Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é meu primeiro post, desculpem se fiz errado, procurei antes e nao achei também, comprei 2m de fita led 12v, para ligar embaixo do meu longboard, para ficar visivel a noite, pensei em baterias recarregaveis, mas são grandes e caras, e pilhas normais acabariam muito rápido, pensei em fazer um baco de baterias CR2032 ou algo parecido, talvez até menores.

alguem tem uma solução mais pratica?? o primeiro teste eu pensei em usar 2 bat 9v, e derrubar com resistores, mas tenho duvidas se coloco somento o resistor ou se preciso fazer algo mais elaborado

Postado

poe uma bateria 12v pequena em serie dom 10 leds

ou pode usar uma bateria de celular de 3,7v , ligando varios conjuntos de 3 leds em serie (1,2+1,2+1,2) varios deles, e ligando eles em paralelo. cadaconjunto de leds consome uns 60 ma uns 50 led ate que vai por um bom tempo.

• Membro VIP
Postado

Fitas de led tem de vários tipos, modelos e topologias. Algumas são compostas de 3 led's em série, (pois estão dispostos três dentro de um mesmo emcapsulamente) cada um de tensão típica de 3,2 volts e em série com um resistor de 150 ohms, feitas para operar em 12 Volts. A corrente será de (12-(3x3,2))/150 = 0,016 A

Eis a topologia desse tipo de fita: Fitasdeleds.jpg

Eis a foto dela: Detalhesdatira.jpg

Podem ser, como são três em um só encapsulamento, um de cada cor (RGB). Veja ai acesos bem fraquinho para se notar cada um deles: TiradeledsRGB.jpg

Outras fitas tem quase a mesma topologia, de três led's em série, porém led's individuais, mas mesmo assim são preparadas para alimentação em 12 Volts e tem também um resistor para cada conjunto de três leds..

Veja ai uma dessas de que falo: Fitadeled.jpg

Desse modo meu amigo, falar que compraste uma fita de led's não diz absolutamente nada e não permite nenhuma sugestão, nenhuma ideia que se possa dar..

Portanto coloque alguma referência dessa sua fita de led ou fotografe, de modo visível, a mesma e poste ai..

Quanto a bateria, pense em algo como 3 baterias de celular, daquelas chatas, de 3,7 Volts, de igual tamanho. Vai sair mais barato e terá muito maior autonomia do que usar CR2032. Com essas CR, e dependendo da topologia, poderás ter uma autonomia da ordem de minutos de luz, nada mais, dai tem de trocar.. Sairá caro, muito caro..

• Curtir 2
  • 7 meses depois...
Postado

Aproveitando o tópico do amigo.

Gostaria de tirar uma dúvida.

Queria colocar uma fita de led embaixo do meu patins.

Só que não sei NADA de eletrônica...rs!

Queria fazer o seguinte:

Montar uns 9 leds desse estilo de fita:

fita-de-led-24v-a-prova-dagua-1-metro-varias-cores_MLB-F-3040130826_082012.jpg

...utilizando a seguinte pilha de 12v:

sku_0475_2.jpg

...conectada através de 2 fiozinhos como esses:

sku_151635_1.jpg

Minha pergunta é:

Pode funcionar? Se sim, quanto tempo duraria?

Creio que o pedaço embaixo de cada patins teria entre 9 e 12 leds...

Obrigado.

Abs!

• Membro VIP
Postado

Baterias do tipo A23 tem tipicamente uma capacidade de entregar 26 mA hora..

Imagine 9 leds, em 3 conjuntos de 3 leds e todos sendo driveados com corrente de 15 mA..

Como são 3 séries de 3 led's terias 45 mA

Autonomia ou duração de uma dessas baterias A23 = 26/45 = 0,58 Horas ou 35 minutos apenas.. e pode colocar a bateria fora...

Postado

Imagine 9 leds, em 3 conjuntos de 3 leds e todos sendo driveados com corrente de 15 mA..

Autonomia ou duração de uma dessas baterias A23 = 26/45 = 0,58 Horas ou 35 minutos apenas.. e pode colocar a bateria fora...

Bom...consegui dar os primeiros passos.

Soldei 2 fios (preto e vermelho) na fita de led...cortei uma tira de 9 leds. Liguei direto na mini pilha e ligou de boas!

Agora é eu bolar um jeito de fixar a pilha embaixo do patins kkkkkk! Até pensei em colocar um mini dijuntor...mas minha ideia é só colocar a pilha quando eu for realmente ligar...35 minutos para fazer um slalom na paulista daria um tchans legal! hehe!

Bom...obrigado pela informação faller!! ^_^

-------------------------------------------------

UPDATE:

Bom. Meu velho me ajudou a bolar um protótipo aqui...acabamos soldando 2 fiozinhos direto na pilha e colocamos um mini dijuntor.

Conseguimos fazer um lado apenas (só tinha um mini dijuntor aqui kkkk)

601387_437371259676862_1922911363_n.jpg

734531_437371246343530_1665921732_n.jpg

482891_437371226343532_1544310812_n.jpg

Minha ideia agora é arrumar algum suporte melhor para a pilha, colocar a pilha do lado de 'dentro' do pé já que é uma área que bato menos com o patins quando caio...

O restante creio que esteja ok!

Obrigado novamente! ^_^

• Membro VIP
Postado

Colega Ðiog0... Depois diga para a gente de quanto foi a autonomia de uso de uma bateria dessas pois o cálculo que fiz foi absolutamente genérico, não se referia a nenhuma marca específica de bateria. de modo que na prática, conforme a qualidade e capacidade da bateria isso pode mudar..

Postado
Colega Ðiog0... Depois diga para a gente de quanto foi a autonomia de uso de uma bateria dessas pois o cálculo que fiz foi absolutamente genérico, não se referia a nenhuma marca específica de bateria. de modo que na prática, conforme a qualidade e capacidade da bateria isso pode mudar..

Sem problemas! Quarta acho que vou no Parque do Ibirapuera...daí já testo a autonomia! Caso contrário somente fds poderei testar...

Abs!

Postado

Um retorno!

Testei fds os patins em um rolê por São Vicente (montei os brancos no meu e azul no da minha namorada).

No da minha namorada botei apenas o suporte da pilha e liguei direto. Então para ela desligar tinha que tirar a pilha.

Deixamos ligado direto e para minha surpresa...durou FORTE por 1 hora e alguns minutos!

Agora continua acendendo...mas com intensidade menor, mas ainda sim durando!

Resultado final que curti e muito hehe!

No meu ficou com os dijuntores...mas sem os suportes de pilha.

No dela sem os dijuntores...mas com os suportes.

Agora eu quero por o suporte de pilhas no meu...e no dela apenas por o dijuntor!

Obrigado pela ajuda! (um cara tirou umas fotos meio que amadores mas não me mandou, futuramente posto aqui!)

• 1 ano depois...
Postado

O que vocês indicariam para uma autonomia maior?

• 1 ano depois...
Postado

boa tarde.

Quero ligar 2 mestro de fita de led em um suporte para 8 pilhas AA.

Como nao entendo nada nada disso. Gostaria de saber se dá certo, que pilha devo usar, e quanto tempo duraria ligado.

Preciso de uma ligação bem simples pois vou utilizar em uma maleta.

post-787793-0-55109100-1447085148_thumb.

post-787793-0-67471500-1447085159.jpg

O suporte é esse. Já vem com interruptor.

• 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!