Ir ao conteúdo

O que é mais silencioso? Water cooler ou Ar cooler?

erich8

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal quero fazer um PC o mais silencioso possível.

Em si tratando de ruídos uma bomba de water cooler é mais silenciosa do que um ar cooler?

Postado

Velho, nunca tive um water. MAs, pelos reviews aqui do próprio CDH, eles são sim mais barulhentos que os air. Tem muita gente que aconselha comprar um sistema selado, como o H70 ou H100 e trocar os fans originais, para ficar mais silencioso. Penso que um H70 mais um fan Noctua ou Viper dê um sistema bem silencioso. Mas, o mesmo pode acontecer se alguém comprar um air cooler e trocar o fan original por um noctua ou Akasa Viper.

No fundo, eu acredito que o que vai dizer se o sistema é silencioso ou não é o Fan usado, seja no Air ou no Water cooler.

Aguarde outras opiniões que com certeza virão...

Abraços!!!

Postado
Ola pessoal quero fazer um PC o mais silencioso possível.

Em si tratando de ruídos uma bomba de water cooler é mais silenciosa do que um ar cooler?

Em um watercooler você tem:

Fans + bomba + água

Em um air cooler você tem:

Fans

Considerando um air cooler e um water cooler com fans iguais, o air vai ser mais silencioso.

O quanto mais silencioso vai depender do WC.

Postado

Sinceramente tenho um antec 620 e um H100, nunca ouvi barulho nas bombas então o barulho deles é apenas nas ventoinhas, são bem silenciosos em relação às ventoinhas de VGAs, mas se quiser silêncio mesmo terá que trocar por umas ventoinhas melhores, as originais não são poderosas no silêncio, mas um antec 620 vale a pena, é muito bom e barato, sem contar que é pequeno em relação a um bom cooler a ar.

Postado
Então as bombas são silenciosas?

Não tem como colocar um WC sem a Fan?

Só o dissipador de calor no lado de fora?

Tem sim. Mas dependerá do tipo de radiador, e quanto de calor ele dissipará. Caso a temperatura não seja sua meta, da pra montar um sistema com radiador passivo.

Um pequeno exemplo de um sistema Zalman

reserator1_c_p-410.jpg

Postado
Então as bombas são silenciosas?

Não tem como colocar um WC sem a Fan?

Só o dissipador de calor no lado de fora?

Só se você estiver disposto a gastar mais de R$1000 no WC e não esperar um desempenho extraordinário do mesmo.

O meu H100 sem fans não segura o Phenom II X4 em full, o radiador começa a ferver.

Bomba silenciosa... depende do modelo meu caro, você fez a mesma coisa que perguntar se motor de carro é silencioso, oras... Existem carros e carros, uns barulhentos por serem antigos (fusca), uns barulhentos por serem potentes (Pagani Zonda) e uns que são silenciosos e nem por isso fracos (agora me pegou em termos de modelo, mas acho que umas BMW e Mercedez se encaixam ai).

Acho que fui claro agora.

Postado

Venho "perseguindo" o silêncio há um bom tempo. Mas, êta coisinha difícil é "calar" um PC. Dentro dessa caixinha tem tanta coisa para causar barulho que fica cada vez mais difícil conseguir bons resultados.

Temos então:

-HDs

-Fonte

-Processador

-VGA

Todos eles tem peças móveis. É preciso muita pesquisa e muito boa vontade (dinheiro, se é que você me entende) para faze um PC silencioso.

Minha experiência com um Zalman Flex mais um Noctua NFP12 está sendo muito agradável. Mas não é perfeita. Ainda tem os HDs zuando por aqui. SSDs estão caros ainda, então, ficamos na dependência do futuro, quando encontraremos eles por preços mais em conta.

Por fim, se eu fosse montar um PC hoje com base no silêncio, e fosse comprar tudo no Brasil, não abriria mão de um Noctua NH D14, e de uma VGA VaporX da Sapphire, ou iCeQ da His. São os componentes mais silenciosos que se pode encontrar por aqui, na minha opinião. Agora, se surgir a oportunidade de trazer de lá de fora, aí já muda tudo. Existem nos EUA componentes muito mais eficientes que esses que citei. Lá se encontra a Sapphire Ultimate 7770 e o Thermalright HR-02, cooler a ar totalmente fanless.

Abraços!!!

Postado

jrjaguar sobre placa de video fanless, estou de olho na Sapphire ATI Fanless HD6670 Ultimate 1GB GDDR5 PCI-E HDMI.

me parece legal, e tem a venda no Brasil!

Postado

e com um watercooler você não necessáriamente pode comprar peças apropriadas. Porque não montar o seu sistema próprio com radiadores maiores como os de refrigerador ou de ar quente do carro? Se a sua meta é silencio, há varias opções, não precisa ficar preso aos sistemas prontos. De uma lida aqui mesmo pelo fórum, em watercooler normal e também nos caseiros. No fórum do adrenaline também há diversos tópicos sobre isso. Abraço

Postado
jrjaguar sobre placa de video fanless, estou de olho na Sapphire ATI Fanless HD6670 Ultimate 1GB GDDR5 PCI-E HDMI.

Eu tinha uma 6670 até alguns meses atrás.

Placa com excelente custo beneficio. Na minha paguei R$ 280,00.

Infelizmente ela deu pau e a garantia não conseguiu recuperar, me devolveram o dinheiro e eu troquei por uma Gtx460^^.

Sobre o sistema de dissipação passivo, se você for daqueles usuários tarados por overclock, ou mesmo que goste de jogos com alta resolução e gráficos lá em cima, sua placa pode ferver parceiro....Claro que o resultado final depende de todo conjunto que você irá ultilizar no pc.

Estou com um projeto de controlador de fans caseiro e super barato, estarei postando no forum nas proximas semanas, mas se tiver interesse, me adiciona ai no forum....talvez a ideia lhe seja útil, pois foi inventada com a mesma intenção que você tem...Desempenho + Silencio.

Abraço

Postado

Infelizmente ela deu pau e a garantia não conseguiu recuperar, me devolveram o dinheiro e eu troquei por uma Gtx460^^.

Sobre o sistema de dissipação passivo, se você for daqueles usuários tarados por overclock, ou mesmo que goste de jogos com alta resolução e gráficos lá em cima, sua placa pode ferver parceiro....Claro que o resultado final depende de todo conjunto que você irá ultilizar no pc.

Estou com um projeto de controlador de fans caseiro e super barato, estarei postando no forum nas proximas semanas, mas se tiver interesse, me adiciona ai no forum....talvez a ideia lhe seja útil, pois foi inventada com a mesma intenção que você tem...Desempenho + Silencio.

Abraço

NIGHT FALL nao gosto de over!

+ o que aconteceu com a sua 6670?

foi aquecimento?

estou interessado nela! + nao sei como é o seu desempenho aqui no Brasil!

Postado

Tenho uma dessas na minha assinatura. Recomendo totalmente. No entanto, num slot PCI, coloquei um cooler de 80mm com botão liga-desliga. Se eu for jogar Fifa ou PES ou NFS (só gosto desses joguinhos) e ela começar a aquecer, eu ligo o fan de 80mm. É a forma que encontrei de manter as temps sobre controle.

No entanto, não recomendo que compre ela, mas sim a HD7750 Ultimate, que é mais moderna e fanless também. Se não achar a 7750, aí sim, invista na 6670.

Minha 6670 tá aqui firme e forte. A sua era fanless ou normal?

Acho que a Sapphire faz um trabalho excelente com a sua série Ultimate. O dissipador é maravilhoso, pesadão, bem construído. Eu tenho muita confiança nessa série da Sapphire!!!

Postado
NIGHT FALL nao gosto de over!

+ o que aconteceu com a sua 6670?

foi aquecimento?

estou interessado nela! + nao sei como é o seu desempenho aqui no Brasil!

Pra ser sincero não sei dizer ao certo a causa do problema.

De um dia para o outro fui ligar o pc, a ventoinha da placa começou a girar

em altissima velocidade desencadeando um ruido ensurdecedor, e a não emitia imagem. Troquei o plug do monitor para a Placa mãe e funcionou normalmente.

Não creio que seja falta de qualidade do produto, até porque era uma XFX , nem tão pouco super aquecimento, pois meu baginete é muito bem refrigerado, e ela nunca ultrapassou os 60°, talvez tenha sido apenas um pouco de azar ao qual todos estamos sujeitos.

Fora isso não tenho nada a reclamar da placa, pelo contrário, devo dizer que sempre correspondeu as minhas espectativas.

@jrjaguar

A minha era exatamente esta

ati6670.jpg

Minha Nvidia 7100Gs era uma Sapphire, e concordo contigo, eles fazem um excelente trabalho. É uma das marcas que eu compraria sem medo....:lol:

Postado
jrjaguar parece que a HD7750 Ultimate só tem para vender nos EUA.

a 6670 esquenta muito mesmo?

Ela consegue chegar aos 55~58º jogando. Não me lembro de ela ter chegado acima dos 60º, mas posso ter me passado nisso... No entanto, como você pode ver só jogo joguinhos leves, os que citei acima ...

Antes de comprar pense em alguns pormenores: Sua região é muito quente? Já teve problemas com superaquecimento por aí? Joga jogos pesados ou mais levinhos? Tudo isso deve ser levado em conta.

Acho que a 6670 Ultimate vale a pena para vídeo, HTPC, e jogos leves e médios. Para over, ou para jogos mais pesados já não recomendaria. MAs se for para jogos leves e médios e HTPC acho que ela dá conta com folga...

Abraços!!!!!!!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!