Ir ao conteúdo

(Duvida) - Que transistor é este?

jhonalvez

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu peguei um transistor de uma fonte e queria usa-lo como regulador de tensão, mas nao sei se ele é regulador ou nao. no datasheet fala que ele é ''High speed switching regulation'', mas nao sei se posso utilizar ele e nem como eu ligo ele. Eu queria liga-lo em 5V, ou usar como ajustavel ate 30. Tem alguma possibilidade?

Obrigado.

http://html.alldatasheet.com/html-pdf/88110/FUJI/2SC3320/81/1/2SC3320.html

http://www.svntc.com/TPDF/2333.pdf

Postado

Veja, ele é apenas um transistor, não é um regulador integrado tipo 7805. Para fazer o regulador você precisará de componentes complementares e de um circuito que faça isso.

Postado
Veja, ele é apenas um transistor, não é um regulador integrado tipo 7805. Para fazer o regulador você precisará de componentes complementares e de um circuito que faça isso.

no datasheet fala que ele pode ser usado como power amp, e high speed switching, o que é isso?

• Membro VIP
Postado
Pessoal, eu peguei um transistor de uma fonte e queria usa-lo como regulador de tensão, mas não sei se ele é regulador ou não. no datasheet fala que ele é ''High speed switching regulation'', mas não sei se posso utilizar ele e nem como eu ligo ele. Eu queria liga-lo em 5V, ou usar como ajustavel ate 30. Tem alguma possibilidade?

Obrigado.

http://html.alldatasheet.com/html-pdf/88110/FUJI/2SC3320/81/1/2SC3320.html

http://www.svntc.com/TPDF/2333.pdf

Amigo, você tem um único transistor e, por exemplo, um regulador 7805, pelo seu diagrama abaixo visto tem cerca de 18 deles mais uma pá de componentes...

Diagramadeum7805.jpg

Sentistes a diferença???

Postado

Eita, mas o que da pra fazer com ele na fonte. Porque eu tirei ele de uma fonte atx, sendo que havia 3 deles.qual é a funcao dele na fonte?

Hey Faller, desculpa por fazer tantas perguntas, mas é que eu so assim mesmo, eu procuro as respostas até encontrar. Pena que tem alguns ex professores meus que respondiam com ignorância as minhas perguntas, so porque eu queria saber o porque de tudo. As vezes eles respondiam assim porque acho que nao sabiam a resposta. Por isso que eu estou me dedicando a aprender como auto sidata mesmo, acho melhor. valeu

Postado
no datasheet fala que ele pode ser usado como power amp, e high speed switching, o que é isso?

Power amp é amplificador de potência, ou seja, o transistor é indicado para essa aplicação.

High Speed Switching é comutação a alta velocidade ou comutação rápida. Esta é aplicação de controle de fontes de alimentação. Para saber mais sobre circuitos de fontes leia o tópico de fontes onde esses circuitos são esmiuçados.

Complementando a explicação do Faller, o 7805 é um regulador integrado, ele possui muitos componentes internos em um único encapsulamento. O seu transistor é um componente singelo, ou seja o encapsulamento contém apenas um transistor e nada mais, necessitando componentes externos para funcionar.

• Membro VIP
Postado
Eita, mas o que da pra fazer com ele na fonte. Porque eu tirei ele de uma fonte atx, sendo que havia 3 deles.qual é a funcao dele na fonte?

Hey Faller, desculpa por fazer tantas perguntas, mas é que eu so assim mesmo, eu procuro as respostas até encontrar. Pena que tem alguns ex professores meus que respondiam com ignorância as minhas perguntas, so porque eu queria saber o porque de tudo. As vezes eles respondiam assim porque acho que não sabiam a resposta. Por isso que eu estou me dedicando a aprender como auto sidata mesmo, acho melhor. valeu

Uma fonte ATX, muito basicamente falando, consiste em retificar a tensão da rede elétrica e filtrar a mesma com aqueles capacitores grandes, as maiores canecas de dentro da fonte. Sobre os mesmo se terá uma tensão de cerca de 310 Volts CC. Passo seguinte se tem de transformar essa tensão dai em 3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts, de que o PC necessita.

Transformadores não funcionam com CC e desse modo se tem que fazer oscilar essa tensão dai e aplicar a mesma em um transformador. Para que esse transformador não tenha que ser enorme e pesado, se adota uma frequência por volta dos 40.000 Hz, podendo desse modo o transformador ser pequeno, leve..

Exatamente essa função, de chavear ou comutar em alta frequência essa tensão de 310 Volts é o que esse tipo de transistor faz. Tem de ser de alta potência pois será responsável pela transferência entre primário e secundário de toda a potência que a fonte terá de oferecer ao PC e tem de ser de chaveamento rápido, para poder trabalhar, com menor perda, na alta frequência citada..

Postado

Obrigado, bem explicado. Isso quer dizer então que pra mim, ele serviria como power amp. eu vi que a corrente de base dele é de 5A max, e a de C>E é 15 A, que tipo de amplificador posso fazer aqui?

Postado

Esses transistores não são baratos, não sei porque usaram em uma fonte ATX, visto que um Mosfet sairia por menos e com mesmo desempenho pra aplicação.

Para áudio seria um pouco diferente, pois bipolar de boa qualidade tem boa simetria pnp/npn e por ser de maior frequência de chaveamento (FT) o torna melhor para amplificador, resultando em uma menor distorção.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...