Ir ao conteúdo

Regulador de tensão para celular

Ricardoss

Posts recomendados

Postado

Ola, galera tudo bem?

Preciso montar um circuito regulador de tensão para um celular. A ideia é a seguinte, pretendo usar o celular como GPS na bike durante trilhas, pra isso preciso que a bateria tenha uma duração boa, durante pelo menos um dia inteiro de uso do GPS.

Como vocês sabem o GPS consome bastante bateria e uma bateria de celular por melhor que seja, não dura mais que algumas horas, por isso a solução seria adaptar uma bateria externa, por isso a necessidade de um regulador de tensão.

Preciso montar um circuito que tenha entrada de até uns 15v e com duas saídas, uma de 5v e outra de 3v.

O celular que vou usar é um HTC T5353 (clone chines) com android e windows mobile, o GPS é o ndrive e está instalado no windows mobile, funciona muito bem.

O conector do carregador é do tipo mini USB e pode ser carregado em qualquer USB inclusive no PC. Fiz uma adaptação para usar mais uma bateria nele (2 simultâneas) sendo que a segunda fica ligada direto nos conectores da bateria, até ai funcionou bem mas a duração é curta ainda.

Minha ideia é usar uma bateria com capacidade maior, com uma bateria de moto ou uma bateria daquelas de lanterna grande, ou qualquer outra que tiver uma boa autonomia, por isso a necessidade de um regulador de tensão.

No caso as duas saídas seriam para ter a possibilidade de ligar ele no conector do carregador (para carregar a bateria do celular) ou diretamente no lugar da bateria.

Mas o problema é que não entendo muito de componentes de eletrônica e não sei bem quais seriam os mais indicados para este circuito.

Por isso preciso da ajuda de vocês, peço opiniões, dicas, e caso alguém tenha um esquema que possa postar aqui, seria de grande ajuda.

Abraços,

Obrigado a quem ajudar...

Postado

Os GPS tem uma bateria de 1500ma em média e mantem ele ligado no máximo 3 horas de uso continuo. então seria necessário pelo mais ou menos uns 10A, seria um peso de 4 quilos acoplado na bicicleta, assim ela vai ficar mais pesada nos trajetos.

Existe uma forma melhor, se o carregamento de seu GPS é por porta USB ou entrada 5V, tudo que vai precisar é de um circuito regulador de tensão com um 7805 com capacitor grande de 2500uf ou mais para garantir que a corrente não corte rapidamente ao parar a bicicleta e um dínamo de 12V instalado numa das rodas da bicicleta, assim só vai pesar menos de 500 gramas e terá energia garantida em todo o seu percusso enquanto estiver andando nela.

Postado

Bom , nao entendi bem essa questao aí dos 3V ...... Mas eu seria mais pratico. Aliás voce mesmo citou , BATERIA RECARREGÁVEL DE LANTERNA.

http://www.sta-eletronica.com.br/v1/html/produtos_detalhes.php?produto=6089

Me parece suficiente , imaginando é claro que a primeira carga seria pelo carregador , normalmente. Daí é so adaptar um cabo da bateria para usb , podendo acrescentar uma chave on off neste cabo , após a indicação do celular de CARGA COMPLETA, evitando assim a descarga da bateria.

Postado
O dínamo mais o regulador 7805 indicados pelo Felipe é o mais viável, leve e barato.

Só um detalhe Felipe, creio que o dínamo de bicicleta gera CA, então além do capacitor uma ponte de diodos, ficaria bem legal.

E para usar o 7805, melhor colocar um dínamo de 12V, em vez do de 6V.

Depois que escrevi, me lembrei que basta apenas 1 diodo, pois o dínamo é unipolar.

Postado

Utilizando uma bateria Li-Ion externa com uma capacidade de 10Ah com três células em série (12,6V max) você consegue tranquilo utilizar o GPS durante o dia. Essas baterias são bem leves em comparação com as tradicionais de chumbo.

Mas atenção: Você deve comprar um carregador especifico para baterias Li-ion, se não você pode danificar a bateria.

Prefira usar reguladores de tensão não lineares como o LM2576 5.0 , ele tem uma eficiência bem maior que os reguladores lineares tradicionais (78XX).

Postado

Ola, galera, valeu pelas dicas. Estive reavaliando o projeto aqui depois de ler o que postaram aqui.

Não sei bem qual é o consumo, mas pretendo usar um celular que tem um carregador usb (5v) esse celular atualmente está com uma bateria de 1100mah.

Os 3v que falei, seria no caso de usar somente essa bateria externa, sem a bateria do celular, ligando a bateria externa diretamente nos conectores. Mas como disse, estive pensando melhor no projeto e acho que so a saída de 5v, para conectar no usb já é suficiente.

Procurando pela net, ahcei esse forum aqui http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=58140.0 é bem parecido com o que pretendo.

Mas pensando no peso da bateria de moto como o Felipe disse, e na dificuldade para recarregar essa bateria acho que seria mais interessante mesmo essa opção do dínamo.

Tenho alguns celulares com defeito aqui, por isso pensei em usar as baterias deles, provavelmente ligadas em paralelo para servir de alimentação externa já que estão paradas aqui. Fiz o teste com duas (sem regulador) ligadas direto no conector da bateria, junto com a bateria do cel e funcionou razoavelmente bem. Só que isso foi so um teste mesmo.

Vocês falaram sobre alguns reguladores de tensão, pra falar a verdade, não conheço eles (rsrs) será que vocês teriam um esquema ou algo do tipo.

A ideia de fazer este circuito seria de fazer um adaptador bastante fexivel quanto a sua fonte de alimentação, podendo ser adaptadas qualquer tipo de bateria de até uns 15 ou 20 v +-. Usando uma ou várias baterias tendo uma saida de 5v (que é compativel com muitos modelos de aparelhos)

eu vou falar pra voce o que é uma boa invencao:

motor de microondas+retificador+bateria.

E ai, beleza? E essa invenção que você disse, já montou alguma vez?

Nesse caso o motor de microondas funcionaria como um gerador (dínamo) certo?

E esse retificador???

valeu

Utilizando uma bateria Li-Ion externa com uma capacidade de 10Ah com três células em série (12,6V max) você consegue tranquilo utilizar o GPS durante o dia. Essas baterias são bem leves em comparação com as tradicionais de chumbo.

Mas atenção: Você deve comprar um carregador especifico para baterias Li-ion, se não você pode danificar a bateria.

Prefira usar reguladores de tensão não lineares como o LM2576 5.0 , ele tem uma eficiência bem maior que os reguladores lineares tradicionais (78XX).

Você acha que neste caso, usando o regulador que você indicou, seria possível adaptar uma bateria de notebook?

E quem sabe até um dínamo pra "da uma ajuda na carga dessa bateria"?

Os GPS tem uma bateria de 1500ma em média e mantem ele ligado no máximo 3 horas de uso continuo. então seria necessário pelo mais ou menos uns 10A, seria um peso de 4 quilos acoplado na bicicleta, assim ela vai ficar mais pesada nos trajetos.

Existe uma forma melhor, se o carregamento de seu GPS é por porta USB ou entrada 5V, tudo que vai precisar é de um circuito regulador de tensão com um 7805 com capacitor grande de 2500uf ou mais para garantir que a corrente não corte rapidamente ao parar a bicicleta e um dínamo de 12V instalado numa das rodas da bicicleta, assim só vai pesar menos de 500 gramas e terá energia garantida em todo o seu percusso enquanto estiver andando nela.

Pensando bem, um dinamo seria a melhor opção mesmo para trilhas mais longas aquelas de vários dias. Saindo com o celular (gps) com carga total, o dinamo acredito que manteria a carga evitando que ele descarregasse enquanto tiver andando com a bike.

Você tem algum esquema deste circuito?

E como o Rick_DF disse, tambem acho que seria necessário um diodo seria interessante, mas nãos ei como fazer kkkk

Agradeço muito as dicas, estão ajudando bastante.

PS: Só descobri que dava pra citar cada resposta na mesma mensagem, depois que tinha postado o inicio dessa mensagem kkk

Até mais, enquanto isso vou fazendo uns testes aqui kkkk.

Ola, estava pesquisando mais um pouco aqui e achei isso

http://www.biketown.com.br/produto/acessorios-pecas-ciclocomputador/acumulador-e-carregador-de-energia-biologic-reecharge-biologic-1128.mstp

O principio é o seguinte:

O aparelho tem uma bateria e um dínamo, ao pelalar essa bateria é carregada. Quando for necessário carregar o celular ou qualquer outro eletrônico, a carga da bateria do aparleho é usada para carregar o celular, ou seja, na verdade não vai ser o dinamo quem carrega o celular neste caso.

Estive vendo a opnião de algumas pessoas sobre o dinamo e a maioria diz que o dinamo por estar em contato direto com o pneu funciona como um "freio" deixando a pedalada mais pesada pois oferece uma resistencia, alem de proporcionar um desgaste na banda lateral do pneu da bike.

Tem um sistema de dinamo por indução, quem não é em contato com o pneu, mas infelizmente esse so gera +-3v, suficientes para um farol, mas não serviria para carregar um celular.

PS: Se acharem algum erro de Porguguês no que escrevi, finjam que não viram por favor, passei a noite testando uns sistemas aqui e como o sono ainda não tinha chegado aproveitei pra postar aqui kkkk

• Membro VIP
Postado

Existem reguladores de tensão DC-DC chaveados usados em aeromodelismo, normalmente chamados de BEC (battery eliminator circuit).

Eles pegam tensão CC de 6 a 20 V e largam 5V na saída.

Se você usar uma bateria de lítio de 2 (ou 3) células do tipo usado em aeromodelos elétricos, um BEC e um conector USB fêmea, vai ter um sistema muito leve e que vai te fornecer energia para o celular/gps por muitas e muitas horas...

Exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436868977-ubec-turnigy-3a-bec-externo-com-redutor-de-ruido-_JM

Postado

Você acha que neste caso, usando o regulador que você indicou, seria possível adaptar uma bateria de notebook?

E quem sabe até um dínamo pra "da uma ajuda na carga dessa bateria"?

Acabei deixando a frase um pouco ambígua. O regulador de tensão que estou falando não é para carregar a bateria, mas sim para converter a tensão de 12V para 5V (para a porta USB).

Até é possível usar uma bateria para notebook, o problema é montar o carregador(não a fonte), que é relativamente complexo para baterias Li-ion.

Postado

E ai, beleza? E essa invenção que você disse, já montou alguma vez?

Nesse caso o motor de microondas funcionaria como um gerador (dínamo) certo?

E esse retificador???

valeu

nz verdade eu nunca montei, mas dauma tensão alta porque so de girar o motor acabei tomando um choque que acho que é no minimo de 70 volts, mas acredito que a potencia nao passe de 100 ma. e tambem tem que virar pouco ele porque uns 2 rpm ja gera bastante tensão.

dai você coloca uma ponte retificadora com 4 diodos

Diodes-bridge-Rectifier.jpg

onde a saida é no + e -, entrada no motor, dai você coloca um capacitor de alto ganho, ou uma bateria para carregar. acho ate melho rfazer um circuito com o lm7805. eu diria que fica bom.

eu ja ate fiz uma mini lanterna apenas com um fio enrolado num cano pvc 1/4 pol. um ima muito forte e esse circuito. eu acendi um led. se eu tivesse colocado uma bateria eu carregava ela so balancando ela

Postado
Acabei deixando a frase um pouco ambígua. O regulador de tensão que estou falando não é para carregar a bateria, mas sim para converter a tensão de 12V para 5V (para a porta USB).

Até é possível usar uma bateria para notebook, o problema é montar o carregador(não a fonte), que é relativamente complexo para baterias Li-ion.

hehe, pois é, pelo que vi carregar as baterias de Li-ion não é tão simples né.

Existem reguladores de tensão DC-DC chaveados usados em aeromodelismo, normalmente chamados de BEC (battery eliminator circuit).

Eles pegam tensão CC de 6 a 20 V e largam 5V na saída.

Se você usar uma bateria de lítio de 2 (ou 3) células do tipo usado em aeromodelos elétricos, um BEC e um conector USB fêmea, vai ter um sistema muito leve e que vai te fornecer energia para o celular/gps por muitas e muitas horas...

Exemplo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436868977-ubec-turnigy-3a-bec-externo-com-redutor-de-ruido-_JM

Acho que essa pode ser a solução mais simples e mais leve. Com uma bateria boa, deve durar um bom tempo.

Estava pensando aqui (so pra tirar a dúvida mesmo) se eu usar um conectar neste BEC um dinamo poderia servir para carregar o celular sem usar uma bateria externa certo?

nz verdade eu nunca montei, mas dauma tensão alta porque so de girar o motor acabei tomando um choque que acho que é no minimo de 70 volts, mas acredito que a potencia nao passe de 100 ma. e tambem tem que virar pouco ele porque uns 2 rpm ja gera bastante tensão.

dai você coloca uma ponte retificadora com 4 diodos

Diodes-bridge-Rectifier.jpg

onde a saida é no + e -, entrada no motor, dai você coloca um capacitor de alto ganho, ou uma bateria para carregar. acho ate melho rfazer um circuito com o lm7805. eu diria que fica bom.

eu ja ate fiz uma mini lanterna apenas com um fio enrolado num cano pvc 1/4 pol. um ima muito forte e esse circuito. eu acendi um led. se eu tivesse colocado uma bateria eu carregava ela so balancando ela

Interessante essa do motor de microondas, gera uma tensão bastante interessante né.

Como você disse que com poucas RPMs já geral uma boa tensão, usar ele como dínamo seria um pouco complicado, não acha? porque imagina so, a bik em uma trilha boa fica na média de 10 a 15 km/h já no asfalto chega fácil a mais de 20 km/h, imagina quantas rpm daria no motorzinho do microondas.

A roda da bike vai estar a uma rpm considerável, agora imagina, o contato do motor com o pneu seria um disco bem menor, o que faz ele girar a uma rpm bem maior que a roda da bike.

Daria para gerar uma tensão bastante alta não acha? rsrs, Mas usando um bom regulador, acredito que seria suficiente para carregar o celular tranquilamente e quem sabe até usar um mp3 durante o passeio só pra curtir um sonzinho kkk.

Gostei dessa ideia, e o bom é q um motor de microondas acha fácil, no Mercado livre tem uns de 10 reais.s

valeu gente, acho que vai dar um projeto bastante interessante, quando tiver montado, vou sair pra testar e faço umas imagens pra mostrar pra vocês.

Se alguém tiver u esquema do regulador, agradeço muito se postar rsrs.

Postado

Mas porque não comprar logo um dínamo? Existem kit de lampadas de bicicleta a venda que acompanha o dínamo por media de 30 a 50 pilas.

O dínamo vai dar tensão DC ao contrario do alternador que gera AC por isso dispensa o uso de um retificador tem dínamo de 6V mas prefira o 12V assim vai ter iluminação e vai carregar seu celular pelo circuito regulador. vai precisar de 4 componentes apenas. 2 capacitores de 2200uf, um 7805 e um resistor de 100ohms, pronto, já tem seu carregador que pode usar um conector USB ou mesmo um plug de fonte de celular para ligar seu equipamento.

Postado
Mas porque não comprar logo um dínamo? Existem kit de lampadas de bicicleta a venda que acompanha o dínamo por media de 30 a 50 pilas.

O dínamo vai dar tensão DC ao contrario do alternador que gera AC por isso dispensa o uso de um retificador tem dínamo de 6V mas prefira o 12V assim vai ter iluminação e vai carregar seu celular pelo circuito regulador. vai precisar de 4 componentes apenas. 2 capacitores de 2200uf, um 7805 e um resistor de 100ohms, pronto, já tem seu carregador que pode usar um conector USB ou mesmo um plug de fonte de celular para ligar seu equipamento.

Pois é, pretendo comprar um dínamo de 12v, ele será responsável por recarregar a bateria que vai alimentar o celular, para poder deixar o dínamo "desligado" da banda lateral do pneu para reduzir o desgaste e para evitar que o dinamo ofereça resistencia o tempo todo.

Dessa forma, quando o dínamo estiver encostado na roda, ele vai carregar a bateria externa que será mais potente que a bateria do celular, quando a carga estiver completa, posso desligar o dínamo e deixar so a bateria externa ajudando na carga do celular. Pode ter ficado meio confuso + é +ou- isso rsrsrs.

O circuito do regulador que você mencionou seria parecido com essa imagem?

7805-1.jpg

Tirei essa imagem de um tutorial ensinando conectar controle de play2 no pc. Ta ai o link

http://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fwww.rolandandcaroline.co.uk%2Fhtml%2Fplaystation_to_pc.html

So não entendi muito bem o esquema, você teria um esquema de placa ou algo parecido desse circuito que você falou?

O bom é que são poucos componentes e daria para adaptar facilmente em uma caixinha pequena, para proteger né.

valeu pela dica.

Olá, galera, eu estava olhando no Mercado livre e vi uma lanterna recarregável, daquelas táticas de 14000 Lumens, 5000w.

Para falar a verdade, não foi bem a lanterna que me interessou (apesar de ser uma boa opção como farol eu acho) mas sim a bateria que ela usa.

Na quarta foto, da para ver uma bateria recarregável amarela e nessa bateria da para ler o seguinte:

26650 3.7v 5200mAH

Ai é que veio a ideia, já que a bateria que está no celular atualmente é de 1100mAH e o GPS dura +- duas horas, uma bateria como essa da lanterna, deve oferecer uma duração boa, mas com um detalhe.

O detalhe é que como a bateria é de 3.7v que é a mesma tensão da bateria original do celular, acredito que o ideal seria ligá-la diretamente no conector da bateria do cel ao invés de ligar no lugar do carregador.

Não tenho certeza se estou certo, mas acredito que não teria problema algum fazer dessa forma, alem do que evitaria o uso do regulador de tensão caso eu não use um dínamo. Mas se usar um dínamo, ligado ao regulador de tensão serviria para recarregar essa bateria da lanterna (eu acho) rsrs.

O link da lanterna no Mercado Livre é esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438660353-lanterna-led-cree-q5-14000-lumens-5000w-bateria-recarregavel-_JM

Olhem a quarta foto.

E ai, o que acham dessa ideia??

Galera, seguinte, tem várias opções de bateria na net, os preços vão de R$23,00 pra cima num modelo desse que falei antes na o 26650.

Achei uma bateria que serio ideal para o uso que pretendo, porém por enquanto não vai dar pra comprar kkk.

Essa que eu estou falando é uma bateria de 10000mAH já preparada para fazer recarga em diversos aparelhos. Mas está fora do meu orçamento atual kkk. Mas espero que em breve possa comprar uma dessa, ai é so ajeitar um esquema pra recarregar ela no mato rsrsrs (um dínamo ou painel solar)...

Olha o link ai:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434932717-bateria-portatil-10000mah-c-adaptadores-frete-gratis-_JM

• 5 meses depois...
Postado

Olá amigo, já montou seu carregador? vi seu link sem querer. Eu montei um exatamente para o mesmo propósito que você.

Com uma plaquinha dessa: http://encomendador.com.br/oferta-nome_-regulador-tensão.-aumenta-tensão-de-2-gt5-ate-2-gt9v.-dc-dc.-step-up_2-%3E9v.-_preco_-100858 eu aumentei de 3.7v até 5v. Liguei todas as minhas baterias velhas em paralelo para não mudar a tensão e eu poder adicionar mais assim que eu quiser e também para poder utilizar o próprio celular velho que tenho aqui para carregá-lo. Só colocar para carregar sem a tampa traseira. Demora um pouco para carregar mas funciona perfeitamente para o que preciso. Caso queira, envio fotos para ter uma ideia, mas, pelos seus comentários, acredito que vai entender facilmente como fazer, ao ver a foto da plaquinha. Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!