Ir ao conteúdo

PIC16F877A - Como posso variar a frequência de um PWM?

Ls2

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Eu estou aprendendo PIC por causa de um projeto que preciso fazer. Nesse projeto eu preciso gerar um PWM e ter a possibilidade de variar a frequência do sinal PWM de 5 a 60 Hz. O objetivo é controlar a velocidade de um motor de indução monofásico utilizando um inversor, aí para isso preciso manter constante a relação Volt/Hz. O problema é que eu não tenho a mínima noção de como fazer isso, consegui aprender a gerar PWM, mas a frequência dele fica amarrada devido ao timer que usei. Alguém sabe como posso resolver isso?

Agradeço desde já.

Postado

Por já estar utilizando PIC provavelmente tem mais conhecimento do que eu. Mas já tentou utilizar o CI 555? Montando ele em modo astável dá para gerar PWM e variar a frequência através de um potenciômetro.

Postado
eu preciso gerar um PWM e ter a possibilidade de variar a frequência do sinal PWM de 5 a 60 Hz.

Tem algo estranho aqui.

Você quer variar a frequência PWM ou o DUTY CYCLE?? Frequência PWM é fixa.

Agricio

Postado

Alan,

Não posso usar o 555 porque eu vou precisar fazer uma interface com o PC.

Agricio,

Os dois. Preciso variar tanto o duty cycle como a frequência.

Postado

Variando o duty cycle você varia também a tensão de saída. É só conferir com um voltímetro.

Variar duty e frequência ao mesmo tempo me parece inviável, ou uma coisa ou outra, a menos que haja algum truque que eu ainda não conheça.

Agricio

Postado

O motor é AC, pelo que eu lembro o duty é fixo em 50% o que varia é a frequência.

Faca com o TIMER0

Prescaler em 256

TMR0 em 60

Interrupção em 50ms (50Hz), depois basta colocar um multiplicador para uma frequência menor:

//Interrupção

contador++;

IF (contador >= multiplicador){ // EX: multiplicador = 5

portx.x = 1;

}else{

portx.x = 0;

}

IF (contador == 2* multiplicador) contador = 0; // 5x2= 10 Hz

//Fim da interrupção

Postado

Olá pessoal,