Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
hi-0ctane

Painel Digital

Recommended Posts

galera, lembram daqueles computadores antigos que tinham um marcador digital do processador? (que mostrava 100 no painel digital quando seu pc tinha 100mhz)

pois é, desmontei e tirei essa peça

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img53.photobucket.com/albums/v162/hi-octane/tec1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

e notei que existem alguns jumpers atrás

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img53.photobucket.com/albums/v162/hi-octane/tec2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

tem jeito de ligar essa peça no meu pc novo para marcar a temperatura do processador?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jeito tem... Mas é um pouco complicado. Na teoria:

Primeiro, você tem de pegar o sensor de temperatura, de uma placa-mãe queimada:

Depois, encontrar um circuito de "termômetro digital" (é até que simples, utiliza apenas um CI).

Fazer a conversão para display

Postar aqui para todo mundo

Com esses jumpers que você achou, dá para colocar qualquer número no display.

Pode brincar com eles, que é (quase) seguro!

Também aguardo quem consiga fazê-lo

Compartilhar este post

Link para o post

Desta parte você só aproveita os displays. Para medir temperatura tem que ter um circuito analógico. Este circuito é digital.

Compartilhar este post

Link para o post

Impossible:

Porque é meio complicado você arrumar um indicador de tempratura digital que reconheça o tipo sinal do sensor de temperatura, ( neste caso ).

Bom, já o display você pode usa-lo em outras aplicações, desde que não para indicar o valor de tempratura.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é impossível!

O sensor de temperatura é um resistor que varia a resistência de acordo com a temperatura. Na realidade, o que o indicador de temperatura digital fará será medir a tensão entre os polos do sensor. Já vi um circuito desses, só que faz muito tempo... O nome, se não me falha a memória, era "termômetro digital". Utilizava 1 CI (4017, se me lembro bem) e alguns componentes como diodos e resistores

Compartilhar este post

Link para o post

O sensor nem sempre é um tipo de sensor resistivo, muito menos no caso das placas-mãe.

O controlador e/ou indicador de temperatura reconhece sinais do tipo: resistencia para PT-100 PT 200 PT 1000 PT 2000 e outros ai da vida, milivolts nos caso dos termopares independe do tipo K T S TT J K e outros ai da vida, sinal de corrente dos transmissores e por assim em diante.

Compartilhar este post

Link para o post

não entendi nada do que vocês disseram aí...

quem tiver paciencia, favor explicar

Compartilhar este post

Link para o post

Esta foto que você mostrou é dos displays. Os displays nada mais são do que leds. Para medir a temperatura você vai precisar montar outro circuito, entendeu?! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que esses leds são números estáticos e não dariam para medir temperatura nenhuma, é melhor comprar um medidor analógico.

voce precisaria fazer um circuito traseiro que encaixe nesses jumpers e isso seria complicado demais ao invés de comprar um que tem a finalidade de trocar de numero automaticamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por SpeedBall@13 maio 2004, 19:08

Creio que esses leds são números estáticos e não dariam para medir temperatura nenhuma, é melhor comprar um medidor analógico.

voce precisaria fazer um circuito traseiro que encaixe nesses jumpers e isso seria complicado demais ao invés de comprar um que tem a finalidade de trocar de numero automaticamente.

só por curiosidade, quanto custa um? onde eu acho?

Compartilhar este post

Link para o post

Quer uma sugestão: Sabe aqueles termômetros dogitais de fármácia? Dá para adaptar. O que acha? Ah! E são baratos.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Cassiano BH@13 maio 2004, 19:28

Quer uma sugestão: Sabe aqueles termômetros dogitais de fármácia? Dá para adaptar. O que acha? Ah! E são baratos.

auhahuauhauh

bom, se não for complicado nem caro, tudo bem...

agora to vendo aonde eu vou adaptar isso...

não dá pra colocar nas baias

Compartilhar este post

Link para o post

Como o pessoal já disse, você só vai aproveitar o display. Pois, terá que montar todo o circuito do termômetro digital. Na internet tem uma infinidade de circuitos, tal como este aqui:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.elecdesign.com/Files/29/2476/Figure_01.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tem muitos circuitos bem simples sem o PIC em que o sensor é apenas um diodo IN 4148, dá pra colar este diodo no processador....desculpe mas não sei informar onde possam encontrar este circuito... naquelas revistas saber eletrônica e eletrônica total,já vi alguns.... :bored:

Compartilhar este post

Link para o post

Só que vai ser um pouco complicado sem um PIC ou CI controlar dois ou mais displays de 7 segmentos. São 7 LEDs cada display, é um pouco trabalhoso.

Acho mais fácil procurar um circuito com LCD, aí sim o diodo vai ficar legal. :)

Abraços,

Fernando

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade Fernando se não quiser gastar muito pode-se fazer um com escala de Leds, e não precisa nem de CI, é so colocar transistores..... :zoio:

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.... intercalando diodos e transistores você faz um BARGRAF, de 5 a 8 leds e ai você determina a escala que você quiser...eu tinha este esquema mas o perdi, mas acho que na net o pessoal encontra fácil..... :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi. Cada transistor irá chavear o "seu" respectivo LED. Deve precisar de um capacitor e um transistor de controle também.

Bom, não sei se o problema é que eu sou meio preguiçoso mas ligar base, emissor e coletor de 21 (no caso de um display a mais para indicar "ºC") ou até mesmo de 14 transistores, para mim é massante.

A grande vantagem, como você mesmo falou é o custo. Realmente é uma solução barata, principalmente tendo em vista que um display LCD simples, sem backlight não custa menos que R$ 30,00.

Abraços,

Fernando

Compartilhar este post

Link para o post

teoricamente seria "so" 14 transistores..

porque os do °C ficariam fixos né?

não teria a necessidade de faze um ckt pra mostra °c ehhehee..

mas eu to interessado nisso..

acho q vou dá uma olhada na net..

vejam o que cs acham..

falou :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

eu vi um projeto numa revista uma vez de um termometro digital q usava 3 displays de leds e usava so um CI da Maxim, se eu não me engano (não lembro o modelo)... você pode também tentar usar o CI Max130CPL (acho que é esse mesmo) pra fazer o circuito... ó visor seria de cristal liquido.. geralmente esse CI é usado em multimetros digitais baratos, q você pode encontrar o LCD também... existe uma varariação que é o Max131CPL que possui um consumo muito menor, so que ele é mais difícil de achar... também pode parecer complicado porque esse CI tem 40 pinos, mas o datasheet que a maxim disponibilizou deles é bem completo e fácil de entender.. só é em inglês :D:D

Compartilhar este post

Link para o post

É o ICL7107 para display de 7 segmentos, e o ICL7106 para display LCD, ele é facilmente encontrado.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi

achei um esquema interessante..

se vocês olharem esse PDF tem o ckt pra monta..

so preciso saber duma coisa..

q tipo de sensor q eu compro pra medir isso?

pelo q vi a montagem é simples..

apenas o ci e meia duzia de resistor/capacitor..

olhem ai:

http://kitsrus.com/pdf/7106.pdf

é isso..

falou :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

PRV-007.... :zoio: No caso no diagrama o sensor é um transistor de silicio NPN MPS3704, mas pode ser qualquer um similar com a base e coletor unidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais