Ir ao conteúdo

HDs (disco rígidos) vendidos no Brasil são recauchutados !?

kireton

Posts recomendados

Postado

Caros... :

Estou caçando um artigo que vi no www.clubedohardware.com.br (há alguns anos atrás) em que o autor Gabriel Torres, se não me engano, dizia sobre os HDs vendidos no Brasil (fora de caixas lacradas e SEM dispositivos de segurança contra dados físicos, sem mídia de instalação, sem cabos, sem parafusos, saco ant-estático, ..., enfim só o HD "nú"), e o qual (HD) na realidade eram HDs recauchutados, ou seja, os mesmos HDs eram já usados em países de primeiro mundo, eram recauchutados, e depois enviados para venda (via Paraguai, ou de outras vias de entrada) e vendidos como NOVOS no mercado brasileiro (por isto que nunca vi ou ouvi que uma loja vendesse HDs nas suas respectivas caixas e lacradas, como os são nos países de primeiro mundo - e disto eu sou testemunha quando comprei 02 HDs nos EUA).

Gostaria de rever esta matéria e salvar o artigo, uma vez que muitas pessoas (consumidores) não tem consciência deste fato, e por isto mesmo o comércio (sabendo ou não) ainda vendem HDs fora de caixas...

Agradeço-te desde já.

Obrigado, e aguardo-te caso haja uma ajuda possível.

Fiquem todos com Deus.

• Membro VIP
Postado

Vou dar o meu relato, eu comprei o meu HD principal ano passado na internet e em loja bem conceituada e ele veio embalado em plastico anti-estática, mas sinceramente eu nunca vi um HD que venha com ferragens ou em caixa...mas sei lá posso não ter reparado direito.

Mas os outros HD's que comprei, em lojas do tipo "box", vieram pelados mesmo, nem plastico anti-estática nem nada de proteção. Recentemente, comprei um HD IDE de 20GB que o próprio vendedor disse ser oriundo de um lote arrematado ou antigo...mas pelo menos ele deu garantia de 3 meses e está funcionando muito bem até a presente data.

Postado

Todos os HDs que comprei aqui no Brasil e nos EUA vieram da mesma maneira , dentro de um plastico anti estatico , apenas o HD e 4 parafusos , nada além disso.

Pelo que eu saiba os HDs são vendidos como OEM , ou seja sem caixa.

Já meu SSD veio na caixa tudo certinho.

• mês depois...
Postado
Todos os HDs que comprei aqui no Brasil e nos EUA vieram da mesma maneira , dentro de um plastico anti estatico , apenas o HD e 4 parafusos , nada além disso.

Pelo que eu saiba os HDs são vendidos como OEM , ou seja sem caixa.

Já meu SSD veio na caixa tudo certinho.

por minha experiencia, comprei 02 HDs IDEs: 01 Maxtor e 01 Seagate, ambos vieram em caixas lacradas, com proteção de isopores interno dentre outros protetores, saco plastico antiestático, mídia em CD do fabricante, manual, cabos flat e parafusos de fixação dentro do gabinete. ... isto nos EUA... onde residi durante 04 anos...

Postado

Fala rapaziada!

Todos HD's que já instalei ou comprei, ou para o meu uso, quanto para clientes, só um, que me lembre, era visivelmente recondicionado após verificá-lo pelo SMART. Não creio que a maioria dos HDs vendidos por aqui não seja recondicionado. Porém, acredito que o fator transporte e manuseio são vitais para a futura durabilidade da peça.

Já começa pelo fato que a maioria dos discos rígidos vem com o mínimo de proteção. HD com caixa que já venderam por aqui só vi os da Samsung de 3,5" que tinham uma espécie de estojo transparente de plástico. De resto, só o saco antiestático mesmo e olhe lá.

Pelo menos quando as fábricas retornam os HDs por processo de RMA, nota-se a preocupação em protegê-lo, tanto a WD quanto a Seagate, mas o da Seagate é bem mais evidente. Um RMA recente que fiz para um HD 2,5" da Samsung, a Seagate enviou o HD sobressalente em uma caixa enorme (30cmx20cmx15cm), com o interior recheado de espuma específica para o transporte. Exagerada de tão boa a proteção, sei que este HD não vai apresentar algum problema do nada.

O transporte inadequado potencializa qualquer evento de quebra do dispositivo, ainda mais que provavelmente o HD dificilmente vem pra cá por fontes transparentes. Pode vir de todas as formas desleixadas possíveis fora o manuseio e armazenamento inadequado de um produto tão frágil até quando nós o compramos, achando que o produto tá zerinho e na verdade estamos mesmo é adquirindo um gramofone.

O engraçado que os dispositivos mais frágeis são os maiores negligenciados. Além dos HDs, as memórias RAM vendidas avulsas são as piores. Pessoal fala que as Markvision são ruins, mas o que não notam que elas são comumente vendidas como se fossem figurinhas do campeonato brasileiro trocadas pela molecada. Logo um produto que qualquer energia estática o danifica, sendo guardado aos montes enrolados em um elástico, onde nem quem o vende se preocupa em manusear direito a mercadoria.

Pra terminar, na minha opinião, a maioria dos vendedores pelo Brasil afora nem sabe o que está vendendo e manipula esses tipos de dispositivos como saco de areia. Mudaria sim se tomasse preju, mas já vendeu. E advinha que sempre chora no fim...

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!