Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento e filtro de linha salvaram meu pc.


marcelogon

Posts recomendados

  • Membro VIP

O DPS é de 45 KA e não kv.. É desses ai: http://www.atera.com.br/produto/VCLSLIM45KA/Protetor+contra+surto+DPS+Clamper+VCL+Slim+45KA,+275V

Use esse mesmo seu eletricista para instalar isso no quadro de disjuntores..

Sempre é melhor do que nada ter..

Mas protegido em absoluto é só imaginação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A função do DR é a proteção da pessoa humana.. Ele não protege nenhum equipamento, protege o ser humano..

É o tipo de dispositivo que pode ser instalado e jamais, em uma vida toda, ser acionado, entrar em proteção.

O uso do mesmo entretanto, fosse obrigatório, já poderia ter salvo inúmeras vítimas..

Que que tu queres que eu diga de um dispositivo assim. Pode ter uma vida inteira de inutilidade mas pode amanhã mesmo salvar você ou um filho seu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi faller, então tudo bem... vou instalar um dps...

só uma dúvida, vi umas fotos na net de um quadro com 3 dps

qts dps seria necessario apenas um? porque la no dos cara tinha 3 asta de cobre e 3 dps

aqui so tem uma asta de cobre, seria necessario 3 dps ou apenas 1 ja da conta? valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
entendi faller, então tudo bem... vou instalar um dps...

só uma dúvida, vi umas fotos na net de um quadro com 3 dps

qts dps seria necessario apenas um? porque la no dos cara tinha 3 asta de cobre e 3 dps

aqui so tem uma asta de cobre, seria necessario 3 dps ou apenas 1 ja da conta? valeu

Isso dai só depende de quantas fases chegam ai na tua casa. Geralmente se coloca um em cada fase. Esse que vistes provavelmente uma instalação trifásica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Amigos há poucos minutos, estava no pc,deliguei-o e no momento que acabei de desligar o monitor,vi uma faisca laranja e um estalo,alto, na proximidade do meu filtro de linha, upsai FHT 1200,minha esposa que estava no quarto comigo(onde fica o pc) viu e ouviu tambem,passado +- 1.5 a 2 segundos deu um trovão(está chovendo aqui desde cedo),as crianças, que estavam na sala, viram um clarão na sala de jantar,onde fica o telefone.Ao que parece veio pela linha telefônica.No mês passado,aqui proximo algumas pessoas que não tem filtro de linha nem aterramento, tiveram uns prejuizos,um rapaz perdeu um monitor lcd novo e o modem.

Senhores aconteceu de novo,3 meses e 2 dias após a primeira vez,ontem estava chovendo aqui mas sem raios ou relampagos,estava usando o pc,quando ouvi um som "plic" baixo,vindo do interior do filtro de linha upsai,abri agora para ver e tem um ptc rachado,apenas um o outro está intacto aparentemente,vou comprar um clamper tel ou fazer uma proteção com centelhador a gas,pois o ptc não acha para vender e abrir esse filtro é meio complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Aqui onde moro tá chovendo,trovejando e relâmpeando,e eu na internet, a alguns minutos atrás deu um relâmpago e o telefone deu um toque rápido,mas nada aconteceu,tô usando uma proteção dessa que eu mesmo fiz,ela está ligada no aterramento.Será que a proteção funcionou,mesmo sem queimar o protetor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui onde moro tá chovendo,trovejando e relâmpeando,e eu na internet, a alguns minutos atrás deu um relâmpago e o telefone deu um toque rápido,mas nada aconteceu,tô usando uma proteção dessa que eu mesmo fiz,ela está ligada no aterramento.Será que a proteção funcionou,mesmo sem queimar o protetor?
Tira esses teus aparelhos das tomadas que é arriscado queimar algum deles.

Com trovoada não se brinca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Aqui onde moro tá chovendo,trovejando e relâmpeando,e eu na internet, a alguns minutos atrás deu um relâmpago e o telefone deu um toque rápido,mas nada aconteceu,tô usando uma proteção dessa que eu mesmo fiz,ela está ligada no aterramento.Será que a proteção funcionou,mesmo sem queimar o protetor?

Proteções baseadas em varistores não necessariamente exigem que os varistores se danifiquem quando da atuação dos mesmos..

Um varistor tem uma capacidade própria e limitada de absorção de energia de exceção e bem pode isso ter acontecido. Jamais saberás.

Varistores são insumos e tem uma vida útil finita e dependente da energia que eles absorvem cumulativamente ao longo de sua vida útil.. Finda essa capacidade de absorção de energia de exceção eles explodem, se abrem, danificam e necessitam de substituição..

Mesmo eles explodindo seu filtro de linha vai continual operando, mas não protegendo.. É necessário um inspeção visual para checar os mesmos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!