Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria: Água destilada ou Solução para bateria?


Rafael.R

Posts recomendados

Preciso fazer uma manutenção em uma bateria de 12V x 250A. A bateria é nova mas deve estar com nivel baixo, pois parece perder carga rápido. Entre colegas surgiu a confusão: Completar com água destilada ou solução específico para bateria?

Sei que quando uma bateria sai da loja é abastecida com fluído, mas e nesse caso?

Outra pergunta: Se uma bateria automotiva ja está meio "cansada", deve ser usado solução?

Agradeço ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca complete o nível da bateria com água destilada,

Se formos analisar quimicamente o que ocorre seriam horas de equações quimicas do processo de descarga de uma bateria, mas em suma o que acontece é que o próprio fluido de bateria tem seu estado de saturação, ou seja o processo de recarga ja não consegue reaproveitar todas as celulas e fluidos de modo igual.

Devemos lembrar que os eletrodos la dentro da bateria do ponto de vista quimico participam da equação de carga e descarga delas ocorre que tanto para carga

quando para descarga teriamos:



Equação do fludio + Equação do Eletrodo + Potencial -> Produto de descarga

Produto de descarga + Equação do eletrodo + Potencial -> Equação de bateria descarregada

logo se trocar apenas o fluido não da condições necessárias para que a bateria recupere as propriedades de carga e descarga.

Quanto a solução específica eu a desconheço, poderia colocar o link dela?

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por ajudar. A solução específica que me referi é a solução de bateria mesmo.

A dúvida é entre os dois fluidos: Solução para baterias ou a simples água destilada.

Valeu!

Rapaz, eu tenho a mesma dúvida! A do meu carro perdeu um pouco de fluído, o que sempre acontece com qualquer bateria que precise de manutenção (não selada). Fiquei em dúvida se comprava a solução ou a água destilada. Espero poder tirar minha dúvida nesse tópico.

Valeu!

EDIT: Encontrei isso, isso e isso.

Parece que é pra completar apenas com água destilada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Bom eu tenho um problemão tenho uma bateria slim q fui i formado q era de gel mas uma amigo citou q ela era de solução em gel aí agora vi na  internet q era solução de bateria ionizada 

Bom alguém. Tem ideia do que eu uso p completar ela porque a carga está baixa ela a não passa de 10,5 volts e eu não sei c o q comentar essa tal F1slim 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Para uma Bateria usada segue o processo: Retirada de toda solução que deve ser descartada (enterrada)pois é acida e processos de filtragem e reaproveitamento e o mesmo que limpar e sujar novamente, pois o liquido já está oxidado.

Apos a retirada do liquido, com uma mangueira vá jogando água mantendo certa distancia pois pode ferver e respingar na pele. depois de lavar bem coloque 50 gramas de bicarbonato de sódio em cada entrada = a 6 entradas , complete com água até cobrir as placas vá começar uma reação química de neutralização do acido e limpeza das placas internas , deixe por 4 a 5 horas no minimo , depois de um jato de água em todos eles , vire a bateria para baixo deixando escorrer . agora vem a parte que realmente faz a limpeza. Coloque solução de bateria devagar somente para cobrir as placas metálicas e deixe por 3 horas ( solução de bateria = água destilada+ 4% de acido sufurico ) vende pronta em postos de gasolina. Lave novamente pois vai sair uma solução quase preta , e coloque novamente solução de bateria e deixe ela para de ferver para carregar em carga lenta , não feche ela ainda pois a carga pode sair água enquanto carrega limpe com um pano e use luva de borracha e óculos de proteção em todo processo. para baterias seladas não feche com a tampa use cola quente e nivele com algo plano (um pedaço de cerâmica serve) feito isso em todas as entradas cole a tampa com araldite usando um peso em cima até secar . tem bateria pra mais 2 anos . custo médio do processo 50 reais. OBS. para baterias novas usa-se solução que é fornecida pelo fabricante ou já vem pronta , em baterias usadas é aconselhável a solução nova pois o acido descola as placas e completar com água destilada aumenta a tensão mais continua o processo de oxidação dentro dela. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Vicente B Souza  Ola Sr Vicente, bom dia, essa solução com ácido a 4% acredito que esteja com porcentagem errada, pois vi em outros blogs que o acido se não me engano é na faixa de 30%

 

veja esse link.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/bateria-automovel.htm

 

se puder acrescentar algo, só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa noite , muito interessante as colocações sobre baterias a recuperação . vou iniciar as minha de carro e moto estão cansadas quase perdendo a capacidade . O amigo Vicente B Souza fez boa aplicação de conhecimento , onde irei aproveitar , e claro passar aos que também precisarão . Pois bem se puderem responder o item falado ... ( solução de bateria = água destilada+ 4% de acido sufurico ) vende pronta em postos de gasolina . > > O que seria esta solução ?  exemplo - água destilada se for usar 2 litros total , usa-se 1,920 de água destilada + 80 ml de solução para bateria (ácido sulfúrico ) ? seria esta a mistura após lavar e ser aplicado o bicarbonato ? para em seguida drenar totalmente , lavar e após adicionar a solução de bateria . agradecido pela atenção .. favor se puder esclarecer , grato ,Marcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...