Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pesquisa sobre Distribuição Digital e Pirataria


Phas

Posts recomendados

Saudações, companheiros de jogos eletrônicos,

Estou fazendo um importante trabalho de conclusão de Pós Graduação em Gestão de TI pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, e preciso do auxílio de vocês!

Em resumo, o trabalho é sobre a distribuição digital, e a influência que essa forma de comércio vem exercendo na nossa amada indústria de jogos.

De que forma você pode participar:

É bem simples. Basta preencher um formulário online de apenas 6 questões, hospedado no seguinte link:

http://danieldourado.com/pesquisa/index.php?sid=56816&newtest=Y〈=pt-BR

--> Pré-requisito: ser jogador de PC.

Obs.: qualquer pessoa pode divulgar o link do formulário em qualquer local de seu interesse (e-mail, fóruns, blogs, sites, redes sociais, etc.).

Locais de publicação até o momento:

- www.starcraft2.com

- www.clubedohardware.com.br

- www.hardware.com.br

- www.adrenaline.com.br

Conto com você! =]

PHAS

EDIT: resultados da pesquisa já podem ser vistos num post logo mais abaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preenchido... Pensando em contribuir, uma pergunta que acho interessante dependendo do foco da pesquisa seria: Para você, a mídia física de jogos para computadores serão extintas um dia? (caso o foco da pesquisa for para demonstrar a importância desse meio de distribuição - não só para jogos, mas programas em geral)

No meu ponto de vista eu acredito que chegaremos a um nível em que haverá apenas as versões para colecionadores em mídia física, o restante será digital.. para que isso aconteça é só os países que não tem banda larga "razoável" investir em melhores estruturas no segmento.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Kyuzo, tenho recebido inúmeras sugestões interessantes como a sua, mas infelizmente, uma vez publicado o formulário, eu não posso mais voltar atrás para modificá-lo, sob pena de perder todos os registros já enviados. :/

By the way, a questão da qualidade e preço de Internet como desafio para a distribuição digital já é um dos tópicos do trabalho. =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

preenchido :)

...No meu ponto de vista eu acredito que chegaremos a um nível em que haverá apenas as versões para colecionadores em mídia física, o restante será digital.. para que isso aconteça é só os países que não tem banda larga "razoável" investir em melhores estruturas no segmento.

:joia:

eu concordo nesse ponto. eu tanto acho desnecessária a mídia física, que quando montei esse pc, nem coloquei drive de dvd nem nada hehe

é bem interessante a pesquisa! senti falta de mais perguntas xD mas acho que aí seria mais uma pesquisa de marketing do que um de Ti propriamente dito hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Feito!

Você vai postar o resultado?

Phas, tá respondido!

Espero que você nos mostre o resultado depois.

Abraço e boa sorte com o trabalho.

Claro, pessoal! Tô esperando dar um volume legal de participações, mas até o final da semana boto os resultados aí pra vocês verem.

As análises e desdobramentos desse formulário juntamente com o restante da pesquisa, contudo, não serão publicados aqui no forum. Mas quem quiser ler o documento na íntegra, mando sem problemas o arquivo em PDF, bastando mandar o e-mail pra mim via MP.

Obrigado aos que têm participado, grande abraço!

PHAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atendendo a pedidos. =]

IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO USUÁRIO DE JOGOS ELETRÔNICOS

1. Qual a sua idade?

* Até 15 anos________________7,42%

* De 16 a 18 anos____________18,02%

* De 19 a 24 anos____________35,69%

* De 25 a 30 anos____________23,32%

* De 31 a 36 anos____________9,89%

* Mais de 36 anos____________4,59%

2. Quantas horas, em média, você joga por semana?

* Menos de 1h_______________2,12%

* Até 2h____________________6,01%

* Até 4h____________________13,43%

* Até 8h____________________19,79%

* Até 12h___________________21,55%

* Mais de 12h________________36,04%

ORIGINAL VERSUS PIRATA - NÚMEROS E MOTIVAÇÕES

3. Dos jogos instalados hoje no seu computador, qual a porcentagem aproximada de títulos originais?

* 0%_______________________9,43%

* Até 20%___________________18,49%

* Até 40%___________________10,19%

* Até 60%___________________12,45%

* Até 80%___________________11,70%

* Mais de 80%_______________18,87%

* 100%_____________________18,87%

4. Dos itens listados abaixo, qual ou quais deles mais o incentivam a comprar um jogo original?

Clique em um item da lista à esquerda, começando com seu item de ranqueamento mais alto, seguindo até o seu item de ranqueamento mais baixo. Classifique, pelo menos, 1 item.

• Preço baixo/acessível

• Comodidade

• Segurança (em contraponto aos riscos de se lidar com a pirataria)

• Rapidez na entrega

• Acesso ao modo multiplayer

• Incentivo ao desenvolvedor/mercado

• Suporte

• Atualizações

• Não se aplica ou não consta

* Ranking nº 1: Preço baixo / acessível___________48,30%

* Ranking nº 2: Acesso ao modo multiplayer_______29,96%

* Ranking nº 3: Atualizações____________________21,83%

* Ranking nº 4: A partir daqui começam a acontecer empates ou resultados muito próximos entre alguns itens, tornando a análise mais complexa, de modo que deixarei reservado para o corpo do documento.

O IMPACTO DA DISTRIBUIÇÃO DIGITAL

5. Dos jogos originais que você possui, qual a porcentagem aproximada de títulos adquiridos via distribuição digital?

* 0%___________________15,21%

* Até 20%_______________7,98%%

* Até 40%_______________6,08%

* Até 60%_______________5,32%

* Até 80%_______________11,03%

* Mais de 80%___________26,24%

* 100%_________________27,76%

6. Pra você, qual a relevância da distribuição digital de jogos?

* Totalmente irrelevante_____2,66%

* Pouco importante_________4,94%

* Muito importante_________40,30%

* Imprescindível___________51,71%

--> Número de participantes em 8 de março de 2012: 283

Então galera, os desdobramentos e conclusões desse formulário, bem como o restante da pesquisa, deixarei guardados para o corpo do trabalho, até porque, seria text wall demais para se colocar aqui.

Sem querer abusar da boa vontade de vocês, quem já respondeu, se puder passar o link a um amigo que também jogue, seria muito legal. Ficaria muito feliz em chegar pelo menos a uns 300 participantes, já que, quanto maior for a amostra, maior será a credibilidade da pesquisa. O formulário ficará online durante todo o mês de março.

Link do formulário: http://danieldourado.com/pesquisa/index.php?sid=56816&newtest=Y〈=pt-BR

[]!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!