Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

  • Membro VIP
Creio que Llano respondeu bem a Clarkdale.

Trinity vai ser comportar bem frente Sandy Bridge.

Ivy Bridge fica a esperando por Kaveri.

O Llano foi lançado um ano e meio depois do Clarkdale e cinco meses depois do SB... O Llano tem que ser comparado ao SB mesmo, e o Trinity vai ter que encarar o IB.

Ainda acho que o Trinity vai ser interessante, mas esperava clocks um pouco maiores do que os que estão anunciando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou tendo meu segundo contato com os SB e nesse caso usando o vídeo integrado. Para coisas simples ele aguenta bem, para jogos simples como o CSS ele falhou em alguns pontos, coisa que até a GF8200A da minha placa-mãe faz melhor. Nao mostra as letras dos pontos de colocacao das bombas, as indicacoes de A-B no mapa saem com um quadrado vermelho, e por ai vai. Em termos de cpu os SB sao excelentes, mas em vga, fracos, mesmo com o HD 3000, talvez com algumas atualizacoes de drivers, no futuro ele fique bom, mas sabemos que a Intel nao faz bons drivers, então....

Se o Trinity vier com uma cpu forte, ao menos comparável com um i5 SB já estará bem encaminhado, pois a vga deles já ganha da Intel.

O que me motivou a decidir por um SB e nao um Llano foi justamente a cpu, nao preciso de boa vga e sim de boa cpu, e a do Llano nao convencia para o meu uso, espero que o Trinity sim saia com boa cpu, e pelo que andei vendo, o Kavery também sairá mais vitorioso, é aguardar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se o Trinity vier com uma cpu forte, ao menos comparável com um i5 SB já estará bem encaminhado, pois a vga deles já ganha da Intel.

Acho melhor não esperar tanto Eriba... Em muitos casos nem o FX-8150 consegue competir com um i5 SB. Em CPU, acredito que o Trinity irá rivalizar com os i3 21** em muitos cenários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Llano foi lançado um ano e meio depois do Clarkdale e cinco meses depois do SB... O Llano tem que ser comparado ao SB mesmo, e o Trinity vai ter que encarar o IB.

Ainda acho que o Trinity vai ser interessante, mas esperava clocks um pouco maiores do que os que estão anunciando...

Llano foi esquecido até Clarkdale dar o ar da graça, pode ser o motivo pra tanto atraso. As condições de mercado que impuseram uma certa briga entre Llano e Sandy Bridge. Mas é isso ai, a AMD está 1,5anos atrasada em relação à Intel e se voltarmos até os chips anteriores, Brisbane vs Conreo, a AMD vem se distanciando mais a cada ano.

Eu estimo mesmo é isso ai, Trinity brigando com o já cansado Sandy Bridge, e como Trinity é quad CMT, vai brigar com Sandy Bridge Quad SMT e a geração i³ vai oferecer pelo menso 10% de IPC contra os dois, coisa que a AMD só deva se aproximar ano que vem e já com o pesadelo Haswell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho melhor não esperar tanto Eriba... Em muitos casos nem o FX-8150 consegue competir com um i5 SB. Em CPU, acredito que o Trinity irá rivalizar com os i3 21** em muitos cenários.

É exatamente isso o que penso, e se forem 10% em cima do BDZ, nao vejo nenhum ganho e o Trinity novamente só será interessante do ponto de vista da GPU, coisa que muitos como eu nao ligam.

A AMD por falta de din din ou do que seja está comentando alguns erros, e a grosso modo, parecidos com os da Intel.

A Intel nunca havia se preocupado com vídeo integrado melhor, até o Knigth Ferrys, a ideia deles era sempre ter a melhor cpu e pronto.

A AMD está fazendo a mesma coisa com as gpus, e esquecendo as cpus, só que a Intel tem dinheiro para gastar e está indo atrás do prejuízo gráfico, e a AMD nao pode se mexer muito na cpu. Esperemos ver como se sai o Trinity, ao menos devería vir com um consumo melhor que o Llano, para ver se ganha o mercado dos core i3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny, o Trinity concorre com os Sandy/Ivy 2C/4T e vídeo mais completo. Para Sandy/iVy 4C/8T só o Vishera mesmo.

Em baixo consumo (notebooks) o processo de 32nm da GF rende muito bem, então o Trinity deve ter clocks maiores que os SandyBridge pelo menos. Ainda não deve ser o suficiente para igualar a performance single thread, mas em multi thread a briga deve ser boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só esclarecendo uma coisa: acho que o hsa será muito bom quando chegar, e tenho boas esperanças com o trinity. Mas desktop pra mim e cluster envolve processador de topo de linha, algo que as roadmaps e focos novos da amd deixaram bastante claro pra mim que não serão mais objetivados. Pode mudar com o hsa? Pode. Espero que sim? Espero. Acho que vai? Não. Por que? Porque mentir pros investidores é furada certa, mesmo que dê certo no final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só esclarecendo uma coisa: acho que o hsa será muito bom quando chegar, e tenho boas esperanças com o trinity. Mas desktop pra mim e cluster envolve processador de topo de linha, algo que as roadmaps e focos novos da amd deixaram bastante claro pra mim que não serão mais objetivados. Pode mudar com o hsa? Pode. Espero que sim? Espero. Acho que vai? Não. Por que? Porque mentir pros investidores é furada certa, mesmo que dê certo no final.

Par mim ficou claro que o tal do processador "Desktop" high-end esse sim deve ser estinto, porém não que dizer que Desktop de alto desempenho sejam esquecidos. Estimo por APUs a nível do i7-2600 com 4 Módulos + VGA.

Ainda não vi direito, mas foi possível reduzir a VGA da Trinity e ganhar desempenho no VLIW4, estimo seja possível o StreamRoller com 3 ou 4 módulos + GCN e HSA e a AMD oltaria a sonhar em competição com i7-Core.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que o Trinity vai ser interessante, mas esperava clocks um pouco maiores do que os que estão anunciando...

Entra pro time.

Só esclarecendo uma coisa: acho que o hsa será muito bom quando chegar, e tenho boas esperanças com o trinity. Mas desktop pra mim e cluster envolve processador de topo de linha, algo que as roadmaps e focos novos da amd deixaram bastante claro pra mim que não serão mais objetivados. Pode mudar com o hsa? Pode. Espero que sim? Espero. Acho que vai? Não. Por que? Porque mentir pros investidores é furada certa, mesmo que dê certo no final.

Pelo menos no papo parece que a AMD considera server um mercado importante.

Parece que a estratégia é vir com vários chips no mercado server, cada um especializado para um tipo de workload. Vamos torcer para isso significar que eles ainda virão com um CPU puro sangue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É, isso é o que parece, o problema é os tipos de workload que parecem serem as de interesse: clouds e cia!

jonny: torço pra ti estar certo. Mas não vejo isso nas declarações da AMD.

Em bom português, parece que o jogo agora é "HSA ou Morte!"...

Johannesrs, você não está considerando que em servidores para ser rápido é só enfiar mais núcleos, a IPC de qualquer jeito vai ser baixa por que a quantidade de dados costuma ser muito grande e a concorrência alta, desktops high end significa melhor performance single-thread, e com poucos dados e nenhuma concorrência o IPC tem espaço para crescer, são dois mercados bem diferentes.

No fim o Bulldozer foi feito para servidores, e não está fazendo feio, apesar do marketing ter feito muita cagada nesse mercado a AMD não parece estar disposta a entregar a toalha tão cedo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

O que na vi CES 2012 me animou muito principalmente em notebook o trinity mostrou muita forca, alem da otima qualidade de vídeo.

Em desktop se for proximo do i5-2500k em processamento e tiver o desempenho de proximo de uma GTX 550 Ti ai teremos uma briga de verdade mesmo que o preco do processador seja uns 600-650 ainda compensa no custo beneficio, isso em versões hi-end.

Quem viver vera,

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

O que na vi CES 2012 me animou muito principalmente em notebook o trinity mostrou muita forca, alem da otima qualidade de vídeo.

Em desktop se for proximo do i5-2500k em processamento e tiver o desempenho de proximo de uma GTX 550 Ti ai teremos uma briga de verdade mesmo que o preco do processador seja uns 600-650 ainda compensa no custo beneficio, isso em versões hi-end.

Quem viver vera,

abraços,

Acho um pouco difícil ficar nesse nível agora. Mas não deve ficar tão longe disso... Acho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduS, na verdade eu estou levando isso em conta. O que muda é os focos. Tipo, tu pode me acusar de estar me concentrando em super-cluster pra cálculo e desconsiderando o resto, e eu posso rebater que tu tá preocupado com bancos de dados e adicionar que a menção explícita à clouds pela AMD aponta mais pra esse lado que pro outro.

No mercado de servidores eu vejo a AMD e a Intel relativamente equilibradas justamente por causa do IPC pela intel e a melhor comunicação e paralelização dos núcleos pela amd. A amd parece que pretende seguir reforçando esse lado seu no mercado servidor (novamente, clouds) e portanto ainda por cima deve perder a oportunidade de montar opterons APUs com ****-super-supimpa performance em FPU sem necessidade de GPUs externas (algo que ela poderia ter com a ascensão do HSA). Mais ainda, a dúvida com relação à adoção do HSA não existe no mercado de alta-performance: esses caras tem contato direto com os desenvolvedores de compiladores e compilam eles mesmos, em suma, a adoção seria rápida.

Eu tô vendo a AMD se concentrando em cluster barato enquanto puder, mas... até quando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estava vendo algumas noticias e achei algumas informações interessantes, segundo o site temos em teste sinteticos:

-O A6 de 17W baseado no trinity chegou aos importantes 2355 pontos no 3D Mark Vantage, e a estimativa é que o Ivy Bridge não ultrapasse 1700 pontos;

-O A10 de 25W baseado no trinity chegou aos impressionates 3600 pontos no 3D mark vantage, não fala a configuração exata do teste mas essa pontuação é maior que muita placa intermediaria...Nesse caso a vantagem sobre o Ivy passaria dos 100%, podemos esperar o trinity imponente em video.

Por outro lado eles dizem que não esperão ganhar core por core da intel e dizem que seus processadores de 4 núcleos devem vençer processadores intel de 2 núcleos + Hyper Threaded em cenarios multi-processados.

Site: http://www.eteknix.com/news/amd-trinity-ulv-gets-benchmarked/

Pelo visto teremos um desempenho maior que um i3(Sandy, e proximo de ivy), com video capaz de rodar qualquer jogo atual com pelo menos 30 frames, com o A10, se o preço for bom teremos gratas surpresas, em cenario net/note/ultra-books, não fala em desktop.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ver como será a mobilização das software house frente ao HSA, recurso exclusivo da AMD que tem um market share bem menor que a Intel.

O HSAIL já tem o propósito de facilitar o trabalho dos desenvolvedores de SW.

Enfim, mais detalhes devem sair na AFDS desse ano. A primeira implementação "pra valer" acho que só com o Kaveri.

--------

Saiu o resultado do AMD OpenCL™ Coding Competition. Os vencedores:

First Place: Went to the designer for an application that could enable the future of a more human like AI for video games. This app “sees” what a human person would see when playing a first person shooter game, and can track features so as to move around in the game. The idea is to have a computer competitor that doesn’t have “privileged” information.

Second place: Went to the designer of an application that used the Microsoft® Kinect camera along with the AMD APU processor to do real-time video effects.

Third place: Went to the designer of an application that takes adaptive shadow detection to the next level and has it “teach” itself.

Fourth place: Went to the designer of a numerical simulation of an x-ray generator.

http://blogs.amd.com/developer/2012/02/23/amd-opencl™-coding-competition-results/

http://developer.amd.com/community/events/pages/AMDOpenCL™CodingCompetition.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!