Ir ao conteúdo

Phenom X4 aquecendo muito

Posts recomendados

Postado

amigos tenho um problema com o meu Phenom X4 965 que aquece muito eu já troquei o cooler padrão para um melhor (hyper 212).

testei 2 pastas termicas (coole master,artic silver )e continua a aquecer muito está tudo limpo os coolers do gabinete estão em ordem até posição dos fans eu já cheguei 3 jogando ar frio pra dentro e uma exaustor em cima todos funcionando ,não tenho grana pra comprar outro se alguém poder me ajudar agradeço muito .obrigado:(

O computador fica em torno de 70 ° quando estou jogando ou editando video ai reinicia do nada ,no jogo crysis 2 eu consigo jogar no maximo por volta de 15 minutos .preciso de uma ajuda urgente .

Postado

Acho que o erro está na montagem. Está muito quente. Colocaria as 4 fans como exaustoras (tirando o ar quente de dentro do gabinete). Você verá o seu computador ficar em 50º. Depois, tentaria deixar a fan mais baixa como ventilador (colocando ar frio para dentro do computador) e as três mais altas como exaustoras. Talvez seu gabinete seja igual a um que tenho e o ar quente não sai a não ser forçado por ventoinha.

Sem medo, colocaria as 4 ventoinhas como exaustoras porque o ar frio entrará naturalmente no seu computador. Mesmo se não entrar, ficaria um vácuo dentro e o vácuo não aquece dessa maneira.

Postado
Acho que o erro está na montagem. Está muito quente. Colocaria as 4 fans como exaustoras (tirando o ar quente de dentro do gabinete). Você verá o seu computador ficar em 50º. Depois, tentaria deixar a fan mais baixa como ventilador (colocando ar frio para dentro do computador) e as três mais altas como exaustoras. Talvez seu gabinete seja igual a um que tenho e o ar quente não sai a não ser forçado por ventoinha.

Sem medo, colocaria as 4 ventoinhas como exaustoras porque o ar frio entrará naturalmente no seu computador. Mesmo se não entrar, ficaria um vácuo dentro e o vácuo não aquece dessa maneira.

Vou chegar em casa e tentar isso amigo mas é estranho o cpu chegar a temperaturas tão altas e sai bastante ar quente sim porque o exaustor é na parte de cima ,porque eu li que o ar quente sobe com facilidade então tem que ficar na parte superior .mas vou reverter eles e te digo o resultado.

Postado

Olá, meu caro.

Tente reconfigurar a distribuição dos fans pelo gabinete. Transfira um dos três fans que trabalham como injetores e coloque-o como exaustor no topo. Serão dois injetores e dois exaustores.

Pode parecer uma questão boba, mas o fan do Hyper 212 está corretamente instalado (sugando ar para dentro do dissipador)?

Postado
Vou chegar em casa e tentar isso amigo mas é estranho o cpu chegar a temperaturas tão altas e sai bastante ar quente sim porque o exaustor é na parte de cima ,porque eu li que o ar quente sobe com facilidade então tem que ficar na parte superior .mas vou reverter eles e te digo o resultado.

tentei colocar todos como exaustores e nao deu certo também :( mas valeu a tentativa.

Olá, meu caro.

Tente reconfigurar a distribuição dos fans pelo gabinete. Transfira um dos três fans que trabalham como injetores e coloque-o como exaustor no topo. Serão dois injetores e dois exaustores.

Pode parecer uma questão boba, mas o fan do Hyper 212 está corretamente instalado (sugando ar para dentro do dissipador)?

está tudo ok man ,não sei o que acontece estou de cabeça quente já literalmente .

Postado

O computador não está em lugar 'fechado' (embutido) tipo dentro do móvel onde não circula ar fresco? A ventoinha do Hyper 212 está "assoprando" o ar para dentro do cooler (dissipador) e depois esse ar sai diretamente pela parte de trás do gabinete (em linha reta em uma direção somente)? As ventoinhas estão ligadas à placa com o plug de 4 furos (PWM) ou estão ligadas à placa com redutor de tensão (12->7V) ou sem redutor de tensão? Não tem fios na frente das ventoinhas impedindo o ar de circular? Aberto, em cima da mesa as temperaturas continuam altas? Os fios das ventoinhas estão na ordem original (12V) ou sofreram mudanças para 5V?

Se não mudar nada ou ele tiver que ficar embutido aconselho retirar a tampa de uma das baias (tampas abaixo ou acima do DVD)

Postado
O computador não está em lugar 'fechado' (embutido) tipo dentro do móvel onde não circula ar fresco? A ventoinha do Hyper 212 está "assoprando" o ar para dentro do cooler (dissipador) e depois esse ar sai diretamente pela parte de trás do gabinete (em linha reta em uma direção somente)? As ventoinhas estão ligadas à placa com o plug de 4 furos (PWM) ou estão ligadas à placa com redutor de tensão (12->7V) ou sem redutor de tensão? Não tem fios na frente das ventoinhas impedindo o ar de circular? Aberto, em cima da mesa as temperaturas continuam altas? Os fios das ventoinhas estão na ordem original (12V) ou sofreram mudanças para 5V?

Se não mudar nada ou ele tiver que ficar embutido aconselho retirar a tampa de uma das baias (tampas abaixo ou acima do DVD)

Então o ar esta assim ,entra frio por baixo e pela frente e sai o ar quente por cima por dois exaustores,o hyper esta bem colocado sim ,tem alguns fios na frente sim mas é bem pouco mesmo porque os outros eu coloquei naquela parte atras da placa mãe sabe * quanto a tensão um dos fans de 9 mm está na placa mãe 4pinos mas este parou de funcionar hoje , e os outros estão em 12 v direto na fonte ,todos de 120 mm ,mas acho que a falha do cooler de 9 mm não deve ser o motivo ,ontem eu diminui o clock do processador pra 2,7 e consegui usar sem aquecimento ficou no maximo 47° ,o que mais será que posso fazer ? o que tu acha dos water cooler cara ? obrigado.

ele não fica em local fechado não fica no chão que creio que é mais gelado o piso ,e está tudo bem limpo .

Postado

Tem o baia fan 120mm aqui com tutorial e aí você poderia colocar uma de suas ventoinhas nela (se tiver 3 baias livres). Não conheço Water Cooler. Parece que você solucionou o problema deixando o processador com a potência normal (sem overclock). O 212 é bom desde que sem OC.

Postado

coloque o fan frontal injetando ar frio dentro do gabinete.

mas só isso não é a causa dessa temperatura... sugiro que reveja a instalação do cooler, principalmente ver se não exagerou na quantidade de pasta térmica ou esqueceu de apertar alguma coisa.

Postado
Tem o baia fan 120mm aqui com tutorial e aí você poderia colocar uma de suas ventoinhas nela (se tiver 3 baias livres). Não conheço Water Cooler. Parece que você solucionou o problema deixando o processador com a potência normal (sem overclock). O 212 é bom desde que sem OC.

então não a potencia normal dele é 3,4 eu baixei a potencia amigo.

coloque o fan frontal injetando ar frio dentro do gabinete.

mas só isso não é a causa dessa temperatura... sugiro que reveja a instalação do cooler, principalmente ver se não exagerou na quantidade de pasta térmica ou esqueceu de apertar alguma coisa.

Está ok amigo a pasta termica na medida certa só o necessario ,e quanto a fixação eu também acho que pode ser ela que esta comprometendo a refrigeração mas já coloquei o melhor possível acredito que o sistema da placa mãe AMD não favorece muito a fixação do cooler ,o fan frontal (120 mm ) já esta assim jogando ar frio ,o gabinete é de aluminio que favorece a decipação de calor será o rpocessador que está ruim ?

Postado

Bruno, mais algumas questões para tentar entender o problema:

1) O seu cooler é da versão PLUS ou EVO?

2) O controle automático do CPU_FAN está "habilitado" na BIOS?

3) Qual o modelo dos fans instalados no Thermaltake V3? Se possível, especifique o Fluxo CFM, ok!

Outra opção para amenizar o problema:

Passe o fan 120mm que está instalado no assoalho, para o painel lateral. Desta maneira, o processador será diretamente beneficiado.

A única certeza no seu caso: o processador não deveria estar nesse patamar de temperatura, principalmente com um Hyper 212 instalado.

Postado
Bruno, mais algumas questões para tentar entender o problema:

1) O seu cooler é da versão PLUS ou EVO?

2) O controle automático do CPU_FAN está "habilitado" na BIOS?

3) Qual o modelo dos fans instalados no Thermaltake V3? Se possível, especifique o Fluxo CFM, ok!

Outra opção para amenizar o problema:

Passe o fan 120mm que está instalado no assoalho, para o painel lateral. Desta maneira, o processador será diretamente beneficiado.

A única certeza no seu caso: o processador não deveria estar nesse patamar de temperatura, principalmente com um Hyper 212 instalado.

Então o cpu-fan está habilitado sim ,é a versão plus do 212 ,então o modelo dos fans 2 são akasa e um xing ling nem sei o model ,a tampa lateral suporta somente um fan de 9 mm não da pra instalar o 120 o espaço não será aproveitavel ,o estranho man é que só o cpu aquece a placa de video fica normal e a placa mãe também ,se tiver outra ideia me ajuda ai por favor nem to podendo trocar de pc agora .valeu.

Quanto ao fluxo cfm eu não entendo o que é você tem como explicar ?

Postado
Então o cpu-fan está habilitado sim ,é a versão plus do 212 ,então o modelo dos fans 2 são akasa e um xing ling nem sei o model ,a tampa lateral suporta somente um fan de 9 mm não da pra instalar o 120 o espaço não será aproveitavel ,o estranho man é que só o cpu aquece a placa de video fica normal e a placa mãe também ,se tiver outra ideia me ajuda ai por favor nem to podendo trocar de pc agora .valeu.

Quanto ao fluxo cfm eu não entendo o que é você tem como explicar ?

Desabilite na BIOS o controle automático do CPU_FAN (4 pinos).

O modelo PLUS é menos eficiente se comparado ao EVO, porém, nada que comprometa a qualidade da versão PLUS (é um bom cooler).

A instalação do fan 120mm no painel lateral é limitada pela altura do Hyper 212 ou pela largura da placa de vídeo?

Fluxo CFM, basicamente ,é o volume cúbico de ar deslocado por minuto. Sabe o modelo dos fans Akasa? Através da informação é possível descobrir o Fluxo CFM.

Postado
Desabilite na BIOS o controle automático do CPU_FAN (4 pinos).

O modelo PLUS é menos eficiente se comparado ao EVO, porém, nada que comprometa a qualidade da versão PLUS (é um bom cooler).

A instalação do fan 120mm no painel lateral é limitada pela altura do Hyper 212 ou pela largura da placa de vídeo?

Fluxo CFM, a grosso modo,é o volume cúbico de ar deslocado por minuto. Sabe o modelo dos fans Akasa? Através da informação é possível descobrir o Fluxo CFM.

nossa entendi sim pior que não sei o modelo cara ,então não da pra instalar na tampa porque como você disse a placa de video vai ficar pegando e também a entrada de ar na lateral não tem o tamanho de 120 mm é menor,caramba ta difícil.

Postado
nossa entendi sim pior que não sei o modelo cara ,então não da pra instalar na tampa porque como você disse a placa de video vai ficar pegando e também a entrada de ar na lateral não tem o tamanho de 120 mm é menor,caramba ta difícil.

Possuo um Thermaltake V3 Black e possuo um fan 120mm instalado no painel lateral; estranho!

Vá na BIOS e desabilite o controle automático do CPU_FAN; desta maneira ele trabalhará em rotação máxima.

PS: você tem como postar uma foto do gabinete aberto para que possamos visualizar o interior (componentes, fans etc)?

Postado
Possuo um Thermaltake V3 Black e possuo um fan 120mm instalado no painel lateral; estranho!

Vá na BIOS e desabilite o controle automático do CPU_FAN; desta maneira ele trabalhará em rotação máxima.

Vou desabilitar pra ver ,mas ó meu é o v3 black sim é pensando bem acho que da sim pra colocar o 120 mm porque sobra um espaço entre o cooler de 80 mm e a tampa ,,, pensei até em tirar aquela janelinha e colocar outro fan <será que fica bom ?

Postado
Vou desabilitar pra ver ,mas ó meu é o v3 black sim é pensando bem acho que da sim pra colocar o 120 mm porque sobra um espaço entre o cooler de 80 mm e a tampa ,,, pensei até em tirar aquela janelinha e colocar outro fan <será que fica bom ?

Um colega do fórum já adaptou um fan no local onde fica a janelinha de acrílico; certamente ajudaria diretamente o cooler do processador, porém, vale tentar resolver a questão sem que haja a necessidade de adaptação.

PS: HÁ COMO POSTAR UMA FOTO DO GABINETE ABERTO PARA VISUALIZARMOS O INTERIOR (COMPONENTES, FANS ETC)?

Postado

PS: você tem como postar uma foto do gabinete aberto para que possamos visualizar o interior (componentes, fans etc)?

Vou tentar pra postar a foto então .... mas não é normal aquecer assim mesmo que não tivesse em ordem os coolers ,ta subindo a 72 ° ai depois desliga é muito para o gabinete os coolers ,acho que o cpu está com defeito só pode ou placa mãe.

Postado
Vou tentar pra postar a foto então .... mas não é normal aquecer assim mesmo que não tivesse em ordem os coolers ,ta subindo a 72 ° ai depois desliga é muito para o gabinete os coolers ,acho que o cpu está com defeito só pode ou placa mãe.

Qual era a temperatura aferida quando você ainda utilizava o cooler stock?

Desabilitou o controle automático na BIOS? Qual a temperatura aferida após desabilitar?

Certamente, o pc apresentaria aquecimento acima do normal em outros componentes (VGA, Chipset etc) se o problema se resumisse à refrigeração do gabinete; o que não é o caso, correto? Não está descartado um problema físico do processador.

Postado

Vou fazer isso então ,,,, tentar postar a foto ,mas será que o cpu pode estar com problemas ?

Postado
Vou fazer isso então ,,,, tentar postar a foto ,mas será que o cpu pode estar com problemas ?

É uma possibilidade, qualquer objeto manufaturado é passível de defeito.

Sobre a pergunta que fiz anteriormente, qual era a temperatura média quando usava o cooler stock?

Postado
É uma possibilidade, qualquer objeto manufaturado é passível de defeito.

Sobre a pergunta que fiz anteriormente, qual era a temperatura média quando usava o cooler stock?

Era normal até um certo ponto ai depois começou a aquecer ,eu nunca reparei que aquecia tanto assim porque não usava esse computador com aplicações mais pesadas usava só pro basicão ,ai começou aquecer muito então comprei o cooler master plus sei lá o que ,,depois meu amigo me descolou esse hyper 212 mas sempre quente com coisas pesadas.nem entendo o que acontece estou quase por vender tudo e ficar com notebook :(

e montar outro um dia que tiver me dinheiro.

Postado
Era normal até um certo ponto ai depois começou a aquecer ,eu nunca reparei que aquecia tanto assim porque não usava esse computador com aplicações mais pesadas usava só pro basicão ,ai começou aquecer muito então comprei o cooler master plus sei lá o que ,,depois meu amigo me descolou esse hyper 212 mas sempre quente com coisas pesadas.nem entendo o que acontece estou quase por vender tudo e ficar com notebook :(

e montar outro um dia que tiver me dinheiro.

Pois é; mesmo com aplicações ultra pesadas o processador deveria estar acusando entre 10º e 15º abaixo dos atuais 70º de média.

Aguardo a foto...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...