Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso ou não uso iframe ?


kira911

Posts recomendados

Concordo com o Roberto. Apenas incrementando a questão: Tudo depende de o que você quer fazer. Se for o caso de exibir conteúdo interno do site, sugiro o uso de javascript e div's.

Porém, se precisar de dados externos (comunicação usuário/servidor), você pode optar pelo AJAX ou IFrame/Frames.

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom, eu digo abolir, pois segundo a propria W3C ja está abolindo.. e incentivando o uso de divs... e daqui uns anos.. certamente a w3c vai recomendar que use a estrutura html5 com as "sections" específicas para cada area como por exemplo <footer> para rodapés, <article> para artigos <canvas> para graficos, <nav> para menus.. e por ai vai.. claro q isso pode demorar ainda mais alguns anos ate todas estas tags estar totalmente funcional nos navegadores.. mas ate lá.. a w3c recomenda estritamente que use divs.. e nao frames, iframes e frameset.. porque ja sao tags defasadas..consideradas antigas... ultrapassadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha amigo, eu até poderia explicar de forma mais "técnica" os problemas relacionados a utilização de iframe, mas provavelmente não conseguiria explicar sem ter um texto muito grande explicativo de minhas "próprias experiencias".

O que posso te dizer é: uma coisa é utilizar iframe em um site simples, como um site de noticias ou blog, por exemplo. Outra coisa totalmente diferente é utilizar iframes em um websoftware.

Em um websoftware de minha empresa, recentemente foi necessário realizar modificações em uma das páginas. A ideia é um formulário até simples, mas demorei uns 2 meses para conseguir desenvolver as necessidades sem erros. Além do mais, precisei de muitas horas de javascript avançado e gambiarras (que não gosto de fazer) monstras.

O principal problema do iframe é sua manipulação de elemento pai->filho e filho->pai, coisas que nem o jQuery deu solução hahaha..

Além desse meu "trauma pessoal", é uma "tecnologia" pouco segura, com falhas e alto consumo de processamento (comparada a uma div), difícil de manipular de forma avançada e que com certeza pode ser facilmente substituida por uma div.

É simplesmente impossível conseguir fazer algumas coisas com iframe sem gambiarra.

Note que estou falando de um iframe avançado, e não de um simples "include com barra de rolagem"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum...

Entendo...

Concordo que a utilização de iframes deste modo é muito complicado, e pode ser substituído facilmente no caso por divs.

Eu utilizo frames para simular um AJAX por assim dizer.

Utilizo em sistemas onde não se utiliza AJAX, por ser muito simples, e de porte pequeno.

Uma utilização que eu sempre faço é, mudar o combo de cidades baseado em um combo de estados.

Neste caso, utilizo um frame oculto para fazer a busca em uma página onde ela me retorna os dados e dentro do frame utilizo o javascript para refazer o combo de cidades, ou ainda quando se tem busca de dados por CEP, onde eu pesquiso o CEP e preencho os dados do formulário com o mesmo.

Acho que nestes casos, a abolição de frames não se aplica, pois ele simplifica meu trabalho, porque não preciso utilizar uma estrutura AJAX em sistemas onde são simples.

Mas concordo que utilizar frames, iframes e afins em lugares onde pode-se utilizar divs deve ser repensado, pois acredito que neste caso se complica onde poderia ser simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sugiro usar templates e includes.

- Templates para definir o que você quer que apareça em todas as páginas do site (exemplo, menus, cabeçalho, rodapé, publicidades..)

- Includes para incluir o conteúdo de acordo com a página a ser visualizada

é necessario usar uma linguagem que possibilite identificar a página a ser exibida e fazer includes, por exemplo, php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Sim, isso eu já sabia. Mas o java EE por exemplo ? É para WEB correto ?

é +- isso.. se eu nao me engano é mais voltado pra webservices .. tipo servidor.. e tal.. nao posso te dizer com certeza.. pois nao tenho experiencias com ele.

O Java EE (Enterprise Edition) é uma plataforma amplamente usada que contém um conjunto de tecnologias coordenadas que reduz significativamente o custo e a complexidade do desenvolvimento, implantação e gerenciamento de aplicativos de várias camadas centrados no servidor. O Java EE é construído sobre a plataforma Java SE e oferece um conjunto de APIs (interfaces de programação de aplicativos) para desenvolvimento e execução de aplicativos portáteis, robustos, escaláveis, confiáveis e seguros no lado do servidor.

bom ja falei aqui em outro topico. e volto a repetir minha opiniao pessoal.. eu nao troco php por nada ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!