Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de tela azul ao ligar duas memórias.


rafamuriali

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Eu estou com um problema aqui com meu notebook Neo PC 4100.

Primeiro as configurações dele:

Processador: Mobile DualCore Intel Pentium T4400, 2200 MHz (11 x 200)

Memórias: DIMM1: Apacer 78.A2G75.9L5 - 2GB - DDR2-800 (400 MHz)

DIMM2: Apacer 78.02G75.9L2 - 1GB - DDR2-800 (400 MHz)

HD: SAMSUNG HM320II - 310GB - 5400RPM - SATA-II

Drive CD/DVD: TSSTcorp CDDVDW TS-L633C - SATA

Placa-mãe: POSITIVO V40

North Bridge: SiS 672(FX)

South Bridge: SiS 968

Áudio: Realtek HD - Codec: Realtek ALC662

Bios:Phoenix 1.06NE

SO: Windows XP Professional (Também tenho instalado o Windows 7 Ultimate, em Dual Boot, mas não estou usando pois parece que os erros são mais frequentes).

Ele está dando tela azul há bastante tempo. Ontem resolvi verificar o problema, passei o Memtest86+ e ele acusou um monte de erros no teste 5 no primeiro pente (2GB) (mais de 100 erros), então eu abri ele, tirei as memórias e passei uma borracha, e passei o memtest de novo. Continuou acusando erros, desta vez bem mais, também no teste 5. Passei então a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows pra confirmar e ele também acusou problemas de hardware logo no começo. Então eu troquei as memórias de posição (coloquei a do slot 1 no slot 2 e vice-versa) e iniciei o windows. Nas três vezes deu erro logo que iniciei, então tirei as memórias e testei elas sozinhas nos dois slots (memória 1 nos slots 1 e 2, memória 2 nos slots 1 e 2), sempre passando o memtest e ele não acusou nenhum erro, eliminando a possibilidade de ser problema nos pentes ou nos slots.

Resumindo: Se ligo com só uma memória em qualquer slot, perfeito, se ligo com as duas, dá erro. Não sei se pode ser alguma incompatibilidade dos pentes, pois eles são da mesma marca e velocidade (vieram com o notebook). Penso que pode ser problema da BIOS, talvez pode ser resolvido com a atualização dela (acho meio estranho ela ter poucas opções de configuração, não deixa nem mexer com o clock das memórias).

Ah, outra coisa, no AIDA64 e o CPU-Z parece que as memórias estão operando em 333mhz, olhem só a imagem anexada.

Espero que alguém consiga me ajudar.:)

Falou.;);)

Edit: Parece que a imagem não foi, ta aí o link:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=85233&stc=1&d=1323707985

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se não for problema nos módulos de memoria (incompatibilidade) é bem provável que haja um problema na sua placa mãe, mas especificamente no chip que faz o controle das memorias (controlador de memoria).

Minha recomendação é verificar antes de mais nada se há alguma atz da bios no site do fabricante relacionado ao seu problema, caso contrario sugiro que leve a uma boa assistência de notebook e explique "tintim por tintim" o que esta acontecendo e os testes que você já fez.

Fora isso acredito que não tem mais o que fazer!

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo, o problema é que a positivo é cheia de frescura pra essas coisas de BIOS, acredito que vou ter que mandar um e-mail pra eles explicando e pedindo uma versão atualizada da BIOS, mas se o problema for esse chip controlador de memória será que a placa-mãe inteira tem que ser trocada?

Edit: Alguém sabe algum lugar onde eu possa baixar essa BIOS atualizada? É que o site da Positivo pede a data de emissão da nota fiscal pra falar com eles, e eu não estou com ela aqui agora.:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os notebook's da positivo geralmente são fabricados pela clevo veja se consegue o modelo da sua placa com o Aida32 ou outro soft semelhante. E as vezes da pra ser trocado o controlador de memória mas isso só dá pra saber se for para uma assistência.

Uma outra coisa o seu Note ainda esta na garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

moita, olha só, na parte de baixo do teclado tem umas coisas com código de barras, não sei se pode ser o modelo da placa-mãe, agora eu to sem minha câmera mas vou ver se consigo uma emprestada e posto hoje mesmo a foto. O Everest foi descontinuado, não? eu vi no sucessor dele, o Aida64 a placa-mãe e ta a mesma coisa (Positivo V40), será que o Everest, mesmo descontinuado, pode mostrar o modelo real da placa-mãe?

falou, obrigado por tar tentando ajudar

Edit: As fotos:

http://api.ning.com/files/FyNrUVTfXGpjSV1cBu20cPZZnyyRRxe6Ba1PSa8bUr*qH6sMcVZI2QOQyyCXR8BPwsJQ0rl44tTdspowTIi27zqkWwKKuO42/DSC00139.JPG

http://api.ning.com/files/QQJFAaY9-OTj03ai-ZT8TIsJyf*CO3TJFtV2GZA4*ryreklfUyzIg0KPVaoKS1y305LgZCBy-c6zD7lFrZG8UXclChxwERYc/DSC00140.JPG

http://api.ning.com/files/xWqXEqlgHA60yLogcCmCAish3aGxUVjoWLJXZvbOrGQWoVVKVkZH1w-9jPbHJ7s6HrvBrU0i7xt*Srjh-5BNkfav8n7CTTZL/DSC00141.JPG

http://api.ning.com/files/NYfd1nqJMPi38sb1Y0NsVZgbMNMKQAvQaKiD4*lOGYWcVJyvutNKBZPiNl8HKFbEjTm*mwccZO3NigsHODIPVqzTal6zEc*1/DSC00142.JPG

http://api.ning.com/files/qxe5NyddMz42IzqSvi25BjKcD7tupSHxrdZMAitEAvWs4q3FrIVXyQRB20JIwQwoZNh6CvQ1IU8ScCFvg8PnJ-HWj0UkFjfO/DSC00143.JPG

http://api.ning.com/files/vnK*xNhMEVmjcAkDcl8qhPA-vDmBhrD1qswFWzQhvPixncF1IeqjAz9v7YvAe8bW8*1fuPg2UxYyXdYWOYenfIF7nvSURXI1/DSC00144.JPG

Obs.: Como você pediu fotos nítidas, essas aí tão em alta resolução. As duas primeiras são debaixo do teclado, as outras são da parte de dentro do notebook (parte de baixo) e da carcaça que cobre a parte de baixo, coloquei elas pois também tem algumas coisas escritas que podem ser o modelo da placa-mãe. Obs.: Algumas fotos eu não consegui focar bem os números das etiquetas (câmera automática...), então se você achar que pode ser alguma informação útil, eu passo aqui escrito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobre colega seu aparelho tá complicado :D

Cara nenhuma etiqueta faz menção ao modelo da placa mãe. Se, e se, tiver alguma coisa sobre a placa, só se for impresso em algum dos lados da placa-mãe. Aí meu caro colega fica por sua conta e risco desmontar e verifivar se tem algo impresso na sua placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então pelo jeito é melhor deixar quieto antes q eu acabe com o resto :D

a positivo (ou deveria chamar de negativo?) me respondeu o e-mail que eu mandei pedindo a BIOS atualizada, eles disseram que a BIOS é customizada pra cada equipamento e que nela está gravada a chave de licença do SO OEM, e disseram que as assistencias técnicas autorizadas fazem esse serviço (atualização de BIOS). acho que vou levar numa autorizada mesmo porque alem de ser mais seguro, caso o problema nao seja a BIOS eles que se virem procurando o problema hehehe :D

só espero que eles não me cobrem um olho da cara pra consertar, porque essas autorizadas gostam de extorquir a gente.

falou moita, valeu pelas dicas e por tentar ajudar, mas se não tem jeito,fazer o que né?

até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado, ao tentar atualizar a bios se der erro o seu notebook pode parar funcionar de vez!!!

Se eu fosse voce ja que o not funciona normalmente com uma memória, deixa a maior nele até você conseguir outra de maior valor ou seja 4gbs e coloca em um só slot.

depois você vende as outras!

Eu falo isso porque ja vi varios casos de tentativas de atualização de bios sem sucesso!

e esse seu problema segundo os meus conhecimenos, o defeito parece ser na placa, tem que ser feito um teste de bancada partindo dos slot de memória até o chip BGA Norte quecontrola as memórias, esse passo só pode ser realizado por um técnico especializado.

se você não quer ter esse trabalho todo é só você usar um pente de memoria maior. com certeza o custo vai ser menor e menos arriscado em atualizar a sua bios!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora eu tirei a memória de 1gb e deixei só a de dois, como você disse twister. já tinha pensado em comprar uma memória de 4gb e deixar em 1 só slot, mas antes vou levar na autorizada pra ver, talvez seja té um problema simples (esperança é a última que morre :lol:). também tenho que ver se esta placa suporta 4 gb em um só slot. e se atualizando a BIOS desse errado, não tem volta? já era a placa-mãe? não tem como acessar o chip onde fica gravada a BIOS e colocar outra versão manualmente (no caso tendo ferramentas específicas)?

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!