Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de Bios - ASRock 960GM-GS3 FX


OttoSF

Posts recomendados

Olá pessoal.

Comprei uma placa da ASRock (960GM-GS3 FX) ontem, pra usar com meu FX-8120 e notei que a versão da BIOS dela é a 1.10, sendo que no site da ASRock já está disponível para download as atualizações 1.20 e 1.30 via Windows, DOS e Instant Flash.

Estou pensando em atualizar a BIOS para a última versão (1.30) via Instant Flash, mas como sou novato nessa área estou com receio da placa parar de funcionar. Verifiquei em uma loja de informática aqui perto de casa (Computer Hospital) e eles me cobraram R$ 140,00 reais pra fazer o serviço.

O que vocês com mais experiência acham? O que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Olá pessoal.

Comprei uma placa da ASRock (960GM-GS3 FX) ontem, pra usar com meu FX-8120 e notei que a versão da BIOS dela é a 1.10, sendo que no site da ASRock já está disponível para download as atualizações 1.20 e 1.30 via Windows, DOS e Instant Flash.

Estou pensando em atualizar a BIOS para a última versão (1.30) via Instant Flash, mas como sou novato nessa área estou com receio da placa parar de funcionar. Verifiquei em uma loja de informática aqui perto de casa (Computer Hospital) e eles me cobraram R$ 140,00 reais pra fazer o serviço.

O que vocês com mais experiência acham? O que devo fazer?

Sempre atualizo o Bios e nunca tive problema. Caso não tenha um nobreak, basta que a energia em sua casa não esteja oscilando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma adição a resposta do colega. Talvez não se aplique a sua placa, mas não custa citar.

Eu tenho uma Gigabyte GA-990FXA-UD3 e comprei um FX-8150.

(tem suporte na bios F3)

Dai eu estava na dúvida e enviei um e-mail a gigabyte quanto a atualização da bios dela.

A minha questão era:

Se eu ligasse o 8150 direto ela iria reconhecer o cpu até o POST para atualizar a bios ou se eu precisaria de um outro CPU compatível para acessar o post e atualizar a bios.

Segue a citação da resposta que obtive:

"Dear Rodrigo Ribeiro,

Thank you for your kindly mail and inquiry. About the issue you mentioned, after checking, GA-990FXA-UD3(rev. 1.1) support AMD FX-8150 since BIOS version F3. Since we can not know your BIOS version for the motherboard, please use another CPU which is listed on our CPU support list to update the BIOS. If you do not have other CPU, please contact with local supplier (where you purchase the product) to see if they can help you to update the BIOS to F3. Sorry for the inconvenience.

Regards,

GIGABYTE"

Basicamente eles recomendam a utilização de um CPU compatível para atualizar a BIOS para então usar o novo processador.

Pelo sim, pelo não. Fui na minha autorizada e peguei um cpu suportado emprestado para atualizar a bios, fui tudo sem problemas.

Se o seu CPU já é compatível com a BIOS, aconselho a fazer update apenas se for necessário para alguma outra função que você queria ou bugfix. Caso contrário não há porque. E se for suportado, pode flashear sem medo.

Se você não tem confiança para atualizar por sí só, aconselho que leve a uma assistência.

A atualização é rápida não tem segredo, o que tem que cuidar é queda de energia durante a atualização, por que pode corromper a bios, dai tem que flashear via Hardware.

Espero que seja útil a informação acima.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma adição a resposta do colega. Talvez não se aplique a sua placa, mas não custa citar.

Eu tenho uma Gigabyte GA-990FXA-UD3 e comprei um FX-8150.

(tem suporte na bios F3)

Dai eu estava na dúvida e enviei um e-mail a gigabyte quanto a atualização da bios dela.

A minha questão era:

Se eu ligasse o 8150 direto ela iria reconhecer o cpu até o POST para atualizar a bios ou se eu precisaria de um outro CPU compatível para acessar o post e atualizar a bios.

Segue a citação da resposta que obtive:

"Dear Rodrigo Ribeiro,

Thank you for your kindly mail and inquiry. About the issue you mentioned, after checking, GA-990FXA-UD3(rev. 1.1) support AMD FX-8150 since BIOS version F3. Since we can not know your BIOS version for the motherboard, please use another CPU which is listed on our CPU support list to update the BIOS. If you do not have other CPU, please contact with local supplier (where you purchase the product) to see if they can help you to update the BIOS to F3. Sorry for the inconvenience.

Regards,

GIGABYTE"

Basicamente eles recomendam a utilização de um CPU compatível para atualizar a BIOS para então usar o novo processador.

Pelo sim, pelo não. Fui na minha autorizada e peguei um cpu suportado emprestado para atualizar a bios, fui tudo sem problemas.

Se você não tem confiança para atualizar por sí só, aconselho que leve a uma assistência.

A atualização é rápida não tem segredo, o que tem que cuidar é queda de energia durante a atualização, por que pode corromper a bios, dai tem que flashear via Hardware.

Espero que seja útil a informação acima.

Abraços.

Olá, Vaiper.

Esqueci de mencionar que a CPU está funcionando perfeitamente na placa com essa versão, porém vi no site da ASRock que as atualizações trazem novidades, veja:

1.20:

1. Update CPU code.

2. Improve AM3+ boot time.

3. Improve system stability.

1.30:

1. Update CPU Code.

2. Modify for Windows8 shut down behavior.

Então achei que seria uma boa atualizar, sendo que não é necessário pois a versão 1.10 já tem suporte nativo ao FX 8120 (125W), o meu processador no caso.

Sempre atualizo o Bios e nunca tive problema. Caso não tenha um nobreak, basta que a energia em sua casa não esteja oscilando.

Olá, NASCARBR.

Obrigado pela resposta, vou tentar arrumar um NoBreak emprestado pois não estava nos meus planos agora, e quero evitar problemas na hora da atualização!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Só uma adição a resposta do colega. Talvez não se aplique a sua placa, mas não custa citar.

Eu tenho uma Gigabyte GA-990FXA-UD3 e comprei um FX-8150.

(tem suporte na bios F3)

Dai eu estava na dúvida e enviei um e-mail a gigabyte quanto a atualização da bios dela.

A minha questão era:

Se eu ligasse o 8150 direto ela iria reconhecer o cpu até o POST para atualizar a bios ou se eu precisaria de um outro CPU compatível para acessar o post e atualizar a bios.

Segue a citação da resposta que obtive:

"Dear Rodrigo Ribeiro,

Thank you for your kindly mail and inquiry. About the issue you mentioned, after checking, GA-990FXA-UD3(rev. 1.1) support AMD FX-8150 since BIOS version F3. Since we can not know your BIOS version for the motherboard, please use another CPU which is listed on our CPU support list to update the BIOS. If you do not have other CPU, please contact with local supplier (where you purchase the product) to see if they can help you to update the BIOS to F3. Sorry for the inconvenience.

Regards,

GIGABYTE"

Basicamente eles recomendam a utilização de um CPU compatível para atualizar a BIOS para então usar o novo processador.

Pelo sim, pelo não. Fui na minha autorizada e peguei um cpu suportado emprestado para atualizar a bios, fui tudo sem problemas.

Se o seu CPU já é compatível com a BIOS, aconselho a fazer update apenas se for necessário para alguma outra função que você queria ou bugfix. Caso contrário não há porque. E se for suportado, pode flashear sem medo.

Se você não tem confiança para atualizar por sí só, aconselho que leve a uma assistência.

A atualização é rápida não tem segredo, o que tem que cuidar é queda de energia durante a atualização, por que pode corromper a bios, dai tem que flashear via Hardware.

Espero que seja útil a informação acima.

Abraços.

No seu caso funcionaria normalmente, pois os chipsets 900 pra cima reconhecem os FX. Abaixo é que precisam de um AM3.

Olá, Vaiper.

Esqueci de mencionar que a CPU está funcionando perfeitamente na placa com essa versão, porém vi no site da ASRock que as atualizações trazem novidades, veja:

1.20:

1. Update CPU code.

2. Improve AM3+ boot time.

3. Improve system stability.

1.30:

1. Update CPU Code.

2. Modify for Windows8 shut down behavior.

Então achei que seria uma boa atualizar, sendo que não é necessário pois a versão 1.10 já tem suporte nativo ao FX 8120 (125W), o meu processador no caso.

Eu sempre deixo atualizado por isso. Sempre há alguma atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como eu disse, como a fabricante aconselhou, pelo sim pelo não, segui a risca hehe.

Mas é isso ai, eu também atualizo Bios aqui, mas só quando tem algo novo e realmente bom. Caso contrário eu deixo quieto, como eu te disse, se tem alguma função que te agrade e você ache que vai fazer diferença, então faça.

Se está satisfeito, não corra riscos. (embora flashear é bem simples, se atentando aos cuidados básicos de energia).

Abraços e boa sorte na sua escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!