Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobre o Clamper Multi Proteção

Posts recomendados

Olá, pessoal:

Antes de tudo, gostaria de dizer que acompanho este fórum há algum tempo, pois sempre que tive alguma dúvida de informática, os tópicos de vocês apareciam na busca do Google e eram/são os primeiros que eu consulto.

Enfim: sou mais uma leiga grata por toda a informação que vocês, não leigos, generosamente compartilham aqui.

Mas bem: estou com uma dúvida para a qual não acho resposta.

Após muita pesquisa sobre estabilizadores - tudo porque intuí que o meu estava realmente prejudicando meu pc, sobretudo minha linda Fonte GS 700 W Game Series - decidi parar de usar as famosas tartarugas.

Depois da leitura dos artigos do Faller e de outros membros daqui, eu me senti segura e acabei por comprar o seguinte filtro de linha, que estou utilizando há umas duas semanas:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5467998&postcount=388

Gostei desse filtro de linha, sobretudo porque, após aposentar meu estabilizador, meu computador (novo!) liga normalmente, a fonte parece trabalhar super bem e parei de ter o estranho problema de ter de trocar o cabo de força do meu pc praticamente toda semana (eles estavam 'queimando' e hoje posso dizer com certeza que era o estabilizador que eu utilizava).

Ok, até aí tudo jóia, mas ainda tenho umas dúvidas:

1) No filtro de linha acende o led do "Proteção Ativa", mas não o do "Terra presente". Isso quer dizer que minha tomada não é aterrada? Estando ou não aterrada, esse filtro está de alguma forma protegendo meu pc, tela e modem? Li o folder que vem junto com o produto, mas realmente não entendi isso muito bem.

2) Posso manter esse filtro de linha ligado todo o tempo? Pergunto isso mais por causa do modem (da NET) que está ligado nele. Parece que quando o desligo por um longo período, ao religá-lo, minha internet 'volta' mais lenta.

Bom, acho que é isso.

Agradeço demais alguma resposta!

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

Sim, a proteção estará atuante em um dos modos de proteção, contra surtos de modo diferencial mesmo sem a presença do aterramento. Para que opere também no modo comum, só com aterramento na tomada. Sorte que a imensa maioria dos surtos de tensão na rede elétrica são em modo diferencial..

Se tens de deixar o filtro ligado, paciência, deixe, não tem maiores problemas. Isso dai é uma cegueira dos fabricantes de filtro. Ainda não notaram qie um filro de linha para a modernidade de uma casa tem de manter uma tomada sempre ativada, para o modem/router ..

Quando fiz o meu filtro de linha deixei uma tomada assim, desse modo, sempre ligada..

Quem pular na frente vai poder oferecer um diferencial competitivo e sensível de mercado..

Bom, eles, a maioria dos fabricantes, ainda hoje fazem estabilizadores ... Por ai dá para se ver o quão tapados são..

• Curtir 4
Link para o comentário

• 2 meses depois...

Boa noite Faller,

Não quero incomodar, você já nos ajuda tanto, mas, gostaria de saber se a proteção para cabo só funciona quando a aterramento?

Pergunto isso pois quero colocar a minha tv e todo o resto que se liga a ela nesse protetor, porém não tenho aterramento.esse protetor por acaso desviaria os surtos provenientes do cabo pelo neutro?

Obrigado.

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP
Boa noite Faller,

Não quero incomodar, você já nos ajuda tanto, mas, gostaria de saber se a proteção para cabo só funciona quando a aterramento?

Pergunto isso pois quero colocar a minha tv e todo o resto que se liga a ela nesse protetor, porém não tenho aterramento.esse protetor por acaso desviaria os surtos provenientes do cabo pelo neutro?

Obrigado.

Proteção para cabo ou para linha telefônica não deve ser pensada como a proteção para rede elétrica. Na rede elétrica é muito comum se ter o aparecimento de surtos de tensão entre ambos os fios, fase e neutro, derivado do desligamento de motores pesados, de cargas intermitentes e faiscantes, como uma máquina de solda elétrica por exemplo. Numa proteção de linha telefônica ou de cabo, isso raramente ou nunca acontece.

Nesse tipo de meio o que pode acontecer sim a indução de surtos de tensão em modo comum, muito típicos de descargas atmosféricas e/ou, queda de algum fio de elevada ou elevadíssima tensão sobre a rede telefônica ou do cabo.. Em todos esses casos essa energia do surto busca o terra e vai procurar um caminho para achá-lo. Desse modo facilita um monte se deres o caminho para essa energia, ou seja, o aterramento..

Dai a dizer que sem aterramento vais ficar sem proteção é irreal. Note que os bons filtros tem varistores entre fase e terra e entre neutro e terra, Desse modo o neutro está a um ou dois varistores ai envolvido..

O caminho portanto existe pois o neutro, quer queiras ou não, estará ligado ao aterramento bem lá na entrada de energia, debaixo do medidor...

Isso acaba dando um caminho, não o melhor do mundo, mas sim um caminho até o terra mesmo que não o tenhas na tomada..

O ideal seria um caminho próprio desde a tomada até o aterramento. Se não o tens, graças aos outros varistores dentro de um bom filtro, vais ter um caminho alternativo através do neutro aterrado lá na caixa de entrada de energia..

Não te esqueças que dentro de um filtro desses que oferece multi-proteção, o aterramento desse filtro é exatamente um mesmo ponto, para rede elétrica, para a rede telefônica e para o cabo.. Dentro da parte de proteção elétrica é que existem esses varistorres entre fase - neutro, entre fase e terra e entre neutro e terra.. Desse modo um surto em um cabo, por exemplo, sem ligação ao terra na tomada, acaba passando pelo varistor terra-neutro e por esse neutro, descarregando ao terra da entrada de energia..

• Curtir 4
Link para o comentário

Bom dia.

Pelo que entendi esse e outros bons filtro vão sim ajudar a proteger meus equipamentos ligados a rede e ao cabo, não da melhor forma como você disse, mas melhor assim do que nada.

Parece frescura minha, mas acho esses televisores de led muito sensíveis.

você é sempre bem claro em todas as suas explicações, graças a seu post sobre estabilizadores eu encostei aquela metralhadora e nem sei o que fazer com aquilo?!

Mais uma vez muito obrigado!

• Curtir 1
Link para o comentário

• 4 meses depois...

Olá pessoal e em especial Faller. Tenho aprendido bastante com as dicas e orientações de vocês, mas ainda sou um total leigo no assunto. Tenho uma dúvida. Vi algumas orientações suas (Faller) para um membro sobre não ligar tudo no mesmo filtro de linha (modelo da clamper) devido a não suportar tanto. Minha dúvida é a seguinte, pode parecer "******", mas não conheço absolutamente nada sobre o assunto. Tenho dois filtros para ligar meu aparelhos, TV, PC (fonte corsair 850), HD Externo, Caixas de Som, Monitor e mais alguns aparelhos esporádicos e tenho somente uma tomada disponivel. Ligo os dois filtros em um benjamim nesta tomada ou posso ligar um dos filtros diretamente no outro filtro? Faz sentido isso? É melhor, pior ou não faz diferença? Abs

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP
Olá pessoal e em especial Faller. Tenho aprendido bastante com as dicas e orientações de vocês, mas ainda sou um total leigo no assunto. Tenho uma dúvida. Vi algumas orientações suas (Faller) para um membro sobre não ligar tudo no mesmo filtro de linha (modelo da clamper) devido a não suportar tanto. Minha dúvida é a seguinte, pode parecer "******", mas não conheço absolutamente nada sobre o assunto. Tenho dois filtros para ligar meu aparelhos, TV, PC (fonte corsair 850), HD Externo, Caixas de Som, Monitor e mais alguns aparelhos esporádicos e tenho somente uma tomada disponivel. Ligo os dois filtros em um benjamim nesta tomada ou posso ligar um dos filtros diretamente no outro filtro? Faz sentido isso? É melhor, pior ou não faz diferença? Abs

Vai depender somente das potências envolvidas.. Se o máximo somatório das potências ligadas simultaneamente não ultrapassar a capacidade do filtro pode sim ligar um filtro no outro...

Sabes que o mercado oferece espelhos com múltiplas tomadas. Bastaria trocar esse conjunto para ficar com um desses ai, por exemplo. Essa seria a melhor solução:

Espelhocomduastomadas.jpg

Melhor contato, mais robusto, mais seguro, em tudo, somente tudo melhor que qualquer outra solução..

Principalmente aquela do maldito benjamin..

• Curtir 2
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Bom dia a todos! Desde já gostaria de agradecer a ajuda que todos do fórum sempre disponibilizaram.

A situação é a seguinte: sempre utilizei estabilizador para ligar um desktop, uma caixa de som e 1 monitor. Após ler diversos tópicos sobre a inutilidade dos estabilizadores, acabei comprando um filtro de linha Clamper Multienergia (novo, na embalagem a data de fabricação é de janeiro de 2013).

Retirei os eletrônicos que estavam no estabilizador e conectei os mesmos no filtro da Clamper. O problema é que agora sempre que o chuveiro é ligado, todos eletrônicos conectados ao Clamper e o próprio filtro, começam a emitir um tipo de zumbido alto. Fui verificar se não era mal contato na tomada, mas ao mexer na mesma escutei um ruído estranho e senti um leve cheiro de queimado. No mesmo momento retirei o Clamper da tomada, pois além do medo de perder algum dos eletrônicos conectados, sou completamente leigo no assunto.

Por fim, religuei tudo no estabilizador e os ruídos terminaram. Testei novamente o filtro da Clamper em diversas tomadas e ele funciona normalmente em todas (seus indicadores LED mostram proteção ativa e falta de aterramento), exceto quando algum chuveiro é ligado e os problemas de zumbido e cheiro de queimado voltam. Assim, gostaria de saber (se for possível, apenas com essas informações) se o problema é no próprio filtro da Clamper ou se é na rede elétrica de minha casa.

OBS: A tensão daqui é de 220V e a casa não possui aterramento. Não quero de modo algum voltar a utilizar o estabilizador, pois o Desktop possui instalado uma fonte muito boa, Seasonic 620 W PFC ativo, e pelo que li aqui no fórum está tendo suas funções prejudicadas pelo estabilizador.

Desculpem pelo tamanho da mensagem.

Muito obrigado pela sua atenção.

• Curtir 1
Link para o comentário

Bom dia a todos! Desde já gostaria de agradecer a ajuda que todos do fórum sempre disponibilizaram.

A situação é a seguinte: sempre utilizei estabilizador para ligar um desktop, uma caixa de som e 1 monitor. Após ler diversos tópicos sobre a inutilidade dos estabilizadores, acabei comprando um filtro de linha Clamper Multienergia (novo, na embalagem a data de fabricação é de janeiro de 2013).

Retirei os eletrônicos que estavam no estabilizador e conectei os mesmos no filtro da Clamper. O problema é que agora sempre que o chuveiro é ligado, todos eletrônicos conectados ao Clamper e o próprio filtro, começam a emitir um tipo de zumbido alto. Fui verificar se não era mal contato na tomada, mas ao mexer na mesma escutei um ruído estranho e senti um leve cheiro de queimado. No mesmo momento retirei o Clamper da tomada, pois além do medo de perder algum dos eletrônicos conectados, sou completamente leigo no assunto.

Por fim, religuei tudo no estabilizador e os ruídos terminaram. Testei novamente o filtro da Clamper em diversas tomadas e ele funciona normalmente em todas (seus indicadores LED mostram proteção ativa e falta de aterramento), exceto quando algum chuveiro é ligado e os problemas de zumbido e cheiro de queimado voltam. Assim, gostaria de saber (se for possível, apenas com essas informações) se o problema é no próprio filtro da Clamper ou se é na rede elétrica de minha casa.

OBS: A tensão daqui é de 220V e a casa não possui aterramento. Não quero de modo algum voltar a utilizar o estabilizador, pois o Desktop possui instalado uma fonte muito boa, Seasonic 620 W PFC ativo, e pelo que li aqui no fórum está tendo suas funções prejudicadas pelo estabilizador.

Desculpem pelo tamanho da mensagem.

Muito obrigado pela sua atenção.

Veja bem, a sua rede como a minha é 220v, quando você liga o estabilizador entra 220v e sai 110v, e no filtro de linha entra 220v e sai 220v, então se você plugar qq eletrônico, tens que ver a tensão dos mesmos, pois se algum deles for 110v quando ligado no filtro que é 220v vai queimar.

• Curtir 1
Link para o comentário

Nenhum dos eletrônicos é de 110 V.

Caro faller, li o tópico que enviastes e realmente aqui em casa os chuveiros são exatamente estes do tópico. Minha dúvida foi quase que inteiramente respondida. Apenas não compreendi o motivo da presença de ruído apenas com o filtro de linha e não com o maldito estabilizador. E o tal cheiro de queimado também está relacionado aos reflexos do chuveiro eletrônico nos equipamentos?

Muito grato novamente pelas respostas e por sua atenção.

• Curtir 1
Link para o comentário

Nenhum dos eletrônicos é de 110 V.

Caro faller, li o tópico que enviastes e realmente aqui em casa os chuveiros são exatamente estes do tópico. Minha dúvida foi quase que inteiramente respondida. Apenas não compreendi o motivo da presença de ruído apenas com o filtro de linha e não com o maldito estabilizador. E o tal cheiro de queimado também está relacionado aos reflexos do chuveiro eletrônico nos equipamentos?

Muito grato novamente pelas respostas e por sua atenção.

O estabilizador não faz ruido algum porque não filtra percaria alguma ;)

• Curtir 1
Link para o comentário

• mês depois...
  • Membro VIP
tantas indicações da Clamper e da Upsai...

Afinal, qual deles devo usar?

Minha energia aqui é 110.

Faller sempre cita muito os filtros de linha da Belkin.. Mas o mesmo fica difícil ser comprado aqui no Brasil.

Eu já comprei no e-bay algumas vezes, com algum risco. Leva cerca de um mês ou menos para te entregar na tua casa.. Entrementes, se desejares uma compra mais ágil e totalmente segura, ai na WAZ, em Belô, vejo pelo menos 8 proteções da Belkin a disposição. Essas dai, se for via SEDEX, desde a compra até a entrega, conforme o local, nem chega a levar uma semana..

http://www.waz.com.br/catalogsearch/result/index/?p=1&q=protetor+de+surto

Portanto as opções existem, é só exercitar..

• Curtir 3
Link para o comentário

Obrigado pela indicação Faller!

Sem querer incomodar, mas já incomodando..

Entre esses da lista que do link que me mandou. É melhor:

BP106000 - Box

http://www.waz.com.br/protetor-contra-surto-belkin-6-outlet-surge-protector-127-220v-bp106000-box.html

ou

BV106050-CW- Box

http://www.waz.com.br/protetor-contra-surto-belkin-advanced-surge-protector-127-220v-bv106050-cw-box.html

Ah, Faller, não em interesse de vender um dos seus filtros de linha, não? Sei que tem muitos.. rsrsrsrsrsrs

• Curtir 1
Link para o comentário

aproveitando o topico do colega comprei o clamper multi proteção e tenho algumas dúvidas

Tem algum problema eu liga lo com um adaptador ? ja q minha tomada e padrão antigo...

Posso conectar a ele monitor, cabo da fonte etc usando um adaptador tb?

Estou usando ele desse modo que citei acima só quero saber se tem problema e outra dúvida é que quando conecto o fio do da linha telefonica o LED '' Terra presente '' fica piscando e o clamper comeca a fazer ruído o que pode ser isso ? @@

Moro em apartamento se isso ajudar .... Obrigado desde já abraços !!

• Curtir 1
Link para o comentário

Olá pessoal!

Tenho uma dúvida sobre o clamper multi proteção que dei de presente ao meu pai...

Ele me falou que ontem (17/03/13) ao ligar o clamper, o led do "terra presente" ficava piscando sem parar. Isso é normal acontecer? (meu pai já tem o clamper faz 2 semanas e é a primeira vez que acontece)

No clamper estavam conectados o PC, monitor e o micro system, todos ainda em stand-by. A tomada onde estava ligado o clamper não tem aterramento, o terceiro pino fica isolado devido ao uso de um adaptador.

Eu sugeri que meu pai trocasse os aparelhos de tomada, no próprio clamper (já que são 3 aparelhos e 8 tomadas no total). Ao mudar a tomada do monitor, o led "terra presente" parou de piscar.

Saberiam me dizer se é normal o "terra presente" ficar piscando, se tem algum risco? Se tem alguma anormalidade, o que precisa fazer pra corrigir?

• Curtir 1
Link para o comentário

• mês depois...

Eu comprei esses dias 2 Clamper Multi proteção, sendo um deles com contador de surtos. Vi um tópico aqui no fórum falando muito bem dele. Só que as entradas dele são todas já no modelo novo, e a maioria dos cabos do Pc e monitor são todos daqueles antigos, com dois pinos chatos e 1 redondo (terra). Alguma sugestão do que fazer para adaptar?

Abs,

• Curtir 1
Link para o comentário

Eu comprei esses dias 2 Clamper Multi proteção, sendo um deles com contador de surtos. Vi um tópico aqui no fórum falando muito bem dele. Só que as entradas dele são todas já no modelo novo, e a maioria dos cabos do Pc e monitor são todos daqueles antigos, com dois pinos chatos e 1 redondo (terra). Alguma sugestão do que fazer para adaptar?

Abs,

Compre um cabo novo para o seu pc.

Se o cabo do seu monitor for removível que nem o do pc, troque o cabo. Se ele for fixo, compre um adaptador de boa qualidade. (Os da SMS são bem construidos. Os da Daneva são um lixo, fuja deles correndo e não olhe para trás)

• Curtir 2
Link para o comentário

• 3 meses depois...
Olá pessoal!

Tenho uma dúvida sobre o clamper multi proteção que dei de presente ao meu pai...

Ele me falou que ontem (17/03/13) ao ligar o clamper, o led do "terra presente" ficava piscando sem parar. Isso é normal acontecer? (meu pai já tem o clamper faz 2 semanas e é a primeira vez que acontece)

No clamper estavam conectados o PC, monitor e o micro system, todos ainda em stand-by. A tomada onde estava ligado o clamper não tem aterramento, o terceiro pino fica isolado devido ao uso de um adaptador.

Eu sugeri que meu pai trocasse os aparelhos de tomada, no próprio clamper (já que são 3 aparelhos e 8 tomadas no total). Ao mudar a tomada do monitor, o led "terra presente" parou de piscar.

Saberiam me dizer se é normal o "terra presente" ficar piscando, se tem algum risco? Se tem alguma anormalidade, o que precisa fazer pra corrigir?

Aqui em casa (que não tem Terra) o clamper multi proteção (modelo c/ contador de surtos) teve comportamento semelhante.

Ao ligá-lo, a luz indicadora de Terra Presente piscou sem parar (com a ocorrência simultânea de pequenos estalos).

Após 2 minutos, a frequência foi reduzindo, até parar de piscar. Mas já observei que em alguns momentos ele pisca novamente, por alguns segundos, e pára.

Portanto tenho a mesma dúvida do colega acima, se alguém souber do que se trata, agradeço a colaboração. ;)

• Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!