Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador


Posts recomendados

Olá pessoal!

Terminando de reunir os componentes para a montagem do protetor e filtro de linha projetado pelo nosso colega Faller, ocorreu-me que seria interessante contar com mais um led de monitoramento que indicasse a presença do aterramento e a continuidade do fusível térmico entre o neutro e o terra. Pensei em montar mais um circuito, igual ao que é utilizado para mostrar o funcionamento do protetor (led verde), ligando-o entre os pontos "F" e "T", conforme o esquema que acompanha este texto (Faller, usei seu desenho do esquemático sem pedir sua autorização. se tiver algum problema, me avise que apago a mensagem). 

 

Penso que se o filtro com esse monitoramento for ligado a uma tomada protegida por IDR o mesmo pode vir a ser acionado por conta desse fluxo de corrente fase-terra. Fora essa possibilidade, não entrevi qualquer outro problema que a inclusão deste led de monitoramento possa vir a causar.

 

O que vocês acham?

 

p.s.: Em tempo: Estou considerando um aterramento TT. Considerei também o fluxo de corrente através da carga, mas no meu caso, estando as tomadas de saída desligadas, permanecendo somente a tomada do roteador, as fontes ligadas a ela (roteador e antena receptora da internet) não têm o pino terra.

 

Protetor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 09/03/2017 às 16:03, Riguel disse:

 

Penso que se o filtro com esse monitoramento for ligado a uma tomada protegida por IDR o mesmo pode vir a ser acionado por conta desse fluxo de corrente fase-terra. Fora essa possibilidade, não entrevi qualquer outro problema que a inclusão deste led de monitoramento possa vir a causar.

 

O que vocês acham?

 

p.s.: Em tempo: Estou considerando um aterramento TT. Considerei também o fluxo de corrente através da carga, mas no meu caso, estando as tomadas de saída desligadas, permanecendo somente a tomada do roteador, as fontes ligadas a ela (roteador e antena receptora da internet) não têm o pino terra.

 

Citação

 

Há um engano seu ai..

 

O circuito de acendimento do led se dá via led, passando pela carga, seja na tomada normal seja na tomada do roteador/modem até chegar ao Neutro, nunca ao terra. Não tem como desbalancear o aterramento pois para acender qualquer led não usa o terra.. Usa fase e neutro.  Ai você até pode argumentar que se nenhuma carga estiver ligada, nenhum equipamento estiver plugado o led não acenderá....  Sim, é isso mesmo.. se não tiver carga alguma equipamento nenhum plugado as tomadas não tem como o led acender... Mas dai é mais ou menos o equivalente a não ligares na tomada da parede. Também ai nenhum led acende.. Os leds estão ai e desse modo para, a partir de uma situação de normalidade, com todos apagados, danificar, abrir algum fusível esse led acender indicando o que foi e ai terão equipamentis plugados e ligados às tomadas...

Tente analisar de outro modo.  Note que qualquer led está ligado de forma a acender se não houver fusível. Cada fusível está curto circuitando o led para que se mantenha apagado...  Se faltar fusível ou se queimar o led acende..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller!

 

Agradeço sua atenção. O funcionamento dos leds de monitoramento em seu projeto eu entendi perfeitamente depois daquela sua primeira explicação. 

 

Minha ideia (e acho que não fui muito claro na exposição) é focada na colocação de um quarto led (que eu desenhei a parte no esquema) ligado entre os pontos  "F" e "T" que eu marquei em vermelho no seu esquema original, com o objetivo de monitorar o aterramento e a integridade do fusivel térmico ligado entre o varistor conectado ao neutro e o terra.

 

É algo equivalente ao que fazemos ao ligar uma lâmpada entre fase e terra na tomada para "testar o terra".

 

Refiz o desenho, acho que agora minha ideia ficou mais clara. 

led terra.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora entendi, isso dai é invenção sua, uma modificação em meu circuito original, e sim desse modo, pode acionar o IDR.  Eu não faria isso dai uma vez que o teste do aterramento na tomada você faz uma vez na vida e se ninguém meter o bedelho vai passar dois mil anos e não vai mudar... Faça um testador validador da presença do terra em sua tomada, passe em todas as tomadas validando ou corrigindo as que estiverem sem o aterramento e por centenas de gerações após a sua, nessa casa dai, não se terá problemas...

 

Ou seja, sou contra pela elevadíssima relação custo/benefício...  O custo, principalmente o operacional, é elevadíssimo perto do benefício que trás..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller!
Mais uma vez agradeço pelas suas orientações.

No curso de eletrônica que fiz o tópico aterramento era tratado de forma bem superficial, resumindo-se, praticamente, a instalação de uma ou mais hastes cobreadas de 2,40m e sua interligação ao sistema sem maiores cuidados. Leituras e estudos posteriores dentro da eletrônica não mudaram muito esse panorama.

 

Foi, primeiro no radioamadoristmo e depois na elétrica, que descobri toda a complexidade envolvendo o tópico aterramento: As diversas topologias do mesmo e das estruturas de ligação à terra, sistemas de proteção junto a rede elétrica, equipotencialização e técnicas de mensuração da resistência e resistividade do solo para a correta elaboração do sistema de dispersão, bem como da necessidade de monitoramento e manutenção periódica do conjunto para garantir seu adequado funcionamento. Enfim, toda uma série de cuidados para evitar que um sistema destinado à proteção de pessoas e equipamentos não se torne, ele mesmo, uma fonte de perigos.

 

Quanto pensei na instalação deste quatro led para monitoramento, mais do que para indicar a presença do terra em si, foi para indicar a ocorrência da interrupção do fusivel térmico entre o neutro e terra. Uma vez interrompido esse fusível, perde-se uma importante linha de proteção, restando entre neutro e terra, para proteção, somente o centelhador.  

 

No HT Forum foi apresentado um texto introdutório muito bom sobre aterramento, focado principalmente em suas topologias, vantagens, riscos e cuidados necessários nas topologias TNC-S e TT, que são as mais usadas em residências e pequenos comércios. Um ótimo ponto de partida para aqueles que - como eu já pensei uma vez - acreditam que uma simples haste cobreada enterrada verticalmente no solo resolve a questão do aterramento:

 

https://www.htforum.com/forum/threads/aterramento-aterra-o-que.104334/

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom Dia Faller .

Gostaria de uma ajuda sua.

Eu possuo uma central de cerca eletrica numa residencia na baixada, vire e mexe tenho problemas com a central , como queima de trafo, queima da central.

Quanto as istalaçoes eletricas esta conforme deve ser, cerca com aterramento proprio e dps na entrada de luz também com aterramento proprio.

Eu pensei agora em ultima solução de protesao, dentro da tomada que alimenta a central instalar 1 varistor com 1 protetor termico . a tensão ser usada é o 110V.

Poderia mi orientar como eu ligo estes coponentes dentro da caixinha da tomada ? poderia ate ser uma montagem feita em ponte de terminais seria bem pratico para acomodar dentro da caixinha .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, marcelomarquesani183 disse:

Bom Dia Faller .

Gostaria de uma ajuda sua.

Eu possuo uma central de cerca eletrica numa residencia na baixada, vire e mexe tenho problemas com a central , como queima de trafo, queima da central.

Quanto as istalaçoes eletricas esta conforme deve ser, cerca com aterramento proprio e dps na entrada de luz também com aterramento proprio.

Eu pensei agora em ultima solução de protesao, dentro da tomada que alimenta a central instalar 1 varistor com 1 protetor termico . a tensão ser usada é o 110V.

Poderia mi orientar como eu ligo estes coponentes dentro da caixinha da tomada ? poderia ate ser uma montagem feita em ponte de terminais seria bem pratico para acomodar dentro da caixinha .


Não é o assunto do tópico, mas sempre me pegunto porque os instaladores de cerca fazem aterramento TT e não utilizam o próprio aterramento da residência. Isso não pode causar problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, danielrm disse:


Não é o assunto do tópico, mas sempre me pegunto porque os instaladores de cerca fazem aterramento TT e não utilizam o próprio aterramento da residência. Isso não pode causar problemas?

Isso também nao sei te responder , mas no manual do equipamento esta bem claro aterrameto unico para central . minha ideia é apenas fazer uma protesao a mais na tomada que alimenta a central , meu intuito é que se queimar pelo menos queime o varistor ou protetor termico . Por isso estou no aguardo do amigo Faller .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcelo!

Você tem certeza de que os problemas com a central da cerca elétrica estão sendo causados pela alimentação que vem da sua rede elétrica? Um problema na rede como um todo estaria afetando outros aparelhos também. E as ligações na saída da central bem como a própria cerca? Se houver algum problema que coloque a saída em curto em algum momento isso pode acarretar esses problemas. Eu faria uma analise cuidadosa de toda a instalação para descartar as diversas possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Riguel disse:

Oi Marcelo!

Você tem certeza de que os problemas com a central da cerca elétrica estão sendo causados pela alimentação que vem da sua rede elétrica? Um problema na rede como um todo estaria afetando outros aparelhos também. E as ligações na saída da central bem como a própria cerca? Se houver algum problema que coloque a saída em curto em algum momento isso pode acarretar esses problemas. Eu faria uma analise cuidadosa de toda a instalação para descartar as diversas possibilidades.

Bom Dia Riguel .

Já foi o tecnico, já fez  mediçoes no sistema cerca, e esta tudo normal .E de todos aparelhos existente na casa, o que em um prazo de um ano sempre tem problemas é a cerca. Sepre os mesmos defeitos trafo queimado, fuzivel queimado  ou a propria central. Desta ultima vez queimou o trafo da central , continuou funcionando porcausa da bateria ate acabar. Foi trocado o trafo a cerca voltou funcionar.

o que o tecnico recomendou um dispositivo de protesao antes da alimentação da central, recomendou uns que vai na tomada não vou citar marcas mas devem saber que aparelho é este.

Nada mais é que consiste em varistor sua costrução, Por isso queria um esqueminha simples para por dentro da caixa da tomada .

Eu vi um diagrama não sei se mi atenderia, vou colocar imagem , Mas também gostaria de umas ideias do Faller para fazer uma protesao ou se essa mesma do diagrama esta boa . 

  

ABAAAgkWgAC-6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, marcelomarquesani183 disse:

 

  

ABAAAgkWgAC-6.jpg

Bom dia!

 

A opção "A" não oferece proteção ao circuito. Nela o fusível está protegendo o varistor.

 

Na opção "B" eu acrescentaria um fusível térmico (temperatura de fusão menor que 100 graus) depois do fusível normal e em série com ele. O fusível térmico colocado entre dois varistores, usando pasta térmica para uma transferência de calor mais eficiente. Varistores de 20mm e tensão Vca rms de 175 volts (no caso de uma rede de 127 Vca). Se no lugar do fusível comum usar um do tipo rápido, fica melhor ainda. Veja que essa configuração que sugeri está lá no circuito elaborado pelo Faller.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Riguel disse:

Bom dia!

 

A opção "A" não oferece proteção ao circuito. Nela o fusível está protegendo o varistor.

 

Na opção "B" eu acrescentaria um fusível térmico (temperatura de fusão menor que 100 graus) depois do fusível normal e em série com ele. O fusível térmico colocado entre dois varistores, usando pasta térmica para uma transferência de calor mais eficiente. Varistores de 20mm e tensão Vca rms de 175 volts (no caso de uma rede de 127 Vca). Se no lugar do fusível comum usar um do tipo rápido, fica melhor ainda. Veja que essa configuração que sugeri está lá no circuito elaborado pelo Faller.

 

Seria este tipo de ligação   ? Riguel 

O protetor termico no meio de dois varistores E o fusivel rápido antes de tudo .

 

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, marcelomarquesani183 disse:

Seria este tipo de ligação   ? Riguel 

O protetor termico no meio de dois varistores E o fusivel rápido antes de tudo .

 

Sem título.jpg

 

Não exatamente. O circuito fica como no desenho abaixo: A energia vem pela rede, atravessa o fusível normal, atravessa o fusível térmico e segue para o circuito, sempre pela fase já que, por norma, não se interrompe o neutro da rede. O fusivel térmico vai em série com a fase e os varistores são ligados entre fase e neutro. Mecanicamente eles ficam como na outra imagem, de outro circuito que o Faller desenvolveu e postou aqui no fórum. Recomendo uso de pasta térmica entre os varistores e o termo fusível. A soldagem do termo fusível tem de ser feita com rapidez e usando um dissipador de calor apropriado, senão o calor do ferro de solda vai danificar este componente (lembre-se, ele é sensível ao calor).

O circuito é muito simples, mas não sei qual sua experiência com eletrônica e eletricidade. Qualquer duvida pergunte e lembre-se: Eletricidade é muito perigosa, então tenha certeza do que está fazendo.

 

 

 

 

58d54a5f3ac1.jpg

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Riguel disse:

 

Não exatamente. O circuito fica como no desenho abaixo: A energia vem pela rede, atravessa o fusível normal, atravessa o fusível térmico e segue para o circuito, sempre pela fase já que, por norma, não se interrompe o neutro da rede. O fusivel térmico vai em série com a fase e os varistores são ligados entre fase e neutro. Mecanicamente eles ficam como na outra imagem, de outro circuito que o Faller desenvolveu e postou aqui no fórum. Recomendo uso de pasta térmica entre os varistores e o termo fusível. A soldagem do termo fusível tem de ser feita com rapidez e usando um dissipador de calor apropriado, senão o calor do ferro de solda vai danificar este componente (lembre-se, ele é sensível ao calor).

O circuito é muito simples, mas não sei qual sua experiência com eletrônica e eletricidade. Qualquer duvida pergunte e lembre-se: Eletricidade é muito perigosa, então tenha certeza do que está fazendo.

 

 

 

 

58d54a5f3ac1.jpg

Sem título.jpg

Agora entendi Riguel.

Fusivel termico posso usar este , esta de bom tamanho a tolerancia dele ? http://loja.multcomercial.com.br/fusivel-termico-85-c.html

O varistor http://loja.multcomercial.com.br/varistor-s20k175v-271kd20-cod-loja-4290.html

Eu nunca soldei fusivel termico mas por precausao vou usar este borne http://loja.multcomercial.com.br/borne-de-uso-geral-com-2-vias-kre2-k301-500-2p-bs-passo-de-5-08mm.html

Eu já montei algumas coisas em eletronica, o ultimo que montei foi um dimer pro chuveiro usando triac com  2 bta 40 de 80A.

Não ta difícil não a montagem, é que nao tinha ainda lidado com fusivel termico e varistor e  queria algo simples como esta ai e fosse bem pequeno, mas que ofereça protesao . Pois na central não tem este tipo de protesao.  nao vou divulgar marcas de centrais mas foram duas que já troquei marcas super reconhecidas no mercado de alarmes . E Só tem fusivel, seguido de capacitor  de filtro, uma bobina , antes do  trafo , depois do trafo  as pontes de diodo retificadora eo trasistor . Não tem varistor muito menos fusivel termico antes do trafo.

Semana que vem eu vejo estas peças na Multi .

Obrigado pela ajuda Riguel foi de muita valia amigo !!!!!!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo!

 

Perto da montagem de um dimmer esse circuito aí vai ser moleza. Esse fusível térmico (85 graus) tá perfeito e o varistor também. Nunca usei um borne destes, mas dá para fazer sem ele pois me parece que ele complica a montagem. Quanto soldo esses fusíveis (e outros componentes sensíveis) uso um alicate destes

http://loja.multcomercial.com.br/alicate-pinca-a-3-m-o-bico-de-pato-101418.html

com um pouco de pasta térmica para ajudar, mas aqui dá para improvisar usando um pedaço de uns 10cm de fio de cobre 4mm desencapado, dobrado ao meio. Coloque o terminal a ser soldado na dobra, prenda com uma daquelas garras jacaré ou outro recurso que mantenha tudo firme. Dá um bom dissipador na hora de soldar. depois é tirar tudo e medir a continuidade do fusível térmico... só pra garantir. Vale comprar alguns fusíveis e varistores a mais.

Mas deixe eu fazer uma pergunta: Nas vezes em que você teve problema com as centrais como estava o tempo? Pergunto porque a saída destas centrais com toda aquela fiação representada pela cerca elétrica de um lado e o aterramento do outro, durante uma tempestade com muitos raios, pode representar um problema.

Quanto a falta de proteção na entrada da central, não surpreende. Só colocam mesmo um fusível e ele geralmente é o único que sobrevive quando dá algum problema :)

Esse circuito vai dar uma boa proteção para sua central.

Precisando é só perguntar.

Abraços. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Riguel disse:

Olá Marcelo!

 

Perto da montagem de um dimmer esse circuito aí vai ser moleza. Esse fusível térmico (85 graus) tá perfeito e o varistor também. Nunca usei um borne destes, mas dá para fazer sem ele pois me parece que ele complica a montagem. Quanto soldo esses fusíveis (e outros componentes sensíveis) uso um alicate destes

http://loja.multcomercial.com.br/alicate-pinca-a-3-m-o-bico-de-pato-101418.html

com um pouco de pasta térmica para ajudar, mas aqui dá para improvisar usando um pedaço de uns 10cm de fio de cobre 4mm desencapado, dobrado ao meio. Coloque o terminal a ser soldado na dobra, prenda com uma daquelas garras jacaré ou outro recurso que mantenha tudo firme. Dá um bom dissipador na hora de soldar. depois é tirar tudo e medir a continuidade do fusível térmico... só pra garantir. Vale comprar alguns fusíveis e varistores a mais.

Mas deixe eu fazer uma pergunta: Nas vezes em que você teve problema com as centrais como estava o tempo? Pergunto porque a saída destas centrais com toda aquela fiação representada pela cerca elétrica de um lado e o aterramento do outro, durante uma tempestade com muitos raios, pode representar um problema.

Quanto a falta de proteção na entrada da central, não surpreende. Só colocam mesmo um fusível e ele geralmente é o único que sobrevive quando dá algum problema :)

Esse circuito vai dar uma boa proteção para sua central.

Precisando é só perguntar.

Abraços. 

 

Ola Riguel 

Pasta termica eu tenho aqui, o borne também , de resto é varistor e fusivel termico, vou tentar com borne se ver que fica muito enrosco, parto da ideia de soldalo. Eu já vou comprar uma boa quantia ate porque é baratinho estes dopis componetes, Essa pergunta de como estava o tempo vou ficar te devendo ela com mais presizao , pois é casa de veraneio. Acredito que o tempo poderia estar muito pessimo, pois quando vira o tempo no litoral a coisa não é muito bonito.

Quanto a fiação da saida da cerca eo aterramento eles nao passam proximos entre sí, deve se manter uma distancia entre cada fio afim de evitar disparos falços da central .

Tanto que quando foi feita a istalação foi posto um conduite para cada fio saindo da central ate chegar nas ates com fio de aço eo aterramento.

Fora que eu tenho tres DPS de 60Ka um para cada fase eo neutro todos com  aterramento .

Mas o tecnico falou que centrais de cerca é muito sensivel, mesmo usando os dps nao ta garantido ,e que  realmente não tem a protesao que deveria ter em nenhuma das marcas , ate porque as fabricantes não venderiam muito se durassem mais que o normal.

Eo orientado por ele era por uma protesao na tomada que alimenta a central, não garantiu vida eterna rssssss, mas que diminuiria muito mais riscos de danos .

Mas muito obrigado pela ajuda, assim que montar ponho uma foto aqui .   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo!

Os DPS no quadro oferecem uma ótima proteção para a residência, mas por uma série de motivos essa proteção nem sempre é efetiva no ponto de alimentação dos aparelhos eletrônicos alimentados pela rede protegida pelos DPS. Daí a necessidade de um sistema de proteção junto do aparelho alimentado pela rede elétrica, que é justamente esses sistema que você está montando.

Neste link:

http://www.instalacoeseletricas.com/Findernet/download/section/PDFs/guia-dps.pdf

tem um excelente guia que explica essa questão dos DPS. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em ‎29‎/‎03‎/‎2017 às 11:29, Riguel disse:

Olá Marcelo!

Os DPS no quadro oferecem uma ótima proteção para a residência, mas por uma série de motivos essa proteção nem sempre é efetiva no ponto de alimentação dos aparelhos eletrônicos alimentados pela rede protegida pelos DPS. Daí a necessidade de um sistema de proteção junto do aparelho alimentado pela rede elétrica, que é justamente esses sistema que você está montando.

Neste link:

http://www.instalacoeseletricas.com/Findernet/download/section/PDFs/guia-dps.pdf

tem um excelente guia que explica essa questão dos DPS. 

 

Bom Dia Riguel.

Eu li o assunto do link gostei bastante e é bem esclarecedor em todos pontos.

Montei o circuitinho, compprei os componentes na multi comercial, ea ponte que eu montei os componentes eu ja tinha em casa .Caso queime o fusivel termico ta fácil trocá-lo nao é soldado so soltar os parafusos do terminal e trocar.

Como o atendente vio os tipos de coponente que comprei ele ja deduzio que era para protesao e perguntou como iria usar e expliquei, e ele, deu uma opiniao e ate explicou,  mas não sei se é valida, mas mesmo que fosse iria ficar muito grande para caber dentro da caixinha. No lugar do fusivel termico ele ofereceu um termostato digital ajustavel que eles venden , não é caro é barato o valor era de 15,90. Colocarai o sensor termico entre os varistores com a pasta termica . E eu ajustaria na terperatura do fusivel termico ou ate menos , quando chegasse aos 85 graus , o rele iria desarmar e desligando as tomadas e so voltaria rearmar ligando novamente as tomadas em uma teperatura determinada abaixo dos 85 graus , ele deu exenplo  de 40 Graus.

Mas ficaria muito grande isso para por dentro de uma caixinha de tomada, e nem sei se realmente é funcional .

Mas voltando .   

Como as tomadas sao de modulo ficou dois modulos de tomada e e comprei aqueles modulo com furo e coloquei o porta fusivel .

Coube diretinho dentro da caixinha de tomada sem ficar apertado, fiz as ligaçoes da rede respeitando a pocisao da fase e neutro.

Tirei umas fotos de como ficou . Agora deve dar um pouco mais de protesão na central de cerca eletrica.

 

 

 

 

 

 

Photo-1091.jpg

Photo-1092.jpg

Photo-1093.jpg

Photo-1094.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcelo!

Gostei da montagem. Ficou muito boa no suporte e sem o risco de aquecer o fusível térmico. A ideia da abraçadeira de nylon para segurar o conjunto foi bem pensada. Vou usá-la quando montar o protetor e filtro do Faller (acabei o projeto da PCI ontem...).

 

Colocando DPS no quadro de distribuição, a parte a proteção efetiva que ele promove, pode surgir um outro problema, que ocorre quando o mesmo atua na presença de um forte campo eletromagnético, pois ele forma um laço e na tomada no fim desse laço pode surgir uma ddp suficientemente alta para danificar um eletrônico mais sensível, daí a necessidade de se colocar um dps classe 3 (que é esse que você montou) para proteger o equipamento eletrônico.

 

Agora sua central está protegida desses surtos que vierem pela alimentação.

 

Parabéns pela montagem e fique interessado nesse termostado ajustável, vou pesquisar mais sobre ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Riguel disse:

Oi Marcelo!

Gostei da montagem. Ficou muito boa no suporte e sem o risco de aquecer o fusível térmico. A ideia da abraçadeira de nylon para segurar o conjunto foi bem pensada. Vou usá-la quando montar o protetor e filtro do Faller (acabei o projeto da PCI ontem...).

 

Colocando DPS no quadro de distribuição, a parte a proteção efetiva que ele promove, pode surgir um outro problema, que ocorre quando o mesmo atua na presença de um forte campo eletromagnético, pois ele forma um laço e na tomada no fim desse laço pode surgir uma ddp suficientemente alta para danificar um eletrônico mais sensível, daí a necessidade de se colocar um dps classe 3 (que é esse que você montou) para proteger o equipamento eletrônico.

 

Agora sua central está protegida desses surtos que vierem pela alimentação.

 

Parabéns pela montagem e fique interessado nesse termostado ajustável, vou pesquisar mais sobre ele.

 

Bom Dia Riguel .

Se você aprovou a montagem então ta beleza .

Coloquei a abraçadeira pra ficar bem junto , embora vejo pessoal usar termo retratil mas como nao pensei em comprar nesta medida useia a abraçadeira rssssss, nos terminais usei o termo retratil para isolar.

Meus Dps não estão no quadro do disjuntores dentro de casa, eles estão  numa scaixa aparte,  fora de casa uns 5 metros longe , do quadro geral e ums 2 metros proximo ao relogio.

 

O termostato eu achei um bem parecido com o que mi foi oferecido , vou postar uma foto , ai acho que fica fácil de você pesquisar.

 

 

Só por curiosidade Riguel, este circuito que eu montei que fica dedicado a uma unica tomada .

Que nem em casa possuo duas rede de distribição fase 1......fase 2....eo neutro ,E  em casa esta distribuido 2,5mm tomadas com disjuntor de 10A cada rede  , fase 1 neutro , outra  fase 2 neutro ,  mesma coisa com as lampadas com fio 1,5mm disjuntor de 5A pois é tudo led.

Essa distribuição porque ? caso falte uma fase , nao fico totalmente sem luz ou tomadas . Os equipamentos de maior consumo geladeira microondas tem redes apartes, com bitola de fio diferente e as tomadas de cores diferentes.

Assim como a cerca tem uma rede dedicada só para ela .

 

Este circuito que montei pelo que vi ele se limita a ate 10A que é o que esta escrito no fusivel termico,então pensei em adotar ideia do vendedor com termostato digital , se realmente é valido.  Existe a possibilidade de colocar o circuito que montei , nesta rede depois dos dijuntores,  vamos supor rede das lampadas , ou tomadas ,  em vez dele atuar em uma tomada especifica , atuar em todas que estão ligada nesta rede ? ou lampadas tanto  fase 1 ou 2 ?   ou esta errado alinha de pensamento , e cada tomada deve ter o seu circuito dedicado, como no da cerca .

 

termostato-digital-w1209-controlador-de-temperatura-D_NQ_NP_753025-MLB25354118906_022017-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcelo!

 

Segue um link com um material muito bom sobre os dispositivos DPS

 

http://www.instalacoeseletricas.com/Findernet/download/section/PDFs/guia-dps.pdf

 

Na página 5 são descritas as 3 classes de DPS e onde devem ser utilizados num sistema de proteção. O assunto é complexo, como alerta o manual que consta no link. Um DPS como esse que você montou é um Classe III e como está no manual (neste que te passei e em diversos outros que li), DPS "Classe III (desempenham um papel de terminação, impondo uma baixa “tensão residual” (nível de proteção) suportada pelos equipamentos eletrônicos finais".

 

Para a proteção das tomadas e lâmpadas esse circuito não serve. Nesse caso você deve adotar a colocação de DPS classe II no quadro de distribuição.

 

Em casa usei DPS classe II antes da entrada dos cabo na residência, no modelo de ligação chamado de T-Shape (pagina 34 do manual). Deu um certo trabalho para manter a soma das duas ligações menor que 50 cm, mas sem isso os DPS se tornam simples enfeites rsrsrs.

 

Essa distribuição de tomadas e lampadas entre as duas fases é importante também para equilibrar as cargas nas fases.

    

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá para todos!

 

Montei o protetor e filtro de linha elaborado pelo Faller.

Abaixo seguem algumas fotos da montagem.

Mantive o led de terra (led amarelo a esquerda) pois com ele posso monitorar o estado do fusível térmico entre o neutro e o terra.

O led vermelho a direita irá se acender caso um dos outros dois fusíveis térmicos ligados a fase se abra e o outro led vermelho indicará o fusível ou a chave disjuntora abertos.

O sistema de filtragem foi retirado de uma fonte de PC desativada. Modifiquei somente a ligação de uma das bobinas.

O rele é de 12Vcc da metaltex, com capacidade de 15a. Usei um trafo de 6+6 externo para alimentação do rele.

A placa em fibra de vidro mede 10x10,5 cm, feita pelo método de termo transferência de toner.

Montei também uma segunda unidade para a tv e sistema de som, essa sem a tomada permanentemente ligada e com a chave geral no painel frontal.

As caixas foram feitas de compensado 10mm e foram revestidas com filme plástico. Os painéis foram em duratex 3mm e o desenho dos mesmos foi feito no front designer. 

No caso do protetor para o PC, o mesmo foi pensado para servir também de base para o monitor, deixando o mesmo numa altura mais confortável e não ocupando espaço na mesa.

A botoeira é da Lukma, com módulo de 10 amperes.

 

20170508_144534.jpg

20170514_105507.jpg

20170509_090531.jpg

20170509_090506.jpg

adicionado 0 minutos depois

Olá para todos!

 

Montei o protetor e filtro de linha elaborado pelo Faller.

Abaixo seguem algumas fotos da montagem.

Mantive o led de terra (led amarelo a esquerda) pois com ele posso monitorar o estado do fusível térmico entre o neutro e o terra.

O led vermelho a direita irá se acender caso um dos outros dois fusíveis térmicos ligados a fase se abra e o outro led vermelho indicará o fusível ou a chave disjuntora abertos.

O sistema de filtragem foi retirado de uma fonte de PC desativada. Modifiquei somente a ligação de uma das bobinas.

O rele é de 12Vcc da metaltex, com capacidade de 15a. Usei um trafo de 6+6 externo para alimentação do rele.

A placa em fibra de vidro mede 10x10,5 cm, feita pelo método de termo transferência de toner.

Montei também uma segunda unidade para a tv e sistema de som, essa sem a tomada permanentemente ligada e com a chave geral no painel frontal.

As caixas foram feitas de compensado 10mm e foram revestidas com filme plástico. Os painéis foram em duratex 3mm e o desenho dos mesmos foi feito no front designer. 

No caso do protetor para o PC, o mesmo foi pensado para servir também de base para o monitor, deixando o mesmo numa altura mais confortável e não ocupando espaço na mesa.

A botoeira é da Lukma, com módulo de 10 amperes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!