Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linguagem Estruturada ou Orientada a Objetos


Luciano.RP

Posts recomendados

Fala Galera!

Estou querendo aprender a programar por conta, é um desejo de adolescente, mas que estou tentando realizar depois de "velho".

Consegui o livro "Programando em C/C++ a Biblia" e estou seguindo o livro (estou apanhando em alguns momentos, mas ta indo). Só que surgiu uma dúvida, caso alguém possa ajudar ficarei muito agradecido.

C é considera uma linguagem estruturada e C++ é considerada voltada a objetos, certo? Então compensa eu primeiro aprender c e "forçar" meu cérebro a pensar de forma estruturada para depois eu aprender uma linguagem voltada para objetos? Atualmente ainda é válido a informação que é bom começar a programar por C ou C++ devido a estes processadores de vários núcleos e etc ?

Tem outra alternativa, do tipo, esqueça tudo isso e aprenda assembly primeiro?

Antes que me perguntem, tenho dois objetivos com a programção:

1 - Brincar com o Arduino

2 - Criar programas para meu celular ( integrado com o arduino ou não)

Não tenho nenhuma pretensão comercial ou profissional, só hob mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom.. nao tenho muito conhecimento sobre isso.. mas posso te dizer que para atingir seus objetivos tens que aprender a linguagem especifica se eu nao me engano chama-se Wiring que é derivada do C++.. usada nesse tipo de dispositivos

e para criar programas para celulares... bom você tem que definir para qual irá desenvolver.. por exemplo:

Iphone - Objetive-C ( e precisa ter um macbook)

Android - Java/ Simple / C++ /Scala/ python

outros - Java / C++

boom.. eu sou programador php, e digo que a orientada a objetos é ótima. facilita muito as abstrações e deixa o codigo mais enxuto.

para C++ acredito que seja a mesma coisa.

assembly é a linguagem de mais baixo nivel que C++. digamos que é a mais proxima da maquina programável.

pois ainda existe a "linguagem binária".. que seria quase que impossivel programar nela.. pois é só 0 ou 1..

coloquei entre aspas.. porque ela nao é bem uma linguagem.. mas é como a maquina interpreta as instruçoes contidas na programação.

tudo que programamos.. seja C/C++, assembly.. e outras sao convertidas em numeros binários para a maquina entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dif,

Obrigado pela ajuda!!

Pelo que você escreveu o C++ é a base tanto do arduino, como das linguagens para celular (a propósito, vou de android, não tenho dinheiro para bancar um Apple).

Mas ainda continuo com a dúvida.. tento aprender C++ direto? É possível aprender C++ de uma vez, ou é melhor aprender C e depois partir para C++?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luciano.RP,

bom se eu levar ao pé da letra.. nao precisas aprender C para prender C++. mas digo que o C pode te dar uma boa base para passar para o C++

a diferença das duas linguagens é que C é estruturado e C++ é orientada a objetos ou seja, o C++ é um C com classes.

nao é impossivel aprender C++ direto. vai tomar bastante tempo e dedicaçao.. tanto quanto o aprendizado de C.

lembre-se que muitos,( muitos mesmo) dos aplicativos para celular sao feitos em java por ser uma linguagem portável. recomendo também que você pense na possibilidade de aprender java também.

o java é derivado do C/C++ .. sua sintaxe é parecida só mudando algumas coisas.

o java funciona em qualquer sistema operacional, e praticamente em todos os celulares( fora o iphone que é com objective-C)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK,

Estava lendo outros tópicos e decidi que vou continuar estudando o livro que eu tenho, que primeiro ensina o C e depois o C++.

Neste meio tempo vou tentar levantar verba para comprar um arduino pra ir brincando, acho que fica mais interessante aprender se eu ver de imediato uma utilidade :)

Mais para frente eu vou para o Java ( se até lá isso continuar interessante) e para aplicativos para celular. Sei que vou levar bastante tempo para chegar no java, já que aprender sozinho acaba demorando mais... Mas o fato de eu poder "parametrizar" o meu celular me interessa muito. E eu não to com pressa mesmo.

Só tenho a preocupação de não conseguir entender a linguagem orientada para objetos, li que muitos programadores não sabem fazer isso de forma perfeita.. mas também não tenho interesse em ser um gênio da programação!

Abraços e Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A orientaçao a objetos nada mais é do que a aproximaçao do mundo real com o mundo virtual. nele você diz que uma cadeira é um objeto, uma pessoa é um objeto.. que pode ser manipulado.

o conceito principal da orientaçao a objetos é a criaçao de classes que manipulam o objeto. que por sua vez o objeto nada mais é do que uma instancia de uma classe.

de fato, para você começar a entender melhor a orientada a objetos .. tens que conhecer um pouco da estruturada. na minha opiniao é melhor mesmo que você estude seu livro de C para ter uma boa base da logica da programaçao em C depois disso aventure-se em C++

sobre Java.. nem tanto amigo, java é muito parecido com C/C++ assim como o PHP. na minha faculdade a grade curricular começa ver java desde o primeiro semestre começando pela estruturada.

mas quando eu fiz a faculdade a grade era diferente e eu comecei com pascal.( coisa muito simples).

ja na ciencias da computaçao veem C e C++. eu também estou pensando em me aventurar em C++ e C# aqui na minha cidade tem bastante mercado de trabalho para programaçao em orientada a objetos em PHP e C++

você ja estudou a logica de programaçao? aquelas receitinhas de bolo?sao muito importantes no inicio que você aprenda bem a logica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opiniao, mesmo q você qeira chegar nesse nivel, nao pule etapas .. entenda a funcionabilidade da linguagem estruturada, pois em algumas aplicaçoes (principalmente as moveis onde recursos sao escassos) alcançar uma alternativa é sempre mais adequado ...

Sobre programaçao para dispositivos moveis, cada um tem seu "carro forte" ...

a google vem apostando bem no Java pra Android ... a Apple tem o Objective-C ... a Nokia tem o QT ... mas o mais importante: Entenda o conceito d Programaçao Orientada a Objeto e suas caracteristicas ... mudar d uma linguagem pra outra fica fácil depois disso ... Sinceramente, acho java mais fácil pra entender esse conceito, mas c qiser aprender algo mais direcionado, pode ir direto pro C++ q nao vai ter problema nenhum ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Como sempre essa é uma pergunta muito polêmica, já que programadores OO e programadores estruturados são como islamistas e judeus.

Minha dica: Estude estruturada, pois sua cabeça já pensa dessa forma, e depois estude OO.

Após estudar as duas, veja qual é a que você mais se enquadrou e a utilize.

Ou ainda faça uma hibridização das duas.

Quando você estiver a par de alguma coisa que você vai utilizar muito, faça um objeto dessa coisa. Utilize em um lugar que usa estruturada e boa sorte.

Recomendo que você faça isso, porque ai você utiliza as coisas boas de ambas.

@Dif

"e deixa o codigo mais enxuto."

Dê que vetor você está vendo que deixa o código mais enxuto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Roberto.Korea, fala roberto estavas sumido heim, então eu nunca disse nada sobre vetor deixar mais enxuto, o que eu disse foi que a orientada a objetos sim deixa o codigo mais enxuto, mais fácil de manutençao, devido ao uso de classes. apenas isso. também nunca disse que uma é melhor do que a outra! rsrs concordo contigo que dissestes ali que é apessoa quem decide qual é a melhor para ela. mas um fato temos que concordar, a orientaçao a objetos facilita um pouco mais em grandes e imensos projetos onde a reusabilidade é necessária. ou seja, quando se usa muito determinada parte do codigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pessoal,

Obrigado pela ajuda! Vou seguir o o livro que tenho, onde aborda primeiro o C (estruturada) e depois C++ (OO)! Minha dúvida era se uma linguagem poderia atrapalhar a outra, mas entendi que da para usar as duas de forma complementar!!!

To seguindo a dica do DIF também e achei uma apostila de lógica para dar uma estudada (um passo atras).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!