Ir ao conteúdo

Fonte chaveada

Lucas Tura

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho que apresenta um trabalho na facul,

gostaria de umas dicas como começa um projeto de uma

fonte chaveada de entrada fixa 220v saida 40v corrente 50 a 60a,

com proteção de curto! chaveamento haf brigde posso trabalhar a 50khz

esse ci SG3525, posso controla a modulação PWM?

Postado

Amigão uma fonte é basicamente isso:

Half-bridge e PWM. Se pega o sinal de entrada e o converte (funcionamento em função dos diodos) limitadores e retificadores de meia onda e onda completa, retificadores de ponte e triplicadores de tensão. Após isso temos a Modulação por largura de pulso, é uma forma de controle de tensão por recorte onde um transistor de potência é ligado de modo a obter na saída o valor de tensão desejada. De maneira geral, todos os tipos de conversores possuem uma função de transferência q relaciona tensões de entrada e saida e para manter a tensão de saída estável essa correção é realizada por um circuito de controle de largura de pulso.

Sabendo usar os componetes adequados você pode trabalhar com quaquer valor cíclico!

Agora meu amigão usando esse modulador ai sua fonte ficaria cara (outo valor) ao meu ver e existem circuitos mais em conta!

Postado

mudei o projeto aqui, 220V saida 25v@20A

vai ser assim entra 220v, retifica,

passa por capacitor filtra entra no chaveador sai em um em um medidor de corrente para controle do pwm depois calculo do meu transformador e retifico,

o UC3844 posso trabalhar em 30khz?

me endique 2mosfest 600v ¨60A

Postado
mudei o projeto aqui, 220V saida 25v@20A

vai ser assim entra 220v, retifica,

passa por capacitor filtra entra no chaveador sai em um em um medidor de corrente para controle do pwm depois calculo do meu transformador e retifico,

o UC3844 posso trabalhar em 30khz?

me endique 2mosfest 600v ¨60A

Dê uma olhada neste tópico, já é um começo:

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-automotiva/1062681?t=1062681

Postado

então aindei lendo esses links, como faço para controlar pwm por corrente, antes da tensão entrar no primario?

No primario vai entrar 312v ou 156?

esse GT50J101 serve para o chaveamento?

ou se alguem tiver um projeto e poder me passar, de alguma fonte 25v 20a

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/hgw_smps_e.html&docid=3R2KQ1ppTq5CmM&imgurl=http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/hgwandl_e.png&w=350&h=131&ei=b-EkUMiVO8r50gGlooGwDA&zoom=1

Postado

Estou vendo que você quer fazer uma fonte do tipo chaveada flyback com corrente de saída de 20A

Este tipo de fonte não é viável com corrente de saída acima de 10A.

Certa vez eu tentei projetar uma fonte dessas com auxilio do Software de desenvolvimento PI expert, do fabricante Power Integrations.

Queria fazer uma de 12A por 13.8V mas os tipos de componentes que exigia tornava a fonte inviável.

Por isso deduzi que este tipo de fonte com corrente de saída acima de 10A é inviável.

O limitação delas é apenas com a corrente de saída.

Com relação a potência não tem limites, por exemplo, tenho uma aqui com potência de 1400 watts mas no entanto a corrente é de apenas 7A pois a saída é de 200V.

sugiro que faça uma halfe bridge.

Use controlador de PWM SG3525.

Use o CI drive IR2110 para acionar os mosfets.

Basta seguir os exemplos do datasheet.

Mas pense um pouco:

Sua fonte tem potência de 500 watts, pois 20A vezes 25V = 500W.

Porque que as fontes ATX de PC não usam topologia flyback ???

O único projeto diferente que eu já vi foi um duplo forward na fonte ATX seventeam, veja como era o projeta da parte de potência: http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/hdw_smps_e.html

A potencia da fonte era de 850 watts, porém foi o único projeto assim, com esta potência que já vi.

Postado
alguem me indica um software para executar o circuito, que tenha o Sg3525 e ir2110 vou montar com esse ci mesmo

Um dos melhores para este tipo de simulação é o software LTspice, mas geralmente não tem Spice Models Sg3525 e ir2110.

Na verdade não precisa simular esta parte tendo em vista que o datasheet lhe da os circuitos prontos.

Precisa sim simular a parte de potência, simulando deste a entrada, já em tensão DC, chaveamento dos mosfets e transformador. Para isso não precisa circuito driver e nem CI PWM, basta um gerador de sinais.

Este simulador online aqui além de simples vai lhe ajudar muito:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/hgw_smps_e.html

Em tensão mínima você coloca 300Vdc

Tensão máxima coloca 320Vdc

Tensão de saída fica a sua escolha

Corrente de saída fica a sua escolha

Freqüência de saída coloque entre 25Khz e 40Khz

Os outros parâmetros ele preenche automaticamente, mas procure entender tudo. No mesmo site explica tudo o que você precisa saber para iniciar um projeto destes.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!