Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito identificador de 127 ou 220v


Posts recomendados

Olá galera,

Preciso projetar um circuito que, ao ser ligado a uma tomada, seja capaz de

discriminar se a tensão é de 127V ou 220V. Os requisitos do projeto são:

1. O circuito deve possuir dois LEDs como indicadores. Quando a tensão nos

terminais do circuito for da ordem de 127V, um dos LEDs deve acender e o outro

permanecer apagado. Quando a tensão for da ordem de 220V, o estado dos LEDs deve inverter (i.e., o que estava apagado deve acender e vice-versa).

2. O circuito deve funcionar para faixas de tensões de pelo menos +/- 10% dos valores nominais acima.

3. Em nenhuma hipótese os dois LEDs podem ficar acesos ao mesmo tempo.

Posso usar os seguintes componentes (quanto menor o número de componentes, melhor):

- Diodos de queda de tensão direta, de qualquer tipo, incluindo qualquer tipo de

LED. Diodos Zener não podem ser utilizados.

- Resistores e/ou potenciômetros de qualquer valor comercialmente disponível

Eu sei que para fazer um circuito desses apenas com diodos, é bem mais complicado, porém, podem postar qualquer circuito que faça isso, que eu faço as adaptações necessárias.

Obrigado,

Nícollas Isabel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, como o Iscastilho falou, eu achei esse circuito aqui (que tem 2 LED's, acende um LED com 127v e os 2 com 220v):

http://www.discovercircuits.com/DJ-Circuits/120240vind2.htm

Porém, esse projeto utiliza TBJ's, diodos zener e capacitores, o que é proibido na especificação do meu projeto.

Posso apenas usar resistores, potenciometros, LED's e diodos (sem ser zener).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que desse jeito aí acenderia os dois leds quando estivesse em 220v.
Parece que eu já vi um circuito assim, mas não é exatamente o que você quer.

O que eu vi acende um led para 127V, e se for 220V acende esse e mais um.

Isso serviria?

Exatamente, como o Iscastilho falou, eu achei esse circuito aqui (que tem 2 LED's, acende um LED com 127v e os 2 com 220v):

E não seria isso??? ^_^

Foi o que eu entendi....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não, o que eu achei na internet acende os 2 quando alimentado por 220v, porém, na especificação do meu projeto, é terminantemente proibido que os dois LEDs acendam ao mesmo tempo...

Sem nenhum diodo zener e transistor? Complicado viu....

Vou ver se penso em alguma coisa, mas é bem estranho isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi liberado o uso de capacitores, então, agora posso usar capacitores, resistores e diodos.

Isso facilita algo?

Não. Hahahaha. É trabalho de escola ou o que?

Se for para comercializar ou algo assim, um diodo zener ajuda muuuito e não custa quase nada.

Passe as informações aí pra gente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o circuito com transistores, sem zeners. Se servir, eu posto aqui.

Os semicondutores foram desenvolvidos p/ solucionar este tipo de problema entre inúmeros outros.

Caso não seja nehuma pegadinha do faustão, quando conseguires o resultado e eu não duvido que o tenhas; posta aqui p/ todos aprenderem; inclusive eu.

Obrigado, Agricio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Eu tenho o circuito com transistores, sem zeners. Se servir, eu posto aqui.

Os semicondutores foram desenvolvidos p/ solucionar este tipo de problema entre inúmeros outros.

Caso não seja nehuma pegadinha do faustão, quando conseguires o resultado e eu não duvido que o tenhas; posta aqui p/ todos aprenderem; inclusive eu.

Obrigado, Agricio.

Grande e ilustres colegas Agricio, Leandro e outros!, o tópico não é pegadinha, é tarefa de escola mesmo!, o colega só quer o circuito pronto sem nem saber como ele funcionará!!!... :mad:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!