Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos

Estou com um processador da série "Ivy Bridge" I7 3770k e uma placa mãe Pegatron IPMH61R2 da PCWARE, mas ela não liga pela incompatibilidade, li que placas do chipset H61 fazendo a atualização da bios é possível ter a compatibilidade com esse processador.

Esse site explica como fazer tal procedimento

http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipmh61r2.php?id=4

Segue abaixo o procedimento para atualização do BIOS:

1 - Criar um Disco de Inicialização MS-DOS;

2 - Descompactar o conteúdo do arquivo do BIOS no Disco de Inicialização MS-DOS criado no ítem 1;

3 - Iniciar a máquina em que seja necessário fazer a alteração de BIOS com o Disco de Inicialização MS-DOS;

4 - Executar o arquivo "atualiza.bat";

5 - Após a atualização ter sido completada, reiniciar a máquina.

Mas não consigo entender como salvar os arquivos no disco de inicialização como o site fala, já fiz pesquisas e tudo que encontro sobre disco de inicialiação que eles são para instalação do sistema, não consigo coompreender como faço.

Postado

consegui fazer o disco de inicialização pelo pendrive, mas ao digitar o comando no dos aparece "o sistem não pode encontrar AFUDOS.EXE", acontece que já tem esse AFUDOS no pendrive.

Alguma solução?

Postado

Os arquivos não foram gravados corretamente. Consegue executar esse comando no prompt do MS-DOS? Tenta digitar afudos.exe e veja se executa.

Postado

fiz isso e deu a mesma mensagem, e quando não aparece isso da outra mensagem dizendo que "afudos.exe" não é reconhecido como arquivo de lotes.

Comandos que já tentei

atualiza.bat

afudos h61r207c.rom

afudos h61r207c.rom /p /b /n /k /x

todas dão a mensagem "o sistema não pode encontrar o arquivo afudos.exe

já tentei baixar outros utilitários, mas não dá certo por não ser a placa mãe correta do fabricante.

Postado

Cara, algumas coisas a considerar. O pendrive: que tamanho tem? está formatado para FAT 32? Se for, formate-o para FAT16 É demorado). Outra coisa, o nome do arquivo do BIOS é esse mesmo? tem certeza? E o comando está errado. Considerando que este é mesmo o arquivo, o correto é:

afudos /ih61r207c.rom /n . O /n irá ignorar verificação e fará a gravação direta. Se o arquivo estiver errado, para de funcionar a mobo e terá de regravar o EEPROM do BIOS. No post inicial do BIOS, depois de iniciar de pause/breake e poste o nome exato que aparece no topo da tela com o nome da mobo descrito lá. Provavelmente tem que renomear o arquivo. Não execute com o /n se não tiver absoluta certeza de estar tudo certo.

Postado
O pendrive: que tamanho tem? está formatado para FAT 32? Se for, formate-o para FAT16 É demorado)

pendrive é de 8GB, ele foi formatado em NTFS para pode transformá-lo em disco de inicialização, utilizo o windows 7, foi a única maneira de gravar os arquivos da bios juntamente com disco de inicialização. Não possuo disquete e em CD/DVD não estava obtendo êxito.

Outra coisa, o nome do arquivo do BIOS é esse mesmo? tem certeza?

Isso não sei, mas é o único arquivo que o site disponibiliza para esssa placa.

E o comando está errado. Considerando que este é mesmo o arquivo, o correto é: afudos /ih61r207c.rom /n .

Acabei de tentar afudos /ih61r207c.rom, mas não com /n

No post inicial do BIOS, depois de iniciar de pause/breake e poste o nome exato que aparece no topo da tela com o nome da mobo descrito lá. Provavelmente tem que renomear o arquivo.

Não da pra ver pois aparece apenas a tela da logo da pcware, mas ao entrar na bios exibe Model Name IPMH61R2, VBIOS Version 2089

O /n irá ignorar verificação e fará a gravação direta. Se o arquivo estiver errado, para de funcionar a mobo e terá de regravar o EEPROM do BIOS.

Estou ficando tentado a fazer isso.

Postado

Não adianta tentar com esse pen drive, não vai rolar assim. Essa mobo tem como base o BIOS da Asus. Como é mais antiga, não vai reconhecer NTFS para esse fim. O sistema de atualização desse BIOS baseia-se no Win98, portanto, formate o pen drive para FAT16. Faça isso com um de menor tamanho se tiver, senão demora uma eternidade, mais de 1 hora com 8GB. Se tiver um de 1 ou 2 GB seria o ideal.

Postado

Entendi, tenho outro de 2GB.

Então eu posso usar qualquer outro meio para criar um disco de inicialização e usar o pendrive de 2GB formatado em FAT16 para ter acesso aos arquivos do BIOS?

Postado
O sistema de atualização desse BIOS baseia-se no Win98, portanto, formate o pen drive para FAT16. Faça isso com um de menor tamanho se tiver, senão demora uma eternidade, mais de 1 hora com 8GB. Se tiver um de 1 ou 2 GB seria o ideal.

Eu sei que estou sendo intrometido, mas 1 hora deve ser pra sobrescrever o pendrive inteiro. Por que não se pode usar formatação rápida nesse caso? Eu só faço formatação total quando tem erros no disco.

Quanto ao tamanho do pendrive, é isso mesmo, 2 GB é o limite do FAT16, acima disso somente FAT32.

• Curtir 1
Postado

Baixei o HP Tools, tem uma opção "Create a DOS startup disk", mas pede para escolher onde está o arquivo de sistema, qual não sei o que é

Fiz a formatação em FAT, mas ao acessar o pendrive, aparece a mensagem dizendo "o dispositivo não está pronto"

Postado

É que tens que copiar algo para o pen, no caso Win98, para poder fazê-lo bootável. O HP Tools apenas fornece os meios. Deve inserir também os arquivo ROM do BIOS junto. Podes tentar usar o outro pen que conseguistes para boot, formate o pen de 2 GB normalmente em FAT16 e coloque nele o ROM, o sistema irá reconhecer os 2 pens como 2 HD's. Conseguindo o boot, no prompt do MS-DOS, mude para a letra respectiva que o FAT16 ficou.

Postado

Por que precisou usar o modo de recuperação?

Que drives são G: e F: ? As letras mudam no modo de recuperação. Pode-se ver as novas letras com este comando:

echo list volume|diskpart

Postado

Apagando postagem. Peço desculpas, postei uma respoista de outro tópico aqui. Favor desconsiderar.. Foi mal.

Postado

Resolvido!

Como o disse Dom Bonilla o programa apenas fornece o meio. Mas consegui encontrar na internet apenas os arquivos necessários pra fazer o pendrive bootável, depois indiquei o caminho dos arquivos da bios pelo prompt.

Mas pra minha infelicidade, mesmo com a bios atualizada a placa mãe não reconheceu o processador.

Dom Bonilla, obrigado mesmo cara!!

• 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...