Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Seu Proprio Adesivo Termico !


dkyrk

Posts recomendados

Para fazer esta pasta térmica você tem que botar : essa araldite mistura a branca com a massa cinza, bota o óxido de alumínio naquelas pasta térmicas baratas que se vende por uns 6 reais nas lojas de eletônica que não tem nenhum metal, é só pasta, depois mistura na araldite em proporção certa e aplica no cooler!

não necessariamente é preciso colocar o aluminio ou cobre ...

isso so foi uma ideia que nos tivemos para aumentar a condutividade termica da cola termica, o processo de "fabricaçao" da cola é necessariamente misturar araldite (as duas pastas misturadas, senao de nada adianta) com a pasta termica em proporçoes iguais, nada mais .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que com durepox nem dá ..porque se for comparar a fixaçao do durepox com a araldite seria até injustiça, já que a araldite tem muito mais fixaçao que o durepox...alem do mais o durepox não tem a mesma facilidade de adesao a maioria das superficies como a araldite, e como ele estaria mais fraco ainda com a mistura da pasta termica, seria inviavel seu uso ...

não sei realmente qual a real diferença entre os dois mais uma coisa que reparei é que a araldite é chamada de Adesivo EPOX, e o durepox é EPOXI ...

se alguem souber...

T+ !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa dica isso viu.... podem fazer que ajuda muito...

e uma dica minha... NÃO USEM DUREPOX achei que ficou muito grosso e ruim de mexer.... Araudite com certeza foi melhor...

Mas o ruim é que a única pasta térmica que eu achei é uma de 2 e 50 da marca

SIMAVI.... é meia ruim mas ajudou um pouco... valleeewww....

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Z£®O@10 maio 2004, 09:40

bem ees não fazem dissipadores de zinco por causa do preço... iria sair uma fortuna se fosse de zinco...

acho que esses caras que vende zinco que tu conhece tão te inrolando já a um tempo atras era comum te telhodo de zinco nas casas inclusive na casa da minha vou e telhado de zinco e ela tra trocando então quem quize eu to vendendo zinco e so fundi e faze os dissipadoress ehehehehhehhhehheh que trabalho que ia da :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é ...essa parada do zinco é meio loca mesmo ...acho que não e caro não, ate porque eu já vi em uma reportagem que em Portugal (alguma parte de lá) como eles não enterram as pessoas e sim deixam os caixoes expostos em salas com a porta de vidro,é utilizado caixoes de zinco para não exalar o cheiro da pessoa morta...so que o caixao de zinco e colocado dentro de um caixao e madeira comum ....

se fosse caro acho que ninguém colocaria( ao não ser os mais ricos)...mais lá e a maioria dos cemiterios sao assim...

esse papo ta meio pra Zé do Caixao ... :zoio:

mas tambén tem o fato dos produtores investirem muito em pesquisa para montar os dissipadores, então porque até hoje não utilizaram o zinco ???com certeza o Oxido de Zinco é bom condutor termico e o zinco não ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha galera, tenho uns dicipadore nas memorias da minha placa de video, procurei toda a sta efigenia (sp) e não achei adesivo termico !! intão resolvi colocar uma pequena gota de super bonder no meio da memoria e em volta eu passei pasta termica, a principio ficou muito bom.

veja as fotos o site !!

Mod numa fx5200 (64 bit) Dicipadore com super bonder!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luizflm@21 jun 2004, 19:59

Olha galera, tenho uns dicipadore nas memorias da minha placa de video, procurei toda a sta efigenia (sp) e não achei adesivo termico !! intão resolvi colocar uma pequena gota de super bonder no meio da memoria e em volta eu passei pasta termica, a principio ficou muito bom.

veja as fotos o site !!

Mod numa fx5200 (64 bit) Dicipadore com super bonder!!!

eu já fiz isso tambén... só q coloquei 4 gotas de bonder nos cantos e a pasta termica no centro.. mas essa cola termica caseira é muito mais pratica e resistente...

além do mais, o bonder vai deixar um espaço entre as bases, isso prejudica o contato termico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem grana e tenho um pouco de superbonder e pasta termica.

A algum tempo atras eu retirei o dissipador do chipset de uma riva tnt, agora vou precisar usa-la novamente já que a outra placa de video eu vendi.

Sera que da algum problema colar o dissipador em cima do chipset da placa de vídeo (com o aquecimeto a cola "superbonder" soltar do chipset), já que não vou remove-lo mais.

Se tiver como colar dessa maneira eu tenho que misturar a pasta temica com o superbonder e pronto?

já ia esquecendo, estava pensando em passar uma camada fina de pasta em todo o chipset e no cento dar um pingo de superbonde e pressionar por algum tempo o dissipador, sera q vai dar certo? Se tiver algum modo, por favor, me ajudem é urgente.

Talvez amanhã a tarde eu não tenha mais conexão. :(

Agradeço desde já!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode até tentar fazer com superbonder,mas será por sua conta e risco ...

misture a superbonder com a pasta termica em proporçao que você achar melhor aí, e coloque no chipset e cole o disipador ..tem que ser rápido na hora de fazer, porque a superbonder seca muito rápido né ...

tente aí, se der certo você nos dê uma resposta ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a impressão que superbonder e pasta térmica não se misturam... como agua e óleo...

E será que da certo se eu colocar a pasta térmica no fogo e depoiz que ficar em brasa o óleo de silicone sai da mistura e só fica um pó branco bem fino, o óxido de zinco, ai da para misturar na cola Epoxi?

deve ficar bem mais fácil de medir as proporções...

falou!

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode tentar fazer com que o oleo de silicone se vapore da mistura da pasta termica ...mas se por acaso não conseguir vá em alguma loja de suprimentos odontologicos e compre o Oxido de Zinco em pó que é baratinho também...

há pessoas que fizeram somente com o oxido de zinco e obtiveram melhores resultados...

depois fala para gente se deu certo ou não, beleza ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@06 jul 2004, 00:00

Eu tenho a impressão que superbonder e pasta térmica não se misturam... como agua e óleo...

E será que da certo se eu colocar a pasta térmica no fogo e depoiz que ficar em brasa o óleo de silicone sai da mistura e só fica um pó branco bem fino, o óxido de zinco, ai da para misturar na cola Epoxi?

deve ficar bem mais fácil de medir as proporções...

falou!

B)

cara.. respondendo a todas as suas perguntas...

- Realmente com superbonder não funciona, mas seria por outro motivo...

Acontece q o bonder é um adesivo instantaneo, que seca na ausencia de ar, ao tentar misturar o bonder com a pasta termica, a pasta ira recobriri o bonder, e, pela ausencia de ar, ele irá secar instantaneamente... você terá feito uma "pedra térmica" :P ... ele ira empedrar instantaneamente, e será imposivel que você coloque o dissipador antes que isso aconteça...

- é bem mais fácil medir as proporções do adesivo termico usando apenas o oxido de zinco, mas você esta indo pela pior maneira... ao invés de botar a pasta termica no fogo, porque você não compra oxido de zinco? e bem barato, e por aqui no sul eu encontro em qualquer farmacia... eu compro por R$ 1,00, uma quantidade de oxido de zinco suficiente para encher uns tres ou quatro daqueles recipientes de pasta termica...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que eu não acho óxido de zinco por aqui...

mas se o método de levar ao fogo funciona então porque não faze-lo?

e agora que to fazendo uns mod estou grudando só com pasta térmica mesmo, segura bem mesmo, até recomendo, só que as vezes ela tipo escorrega do lugar ai tem que ir lá e colocar de novo...

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Cara araldite tem 3 modelos aqui onde eu moro, Cxs RS, 1 de 2 minutos q é o araldite instantaneo, tem o araldite hobby de 10 minutos, q uso nos meus aeromodelos, e tem o profissional, q é o mais forte de todos, q demora 24h, eu fiz com oxido de zinco em pó q consegui com meu dentista, e araldite de 10 minutos, se voce por ela na geladeira ela demora MUITO para endurecer ja q retarda a açao do catalizador, e para não grudar de vez e arrancar o chipset etc, bota bastante oxido de zinco, algo em torno de 2/1, 2 partes de pó para 1 de araldite, depende muito da superficie do chipset e do dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

o problema maior é retirar o dissipador do chip, enquanto ele ainda estiver pregado no chip acho difícil o uso desse solvente para adesivo epox ...

mas ja ta provado que se diminuirmos a quantidade de araldite e colocarmos em porporçoes iguais (1 de araldite e 1 pasta termica, ou até menos) fica fácil a retirada do dissipador..

Já com o oxido de zinco deve ser feita a proporçao 2x1 (2 de oxido de zinco e 1 de araldite)...

flws !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...