Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 7950 - Reviews e questões técnicas


Posts recomendados

Bom dia.

Tenho uma Saphire HD 7950 OC 3GB 384bits, não tenho certeza se é ela que está com problema, as vezes quando estou assistindo videos online ou jogando, trava e perco o sinal de video o computador ainda fica funcionando menos teclado e mouse, as vezes passo horas jogando sem problemas e outras jogo por 30 min e perde o sinal de novo trava até o som, já monitorei as temperaturas não é aquecimento, o driver está atualizado e tambem já fiz teste com um drive mais antigo e nada as vezes o cooler acelera muito fazendo um barulho muito forte. Alguém já teve esse tipo de problema?

 

Minhas configurações:

 

Asus P8Z68 - V

I5 2500K 

Memórias 2X 4GB Gskill Ripjaws

Fonte 750W OCZ Fatality

HD Seagate 2TB.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá!
Eu tenho uma placa de vídeo antiga com o comportamento parecido. Ela funciona normalmente mas, ao abrir algum jogo, o vídeo, mouse e teclado congelam. Tem que aperta o botão desligar.

 

Reparei que tem um capacitor estufado.

 

Como essa minha é uma placa de baixo custo, é mais fácil ver os capacitores. A sua tem um sistema de resfriamento em cima, o que dificulta a verificação de quem não tem experiência.

 

 

Mas teste antes remover todos os drivers de vídeo e instalar o mais atual no site da AMD > suporte > drivers catalyst: http://www.amd.com/pt-br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi o problema das quedas nos fps, mas a placa de vídeo continua esquentando, chegando a desligar o pc as vezes, apesar de nova resolvi abrir ela (Bem difícil comparado a outras placas onde só precisa tirar os 4 parafusos que fixam) e trocar a pasta térmica, mas mesmo assim para jogar jogos mais pesados é necessário utilizar o controle de fan do catalyst pois se deixar no modo automático acaba por esquentar muito, enfim acho que o projeto dessa sapphire 7950 with boost foi mal feito, um fan pequeno e mal poscionado para uma placa desse tipo, ou tive sorte de pegar uma premiada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AnaPaula.P Baixa o MSI Afterbuner e o Kombustor. Depois de instalados no próprio MSI Afterbuner deve aparecer um K ao lado do nome e do driver da tua placa de vídeo. Aperta e lá vai fazer um teste de estresse. Não tenha nada rodando em segundo plano e sem nenhum OC. Se por uma hora ou duas seu PC não travar ou desligar, provavelmente não é tua placa de vídeo que está defeituosa e seu monitor (pode ser o cabo de vídeo).

O baralho do cooler é normal mesmo. Quando essas placas atingem uma determinada temperatura (acima de 75ºC) elas abrem o berro. Principalmente se o cooler for padrão (o pior cooler). Esse programa também vai possibilitar que você controle e velocidade do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Beleza galera!

 

Estou passando por uma experiencia nova que até a gora dês de que montei essa configuração nunca avia passado antes.

 

O meu uso de VGA esta limitado dês de que formatei a minha maquina...da configuração que tenho a unica coisa que troquei foi o SSD que agora é um Sansumg 840 EVO de 250Gb

 

Em Combat Arms q é um jogo bem leve a VGA esta sendo usada cerca de 20% apenas, sendo que isso nunca havia acontecido... a temperatura esta em 58° por esse motivo... todo o sistema esta com temperatura OK e tem horas que o jogo esta congelando por uns 5 segundos e depois volta, quando isso ocorre percebo que o uso da VGA esta indo a 0%...a internet não pode ser pois a minha esposa joga com a mesma net do meu lado em outro PC....

 

O jogo Wolfenstein também esta usando apenas 75% da VGA, porém nesse jogo não congela a imagem não consigo monitorar nesse jogo em tempo real pois não esta aparecendo nele o sistema de monitoramento (não sei o pr que) mas da para ver no grafico do MSI Afterbourning quando fecho o jogo o uso da VGA...

 

Divers que testei e estão do mesmo jeito (13.9) e (14.4)

 

Realmente não sei o que pode ser... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza galera!

 

Estou passando por uma experiencia nova que até a gora dês de que montei essa configuração nunca avia passado antes.

 

O meu uso de VGA esta limitado dês de que formatei a minha maquina...da configuração que tenho a unica coisa que troquei foi o SSD que agora é um Sansumg 840 EVO de 250Gb

 

Em Combat Arms q é um jogo bem leve a VGA esta sendo usada cerca de 20% apenas, sendo que isso nunca havia acontecido... a temperatura esta em 58° por esse motivo... todo o sistema esta com temperatura OK e tem horas que o jogo esta congelando por uns 5 segundos e depois volta, quando isso ocorre percebo que o uso da VGA esta indo a 0%...a internet não pode ser pois a minha esposa joga com a mesma net do meu lado em outro PC....

 

O jogo Wolfenstein também esta usando apenas 75% da VGA, porém nesse jogo não congela a imagem não consigo monitorar nesse jogo em tempo real pois não esta aparecendo nele o sistema de monitoramento (não sei o pr que) mas da para ver no grafico do MSI Afterbourning quando fecho o jogo o uso da VGA...

 

Divers que testei e estão do mesmo jeito (13.9) e (14.4)

 

Realmente não sei o que pode ser... :(

Wolfenstein usa CUDA core para carregar a textura do jogo, por isso não funciona a todo vapor nas placas da AMD. Atualize o driver para versão beta 14.6

 

 

Alguém já testou Watch dogs nessa placa? estou tendo desempenho péssimo, principalmente quando dirijo carros, jogo pesado demais.

Watch Dogs está com problemas até nas placas da nvidia. O pragrama "meant to be played" decepcionou de novo. O ideal é fazer como eu fiz para rogar Watch Dogs. Coloca tudo no High e dá um OC na placa. Eu uso 950/1375 sem mudança de tensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wolfenstein usa CUDA core para carregar a textura do jogo, por isso não funciona a todo vapor nas placas da AMD. Atualize o driver para versão beta 14.6

 

 

Watch Dogs está com problemas até nas placas da nvidia. O pragrama "meant to be played" decepcionou de novo. O ideal é fazer como eu fiz para rogar Watch Dogs. Coloca tudo no High e dá um OC na placa. Eu uso 950/1375 sem mudança de tensão.

 

Valeu a dica camarada...mas enquanto ao Combat Arms você tem alguma sugestão?? Meio estranho esse negocio não??? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que minha placa de video morreu, estava funcionando perfeitamente, agora ela não da mais video quando conectada, quando uso o video onboard funciona, já testei outra placa e funciona normalmente, cabo e entrada na placa mãe estão ok.

 

Qual a sua configuração completa??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que minha placa de video morreu, estava funcionando perfeitamente, agora ela não da mais video quando conectada, quando uso o video onboard funciona, já testei outra placa e funciona normalmente, cabo e entrada na placa mãe estão ok.

Tente usar outra porta. Tipo HDMI do seu vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a placa morreu mesmo, testei em outro pc nenhum sinal de video, coloquei outra placa de video velha sinal voltou, o estranho é que a ventoinha funciona normalmente, só o vídeo que não responde.

 

 

Tente usar outra porta. Tipo HDMI do seu vídeo.

Não tenho esse cabo no momento, vou ver se consigo providenciar um para teste.

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode tentar também envolver sua placa de vídeo em papel laminado de cozinha por algumas horas para corrigir algum chip energizado que esteja causando algum curto.

 

Outra coisa que pode fazer é procurar em alguma casa eletrônica quem tenha uma estação de solda para aplicar um jato de ar quente nos contatos da placa de vídeo para corrigir alguma solda fria.

 

E não deixe de dar um CLEAR CMOS resetando-o por meio de um "curto" (+/-) no soquete da bateria da placa-mãe antes de instalar a placa de vídeo para testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pensando que a 7950 morreu, adquiri uma R9 280x, instalo utilizando o mesmo cabo DVI de antes, e o resultado é o mesmo placa funcionando e tela sem sinal, na R9 280x veio um adaptador VGA - DVI, resolvo utiliza-lo para teste e funciona. Achei estranho esse cabo DVI dar sinal de vídeo numa Geforce 8500 GT, e na HD 7950 e R9 280x não, já encomendei outros cabos DVI x DVI e DVI x HDMI para teste.

Visto que o sinal VGA é considerado pior pelas pessoas, vou ter perda de desempenho continuar utilizando o adaptador VGA - DVI ? (Não senti muita diferença nas imagens nem nos jogos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O ideal é não usar cabo VGA. Ele não foi feito para transmitir dados em 1080p (acho que nem chega a essa resolução). Já tentou mini DisplayPort ou HDMI que tem entrada na placa?

Chegou os cabos aqui, DVI x DVI e DVI x HDMI, nenhum deu sinal, então acredito que a entrada DVI do monitor estragou correto? é normal isso? nunca me aconteceu de estragar uma entrada do monitor, será que tem conserto? o monitor que estou usando é um Philipps 23 pol. Full HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera estou com um problema que esta me deixando louco vou explicar 

 

Minha HD 7950 xfx core edition (comprei usada a alguns meses)  começou a apresentar um defeito em jogos ( principalmente em jogos de mundo aberto ), itens do cenário do jogo que estão distantes ficam piscando  como se fossem uma miragem e itens do cenarios que sao retos como postes antenas ficam  como se não tivessem  anti alising  e em telas como por exemplo a do bf3 aparecem desenhos estranhos fiz esse video pra mostrar coloquem em 720p pra ver melhor  https://www.youtube.com/watch?v=YQk5S5sYjJs 

 

Nesse outro video to mostrando o efeito miragem  https://www.youtube.com/watch?v=3A8R-qZD5Qo

 

A placa funcionava perfeitamente no meu pc e começou a dar esse problema do nada, nunca fiz overclock na placa, uso o msi afterbrun para monitorar temperaturas e nunca passaram de 76 c° normal para uma placa de 1 cooler, o que eu ja tentei fazer para resolver : troca para versão de drivers anteriores, atualização da bios da placa de video, formatação do PC do windows 8.1 para windows 7 e instalação do driver mais atual da amd 14.8, simplesmente não mudou nada.

 

Peço que me ajudem por favor pois ja procurei em vários lugares e não encontrei soluções, ou se a placa esta com defeito, não testei ela em outros pcs porque simplesmente moro em cidade pequena e nao conheço ninguém que tenha uma fonte confiável para testa-la 

 

 

Config do meu PC

 

fx 6300 3.5 ghz

asus m5a78lm- lx/br

6 gb ram (4x2)

fonte corsair cx 430w

xfx hd 7950 core edition 

 

todos componentes sem overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu te falar que isso não parece ser problema da placa de vídeo. Geralmente quando elas estão dando artefato o problema é o jogo ou algum driver. Você deveria entrar na configuração da AMD (botão direito na área de tabalho), escolha jogos e configurações de aplicativos 3d. Lá opte por todas as opções que tenham usar configurações do aplicativo.

Você deve testar outros jogos também pra verificar possíveis artefatos. O Bugfield 3 e 4 são repletos de problemas de programação e gráficos. Inclusive alguns programadores e artistas saíram da DICE por causa da política dela de lançar jogos não finalizados. Uma forma legal de testar sua placa é colocar no 3dmark (disponível no steam de graça) verifique se ainda dá algum problema lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se aqui seria o lugar certo a postar, se o certo for criar um novo tópico, por favor avise.

 

Enfim, o problema é que uma das duas ventoinhas da minha Sapphire 7950 parou de rodar.

Eu gostaria de saber se teria alguma coisa que eu pudesse fazer pra resolver o problema sem que eu tenha que recorrer a um técnico.

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu te falar que isso não parece ser problema da placa de vídeo. Geralmente quando elas estão dando artefato o problema é o jogo ou algum driver. Você deveria entrar na configuração da AMD (botão direito na área de tabalho), escolha jogos e configurações de aplicativos 3d. Lá opte por todas as opções que tenham usar configurações do aplicativo.

Você deve testar outros jogos também pra verificar possíveis artefatos. O Bugfield 3 e 4 são repletos de problemas de programação e gráficos. Inclusive alguns programadores e artistas saíram da DICE por causa da política dela de lançar jogos não finalizados. Uma forma legal de testar sua placa é colocar no 3dmark (disponível no steam de graça) verifique se ainda dá algum problema lá.

 

Obrigado por responder !  

 

Eu andei pesquisando essa semana e achei mais ou menos o defeito parece que chama texture flickering/shimmering  o defeito e igualzinho a esse video 

e alem disso algumas texturas começaram a aparecer em lugares errados por exemplo um rio fica por cima das rochas e do personagem em vez de ficar embaixo, nao e so no bf3 e em varios jogos e ja testei varios drivers e ja ate troquei de sistema operacional  sem solução parece ser um erro de calculo ou sei la acho que so trocando a placa para resolver 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai ter que trocar sua placa de vídeo. Parece que ela está com problema. Quando é ela quem faz esse defeito o jeito é acionar a garantia.

EDIT: você pode remediar a situação modificando as configurações quando possível. Usar FXAA se disponível e colocando texturas menores. Optando por médio ao invés de high.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera tenho a seguinte config:
intel quad core 2,8ghz 16mb cache

4gb ddr3 1333

fonte corsair 430w

ati r7950 3gb ddr5

win 7 64 bits

placa-mãe asus nao lembro modelo

 

estou com dificuldade de rodar alguns jogos, por exemplo

Crysis 3 no medio com resoluçao de 1280x1024 roda a 30fps

watchdogs tambem trava nessa mesma resoluçao testei no High deu fps travando muito.
sniper elite 3 no high chega a 40fps mas tem muitos lag e quedas de fps, as vezes cai para 20... esse desempenho e normal dessa placa de video?fora que o cooler quando jogo esta sempre 100% 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!