Ir ao conteúdo

Tirar resistência de secador para obter ar frio - É possível?

Hugo Stiglitz

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um secador de cabelos aqui que foi aposentado pela minha esposa. Apesar de ter um jato potente, o mesmo não tem a opção de ar frio.

É possível tirar a resistência dele para obter ar frio somente?

Gostaria de usá-lo como um "soprador" destinado a limpeza do PC.

Grato. :)

• Coordenador
Postado

Como ele não tem a opção de ar frio, acredito que ele seja dos modelos que usam a própria resistência de aquecimento para diminuir a tensão para alimentar o motor, se ele for assim não terá como você usa-lo para essa intenção.

Postado

Certa vez comprei 10 motores de ventilador de 40 cm 110v novos, de o tipo bobina auxiliar com capacitor permanente, como a tensão da rede elétrica da minha cidade e de 220v, ficou inviável pesquisei a respeito e achei a solução fazendo um divisor de tensão capacitivo. Se for possível verifique a tensão e a corrente de trabalho do seu motor você pode dimensionar um divisor de tensão capacitivo, usando um capacitor do tipo para dar partida em motores ex: capacitor de ventilador de teto. E claro que você precisa fazer alguns cálculos e testes no meu caso usei capacitores de 8mf para reduzir a tensão de 220v para 110v.Observei que se tirasse a hélice do ventilador a tensão subia o que siguinifica que o meu motor tinha que trabalhar em plena carga.Para q a tensão ficase em torno dos 110v. Peça a opinião dos outros são mais experientes do q eu espero ter ajudado.

Postado

Então emendo outra pergunta: por que não limpar com o ar quente? :confused:

Pois não acredito que alguém vá ficar com o secador em cima das peças por muito tempo, é só uma passada e não acredito que possa danificar. ^_^

Postado
Então emendo outra pergunta: por que não limpar com o ar quente? :confused:

Pois não acredito que alguém vá ficar com o secador em cima das peças por muito tempo, é só uma passada e não acredito que possa danificar. ^_^

Se esse secador for do modelo que usa a resistência para alimentar o motor, esse motor aí funciona em 12V. É só tirar a resistência e ao invés de ligar o secador em 110V/220V é só ligar ele em uma fonte atx ou qualquer outra fonte que forneça 12V ou pouco mais.

Não há problemas em soprar um PC com ar quente, mas depende do quão quente é esse ar e do tempo que o indivíduo irá deixar o ar sobre um mesmo local. Fora isso, não vejo problema algum.

Postado
Se esse secador for do modelo que usa a resistência para alimentar o motor, esse motor aí funciona em 12V. É só tirar a resistência e ao invés de ligar o secador em 110V/220V é só ligar ele em uma fonte atx ou qualquer outra fonte que forneça 12V ou pouco mais.

Não há problemas em soprar um PC com ar quente, mas depende do quão quente é esse ar e do tempo que o indivíduo irá deixar o ar sobre um mesmo local. Fora isso, não vejo problema algum.

O problema maior é que minha "workstation" onde fica o PC é um comodo pequeno e com o ar quente soprando eu tenho que ligar o ar condicionado se não fica insuportável o calor ambiente.

E o secador eu usaria para soprar teclado, gabinete, tomadas extras do APC dentre outros.

Pra limpar o PC internamente uso um aspirador Britânia.

Vou desmontar o secador, tirar umas fotos e posto.

Abraços a todos. :)

Postado

Infelizmente não tenho como desmontar o secador da patroa, senão :chicote:

Mas farei a utilização do mesmo para limpar as partes internas do computador com o ar quente mesmo. Farei em local aberto, na sombra, e passarei de forma rápida, para não prejudicar nenhum componente.

Qualquer coisa eu comunico... ou não. Pois se dar algum problema eu não terei como mandar mensagem pra vocês :lol:

Postado

Pessoal, não tirei as fotos porque ocorreu como o colega Bcpetronzio previu. retirei a resistência com cuidado e ele não mais funcionou.

Agradeço a tofos que opinaram.

Dúvida esclarecida.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!