parte do circuito que não entendi como funciona: Trata-se do segundo led vermelho, que no esquema aparece próximo da tomada para modem. O led verde, entre a fase e o neutro, ok, vai se acender estando o circuito ligado. O primeiro led vermelho, havendo abertura do fusivel ou do disjuntor, a corrente circulará por ele, completando o circuito através do led verde, ficando os dois acesos, o verde possivelmente com um brilho menor. 

 

Já o segundo led vermelho, ocorrendo a abertura de um dos dois fusíveis térmicos na fase, não consegui visualizar como se completará o circuito para o acendimento do mesmo... Para isso ocorrer ele não deveria estar ligado antes do primeiro fusível térmico, logo após o segundo indutor, numa situação semelhante ao primeiro led vermelho?

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  • Membro VIP

Agora imagine cada um desses leds operando não um por dentro do outro mas sim com a carga colocada nas tomadas..

Cada um dos leds operará pelo capacitor, resistor a ele acoplados mas pela carga seja ela qual for. Ela sempre representará uma impedância bem baixa e manterá o lado negativo do led a um potencial bem aproximado aquele do fio neutro, sempre via carga..Se tirares a carga o comportamento dos leds fica anômalo...

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