Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador


Posts recomendados

Tome conta de que, na hora do acionamento da carga o botão é quem segura, por instantes que seja até o relé atracar, a corrente total da carga. Por isso que coloquei um push button capaz de segurar até no mínimo 10 Amperes

Entendi faller...   

Como iria ficar se eu colocasse um rele de 110AC com  push botton? um esquema se poder...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai não necessitaria nem retificador (ponte retificadora), nem resistor nem tampouco capacitor. O relê direto...

certo, no caso a ponte retificadora no seu esquema, sera para transformar de alternada para continua.

Uma coisa que tinha citado , fala em colocar uma chave liga e desliga no lugar do push botton, o push botton quando precinado ativa o rele NF, e push botton volta ao estado normal no caso sem trava o pushbotton, so nao entendi pode deixar a chave passar corrente no rele sem interroper ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito com relé 220AC e com chave liga desliga tem de ser assim

Memoriadeativacaodeenergia_zps21c4b7ed.j

 

E, mais uma vez repito, o botão push button deve poder segurar a corrente da carga pelo menos por alguns mili segundos, que é o tempo de atraque do relé..

no caso ligarei no filtro, n ira precisar da chave liga e desliga certo? o push botton precisa ser com trava?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas é onda senoidal pura cara, não é por aproximação !

Um no-break off-line, (ou short break) desses interativos com geração de forma de onda retangular agride as fontes em geral por dois motivos, ou de dois modos:

- Quando a energia comercial estiver presente ele se comporta como um estabilizador com todos os problemas inerentes aos mesmos.

- Quando a energia elétrica comercial falta ele passa a gerar forma de onda retangular em nada atrativa as fontes principalmente aquelas com PFC ativo..

 

No seu caso, o Manager III, mesmo que gere forma de onda senoidal pura, só o faz na falta de energia.  Na maior parte do tempo, com energia presente, ele não passa de um estabilizador..

 

Para se livrar dos  dois males, somente se adotares um no-break de dupla conversão. Esse, o tempo todo, gera senoidal pura e opera on line...  Esse só estraga o bolso do cristão, pois não raramente custam mais de 2.000 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

valeu faller, o filtro que eu montei esta funcionando perfeitamente, faller estava pensando em fazer alguma protecao para geladeira e alguns eletrodomesticos, eu usando o relezinho como selo e uns varistores com fusiveis ja ficaria de bom tamanho ?, porque eu li dizendo que geralmente as geladeiras queimam com pico de tensão eou quando a energia fica variando muito ( liga desliga ) seria algo valido no quesito protecao ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A escolha da corrente do relé, é baseada na tomada? No caso, um relé 220v, 10A para tomadas comuns?

Não.. A escolha da capacidade de ligar/desligar determinada corrente por um relé, que não passa de uma chave, é determinada pela exigência de manipulação de corrente desejada... Eu imaginei esse filtro para atender até a 10 Amperes, por isso seus fusíveis térmicos são dimensionados para tolerar esses 10 Amperes, seu micro disjuntor também, suas tomadas também, a fiação em geral, os indutores tudo foi dimensionado para operar com correntes de até 10 Amperes. O relé, em seus contatos, não poderia ser diferente. O fusível geral, esse é para 15 Amperes para não queimar mesmo a não ser em um caso de curto circuito e de que as outras proteções série não funcionem..

Existe algum software em que eu possa montar o trajeto dos trilhos para a impressão na placa?

Existe diversos, mas como você pode ter visto, o meu fiz a caneta e não sou a melhor pessoa a lhe indicar um software para circuito impresso, pois não uso. O pessoal por ai vai te dizer, te recomendar..

 

O verniz é algo realmente necessário?

Não, a aplicação de um verniz (especial pois não pode atrapalhar a solda) melhora o visual e a proteção do circuito impresso mas não é necessário obrigatoriamente. Procure, dentro do fórum, tem discussões imensas sobre isso dai, bem como sobre os mais variado programas para PCB

Espero tenhas entendido

valeu faller, o filtro que eu montei esta funcionando perfeitamente, faller estava pensando em fazer alguma protecao para geladeira e alguns eletrodomesticos, eu usando o relezinho como selo e uns varistores com fusiveis ja ficaria de bom tamanho ?, porque eu li dizendo que geralmente as geladeiras queimam com pico de tensão eou quando a energia fica variando muito ( liga desliga ) seria algo valido no quesito protecao ?

Uma proteção sempre e bem vinda. Por que não, principalmente na atualidade que os equipamentos tem cada vez mais eletrônica embarcada. Siga em frente..

Só cuide com a função selo no refrigerador pois se estiveres numa semaninha de folga, num descanso longe de casa, e se a energia der um pipoco qualquer ai na sua casa,  seu refrigerador vai desligar e não liga mais sozinho se não tiver alguém para rearmar o selo. Ao voltares de tua semaninha de férias vais encontrar aqueles bifes que estavam no congelador em estado de cadáver...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

algo mais elaborado seria usar algum circuito temporizador para rearme, mas n viajo e quando viaja sempre tem gente em casa, enfim não há necessidades, faller uma duvida, no caso do varistor, iria usar o mesmo usado na fonte de 127v, se desse um pico de tensão acima do limite do varistor ele faria um curto e queimaria o fusivel, eu teria que trocar os 2 ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!