Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, estou com esse problema aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/topico-definitivo-bug/264919?p=5251834#post5251834

A dúvida é a seguinte: Se eu mantenho o filtro de linha sempre ligado, percebo que o led da placa mãe estará sempre aceso, isso significa que de uma certa forma essa placa sempre está 'energizada' (me corrijam se estiver errado). Isso acarretaria algum problema a longo prazo para os componentes internos do PC, como diminuição da vida útil das peças ou algo parecido??? Ou posso deixar ligado direto sem problemas? O filtro de linha é da marca APC, modelo P6-B, avaliado inclusive pelo colega faller, filtro de linha muito bom por sinal. Obrigado pela atenção de todos. Faller, _rau_, Meiraneto e outros colegas se puderem dar uma ajuda aí, ficarei agradecido. Valeu!!!

• Membro VIP
Postado

Fontes ATX tem esse comportamento amigo... Não tem nenhum problema ai não..

Quanto a redução da vida útil das peças, sim certamente isso acontecerá, é regra dentro da eletrônica... Se ficar sempre alimentada é possível que sua config não dure 15 a 20 anos e sim somente uns 12 anos.. (na prática aposto com você que não mais a terás em menos de 5 anos)..

Se desejares, desligue o filtro de linha, ele tem uma chave justamente para isso...

A maior parte de sua config não estará alimentada.. São poucos os circuitos que se mantém ligados e a tensão de 3,3, 5 e 12 Volts são suprimidas e são chamadas a ficar ativas, pela placa-mãe, após pressionares o botão de partida da CPU..

Talvez o maior problema de se deixar uma config sempre alimentada é que a fonte da mesma fica exposta a rede elétrica e pode até mesmo se danificar, por surtos de tensão, mesmo não estando seu PC ligado, somente nesse estado de espera ai.. As proteções ajudam sim, nessa hora, a segurar as coisas..

Existe alguma boa razão para que não desligues o filtro de linha, em sua chave liga-desliga, ao terminares uma seção no PC???

Postado

Meu filtro também fica sempre ligado, porque tem outras coisas ligadas nele, e além de tudo ele fica no chão e num lugar pouco confortável, difícil de ter acesso.

Então, sempre deixo a fonte do PC desligada. As melhores fontes tem uma chave liga/desliga na parte de trás, é só desligar ali e sua placa mãe não ficará alimentada.

• Membro VIP
Postado
Meu filtro também fica sempre ligado, porque tem outras coisas ligadas nele, e além de tudo ele fica no chão e num lugar pouco confortável, difícil de ter acesso.

Então, sempre deixo a fonte do PC desligada. As melhores fontes tem uma chave liga/desliga na parte de trás, é só desligar ali e sua placa mãe não ficará alimentada.

É para resolver esse tipo de problema ergonômico que montei minha proteção e filtro dentro de um gabinete de estabilizador, é claro, retirando tudo que lá tinha, do estabilizador..

om isso resolvo os seguintes problemas:

1) Sendo no formato de estabilizador ele fica sobre a mesa, ao lado do gabinete, com toda a fiação entrando por trás do mesmo;

2) Deixei uma tomada sempre com alimentação, justo para o modem router WiFi que nunca se desliga;

Na parte de trás do filtro/proteção tem uma chave que desliga a geral mesmo, inlusive essa tomada única da alimentação fixa;

3) No frontal do mesmo tem chave ligs/desliga, de fácil aceso, para, ao final da seção desativar todas as 4 tomadas da parte de trás (claro, menos aquela do modem/Router WiFi);

4) No frontal dele, ao invés de um led mostrando operação tem um voltímetro eletrônico que mostra a tensão das tomada da saída do mesmo.

Cuidados desse tipo melhoram em muito a ergonomia do dispositivo..

As empresas em geral, fabricantes desse tipo de dispositivo não se deram conta ainda desses pequenos mas muito importantes diferenciais, que agregados a mudança de nome dele para Supressor de Surto ou Proteção Contra Surto, poderiam agregar muito valor e elevar o patamar de custo dos mesmos, tornando-os extremamente competitivos..

São cegos, surdos e tolos e insistem no investimento em cima do estabilizador..

Veja ai minha nova proteção: Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Postado

Existe alguma boa razão para que não desligues o filtro de linha, em sua chave liga-desliga, ao terminares uma seção no PC???

Então, como disse a BIOS do meu PC não está segurando suas configurações, toda vez que desligo o PC, seja desligando o filtro de linha, seja desligando da tomada, a BIOS reseta suas configurações, aí tenho que configurar tudo de novo, inclusive data e hora, e ficar arrumando data e hora toda vez é um saco. Eu já troquei a bateria da placa mãe, já fiz o procedimento de soldar a bateria diretamente no jumper de reset da placa mãe, como os colegas aqui recomendaram: http://forum.clubedohardware.com.br/topico-definitivo-bug/264919?t=264919. Mas infelizmente, o procedimento não deu certo. Pelas inúmeras coisas que já li, acho que mesmo trocando o Mosfet não adiantaria, por isso acho que não convém nem tentar. Portanto, a "solução" fajuta que encontrei foi de manter o filtro de linha sempre ligado, pois desse modo a BIOS não reseta. Eu gostaria de desligar o filtro de linha como SEMPRE fiz, mas nesse caso tá difícil. Muito obrigado faller pelos esclarecimentos e se alguém puder dar uma luz, ver se a soldagem que fiz está correta: http://forum.clubedohardware.com.br/topico-definitivo-bug/264919/9, eu ficarei lisonjeado. Grande abraço em todos.

Postado

Boa noite pessoal!!! Será que esse problema pode ser em algum outro local da placa mãe que não seja o Mosfet. Agradeço a ajuda de todos.

• 4 anos depois...
Postado

O meu filtro de linha tambem fica ligado o tempo todo... pois alem do pc, tenho um roteador que precisa ficar ligado 24hs... quanto ao pc eu desconecto ele da tomada do filtro toda vez que termino de usar, ja o roteador permanece sempre ligado. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!