Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meus Hd's Ligam E Desligam Sozinhas


caioattili

Posts recomendados

Olá, tenho o computador da assinatura e um probleminha:

De vez em quando, eu estou usando o computador e do nada eu ouço o barulho da minha HD primária desligar e ligar de novo (como ela é beeem antigona ela faz bastante barulho quando liga e quando desliga também). No entanto o Windows não chegava a travar com isso. Estou convivendo com este problema a mais de 6 anos!!!

Só que no dia 14/04/2004 o problema se agravou: A HD primária foi desligada exatamente como quando o computador é desligado e rapidamente ligada novamente, mas não é só isso... Pouquíssimo tempo depois, a HD secundária fez a mesma coisa, desligou e ligou de novo duas vezes seguidas e depois a HD primária desligou, ligou, desligou, ligou e desligou novamente aí não ligou mais e o Windows congelou, tentei reiniciar, mas a HD não era reconhecida. Então eu desliguei o computador e liguei de novo e aí funcionou tudo normal.

Antes que me perguntem, eu tenho estes HD's há muito tempo e decorei cada barulho que elas fazem quando ligam e quando desligam, então tenho certeza;

Já foi trocada Placa-mãe, Flat-Cable, Memória RAM e Processador e o problema persiste.

Qual será o problema?

Por favor me ajudem.

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mutio provavelmente a fonte

já paro pra pensa nisso?

de repente ela não ta mutio boa ainda mais por se num micro um pouco antigo, talvez a fonte já due o q tinha q da

esperimenta troca ela faz uns testes, o roblema se da mutio frequentemente?

testa aí e posta o resultado!

teh mais, falou !!!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema desses com um Wester Digital de 80GB e a causa problema era aquecimento, ele esquentava demais desligava e voltava quando não desligava de vez.

Eu pensei que era fonte, cabos etc, no final o hdd acabou queimando o cabeçote devido a este aquecimento.

Fique esperto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no meu caso é diferente, pois tenho duas HD's no meu computador e as duas ficam doidas juntas ao mesmo tempo não é só uma HD que pára, são as duas!

Só outra coisa, creio que não seja problema na HD, pois acabo de me lembrar que certa vez quando eu tinha outra HD primária neste mesmo PC, aconteceu exatamente a mesma coisa, só que na época eu pensei que era problema na HD e acabei devolvendo, mas pelo jeito não era, pois eu acho que três HD's darem o mesmo problema no mesmo pc é meio estranho, não?

E quanto a pergunta da freqüência do problema, ele acontece tipo uma vez a cada 2 ou 3 meses, não é sempre e acontece principalmente quando nenhum acesso ao disco está sendo feito por um certo tempo, como por exemplo que aconteceu quando eu estava com o Word aberto pensando no que eu ia escrever em um trabalho que eu estava fazendo e quando eu estava jogando um jogando Sonic 2 no emulador de Master System.

Quanto ao aquecimento, quando eu desligo o computador, e eu enconsto a mão nas HD's elas estão bem quentes, mas não chega a queimar a pele também.

Sobre os cabos da fonte pode ser ou não pois as duas HD's pararam ao mesmo tempo!

E finalmente sobre a fonte ela já tá com mais de 8 anos no mínimo e é de 250W (pelo menos é o que tá escrito nela!). Só ainda não sei onde vou arrumar outra fonte para testar aqui!

Desculpem pelo texto enorme, mas tá tudo aí!

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gente, eu sei que eu estou errado de não ter feito nada até agora, mas é que isso acontecia com baixa freqência, mas agora (agora mesmo) a coisa está super feia:

Os meus dois HD's ficam desligando e ligando aleatóriamente quase todos os dias e já chegou até a corromper o registro do Windows em um dos casos.

A cerca de uns 2 minutos atrás, um de meus HD's desligou e ligou novamente na minha cara pois o gabinete está aberto na minha frente e eu ouvi com certeza a rotação caindo e voltando novemente, mas não chegou a travar o Windows.

A coisa está frenética, eu até já desliguei o drive de CD-ROM para tentar poupar a fonte, mas não adiantou nada. Já apertei tudo quanto é cabo e o problema continua.

Eu só esqueci de dizer que o problema se tornou insuportável a exatamente 3 dias atrás incluíndo hoje (agora), justamente 1 dia depois de eu comprar um processador Pentium MMX 166 MHz com VCore de 2.8V substituíndo o meu Pentium 120 MHz @ 133 Mhz com VCore de 3.2V no computador da assinatura.

Será que tem alguma coisa a ver?

Agora acho que vou tomar vergonha na cara e trocar a fonte, mas que fonte vocês me recomendam?

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que comigo, o problema está ficando cada vez mais freqüente, como eu disse, a ponto de corromper o registro do Windows.

Estou postando isso, não por causa da chatice que é ter que desligar e ligar de novo o computador, mas sim porque eu acho que esse liga-desliga pode danificar os HD's, estou certo?

Muito Obrigado. :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por caioattili@10 jun 2004, 21:30

Agora acho que vou tomar vergonha na cara e trocar a fonte, mas que fonte vocês me recomendam?

:P Acho q você deveria é trocar o micro todo! :P:D

Bricadeirinha! :rolleyes:

Troca a fonte pode ser q resolva! mais no seu caso a fonte deve ser AT, você tem q comprar ela como AT, a partir de 300, 350W ta bom pra você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é mais provavel ser a fonte, não esta aguentando! testa outra pra ver!

É, pra mim é meio difícil testar outra fonte pois não tenho de onde tirar uma se é que você me entende. Então vou ter que implorar para o meu pai R$50,00 para eu comprar uma fonte AT de sei lá quantos Watts (a propósito, seria muito bom se alguém pudesse me informar qual a fonte ideal para mim). Estar desempregado é uma tristeza MESMO (meus agradecimentos ao governo) :angry:

Bem, nem vou entrar em mais detalhes políticos, porque está totalmente fora do âmbito deste Fórum.

você sempre teve os 2 HDs ou colocou depois?

Eu coloquei o segundo HD a mais ou menos 1 ano, mas a fonte já tem no mínimo do mínimo 7 ou 8 anos.

Muito Obrigado a todos que estão me ajudando. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q você deveria é trocar o micro todo!

Nem me fale, bem que eu gostaria mas não tenho da onde tirar dinheiro, talvez um assalto a um banco resolva...

Brincadeirinha!!! :hehehe:

A cituação piorou depois q você colocou o outro HD???

Sim, a situação piorou muito depois da chegada do segundo HD. Além do segundo HD, eu instalei mais memória RAM, pois tinha apenas 16 MB FPM e agora está com 128 MB EDO, troquei de modem, fiz uma "atualização" na placa de vídeo aumentando 1 MB de sua memória, troquei a antiga placa-mãe soquete 3 pela atual, troquei obviamente o processador Intel 486DX2 66Mhz pelo atual da assinatura e o cooler.

Na verdade, a única coisa que eu não troquei nunca, foi a Fonte, o Gabinete, um dos meus HD's, Placa de Som e Drive de CD-ROM. Sem contar com periféricos externos ao gabinete.

pega uma fonte de 300 a 350W AT! compra Usado tem muitas fonte AT parado por ai! vai nos tecnicos! falou! espero q não compre dos tecnicos Açogueiros q so gosta de dar facadas!

Eu não tinha pensado nas usadas... Quanto será que custa? Aqui perto da minha casa em Guarulhos-SP, tem em uma loja uma fonte AT 300W nova por R$50,00.

Onde eu encontro uma? Como é que eu vou saber se a fonte é boa ou não?

Desculpe, por eu estar perguntando sobre Fontes no fórum de Armazenamento, mas é que uma coisa está puxando a outra e por aí vai...

Muito Obrigadão. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, já parou pra pensar q pode ser conflito?

E a fonte? já tentou troca-la?

Tente fazer o q o WESTRCP fez, isso já me aconteceu uma vez tambén....

ou as vezes.... você comprou as duas do mesmo vendedor?

não por nada, mas talves ele tenha feito calote com você.....tenha dado uma hd bowa apenas em nome, mas pode ser falsificada, ou com erros no hardware.... eu não posso te dizer o que fazer, mas eu não ligaria o pc :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo aconteceu a mesma coisa um dia, então resolvi tirar o cabo de energia do hd e apertar os pinos do cabo para eles ficarem certinhos.

E depois disso nunca mais tive problemas desse tipo.

Eu já cansei de apertar os pinos e continua o problema. E mesmo que fosse este o problema, os DOIS HD's não desligariam ao mesmo tempo, não é mesmo?

Tipo, já parou pra pensar q pode ser conflito?

E a fonte? já tentou troca-la?

Tente fazer o q o WESTRCP fez, isso já me aconteceu uma vez tambén....

ou as vezes.... você comprou as duas do mesmo vendedor?

não por nada, mas talves ele tenha feito calote com você.....tenha dado uma hd bowa apenas em nome, mas pode ser falsificada, ou com erros no hardware.... eu não posso te dizer o que fazer, mas eu não ligaria o pc

1-Conflito de quê?

2-Na verdade eu não comprei nenhum dos HD's, um deles tem mais de 10 anos e o outro tem uns 4, mas funcionam perfeitamente. Mas a procedência deles, eu não faço a menor ideia da onde é.

3-Talvez, mas aí seriam TRÊS HD's com o mesmo problema? Eu esqueci de avisar que este problema já aconteceu com 3 HD's no mesmo PC, e em todas as vezes o problema era exatamente igual.

Bem, muito obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre isto q você disse, tambén acho q pode ser a hd, como disse anteriormente.....

alias, essas hds sao de 4 e 10 anos?

eu sei q não tem nada a ver com os problemas simultaneos, mas levanto uma hipotese q não ha nada a se comprovar perante ela, gostaria de saber a configuração do seu pc e as configuracoes da hd.......não se esqueca ISSO é UMA HIPOTESE Q ESTOU DANDO

"se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

sobre isto q você disse, tambén acho q pode ser a hd, como disse anteriormente.....

alias, essas hds sao de 4 e 10 anos?

eu sei q não tem nada a ver com os problemas simultaneos, mas levanto uma hipotese q não ha nada a se comprovar perante ela, gostaria de saber a configuração do seu pc e as configuracoes da hd.......não se esqueca ISSO é UMA HIPOTESE Q ESTOU DANDO

1-Mais ou menos, um dos HD's tem uma etiqueta de garantia com data de 1995 e o outro, tem uma etiqueta (acho que de garantia também) com data de 2000.

2-Bem, as configurações do meu PC (somente gabinete) em detalhes estão aí:

Placa-mãe: PCChips M537 V5.1A com Cache L2 de 512KB

Chipset: VX-Pro, que é na verdade o Via Apollo VP1

Processador: Pentium MMX 166 Mhz VCore: 2.8V ou 2.7V (eu não tenho certeza) FSB: 66 Mhz Multiplicador: 2.5x ; com cooler razoávelmente grande e pasta térmica.

Memória: 128MB, sendo 4 módulos SIMM-72 EDO 5V de 32MB cada um

Placa de Vídeo: Trident TGUI9680 com 2MB PCI

Modem: U.S.Robotics 2977 de 56K hardmodem PCI

Som: Creative ViBRA 16C PnP ISA

Drive de Disquete de 3½: Genérico

HD1: Quantum Maverick 540A, capacidade: 540MB, PIO3, 3600rpm ; conectado na IDE-0 como Master (Primary Master)

HD2: Seagate U8 ST38410A, capacidade: 8.4GB, ATA-66 (porém, por limitações da placa-mãe, configurada como PIO4), 5400rpm ; conactado na IDE-1 como Master (Seconday Master)

CD-ROM: Leitor Acer 685A 8X (não tá lendo CD's mais direito como antigamente...), PIO3 ; conectado na IDE-1 como Slave (Secondary Slave)

Fonte: Sunshine AT 250W (a dita cuja)

O hardware é esse aí.

O S.O. é o Windows 95OSR2 Portugês-Brasil

Os HD's estão com apenas uma partição cada um, sendo o HD1 a unidade C: em FAT16 e o HD2 a unidade D: em FAT32.

Só para completar, os drivers de Bus Mastering, não estão instalados pois quando eu instalo, o Windows começa a travar do nada.

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!