Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Faça Seu Proprio Adesivo Termico !


dkyrk

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...

eu sei q essas dicas são para chips sets, ou qualquer outro dispositivo q não tm encaixe, tenha d ser colado....mas olhem bm no meu caso .....eu tenho um processador p2 400mhz no ql ta eskentando e resultando travamentos, conflito e etc, e não consigo achar outro cooler mais potent para meu processador pois ele é d cartucho e o encaixe dele é diferent d outros cooler (xegei a pega um p3 e cooler original da p3 e não encaixo por causa das "perninhas" serem diferentes das p2.....então o ke eu gostaria de perguntar....como eu não tenho opção d por outro cooler no processador e meu pc tha eskentanu....valeria a pena eu colar est cooler (base de cobre no processador d cartucho q é plástico, no qual só passaria a cola no núcleo, pois no plastico do processador não adiantaria né) para esfriar mais o meu processador, pois eu não consigo achar um cooler compativel com est meu e não esta valenu a pena compra um outro cooler para colocar no cpu, joganu vento no processador....

alguém então poderia me falar se vale a pena ou não?? se realment vai diminui a temperatura ao ponto d eu conseguir voltar ele a 400mhz, o q faz uma diferença grand.....

agradeço desde já.....falou pra todos...

B L

U O

I K

U O

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom gente , o caso é o seguinte , se precisar colar coisas como um chipset de placas antigas tudo bem. Mas acho que tem pessoas que estão viajando. já vi gente falando em comprar uma placa-mãe nova e fazer isso. O doidera , o que não pode deixar de ser ressaltado é que essa cola , colo fico. então muito cuidado com isso. Colar coisa nova é ######. Se quer inventar adesivos e coisa e tal , então cole em coisas antigas. No seu caso amigo de colar um processador , va por sua conta em risco , ou descubra outra maneira de o cooler fixar no processador. :ZZZ:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso que acontece quando não se le o topico ....

eu, como muita gente aqui já retirou o adesivo sem sequer danificar nenhuma das partes "coladas" ...

ou seja, não é "colou ficou" não .... é possivel soltar tranquilamente a parte "colada" ....

e claro, não vamos sair tacando isso em processadores, gpu's e chipsets de placas-mãe ... isso foi feito para "colar" dissipador onde não existe possibilidade de uso de presilha ...

agora se quiser meter em processador, e etc ... taca bastante cola de uma vez pra nunca mais soltar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Ola pessoal, olha não me lembro em ter postado nesta área do forum porém, tenho lido e visto vários tipos de dificuldades da galera em fixar dissipadores dos mais variados tipos, pelo que li, percebi que tem muita gente que não esta muito a fim de colar com algo que possa ficar definitivamente fixo então tenho uma opsão fácil, funcional, barato e prático para esta questão.

Tudo que eu disser foi testado por mim mesmo com "ótimos" resultados no entanto minha palavra pode não ter muito aval mas depois verão que não terá risco "algum" em faze-lo, tambem não vi não li e nem copiei da net ou fonte, fiz por curiosidade, se tiver algo igual ou parecido desconhesso.

Existe no mercado mais propriamente automobilistico um tipo de cola fita adesiva dupla face mais usada para colar esses borrachões que ficam nas laterais dos carros pois bem, como trabalho nesta área resolvi testar essa fita nas memo de minha PV, no princípio parecia não ter muita aderência mas depois de um tempinho com o calor a fita aderiu igual a pixe hehe, o resultado não precisava ser melhor a fita proporcionou uma bela condução de calor e eu alcansando meu objetivo. Bem alem do teste na prática real tambem fiz outro teste (quando não se tem muito que fazer a gente inventa) usei dois blocos de aluminio de 3x3x1.5 cent. em ambos fiz um furo para encaixar a ponta de um termômetro digital, para aquecelos usei um ferro de passar roupas que desmontei e deixei só a base fixando-a em uma morsa (lixei ambas as bases (ferro e bloco) para que ficassem uniformes), um dos blocos fixei na base do ferro (passar roupas) com umns aneis trava de + ou - º270 (com presão parecida a de uma presilha de dissipador de processador) e pasta termica comum o outro com essa fita fixando no mesmo ponto para não haver muita dúvida; não deixei o ferrro com nenhuma temperatura limite cetada mesmo porque vocês verão que minha intenção é de observar o quanto a fita consegue de condução em relação a pasta termicaca que simula o uso normal do nosso dia dia e tambem marquei o tempo e a condução de cada um dos dois condutores. Como fiz testes separados mesmo porque dois corpos não podem usar o mesmo lugar ao mesmo tempo usei um estabilizador de evitando assim oscilação de tensão. O resultado foi o seguinte:

Com o material gerador de calor a temperatura ambiente, ligado, após 20 segundos cronometrado e subsequente.

Pasta termica comum 65ºC

Fita 64ºC

30 segundos

Pasta termica comum 69ºC

Fita 67ºC

40 segundos

Pasta termica comum 75ºC

Fita 73ºC

1 minuto

Pasta termica comum 88ºC

Fita 85ºC

Por este teste meio que duvidoso mas servindo como noção, a fita demonstrou que quanto mais alta a temperatura menor é seu poder de condução porém, consegue seguir bem de perto a pasta termica comum numa simulação real do seu uso. Se vocês tiveram paciência ou não para ler todo o conteúdo e tiverem a fim de testar esta fita é só ir em algum ugar que trabalhe com funilaria, chaparia e pintura (o nome depende da região) e pedir um pedaço para o pessoal da área de montagem tenho certeza que se tiverem não negarão mas, se acaso não conseguirem ganhar comprem é bem baratinho!! o problema de comprar é que vem fita pra caramba e vai ficar perdido, tambem podem arrumar vários colegas e dividirem, se não gostarem do resultado é só retirar é muito fácil sem "riscos" OK. Não me crusifiquem pessoal é só uma dica que usei, gostei e resolvi compartilhar com a galera que desconhesse abraços.

Ps: se enteressarem posso por uma foto dessa fita, já faz um tempão que fiz esses testes mas como disse anteriormente vem muita fita e o rolo ainda esta aqui quase cheio e olha que já arrumei fita para um monte de colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola pessoal, olha não me lembro em ter postado nesta área do forum porém, tenho lido e visto vários tipos de dificuldades da galera em fixar dissipadores dos mais variados tipos, pelo que li, percebi que tem muita gente que não esta muito a fim de colar com algo que possa ficar definitivamente fixo então tenho uma opsão fácil, funcional, barato e prático para esta questão.

Tudo que eu disser foi testado por mim mesmo com "ótimos" resultados no entanto minha palavra pode não ter muito aval mas depois verão que não terá risco "algum" em faze-lo, tambem não vi não li e nem copiei da net ou fonte, fiz por curiosidade, se tiver algo igual ou parecido desconhesso.

Existe no mercado mais propriamente automobilistico um tipo de cola fita adesiva dupla face mais usada para colar esses borrachões que ficam nas laterais dos carros pois bem, como trabalho nesta área resolvi testar essa fita nas memo de minha PV, no princípio parecia não ter muita aderência mas depois de um tempinho com o calor a fita aderiu igual a pixe hehe, o resultado não precisava ser melhor a fita proporcionou uma bela condução de calor e eu alcansando meu objetivo. Bem alem do teste na prática real tambem fiz outro teste (quando não se tem muito que fazer a gente inventa) usei dois blocos de aluminio de 3x3x1.5 cent. em ambos fiz um furo para encaixar a ponta de um termômetro digital, para aquecelos usei um ferro de passar roupas que desmontei e deixei só a base fixando-a em uma morsa (lixei ambas as bases (ferro e bloco) para que ficassem uniformes), um dos blocos fixei na base do ferro (passar roupas) com umns aneis trava de + ou - º270 (com presão parecida a de uma presilha de dissipador de processador) e pasta termica comum o outro com essa fita fixando no mesmo ponto para não haver muita dúvida; não deixei o ferrro com nenhuma temperatura limite cetada mesmo porque vocês verão que minha intenção é de observar o quanto a fita consegue de condução em relação a pasta termicaca que simula o uso normal do nosso dia dia e tambem marquei o tempo e a condução de cada um dos dois condutores. Como fiz testes separados mesmo porque dois corpos não podem usar o mesmo lugar ao mesmo tempo usei um estabilizador de evitando assim oscilação de tensão. O resultado foi o seguinte:

Com o material gerador de calor a temperatura ambiente, ligado, após 20 segundos cronometrado e subsequente.

Pasta termica comum 65ºC

Fita 64ºC

30 segundos

Pasta termica comum 69ºC

Fita 67ºC

40 segundos

Pasta termica comum 75ºC

Fita 73ºC

1 minuto

Pasta termica comum 88ºC

Fita 85ºC

Por este teste meio que duvidoso mas servindo como noção, a fita demonstrou que quanto mais alta a temperatura menor é seu poder de condução porém, consegue seguir bem de perto a pasta termica comum numa simulação real do seu uso. Se vocês tiveram paciência ou não para ler todo o conteúdo e tiverem a fim de testar esta fita é só ir em algum ugar que trabalhe com funilaria, chaparia e pintura (o nome depende da região) e pedir um pedaço para o pessoal da área de montagem tenho certeza que se tiverem não negarão mas, se acaso não conseguirem ganhar comprem é bem baratinho!! o problema de comprar é que vem fita pra caramba e vai ficar perdido, tambem podem arrumar vários colegas e dividirem, se não gostarem do resultado é só retirar é muito fácil sem "riscos" OK. Não me crusifiquem pessoal é só uma dica que usei, gostei e resolvi compartilhar com a galera que desconhesse abraços.

Ps: se enteressarem posso por uma foto dessa fita, já faz um tempão que fiz esses testes mas como disse anteriormente vem muita fita e o rolo ainda esta aqui quase cheio e olha que já arrumei fita para um monte de colega.

Gostei da dica! Poderia colocar uma foto da fita? Ou a marca?

valeu B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

eu sei q essas dicas são para chips sets, ou qualquer outro dispositivo q não tm encaixe, tenha d ser colado....mas olhem bm no meu caso .....eu tenho um processador p2 400mhz no ql ta eskentando e resultando travamentos, conflito e etc, e não consigo achar outro cooler mais potent para meu processador pois ele é d cartucho e o encaixe dele é diferent d outros cooler (xegei a pega um p3 e cooler original da p3 e não encaixo por causa das "perninhas" serem diferentes das p2.....então o ke eu gostaria de perguntar....como eu não tenho opção d por outro cooler no processador e meu pc tha eskentanu....valeria a pena eu colar est cooler (base de cobre no processador d cartucho q é plástico, no qual só passaria a cola no núcleo, pois no plastico do processador não adiantaria né) para esfriar mais o meu processador, pois eu não consigo achar um cooler compativel com est meu e não esta valenu a pena compra um outro cooler para colocar no cpu, joganu vento no processador....

alguém então poderia me falar se vale a pena ou não?? se realment vai diminui a temperatura ao ponto d eu conseguir voltar ele a 400mhz, o q faz uma diferença grand.....

agradeço desde já.....falou pra todos...

B L

U O

I K

U O

:bandeira:

Não sei se o cara fez isso mas, não se deve fazer colocar um cooler de socket 370 em pentium2 ou pentium3 de núcleo katmai, motivo a memória cache fica fora do processador e ela também necessita de ser refrigerada, pois se queimar a cache você terá:

Pentium2 - memória cache = Celeron de 0KB de cache..., isto é, se o processador continuar funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Galera, só pra lembrar...

Estamos discutindo bem sobre cobre e prata e zinco e etc e etc e etc...

Andei pesquisando em alguns sites na net, aliás poucos, e descobri algumas coisinhas...

> A prata tem melhor condutibilidade elétrica. Inclusive "A" melhor, superando até o cobre.

> O cobre tem melhor condutibilidade térmica, sendo MELHOR e MAIOR condutibilidade térmica do que a prata.

> A respeito do zinco, achei algumas coisas, mas nada a respeito de condutibilidade térmica. Somente achei muitos assuntos dizendo que ele é usado na vulcanização da borracha, e, o Óxido de Zinco, usado para as telhas em países frios.

Baseado nessas informações, concluí: (por favor, me corrijam se eu estiver errado)

1. Por mais que você use Óxido de Prata, ou pó de prata, a probabilidade de fechar um curto-circuito no chip de memória é maior, tal que sua condutibilidade elétrica é bem superior.

2. Com relação ao uso do cobre, deve-se também tomar cuidado, tal que este também conduz eletricidade, mas é mais indicado que a prata por ter um coeficiente de condutibilidade térmica maior que o da prata.

3. Sobre o zinco, dispensem, pois estamos de olho no Óxido de Zinco, aquele mesmo que li em muitos sites que é usado em telhas em países frios. Bem, se é usado em telhas em países frios, é usado para a casa ficar mais quente ou mais fria? Olha gente, posso até estar errado, mas acho que existem pastas de óxido de zinco, não pra aumentar a condutibilidade de calor (pra valer) entre chipset/chip e dissipador, mas para não deixar o calor dispersar para fora da cobertura do dissipador, podendo assim aquecer o dissipador, e este fazendo o seu serviço verdadeiro com o auxílio de uma corrente de vento, que é dissipar o calor.

4. Vale lembrar, que não adianta ficarmos pensando em obter uma SUPER-hyper-A-MELHOR pasta térmica para colar nos chips, se não usarmos dissipadores bons! Aí todo o trabalho da pasta boa, ficaraá preso em um dissipador de alumínio, ou sei lá o que! Entendem? Vi um usuário querendo colocar pó de cobre sob o dissipador, mas isso não vai adiantar muito se o disspador for de alumínio.

5. Pensem no tipo de dissipador que melhor atenderá, microfin, normal ou outros. Acho que deixamos de pensar no que realmente deveríamos, para pensar em pastas térmicas, que deixarão distância de milímetros entre dissipador e chip. Sendo assim, o importante é o dissipador, e a pasta térmica ajuda pra caramba, principalmente em não deixar um colchão de ar entre o dissipador e o chip (isolante térmico).

6. Papai noel não existe. Nem adianta. E se ele existir ele não participa do fórum.

Bem galera, espero ter ajudado, pois me ajudei pra caramba, quando descobri as coisas do zinco. Acho que vou mudar minha pasta térmica para Óxido de Prata ou Óxido de Cobre (se existir esta última pasta)

Até mais pessoal!

P.S. -> Se alguém tiver mais alguma info para passar sobre o zinco dissipadores e tal, posta aí que estou interessado. E, caso eu falei besteira em alguma linha, por favor, me corrijam!!!

:D

Só uma correção: A condutividade térmica da prata É SIM maior do que a do cobre, pelo menos nas temperaturas as quais eles ficarão sujeitos em um PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

ola tudo bom depois de ler o tópico inteiro (aja paciencia :P ) eu vi q o lbarros citou sobre o oxido de zinco q é usado em paises frios como telhas bem se for oxido de zinco mesmo então nem tentem usa isso porque você esta praticamente esqeuntando mais ainda sua GPU mais eu vou da uma olhada mais a fundo dessa história

PS: minha PV ta com o dissipador normal de aluminio uma FX 5200 128mb ela esquentava bastante a 325@425 over até na config normla esqeuntava acho q era 250@333 ai eu achei um dissipador muito bom peqeuno e só parafusei no dissipador não sei como mais fico preso de boa hehe :P

um dia eu tiro umas fotos da PV (to sem cam uahauha).

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 5 meses depois...
putz nem me lembre desse metodo de descola dissipador...

eu tinha um sis6326 pci e fui faze over nela e colei com super bonder dai depois eu fui tira com descrito acima e a GPU da pv giro junto... :devil::chicote:

Essa foi boa em? Fico imaginando os olhos esbugalhados do sujeito vendo o chip girar junto eheheheheh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • mês depois...
  • mês depois...
  • mês depois...
Boa a ideia mas como o topico n morreu e tem tem ainda solicitacao de resultados da proposta, vai uma solucao barata e eficiente, pois uso esse a tempo.

Adesivo termo condutor loctite 384.

ronnjef, e onde se acha para comprar esse adesivo? encontrei pouca coisa na net... alguma loja online que vende isso? pow, vi num site um cara que comprou, pagou 140 conto na época... se for assim não compensa, sai mt caro pow =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...