Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Tópico Oficial] Sony Vaio SB e SA


Dante003

Posts recomendados

  • Membro VIP
Dante,

Acabei agora de resolver os problemas com a emulação da maquina virtual. O Windows 8 RC tá instalado e rodando redondinho, mas nenhum driver pode ser instalado. Dá sempre o mesmo erro de que o driver não é compativel com o modelo do notebook. Não sei se isso ocorre pela emulação do VirtualBox ou se realmente não é compativel com o Windows 8. Testei os drivers de audio, video e rede wireless.

Abraço.

SO instalado em VM não tem acesso ao hardware físico, a VM apresenta ao sistema um hardware genérico lógico, por isso os drivers não funcionam nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
SO instalado em VM não tem acesso ao hardware físico, a VM apresenta ao sistema um hardware genérico lógico, por isso os drivers não funcionam nele.

Hummm... Faz sentido!! Esperava que algo assim justificasse, até por que a mensagem de erro ao tentar instalar cada driver era que o driver em si não era compativel com o modelo, e não compatível com a versão do S.O. o que seria o esperado.

Agora tá ruim. Queria testar os drivers, mas não vou mexer com dual boot e não roda em VM. Alguém aí tem alguma ideia?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Próximo final de semana vou instalar o windows 8 para testar. Vou tentar um dual boot, mas caso não der certo vou instalar só o 8. Até mais.

Edit.

Para não criar um outro tópico só para isso, vou resumir aqui sobre o windows 8.

Instalado aqui normalmente por dual boot em uma partição de 30gb, todos os drives do 7 funcionam no windows 8, a unica coisa que não consegui foi ativar a comutação entre as placas, mas as duas placas são reconhecidas normalmente, só não consegui ficar alternando entre elas apesar que a vga da AMD dedicada fica sendo a padrão. O windows 8 reconhece os principais drives ex ( som, wireless, vídeo genérico entre outros ). E isso ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eaw pessoal, vou por o ssd mas nao sei direito como reinstalar o windows, baixo o torresmo e ponho o serial qeu ta na carcaça do note? é isso? e o disco de recuperação serve pra deixar ele igual ao original ou ele já instala o windows também????

criai um(na verdade sao 4 pedaços) com o vaio care, mas nao explica como funciona...

alguem tem uma luz???????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está na hora de retribuir um grande favor recebido há uns tempos atrás.

Coloquei uma unidade SSD (Corsair Force GT 120GB) no meu Vaio VPCSB35FB, com uma instalação limpa do Windows 7, sem aquela partição instalada por padrão pela Sony e o funcionamento está perfeito. A diferença de velocidade para um disco rígido é enorme e o notebook se torna uma espécie de tablet com teclado, de tão rápido que fica.

Penei muito para fazer o trem funcionar de maneira correta, por isto, vou colocar aqui os passos de forma bem resumida. Até porque o processo é simples.

Por fim, é bom deixar claro que TODAS as funções e teclas do notebook Vaio funcionam corretamente.

1 - IMPORTANTÍSSIMO: Crie os discos de "factory restore" (não lembro exatamente o nome) através do programa Vaio Care. Sem eles, é praticamente IMPOSSÍVEL fazer o hardware do notebook funcionar adequadamente. Eu, por medida de segurança, tenho uma segunda cópia de todos os discos em uma unidade de backup.

Com estes discos, você pode formatar, destruir as partições ou até jogar seu disco rígido fora, que será possível recuperar o notebook ao estado original de fábrica;

Por fim, NÃO DESTRUA A PARTIÇÃO DE RECUPERAÇÃO DO DISCO RÍGIDO ORIGINAL sem antes criar estes CD´s de recuperação. Eu fiz esta besteira e paguei boa parte dos meus pecados terrenos para resolver o problema. Quem avisa amigo é...

2 - Baixe a versão correta do Windows do seu notebook neste site: http://www.mydigitallife.info/official-windows-7-sp1-iso-from-digital-river/ e utilize a chave de instalação que veio junto ao seu notebook. A etiqueta da Microsoft localiza-se na parte de baixo do computador.

Obs: É bom deixar claro que não se trata de pirataria, já que você DEVERÁ instalar a versão que estava instalada no seu notebook e utilizar a "chave" original do seu hardware. Não façam besteira;

3 - Faça a instalação do Windows de forma usual;

4 - Com o Windows carregado e funcionando, coloque o primeiro disco de recuperação criado com o Vaio Care. O que você precisa nesta etapa é instalar os programas necessários para fazer o hardware do computador funcionar corretamente, como a chave Stamina/Speed, as teclas "Function", etc.

Confesso que não lembro exatamente quais os programas/drivers eu instalei, mas bastou utilizar o bom senso: Dê uma olhada na lista que ficará fácil identificar o que você precisa. Se quiser, poderá até selecionar todos os componentes, porém, você vai encher seu computador de programas inúteis...

5 - Atualize o computador com o Windows Update;

6 - Aqui um detalhe importante ou pulo do gato: É preciso desligar o gerenciamento de energia da unidade SSD, pois do contrário, o computador irá reiniciar sozinho de tempos em tempos, sem aviso ou motivo aparente. Eu utilizei esta fonte de informação para resolver o problema: http://forum.crucial.com/t5/Solid-State-Drives-SSD/Solution-C300-Disk-Freeze-ups-in-Windows-7-solved-for-me/td-p/38766

Para facilitar ainda mais a vida de vocês, criei um arquivo que modifica o registro, inserindo as chaves necessárias no lugar correto. O endereço para pegar o arquivo é este: https://dl.dropbox.com/u/32442175/LPM.reg

Vocês podem (e devem) editar o arquivo para verificar exatamente o que ele faz, antes de executá-lo. Eu sou legal e confiável, minha mãe sempre me disse isto, porém, vocês não precisam acreditar em mim... :o)

7 - Atualize o firmware da unidade SSD. Não me perguntem como, pois o meu já veio com o firmware mais recente;

8 - O único efeito colateral da mudança do disco rígido para o SSD é que, algumas poucas vezes, ao iniciar o computador, a bios parece não encontrar o "disco" de boot do notebook. Neste caso, basta desligar e religar o computador para o S.O. subir sem problemas.

Este problema acontece pouquíssimas vezes e não causa maiores transtornos. Depois de carregado, o Windows comporta-se totalmente estável;

9 - Curta seu notebook com a unidade SSD. A unidade é cara. A unidade é limitada em tamanho. Porém, o ganho de velocidade é absurdo e a máquina torna-se muito mais agradável de se utilizar. Neste quesito, podem confiar totalmente em mim... :o)

That´s all Folks!

Peter

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

8 - O único efeito colateral da mudança do disco rígido para o SSD é que, algumas poucas vezes, ao iniciar o computador, a bios parece não encontrar o "disco" de boot do notebook. Neste caso, basta desligar e religar o computador para o S.O. subir sem problemas.

Aqui nunca aconteceu isso, mas de vez em quando, por algum motivo, quando eu ligo ele não encontra o MBR devido ao meu hd externo estar conectado na usb, pra resolver eu preciso desconectar ele e reiniciar o notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TO com problemas aqui, instalei o windows no ssd e nao consigo instalar o vaio care, e sem ele nao consigo fazer a restauração, e ainda da uma mensagem de que a bateria ta mal instalado ou é incorreta e ele quer hibernar

to de cara aqui, ajuda aí please!!!!!!

EU tenho os discos mas preciso do vaio care, correto? eu creii em disco e num SD card, só que nao consigo iniciar o negócio

Eu coloquei os dvds qeu gravei e agora ta indo... vamos ver no que da...

DEu tudo certo aqui pessoal, só achei estranho o ssd de 120gb, que aparecia como tendo 112gb me disponibiliza menos de 100gb pra utilizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pessoal pelas valiosas informações.

Tenho aqui um Vaio VPCSB35FB, gostei do notebook no geral, mas uma coisa não gostei mesmo, é o touchpad que não acompanha bem os movimentos dos dedos, é lento. Espero que seja a sobrecarga dos programas da Sony, embora eu tenha desinstalado todos. Alguém tem este problema?

Alguém sabe se ele tem entrada para modem 3g interno e slot mini pci express sobrando para colocar uma unidade msata?

Estava olhando este modelo fora do Brasil e muitos tem entrada para sim card.

Para quem não sabe o que é msata:

http://en.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA#mSATA

Obs.:Abri a tampa da bateria e não vi nada.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o trackpad, algumas vezes percebo uma certa lentidão, parece que o cursor "gruda" na tela. Mas acontece apenas algumas poucas vezes.

Este modelo (idêntico ao meu) não possui entrada para cartão SD. Sorry...

Slot mini pci não tenho certeza, porém, a BIOS hackeada que uso permite desligar este hardware. De toda sorte, o conector é interno e seria preciso desmontar bastante coisa para acessá-la.

Abraço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Peter

Sobre o trackpad, algumas vezes percebo uma certa lentidão, parece que o cursor "gruda" na tela. Mas acontece apenas algumas poucas vezes.

Você chegou a fazer uma instalação limpa do Windows 7? Vou fazer isso para ver se melhora.

Este modelo (idêntico ao meu) não possui entrada para cartão SD. Sorry...

Você quis dizer sim card? O meu tem entrada para cartão sd

Slot mini pci não tenho certeza, porém, a bios hackeada que uso permite desligar este hardware. De toda sorte, o conector é interno e seria preciso desmontar bastante coisa para acessá-la.

Peter

Deve ser para desligar o Slot mini pci onde a placa wi-fi está conectada

É chato ficar com o notebook na mão e um modem pendurado na porta usb.:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xscript,

1 - Sim, fiz quando troquei o disco rígido pelo SSD. As instruções estão alguns tópicos acima;

2 - Falha minha: Sim card;

3 - Pode ser isto sim, confesso que nunca testei;

4 - É chato sim. O seu celular não permite o tethering? É assim que conecto-me à internet quando estou na casa de praia, por exemplo.

Abraço!

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está na hora de retribuir um grande favor recebido há uns tempos atrás.

Coloquei uma unidade SSD (Corsair Force GT 120GB) no meu Vaio VPCSB35FB, com uma instalação limpa do Windows 7, sem aquela partição instalada por padrão pela Sony e o funcionamento está perfeito. A diferença de velocidade para um disco rígido é enorme e o notebook se torna uma espécie de tablet com teclado, de tão rápido que fica.

Penei muito para fazer o trem funcionar de maneira correta, por isto, vou colocar aqui os passos de forma bem resumida. Até porque o processo é simples.

Por fim, é bom deixar claro que TODAS as funções e teclas do notebook Vaio funcionam corretamente.

1 - IMPORTANTÍSSIMO: Crie os discos de "factory restore" (não lembro exatamente o nome) através do programa Vaio Care. Sem eles, é praticamente IMPOSSÍVEL fazer o hardware do notebook funcionar adequadamente. Eu, por medida de segurança, tenho uma segunda cópia de todos os discos em uma unidade de backup.

Com estes discos, você pode formatar, destruir as partições ou até jogar seu disco rígido fora, que será possível recuperar o notebook ao estado original de fábrica;

Por fim, NÃO DESTRUA A PARTIÇÃO DE RECUPERAÇÃO DO DISCO RÍGIDO ORIGINAL sem antes criar estes CD´s de recuperação. Eu fiz esta besteira e paguei boa parte dos meus pecados terrenos para resolver o problema. Quem avisa amigo é...

2 - Baixe a versão correta do Windows do seu notebook neste site: http://www.mydigitallife.info/official-windows-7-sp1-iso-from-digital-river/ e utilize a chave de instalação que veio junto ao seu notebook. A etiqueta da Microsoft localiza-se na parte de baixo do computador.

Obs: É bom deixar claro que não se trata de pirataria, já que você DEVERÁ instalar a versão que estava instalada no seu notebook e utilizar a "chave" original do seu hardware. Não façam besteira;

3 - Faça a instalação do Windows de forma usual;

4 - Com o Windows carregado e funcionando, coloque o primeiro disco de recuperação criado com o Vaio Care. O que você precisa nesta etapa é instalar os programas necessários para fazer o hardware do computador funcionar corretamente, como a chave Stamina/Speed, as teclas "Function", etc.

Confesso que não lembro exatamente quais os programas/drivers eu instalei, mas bastou utilizar o bom senso: Dê uma olhada na lista que ficará fácil identificar o que você precisa. Se quiser, poderá até selecionar todos os componentes, porém, você vai encher seu computador de programas inúteis...

............

Cara, fiz tudo até o item 4 (não fiz o update do windows), e só a tecla fn do volume funciona. E seu eu instalar o 'battery checker' que consta na lista do dvd de recuperação aparecerá uma mensagem informando que minha bateria está mal encaixada, etc....não me deixando fazer mais nada no computador, também solicita que eu clique em 'ok' para que o sistema entre em modo de hibernação. A solução para eu pudesse usar o computador foi hiberná-lo, retirar a bateria, ligá-lo, executar o msconfig.exe e na inicialização de programas desabilitar o item isb(gerenciador de bateria da Sony) e depois desligar o computador, colocar a bateria e por fim religá-lo, mas isso é uma solução paleativa, é tampar o sol com a peneira.

Não sei onde errei.

Se alguém puder dar uma luz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Xscript,

estou com o notebook no trabalho, mas sem os discos de recuperação. Assim que chegar em casa, vou colocar a lista exata dos programas que instalei. Aguarde um pouco.

Este problema da bateria eu não tive, mas já li diversos relatos parecidos. Sugiro que faça uma pesquisa na internet para tentar achar a solução. Sorry.

Como já havia dito, eu penei MUITO antes de ter os discos. Depois que os consegui, a instalação ocorreu sem qualquer intercorrência.

Você substituiu o HD por um SSD? Se sim, qual o modelo?

Tenha um pouco de paciência que você conseguirá. Eu vou te ajudar no que for possível.

Grande abraço,

Peter

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cardozo pela sua atenção!

Eu não coloquei um ssd. Decidi pela instalação limpa a fim retirar todos os programas que consumiam recursos desnecessários, antes até os desinstaleim mas de nada adiantou, o notebook continuava lerdo. E não é lerdeza somente de HD adicione uso de cpu e memória.

O caso do aviso da bateria vor dar mais uma olhada. Nos fóruns e suporte da Sony Br(liguei para lá, perdi meu tempo) sujeriram desabilitar a inicialização do programa isbmgr.exe, para não haver monitoramento da bateria e consequentemente não me avisar de qualquer problema de bateria.

Estou buscando informações nos fóruns:

http://forum.notebookreview.com/sony-owners-lounge-forum/563759-official-sony-sb-sa-sc-sd-series-owners-thread.html

http://www.sevenforums.com/installation-setup/226538-clean-install-my-sony-vaio-laptop.html

Até já testei algumas sequências de instalação, mas não nada de resultados.

Agora vou testar esta:

http://forum.notebookreview.com/sony/602611-sony-vaio-sa-sb-windows-7-clean-install-backup-restore.html

E com o meu notebook original de fábrica (criei uma imagem completa do HD com o Acronis) extraio com drivermax os drivers deste vaio.

E como li em algum fórum da internet, "Bem vindo ao mundo vaio"

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapidinho pois estou no celular:

Volte para a instalação original de fabrica e crie os cds de recuperacao. Nao acredito que apenas extraindo os drivers o negocio funcione...;

Verifique o funcionamento da bateria com a instalacao original;

Formate tudo, excluindo todas as particoes e faca a instalacao seguindo o meu manual.

Sobre a velocidade, com o HD convencional a velocidade é apenas boa. Com SSD, o note voa... Se puder, sugiro a troca. Ele fica outra coisa.

abraço,

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cardozo pela sua atenção!

Eu não coloquei um ssd. Decidi pela instalação limpa a fim retirar todos os programas que consumiam recursos desnecessários, antes até os desinstaleim mas de nada adiantou, o notebook continuava lerdo. E não é lerdeza somente de HD adicione uso de cpu e memória.

O caso do aviso da bateria vor dar mais uma olhada. Nos fóruns e suporte da Sony Br(liguei para lá, perdi meu tempo) sujeriram desabilitar a inicialização do programa isbmgr.exe, para não haver monitoramento da bateria e consequentemente não me avisar de qualquer problema de bateria.

Estou buscando informações nos fóruns:

http://forum.notebookreview.com/sony-owners-lounge-forum/563759-official-sony-sb-sa-sc-sd-series-owners-thread.html

http://www.sevenforums.com/installation-setup/226538-clean-install-my-sony-vaio-laptop.html

Até já testei algumas sequências de instalação, mas não nada de resultados.

Agora vou testar esta:

http://forum.notebookreview.com/sony/602611-sony-vaio-sa-sb-windows-7-clean-install-backup-restore.html

E com o meu notebook original de fábrica (criei uma imagem completa do HD com o Acronis) extraio com drivermax os drivers deste vaio.

E como li em algum fórum da internet, "Bem vindo ao mundo vaio"

abraço

Eu tenho um arquivo auto executável com todos os drives do sb25, acho que são os mesmos para o sb35 caso tenha interesse dou um jeito de upar para você.

Esse problema da bateria aconteceu comigo também, mas depois de instalar todos os drives sumiu.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cardozo

Para mim aqui deu errado porque depois da instalação dos drivers disponíveis no cd recovery, não fiz o update do Windows, somente depois do update as teclas fn foram reconhecidas e o aviso de bateria sumiu

@eualex

Obrigado pela sua atenção. Até já tenho os drives do sb35, inclusive baixei alguns do sa35 que não constavam na lista do sb35

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, sou novo por aqui.

Tenho um SB25 a um bom tempo, acho ele bom, mas pelo que li por aqui com a troca de HD por uma HD híbrida ou SSD o desempenho melhora significativamente.

Gostaria de fazer um Up nele, qual seria o mais indicado? Começar por + um pente de memória? Comprar um SSD? Ou desinstalar toda aquela firulada da Sony?

Eu nunca resetei o note então ele está como comprei, só com meus arquivos pessoais e jogos mesmo.

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal, a tempo tenho notado um probleminha chato no pc, mesmo antes de por o SSD, apos a tela de SPLASH do windows(a do loading) aparece uma tela preta antes do logon, e essa demora, o SSD deixou o inicio rápido, mas as vezes ele fica tanto tempo nessa tela preta que a rapidez se esvai...

alguem mais tem esse problema? sabe como resolver???

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!