Ir ao conteúdo

Projeto com Leds...

rox315

Posts recomendados

Postado

Olá galera do clube do hardware eu estava com um projeto que não sei descrever por isso fiz um projeto no print e gostaria que alguem resolvesse como ligar o sistema do jeito que quero e se possivel fazer os desenhos do jeito paint porque nao entendo esses "esquemas normais" de eletrônica

projetot.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Postado

Qual led estar usando? é de alto brilho e qual a cor deles?

Supondo que estar usando leds brancos e azul de alto brilho, a tensão deles é de 3V a 3,5V 15ma a 20ma alimentados a uma bateria de 9V

9V-3v / 0,015a = 400 ohm (resistor de 430 ohms)

potencia do resistor 9V-3V*0,015 = 0,09W (1/8W ja serve)

nesse caso use resistor de 430 ohms de 1/8W para leds de alto brilho branco e azul (mas se a cor e corrente é diferente, poste aqui mais detalhes sobre o led que vai usar)

o botão verde é dependente do preto (botões em série) , o led 1 liga apertando apenas o botão preto, o Led 2 não funciona se aperta o botão verde sozinho para isso acontecer tem que apertar o botão preto junto assim vai ligar o primeiro, ai o botão verde vai funcionar e vai servir para ligar e desligar o segundo led, o resistor serve para limitar a corrente para que o led não queime.

agora se quer que o botões trabalhem de forma independente (botões em paralelo) é so retirar a ligação do verde que ta no preto e ligar direto no positivo da bateria

post-745498-1388496203237_thumb.jpg

post-745498-13884962032763_thumb.jpg

Postado
Qual led estar usando? é de alto brilho e qual a cor deles?

Supondo que estar usando leds brancos e azul de alto brilho, a tensão deles é de 3V a 3,5V 15ma a 20ma alimentados a uma bateria de 9V

9V-3v / 0,015a = 400 ohm (resistor de 430 ohms)

potencia do resistor 9V-3V*0,015 = 0,09W (1/8W ja serve)

nesse caso use resistor de 430 ohms de 1/8W para leds de alto brilho branco e azul (mas se a cor e corrente é diferente, poste aqui mais detalhes sobre o led que vai usar)

o botão verde é dependente do preto (botões em série) , o led 1 liga apertando apenas o botão preto, o Led 2 não funciona se aperta o botão verde sozinho para isso acontecer tem que apertar o botão preto junto assim vai ligar o primeiro, ai o botão verde vai funcionar e vai servir para ligar e desligar o segundo led, o resistor serve para limitar a corrente para que o led não queime.

agora se quer que o botões trabalhem de forma independente (botões em paralelo) é so retirar a ligação do verde que ta no preto e ligar direto no positivo da bateria

Cara muito obrigado mesmo... era exatamente a parte do "botões em serie" que eu queria saber sobre os leds e resistores 1 é de alto brilho azul e outro led o led 2 é verde mas é aquele menor led que tem e não é alto brilho não sei quantos volts são.:D

Outra coisa... meu projeto não é para nada mais que um detonador PARA FOGOS a distância com fio!! e um botão é o ARMED e para fazer a faisca eu apertario o FIRE segurando o ARMED, e para fazer esta faisca eu ligaria este esquema a 4 baterias de 9v e agora que eu vi o desenho não sei onde coloco os 2 fios grandes que iriam nos fogos para fazer a faisca.

Eu acho que o fio grande teria que ser imendado nos dois fios restantes do PROJETO é isso? e onde fica as 4 baterias?

Desculpe minha leiguisse :unsure:

Postado

Pessoal aqui esta um bom ilustramento doque eu quero...

No video o cara mostra que apertando um botão o led ascende e SEGURANDO este botão ele aperta o botão GO que não tem led (no caso do meu projeto TEM) e quando ele abre e mostra onde ligou tais fios os 2 fios que saem do aparelhos é onde vai fazer a faisca no caso dele um fio sai do led e ou do botão mas eu fiz isso aqui em casa e não funcionou queria saber os locais para soldar esses fios que fariam a faisca

Postado
Quais tipos de fogos seriam estes que você quer detonar?

Calma amigo fogos convencionais rojões (nao sei se é assim que se escreve),aqueles fogos que são uma caixa quadrada de fogos muito perigosa este tipos de fogos, não sei o nome certinho pois só compro fogos ou no fim do ano ou em jogos de futebol importantes. porém apesar de comprar de vez em nunca um colega meu teve um acidente uma vez e ele QUASE,POR MUITO POUCO não perdeu a mão e a coisa que eu mais tenho medo na vida é explodir um desse na minha mão por isso começei a ver na net uns tuto porém nada do jeito que eu queira :mad:

Postado

Ok então. Isso é novidade pra mim, mas acho uma ideia boa que traz segurança.

O 1º desenho que o Felipe elaborou pra você é o suficiente, mas o aparelho pra gerar faísca iria no lugar do 2º led, no botão verde, ou em paralelo com o LED.

Esse projeto é uma sugestão interessante, mas como pretende gerar a faísca e gerar combustão no pavio? Já fez algum teste, algum protótipo?

Ricardospimentel.

Postado
Ok então. Isso é novidade pra mim, mas acho uma ideia boa que traz segurança.

O 1º desenho que o Felipe elaborou pra você é o suficiente, mas o aparelho pra gerar faísca iria no lugar do 2º led, no botão verde, ou em paralelo com o LED.

Esse projeto é uma sugestão interessante, mas como pretende gerar a faísca e gerar combustão no pavio? Já fez algum teste, algum protótipo?

Ricardospimentel.

Já sim no youtube ja vi varios eo que é mias barato porém MENOS eficiente e pegar dois fios ligados nas 4 baterias de 9v e encostar os fios no bombril ai ele começa a ser conssumido por um foguinho bem baixo e quando esse foguinho chega no pavil do fogos o fogos funciona como se tivesse acesso normalmente esse é 1 dos jeitos tem varios depois vou explorar isso o que quero agora mesmo é onde soldar o fio ou o detonador (se eu comprar) Olhem a nova imagem vocêis vão entender agora

projetos.jpg

Viram este aparelho com 2 fios é o que não sei onde ligar interpretem ele como os fios grander que irão fazer a faisca no bombril!!!!!

Postado

Epa, pera é para detonar fogos. então vai precisar de ignitores elétricos e o esquema é um pouco diferente desses dois(vou fazer e já posto)

http://clubedamalaca.blogspot.com/2011/01/ignitores-piro-eletricos.html

voce disse que o tem um led verde pequeno,não é certerza quanto resistor mas da certo

9-2,6/0,015 = 426

pode usar resistor de 430 ohm de 1/8W para esse led verde.

pode postar especificações sobre o ignitor (tensão e corrente da mesma)

Postado
Epa, pera é para detonar fogos. então vai precisar de ignitores elétricos e o esquema é um pouco diferente desses dois(vou fazer e já posto)

voce disse que o tem um led verde pequeno,não é certerza quanto resistor mas da certo

9-2,6/0,015 = 426

pode usar resistor de 430 ohm de 1/8W para esse led verde.

pode postar especificações sobre o ignitor (tensão e corrente da mesma)

Então não sei de qunata carga precisa para fazer um ignitor funcionar a unica coisa q usei foi 4 bateiras de 9v ligadas a 2 fios e colocados no bombril para fazer o bombril queimar e incendiando o pavil do foguete ou rojão ou outro tipo de fogos !! estou testando no momento com aqueles Batons Nº1 ou 2 e alguns Traques ate agora funcionou

MAS GENTE POR FAVOR ME EXPLIQUEM ONDE SOLDO OS FIOS DO IGNITOR OU OUTRA COISA SÓ QUERO SABER ISTO para finalizar meu projeto o negocio de corrente no momento não esta me incomodando pois consegui fazer o bombril incendiar e ascender o fogos!

Postado

Quanto a bateria é mais de uma certo? você liga elas em paralelo ou em série

se for em serie diga quantas bateria você vai usar para recalcular os resistores de novo.

para conectar as baterias no circuito use clip de bateria.

você vai ligar os fios do ignitor nessas garras (qual a distancia que vai ser do detonador até o ignitor?)

post-745498-13884962036894_thumb.jpg

Postado
Quanto a bateria é mais de uma certo? você liga elas em paralelo ou em série

se for em serie diga quantas bateria você vai usar para recalcular os resistores de novo.

para conectar as baterias no circuito use clip de bateria.

você vai ligar os fios do ignitor nessas garras (qual a distancia que vai ser do detonador até o ignitor?)

Muito obrigado era exatamente isso que eu queria desde o começo, porém peço desculpas da minha ignorância na ultima citação onde falo não ter problemas de incendiar o bombril agorinha a pouco testei e o bombril esta mais difícil que nunca para ascender (falhando 99%) e gostaria de saber qual o melhor sistema de ignição caseiro, o das lampadas de natal entre outros..

A distancia talvez seja de uns 10m não sei ainda pois não comprei o cabo

e ai vai como as baterias estão ligadas

projetot3.jpg

Postado

ok, elas estão em paralelo.(somam o tempo de corrente que elas podem fornecer)

Estar falhando.. experimenta ligar 3 dessas em série ,desliga os LEDs so para testar o esquema porque terá que trocar os resistores de 1.1k

3 dessas em série(somam as voltagens) terá 24V, uma tensão mais alta vai ajudar mais.

se não sabe como é ligar em sére ou paralelo, veja aqui

http://www.miklos.blog.br/2010/04/conectar-baterias-em-serie-e-em.html

utilizar bombril(palha de aço, para quem não conhece :D ) fica um pouco difícil mesmo caso queira aqui explica o modo correto de fazer uma espoleta perfeita

Postado
ok, elas estão em paralelo.(somam o tempo de corrente que elas podem fornecer)

Estar falhando.. experimenta ligar 3 dessas em série ,desliga os LEDs so para testar o esquema porque terá que trocar os resistores de 1.1k

3 dessas em série(somam as voltagens) terá 24V, uma tensão mais alta vai ajudar mais.

se não sabe como é ligar em sére ou paralelo, veja aqui

http://www.miklos.blog.br/2010/04/conectar-baterias-em-serie-e-em.html

utilizar bombril(palha de aço, para quem não conhece :D ) fica um pouco difícil mesmo caso queira aqui explica o modo correto de fazer uma espoleta perfeita

Ok eu ligo elas e serie mas e depois?

Os resistores da casa de 400ohms ja estão saldados nos leds! eles não aguentam as baterias ligadas em serie?

Postado

os resistores servem para limitar a corrente para os leds se aumentar a tensão vai passar corrente demais para o leds e ele vão queimar, logo precisa trocar por reisistores de 430(caso use 9V) por 1k1 (1.100 ohms) no caso use em série que da 36V.

o problema é por causa do bombril(palha de aço) não é tão eficiente assim e pode ser perigoso pois pode pensar que não deu certo e explodir depois sem aviso

deve usar Skib detonador(espoleta elétrica), é muito mais seguro e forte também.

procure na sua cidade em lojas de fogos eles são bem barato (por volta R$:3,00 ou menos a unidade) ou então faça eles

é isso aqui

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219417356-skib-espoleta-eletrica-fogos-indoor-outdoor-_JM

Postado
os resistores servem para limitar a corrente para os leds se aumentar a tensão vai passar corrente demais para o leds e ele vão queimar, logo precisa trocar por reisistores de 430(caso use 9V) por 1k1 (1.100 ohms) no caso use em série que da 36V.

o problema é por causa do bombril(palha de aço) não é tão eficiente assim e pode ser perigoso pois pode pensar que não deu certo e explodir depois sem aviso

deve usar Skib detonador(espoleta elétrica), é muito mais seguro e forte também.

procure na sua cidade em lojas de fogos eles são bem barato (por volta R$:3,00 ou menos a unidade) ou então faça eles

é isso aqui

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219417356-skib-espoleta-eletrica-fogos-indoor-outdoor-_JM

ok já vi que para explodir vários fogos vai sair caro, no caso se eu quiser fazer os SKIB caseiros a unica coisa q não tenho é a pólvora e o fio de níquel

Isto é o fil de níquel q vou usar certo? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224718447-fio-niquel-cromo-isopor-cortes-_JM

e no caso da pólvora eu vou desempacar alguns traques e usar a pólvora deles.

mais tarde mostro em video ou em foto (o que preferem???) meu detonador!

Postado

postar uma imagem seria legal mas um video no youtube serial uma boa se possivel.

acho que se enrolar juntar fios de palha de aço com um pouco de pólvora daria certo também.

veja no final dessa pagina o cara faz um desses e com certeza vai sair barato para fazer varios

Materiais:

Pólvora Negra Industrial (PNI)

Resistor commercial de carvão (2 Ohms – 1/8W)

2 pedaços de 25cm de fio de telefone

Pedaço de 3cm de um Canudinho de Refrigerante (6mm de diâmetro)

Fita adesiva

Postado
postar uma imagem seria legal mas um video no youtube serial uma boa se possivel.

acho que se enrolar juntar fios de palha de aço com um pouco de pólvora daria certo também.

veja no final dessa pagina o cara faz um desses e com certeza vai sair barato para fazer varios

Materiais:

Pólvora Negra Industrial (PNI)

Resistor commercial de carvão (2 Ohms – 1/8W)

2 pedaços de 25cm de fio de telefone

Pedaço de 3cm de um Canudinho de Refrigerante (6mm de diâmetro)

Fita adesiva

Intão amigo o tutorialdo cara parece ser bom mas ele não domina nada da arte visual não entendi %@&$ nenhuma :D tem como você me sinplificar? o que é esse carvão? eo o que pelo armor de deus é invólucro isolante do resistor

Postado
Intão amigo o tutorialdo cara parece ser bom mas ele não domina nada da arte visual não entendi %@&$ nenhuma :D tem como você me sinplificar? o que é esse carvão? eo o que pelo armor de deus é invólucro isolante do resistor

Vou explicar com detalhes para você entender.

Preste atenção para não misturar os termos.

O carvão, usado em churrasqueira, é um material proveniente da madeira das árvores que são ricas no elemento carbono.

Os resistores vendidos no comércio são de 2 tipos: carbono e de fio.

Como os resistores comerciais são feitos de carbono, ele usou o termo "carvão", apesar que esse termo não é correto mas agora você já sabe o motivo. Não é correto porém muitos usam esse termo e o pessoal "das antigas" sabe que quando se fala em resistor de carvão, tá se referindo ao carbono e não porque é feito de carvão de churrasqueira mas a constituição básica dos dois tem o mesmo elemento.

Da mesma forma, o lápis. Alguém lembra do lápis? Ainda se usa. Pois é. O interior do lápis é feito de grafite. E de que é feito o grafite? É carbono também. Aliás, carbono puro. Vou lembrar de outro material. Diamante! Conhece? Já viu um? Eu já vi. Diamante bruto. Sabe de que é feito o diamante? Pois é... carbono puro, puríssimo. O brilhante, que muitas mulheres adoram, nada mais é do que o diamante lapidado e por incrivel que pareça, o mesmo material que usamos para fazer o fogo na churrasqueira e curtirmos um belo de um churrasco.

Agora vamos ao termo "invólucro isolante do resistor".

Qualquer resistor comercial, seja de fio ou carbono, é protegido por uma tinta. É isso que ele está se referindo. Quando se vê um resistor de carbono, a matéria prima carbono é protegida por uma tinta que tem a função de isolar esse material de que é feito o resistor de carbono e essa isolação tem diversos motivos mas não cabe informar no momento. Esse esmalte que é o invólucro isolante do resistor, serve ao mesmo tempo para isolar e também serve de base para por tintas coloridas com a finalidade de informar o valor do resistor. A retirada do esmalte é para facilitar a transferência de calor quando a corrente elétrica circula no resistor e o esmalte isolante atrapalha essa transferência. Alguns retiram esse esmalte ou "invólucro isolante do resistor" usando o método de raspagem mas tem que tomar muito cuidado pois pode-se ou danificar o valor do resistor ou criar uma trinca. Já outros, sabendo qual material é feito o "invólucro isolante do resistor", usam um solvente apropriado. Como esse solvente deve ser difícil de achar ou até perigoso para manipulação, muitos usam o método do raspa-raspa.

Tá esclarecido agora?

• 11 meses depois...
Postado

Pessoal... O projeto tava parado mas revirando umas coisas achei ele e todas as peças e finalizei ele... não lembrei de tirar foto do interior nem nada mas posso gravar ele funcionando ou apenas postar uma foto... o que acham? LEMBRANDO QUE. ELE É UM DETONADOR PARA FOGOS DE ARTIFÍCIOS... foi para isso que iniciei o projeto e para isso que vou usa-lo! caso alguém use o tópico para outra coisa n me responsabilizo!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!