Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Painel Digital


hi-0ctane

Posts recomendados

galera, lembram daqueles computadores antigos que tinham um marcador digital do processador? (que mostrava 100 no painel digital quando seu pc tinha 100mhz)

pois é, desmontei e tirei essa peça

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img53.photobucket.com/albums/v162/hi-octane/tec1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

e notei que existem alguns jumpers atrás

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img53.photobucket.com/albums/v162/hi-octane/tec2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

tem jeito de ligar essa peça no meu pc novo para marcar a temperatura do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeito tem... Mas é um pouco complicado. Na teoria:

Primeiro, você tem de pegar o sensor de temperatura, de uma placa-mãe queimada:

Depois, encontrar um circuito de "termômetro digital" (é até que simples, utiliza apenas um CI).

Fazer a conversão para display

Postar aqui para todo mundo

Com esses jumpers que você achou, dá para colocar qualquer número no display.

Pode brincar com eles, que é (quase) seguro!

Também aguardo quem consiga fazê-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não é impossível!

O sensor de temperatura é um resistor que varia a resistência de acordo com a temperatura. Na realidade, o que o indicador de temperatura digital fará será medir a tensão entre os polos do sensor. Já vi um circuito desses, só que faz muito tempo... O nome, se não me falha a memória, era "termômetro digital". Utilizava 1 CI (4017, se me lembro bem) e alguns componentes como diodos e resistores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sensor nem sempre é um tipo de sensor resistivo, muito menos no caso das placas-mãe.

O controlador e/ou indicador de temperatura reconhece sinais do tipo: resistencia para PT-100 PT 200 PT 1000 PT 2000 e outros ai da vida, milivolts nos caso dos termopares independe do tipo K T S TT J K e outros ai da vida, sinal de corrente dos transmissores e por assim em diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que esses leds são números estáticos e não dariam para medir temperatura nenhuma, é melhor comprar um medidor analógico.

voce precisaria fazer um circuito traseiro que encaixe nesses jumpers e isso seria complicado demais ao invés de comprar um que tem a finalidade de trocar de numero automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SpeedBall@13 maio 2004, 19:08

Creio que esses leds são números estáticos e não dariam para medir temperatura nenhuma, é melhor comprar um medidor analógico.

voce precisaria fazer um circuito traseiro que encaixe nesses jumpers e isso seria complicado demais ao invés de comprar um que tem a finalidade de trocar de numero automaticamente.

só por curiosidade, quanto custa um? onde eu acho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@13 maio 2004, 19:28

Quer uma sugestão: Sabe aqueles termômetros dogitais de fármácia? Dá para adaptar. O que acha? Ah! E são baratos.

auhahuauhauh

bom, se não for complicado nem caro, tudo bem...

agora to vendo aonde eu vou adaptar isso...

não dá pra colocar nas baias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o pessoal já disse, você só vai aproveitar o display. Pois, terá que montar todo o circuito do termômetro digital. Na internet tem uma infinidade de circuitos, tal como este aqui:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.elecdesign.com/Files/29/2476/Figure_01.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem muitos circuitos bem simples sem o PIC em que o sensor é apenas um diodo IN 4148, dá pra colar este diodo no processador....desculpe mas não sei informar onde possam encontrar este circuito... naquelas revistas saber eletrônica e eletrônica total,já vi alguns.... :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. Cada transistor irá chavear o "seu" respectivo LED. Deve precisar de um capacitor e um transistor de controle também.

Bom, não sei se o problema é que eu sou meio preguiçoso mas ligar base, emissor e coletor de 21 (no caso de um display a mais para indicar "ºC") ou até mesmo de 14 transistores, para mim é massante.

A grande vantagem, como você mesmo falou é o custo. Realmente é uma solução barata, principalmente tendo em vista que um display LCD simples, sem backlight não custa menos que R$ 30,00.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vi um projeto numa revista uma vez de um termometro digital q usava 3 displays de leds e usava so um CI da Maxim, se eu não me engano (não lembro o modelo)... você pode também tentar usar o CI Max130CPL (acho que é esse mesmo) pra fazer o circuito... ó visor seria de cristal liquido.. geralmente esse CI é usado em multimetros digitais baratos, q você pode encontrar o LCD também... existe uma varariação que é o Max131CPL que possui um consumo muito menor, so que ele é mais difícil de achar... também pode parecer complicado porque esse CI tem 40 pinos, mas o datasheet que a maxim disponibilizou deles é bem completo e fácil de entender.. só é em inglês :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi

achei um esquema interessante..

se vocês olharem esse PDF tem o ckt pra monta..

so preciso saber duma coisa..

q tipo de sensor q eu compro pra medir isso?

pelo q vi a montagem é simples..

apenas o ci e meia duzia de resistor/capacitor..

olhem ai:

http://kitsrus.com/pdf/7106.pdf

é isso..

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!