Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saiba Mais,antes De Comprar Sua Máquina Digital!


Posts recomendados

Olá pessoal,como é comum,termos dúvidas antes de comprarmos nossa maquina,posto aqui alguns esclarecimentos úteis para ajudar na escolha da camera,pelo menos o básico...

Resolução

Há dois tipos de sensores de captura de imagens para câmeras digitais, os CMOS (complementary metal oxide semiconductor - semi condutor de oxido metálico complementar)) e os CCD (charge-coupled devices - dispositivo de carga acoplada).Os sensores CMOS de alto desempenho tem sensibilidade à luz igual ou maior que os sensores CCD, o que não acontece com os sensores CMOS de baixo desempenho utilizados nas câmeras amadoras,por isso,se for comprar uma camera amadora(- de 6mpxel),prefira sensor CCD.

O CCD é um circuito eletrônico constituído de milhões de sensores microscópicos sensíveis à luz. A quantidade destes sensores é que expressa a resolução, ou seja quanto mais sensores maior é a resolução.Cada um desses sensores representa um pixel e como ele não distingue cores, somente intensidade de luz, sobre eles são colocados filtros de cores básicas (azul, verde e vermelho).

A resolução geralmente é expressa de duas maneiras:

Pelo numero de pixels dispostos horizontalmente e verticalmente: 1600x1200 ou

pela quantidade 1600x1200 = 1.920.000 pixel = 2 Megapixel

Quanto maior a resolução maior é a quantidade de detalhes capturados, porém esta informação sozinha não garante qualidade, você precisa primeiro definir o que vai fazer com esta imagem. A melhor imagem é obtida com a combinação correta da resolução de entrada (fotografada) e a resolução de saída (impressão ou vídeo).

No exemplo do CCD a imagem é capturada em uma matriz de 1600 linhas x 1200 colunas ao mesmo tempo, já na saída à imagem é formada em linhas. Cada linha é composta por pontos, e a quantidade de pontos por polegada desta linha é denominada de DPI. Por experiências, constataram que a maioria dos olhos humanos não distingue imagens impressas com resolução maior que 300 DPI, ficando assim quase que padronizado esta resolução mínima para se obter alta qualidade fotográfica.

No exemplo da câmera de 2 Megapixel, temos uma resolução de 1600x1200 (resolução de entrada), basta dividir estes valores por 300 (resolução de saída) para encontrar qual o tamanho ideal da impressão.

1600/300 = 5,33 polegadas x 2,54 = 13,55 cm

1200/300 = 4,00 polegadas x 2,54 = 10,16 cm

Esta é a regra básica para se definir o tamanho da foto impressa, mas nada impede ser copiadas em tamanho maiores, podendo inclusive obter resultados excelentes, dependendo de outros fatores qualitativos das câmeras.

Se você fotografar pensando somente em visualizar suas fotos no computador, sua necessidade seria outra. A maioria dos computadores estão ajustados para uma resolução de 800x600, sendo necessário apenas uma câmera com esta resolução (800x600 = 480.000 pixel = 0,48 Megapixel).

A maioria das câmeras possui opção de alterar a resolução ao fotografar. Quanto maior a resolução maior será o arquivo de imagem gerado pela câmera, o que consumirá maior espaço para armazenamento tanto na câmera quanto no computador.

Outro detalhe que vale a pena observar ao fotografar diz respeito à proporção da imagem, o negativo 35mm tem uma proporção de 2:3 proporcionando fotos no tamanho 10x15 sem corte, o que não ocorre na maioria das câmeras digitais compactas, onde a proporção do sensor resultam em fotos no tamanho aproximado de 10x13,5cm, que para serem copiadas no tamanho padrão 10x15 terão que sofrer corte na imagem que dependendo do assunto fotografado poderá prejudicá-la. Algumas câmeras oferecem na resolução máxima a opção de 2:3, mas o enquadramento deverá ser feito visualizando no monitor de LCD.

tabela3.jpg

* Depende da qualidade do conjunto (objetiva, sensibilidade, iluminação, ..(há vários tipos de tabelas,mas a margem de erro entre elas é muito pequena).

Como na câmera fotográfica convencional, este é um fator determinante na qualidade da imagem obtida. Nada adiantaria ter alta resolução, se a imagem que chega ao CCD estiver comprometida pela qualidade ótica da objetiva.

Outra duvida quanto à objetiva é o zoom. Existem dois tipos, o ótico e o digital. O ótico amplia ou diminui a imagem por intermédio de lentes que compõem a objetiva, garantindo a qualidade da imagem captada pelo CCD. O digital usa o recurso de interpolação por software que simplesmente adiciona pixels intermediários entre pixel originais, baseado na media dos pixels vizinhos, não garantindo a mesma qualidade do zoom ótico.

Geralmente os fabricantes de câmeras informam o zoom em equivalência ao de câmeras convencionais compactas ou numero de vezes que ela aproxima o assunto fotografado em relação a sua menor distancia focal.

Exemplo:

Câmera digital = 5,4~16,2 mm

Equivalente 35 mm = 35~105 mm

Ou zoom de 3x = 105/35

Outro recurso encontrado em câmeras com boa qualidade ótica é a função MACRO, que possibilita fotografar a pequenas distancias (2 a 20cm).

Sensibilidade

Nas câmeras convencionais você escolhe usar um filme mais sensível à luz para fotografar em ambientes com pouca iluminação ou para obter mais profundidade de foco. Na digital a necessidade é a mesma porém ao invés de escolher um filme mais sensível à câmera oferece o recurso de regular à sensibilidade do CCD simulando em seu menu de configuração um ajuste de ISO que nas câmeras mais comuns pode variar de ASA 100 a 400. Em câmeras mais sofisticadas podemos encontrar até ISO 2000.

Um filme com sensibilidade maior tem em sua emulsão sais de pratas maiores, o que resulta em fotos com granulação, nas digitais o resultado é parecido devido ao que os engenheiros chamam de “ruídos” ou seja menor precisão ao trabalhar com sinais amplificados.

Formato de gravação

Após o processamento da imagem o passo seguinte que a câmera executa é a gravação do arquivo gerado. As boas câmeras oferecem algumas opções de formato que diferem entre se tanto na qualidade da imagem quanto no tamanho do arquivo. O formato mais utilizado é o JPEG, um sistema de compressão de arquivo de imagem que reduz o seu tamanho em até 40 vezes, podendo inclusive escolher o nível de compressão. Outros dois padrões são TIFF e mais recentemente o RAW, ambos com pouca o quase nenhuma compressão oferecem altíssima qualidade, porém com inconveniente de ocupar muito espaço. Uma imagem que gravada em TIFF tem 35 MB, em RAW ela teria aproximadamente 20 MB e em JPEG somente 1MB.

Taxa de Burst

Enquanto ocorre a gravação da imagem na mídia, a câmera fica indisponível para a próxima foto o que pode levar um tempo de 3 a 10 segundos. Para contornar este problema as melhores câmeras possuem memória RAM, que por ser mais rápida que a gravação funciona como um buffer, liberando a câmera. Na luz do dia, é possível fotografar 2 a 3 fotos por segundo,já a noite dependerá da velocidade de recarga do Flash.

Bem,espero ter ajudado,pois tive também muitas dúvidas antes de adquirir a A70.Se estiver errado,por favor postem me corrigindo...Valeu....Qualquer dúvida perguntem! :joia:

Até mais...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens!! Parabens mesmo!!

Estou entre a A80, a S500 e Nikon 4300 e não tinha como escolher pois não encontramos explicacoes convincentes e tecnicas como a que você deu!!

Quando vamos em lojas os vendedores querem nos empurrar qualquer uma alegando que é melhor que a outra! Mas melhor é que? como assim?

È com essa pergunta que tenho saido de varias lojas sem uma decisão!!

Parabens!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Portug@@30 abr 2004, 01:14

PARABÉNS DONATELLI,

SEU TÓPICO RESPONDE DE UMA SÓ VEZ À VARIAS PERGUNTAS.

SERÁ QUE TEM COMO destacar ESSE TÓPICO ???

VALEU

:chicote:

Bom aí já é com o modera,hehehe..Mas realmente essas são as principais dúvidas na hora de comprar...

:muro:

Fico feliz em poder ajudar...

Até mais... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Donatelli+30 abr 2004, 01:28-->
Portug@@30 abr 2004, 01:14

PARABÉNS DONATELLI,

SEU TÓPICO RESPONDE DE UMA SÓ VEZ À VARIAS PERGUNTAS.

SERÁ QUE TEM COMO destacar ESSE TÓPICO ???

VALEU

:chicote:

Bom aí já é com o modera,hehehe..Mas realmente essas são as principais dúvidas na hora de comprar...

:muro:

Fico feliz em poder ajudar...

Até mais... :-BEER

E AÍ MODERA ??? :palmas:

ABRAÇOS :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Minha dúvida é a seguinte,

Como você disse a resolução básica é 300 DPI e aí vai variando apenas o tamanho da foto em Megapixel, mas todas são 300DPI.

Esses 300 DPI é equivalente a uma fotografia analógica?

Hoje temos cameras de 12MP (é o máximo que eu já vi), mas quando elas chegarem nas definições muito altas, você acha que esse padrão de 300 DPI vai aumentar para ter imagens de melhor qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EHG@09 maio 2004, 21:06

Minha dúvida é a seguinte,

Como você disse a resolução básica é 300 DPI e aí vai variando apenas o tamanho da foto em Megapixel, mas todas são 300DPI.

Esses 300 DPI é equivalente a uma fotografia analógica?

Hoje temos cameras de 12MP (é o máximo que eu já vi), mas quando elas chegarem nas definições muito altas, você acha que esse padrão de 300 DPI vai aumentar para ter imagens de melhor qualidade?

Eu quis dizer que 300dpi(Dot per inch=pontos por polegada) é quase padrão para impressão,pois mais que isso você dificilmente nota a diferença.....E para uma excelente foto,é lógico que vai depender de como chega a imagem no CCD,da qualidade do papel da foto,do tipo de impressão(tinta,laser...),etc....

E em uma foto de 12mpixel,o que vai aumentar,é o tamnho da imagem,quantidade de papel,tinta...mas terá os mesmos 300 pontos em cada polegada que o de uma foto de 2mpixel...

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Donatelli poderia me dar uma ajuda... estou na duvida entre comprar uma Canon A300 ou uma Fuji A210 somente por causa desse ISO que você disse... estou interessado na Fuji só que vi que ela só chega até ISO 100 se não me engano e a Canon A300 até ISO 400... Poderia me dar uma força???

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostei da explicação, mas gostaria de saber se você conhece as Câmeras da marca Aiptek?Tem um ultimo modelo que é a Aipetk Pocket 4000, que tem um preço baixo e varios recursos, como gravar videos com audio, e vem com vários acessorios, como tripe, carregador...

Se você poder me ajudar , eu agradeço.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi.. em primeiro lugar parabeins pela apostila. uihauihaiha foi beim empregada essa palavra ai... mas... po... queru comprar uma camera ( eu tenho uma samsung digimax 130) nas seguintes condiçoes....:

. um bom zoom optico ( que de pra tirar uma foto legal a uma distancia de 30.. 50 metros.. sera q 3x dá? )

. que de para uma boa revelação a media distancia..( uns 10 metros )

. que tire boas fotos com pouca luz... mas sem comprometer muito.. como você falo sobre a granulaçaum...

. que custe até R$1000

po.. já vou agradecendo.. iuhauia eu so um pouco leigo em fotografia.. ainda mais quando se trata d fotografia digital.. mas.. brigaduu valeu e parabeins novament uiahuia

--------------------------

AMD Athlon XP 2400+

LG Combo 52x32x52

256 DDR 266mhz

HD 40GB

G-Force MX400 64 DDR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

macedocp:

Sai dessa!!! Eu comprei essa e me arrependi!!! :stupid:

Me empolguei pela quantidade de acessório, video com som, pilhas e carregador... Tripé... Webcam... Mas não vale a pena. As fotos ficam horríveis a noite, e para ficar aceitável tem que ser debaixo de sol forte! E se a noite voce usar o flash, dá um clarão que a pessoa fica parecendo uma lâmpada fluorescente! Na minha opinião de ex-usuário: UM LIXO!!! Botei na caixa no mesmo dia que chegou e vendi. Comprei uma NIKON COOLPIX 2200 que é show de bola, e a diferença no ML fica em torno de R$ 100,00. Vale muito mais a pena. Na Nikon as fotos são EXCELENTES em qualquer condição, de dia ou de noite... :palmas:

Aiptek, na minha opinião, esquece!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem...

Juntamente com a rapaziada, quero parabenizá-lo, pelo excelente conteúdo de sua "apostila". Li várias vezes e li também os manuais destas máquinas que irei colocar abaixo. E gostaria de sua opinião de qual compraria.

1- Câmera Olympus D-390 (R$ 460,00) www.fotook.com.br

2- Câmera Samsung Digimax 202 (R$ 439,00) www.fotook.com.br

3- Câmera Fuji A210 (R$ 599,00) www.fotook.com.br

4- Câmera Nikon Coolpix 2200 (R$ 599,00) www.fotook.com.br

5- Camera Digital Samsung Digimax 200 (R$ 438,75) www.1stline.com.br

6- Câmera FUJI A205, está difícil de achar... Vi no mercado livre por R$500,00, mas sou meio receioso de comprar por lá, se não for em loja.

Ouvi muito bem destas máquinas... A D-390 além de barata, acho igual água, ao contrário da Fuji A205, que seria a melhor CUSTO X BENEFICIO, que não acho.

R$ 600,00 seria 100.00 acima de meu orçamento. Mas se estas forem MUITO melhores que as outras espero mais 1, 2 meses.

Nunca vejo ng falando bem das Samsung's, então acredito que não seja a melhor opção.

Estou ficando :tantan::muro: Saio de férias em Agosto e gostaria de comprar para usá-la.

Gostaria que pensassem com carinho.

Deixo meu abraço e agradecimento pela ajuda.

Abraços...

Marcello :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dezz@29 jul 2004, 17:58

Bem...

Juntamente com a rapaziada, quero parabenizá-lo, pelo excelente conteúdo de sua "apostila". Li várias vezes e li também os manuais destas máquinas que irei colocar abaixo. E gostaria de sua opinião de qual compraria.

1-  Câmera Olympus D-390            (R$ 460,00) www.fotook.com.br

2-  Câmera Samsung Digimax 202  (R$ 439,00) www.fotook.com.br

3-  Câmera Fuji A210                     (R$ 599,00) www.fotook.com.br

4-  Câmera Nikon Coolpix 2200       (R$ 599,00) www.fotook.com.br

5-  Camera Digital Samsung Digimax 200  (R$ 438,75) www.1stline.com.br

6-  Câmera FUJI A205, está difícil de achar... Vi no mercado livre por R$500,00, mas sou meio receioso de comprar por lá, se não for em loja.

Ouvi muito bem destas máquinas... A D-390 além de barata, acho igual água, ao contrário da Fuji A205, que seria a melhor CUSTO X BENEFICIO, que não acho.

R$ 600,00 seria 100.00 acima de meu orçamento. Mas se estas forem MUITO melhores que as outras espero mais 1, 2 meses.

Nunca vejo ng falando bem das Samsung's, então acredito que não seja a melhor opção.

  Estou ficando  :tantan:  :muro:  Saio de férias em Agosto e gostaria de comprar para usá-la.

Gostaria que pensassem com carinho.

Deixo meu abraço e agradecimento pela ajuda.

Abraços...

Marcello :bandeira:

Na minha opnião,fico entre A210 e a Nikkon....O preço,tambémém achei bom ...

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!